Como Obter um Visto para Entrar nos Estados Unidos
Todos os brasileiros que não são residente permanente (portador de green card) ou cidadão americano, precisam obter um visto para entrar no território americano. Existe uma grande variedade de vistos que atendem a várias situações, mas os vistos que se aplicam à grande maioria das pessoas podem ser resumidos basicamente em quatro categorias.
Aqui vão as quatro categorias de vistos mais comuns emitidos pelo governo americano:
- Visto temporário para negócios (B-1)
- Visto temporário para turismo (B-2)
- Visto de estudante e de intercâmbio (várias sub-categorias)
- Visto de trabalho temporário (várias sub-categorias)
Neste artigo vamos nos concentrar nos dois primeiros vistos mencionados acima, ou seja, os vistos temporários para turismo e para negócios. Como os vistos de estudante e de intercâmbio e os vistos de trabalho temporário têm várias categorias e são mais complexos, dedicaremos outros artigos exclusivamente para eles.
O visto B-1 é para quem quer visitar os Estados Unidos temporariamente com o propósito de fazer negócios (por exemplo, participar em conferências e palestras) ou para fazer um tratamento médico, ou para quem acompanha um membro da família para fazer um tratamento médico.
O visto B-2 é para quem quer visitar os Estados Unidos temporariamente para fazer turismo ou para visitar parentes e amigos.
Para obter os vistos B-1 ou B-2 você precisa demonstrar que sua intenção é de realmente visitar os Estados Unidos temporariamente e de deixar os Estados Unidos no fim do período autorizado inicialmente ou por extensão do visto provido pelo USCIS (o departamento de imigração americano). Além de ter um passaporte válido, para obter estes vistos, você terá que provar que:
- Você mantém uma residência no Brasil que você não tem intenções de abandonar
- Você tem condições de se sustentar financeiramente enquanto está nos Estados Unidos
- Você á admissível nos Estados Unidos. Isto quer dizer que você não é um criminoso, terrorista, que não têm uma doença transmissível, que nunca foi deportado, etc. Durante o processo de petição do visto, com certeza o governo americano irá pesquisar se você tem bons antecedentes.
A aplicação para obtenção dos vistos deve ser feita através do formulário DS-156 que você pode acessar aqui, e o agendamento pode ser feito através do Sistema de Informação e Agendamento que você pode acessar aqui.
Abaixo se encontram atalhos aos websites dos consulados americanos no Brasil onde você pode obter mais informações:
Brasilia
• Rio de Janeiro
• Recife
• São Paulo
• Belo Horizonte
• Fortaleza
• Manaus
• Porto Alegre
• Salvador
Uma questão muito importante que precisamos enfatizar é o fato de que o visto não garante a entrada nos Estados Unidos. Eles podem recusar a sua entrada quando você for passar pela imigração no porto de entrada nos Estados Unidos ou podem limitar o período de tempo que você é autorizado a permanecer nos Estados Unidos.
Se você for admitido pela imigração americana você receberá um documento chamado de formulário I-94, ou Record of Arrival-Departure. Este documento será carimbado indicando o período de tempo que você está autorizado a permanecer nos Estados Unidos. Se você quiser ficar nos Estados Unidos por mais tempo do que autorizado nos seu I-94, você precisa fazer uma aplicação para estendera sua estadia através do formulário I-539, que se chama Application to Extend/Change Nonimmigrant Status e que você pode obter aqui. Isto precisa ser feito antes do período determinado no I-94 expirar.
Se você perder o seu I-94 você pode pedir um documento substituto através dor formulário I-102, chamado de Application for Replacement/Initial Nonimmigrant Arrival/Departure Record que você pode obter aqui.
Helena,
Sim, não há diferença.
Para brasileiro com visto de trabalho no EUA sair para o Brasil, ele precisa deixar o I 94, mas para sair para a França é necessárido deixar o I 94 também?
Henrique,
Pergunta 1 – Não sei responder
Pergunta 2 – Não é o caso. Eles geralmente dão um visto de “multiple entries” que lhe permite entrar e sair.
Nadia,
É difícil responder. Você precisa demonstrar vínculos fortes com o Brasil para não parecer que você está indo para ficar, e também que tem condições financeiras de custear a viagem.
Obrigado pela resposta anterior e esqueci de agradecer na primeira vez! vou te perguntar soh mais duas coisas: Pergunta 1 – Eles entao nao pedem exame de HIV para tirar o visto de Estudante? Pois um exame de sangue eu sei que eh requerido. O que eles vao examinar no sangue coletado? Pergunta 2: Uma vez que eu pegar o visto nos EUA, Eh verdade que o visto nao nos da permissao para sair do pais ate a conclusao dos estudos (4 anos)? se isso for verdade eu vou acabar ficando aki por 6 anos sem ver minha familia no… Leia mais »
OBS:Corrigindo, desculpe, é união estável de 14 anos.
Sou dona de casa 39 anos , tenho uma filha de 12 anos e tenho uma relação instável com o pai dela há 14 anos. estamos planejando viajar p Orlando no ano que vem, não tenho nada em meu nome nem emprego fixo, sou dependente dele e estamos indo somente p turismo, férias, fica muito difícil p mim conseguir o visto?
Henrique,
Não creio que a sua condição irá restringir o pedido de visto, mas não tenho certeza.
Sou au pair em New York e sou soro positivo a 4 anos, eu tenho meu tratamento pelo o governo dos EUA de graca a alguns meses. Eu vou ficar aqui como au pair ate janeiro de 2013, depois disso eu quero fazer Faculdade em New York mas tendo HIV eu posso tirar um visto de estudante? quais sao a minhas chances?
Andresa,
Não sei se realmente facilita, vocês precisarão dos próprios vistos. Quanto aos requerimentos de presença do seu marido é bom checar com o consulado.
Ola boa noite!
Pretendemos, meu marido, minha filha (13) e eu visitarmos EUA em Dezembro desse ano. Ele tem passaporte uniao europeia q permite a entrada, isso facilita nós duas? Sendo q somos dependentes legalmente dele? Ele terá q ir junto na entrevista? Atenciosamente. Obrigada.
Maurício,
É melhor checar os procedimentos exatos com o consulado americano.
Boa noite, vou para a entrevista do visto com o meu irmão, eu tenho 21 e ele 17 anos, gostaria de saber se é necessário a ida dos nossos pais para acompanha-lo ou não ou se é preciso somente algum documento para apresentar no dia?
Henrique,
Você precisa do visto B-2 discutido no artigo.
ola tudo bem meu nome e henrique e moro em fortaleza entao meu amigo que mora em las vegas queria que eu forse visitar ele em las vegas entao o que eu preciso fazer para visitar ele :::::mas ele quer pagar tudo entao tenho casa no meu nome o que faco ::: abracos
Hélio,
Não existe um padrão, e é difícil responder. A melhor maneira de descobrir é tentando.
Boa tarde,
Pretendo ir para Miami ano que vem, durante uma semana em viagem de turismo, e queria dar entrada no visto o quanto antes. Faço faculdade, tenho emprego com carteira assinada, tenho carro em meu nome e declaro imposto certinho. Minha renda é de aproximadamente R$4.000,00, porém não tenho dinheiro em poupança ainda. Será que eu consigo tirar o visto com meu perfil? Quanto tenho q comprovar de renda para este período em que ficarei lá?
Obrigado,
Sales,
Se a sua empresa está lhe mandando e custeando os gastos o processo deve ser mais fácil, pois do ponto de vista deles é mais provável que você não esteja indo para ficar, mas no que se diz respeito a vistos não há nenhuma garantia e é difícil afirmar qualquer coisa com exatidão.
Mas você sabe me dizer se o processo é o mesmo de quem solicita o visto para turismo, já que é a própria empresa que está custeando todos os gastos e que continuarei empregada quando voltar?
Sales,
Não temos as perguntas exatas, mas em geral elas tentam confirmar as informações em seu pedido de visto e de vínculos fortes com o Brasil.