Como Obter um Visto para Entrar nos Estados Unidos
Todos os brasileiros que não são residente permanente (portador de green card) ou cidadão americano, precisam obter um visto para entrar no território americano. Existe uma grande variedade de vistos que atendem a várias situações, mas os vistos que se aplicam à grande maioria das pessoas podem ser resumidos basicamente em quatro categorias.
Aqui vão as quatro categorias de vistos mais comuns emitidos pelo governo americano:
- Visto temporário para negócios (B-1)
- Visto temporário para turismo (B-2)
- Visto de estudante e de intercâmbio (várias sub-categorias)
- Visto de trabalho temporário (várias sub-categorias)
Neste artigo vamos nos concentrar nos dois primeiros vistos mencionados acima, ou seja, os vistos temporários para turismo e para negócios. Como os vistos de estudante e de intercâmbio e os vistos de trabalho temporário têm várias categorias e são mais complexos, dedicaremos outros artigos exclusivamente para eles.
O visto B-1 é para quem quer visitar os Estados Unidos temporariamente com o propósito de fazer negócios (por exemplo, participar em conferências e palestras) ou para fazer um tratamento médico, ou para quem acompanha um membro da família para fazer um tratamento médico.
O visto B-2 é para quem quer visitar os Estados Unidos temporariamente para fazer turismo ou para visitar parentes e amigos.
Para obter os vistos B-1 ou B-2 você precisa demonstrar que sua intenção é de realmente visitar os Estados Unidos temporariamente e de deixar os Estados Unidos no fim do período autorizado inicialmente ou por extensão do visto provido pelo USCIS (o departamento de imigração americano). Além de ter um passaporte válido, para obter estes vistos, você terá que provar que:
- Você mantém uma residência no Brasil que você não tem intenções de abandonar
- Você tem condições de se sustentar financeiramente enquanto está nos Estados Unidos
- Você á admissível nos Estados Unidos. Isto quer dizer que você não é um criminoso, terrorista, que não têm uma doença transmissível, que nunca foi deportado, etc. Durante o processo de petição do visto, com certeza o governo americano irá pesquisar se você tem bons antecedentes.
A aplicação para obtenção dos vistos deve ser feita através do formulário DS-156 que você pode acessar aqui, e o agendamento pode ser feito através do Sistema de Informação e Agendamento que você pode acessar aqui.
Abaixo se encontram atalhos aos websites dos consulados americanos no Brasil onde você pode obter mais informações:
Brasilia
• Rio de Janeiro
• Recife
• São Paulo
• Belo Horizonte
• Fortaleza
• Manaus
• Porto Alegre
• Salvador
Uma questão muito importante que precisamos enfatizar é o fato de que o visto não garante a entrada nos Estados Unidos. Eles podem recusar a sua entrada quando você for passar pela imigração no porto de entrada nos Estados Unidos ou podem limitar o período de tempo que você é autorizado a permanecer nos Estados Unidos.
Se você for admitido pela imigração americana você receberá um documento chamado de formulário I-94, ou Record of Arrival-Departure. Este documento será carimbado indicando o período de tempo que você está autorizado a permanecer nos Estados Unidos. Se você quiser ficar nos Estados Unidos por mais tempo do que autorizado nos seu I-94, você precisa fazer uma aplicação para estendera sua estadia através do formulário I-539, que se chama Application to Extend/Change Nonimmigrant Status e que você pode obter aqui. Isto precisa ser feito antes do período determinado no I-94 expirar.
Se você perder o seu I-94 você pode pedir um documento substituto através dor formulário I-102, chamado de Application for Replacement/Initial Nonimmigrant Arrival/Departure Record que você pode obter aqui.
Adrianny,
Não, não tem cota. Você precisa do visto.
tem uma cota minima em dinheiro para entrar nos EUA, alem da cota minima em dinheiro, oq mais é exigido para poder entrar nos EUA.
no meu caso irei só a passeio.
Estou querendo ir a NY, a passeio turisto. Durante o preenchimento da DS-160 (B-2) o campo referente a endereço que vou indicar lá, não o tenho ainda. Posso indicar o de um amigo que reside em Houston?
Obrigado
Ok, obrigada
Aline,
Não sei exatamente como responder pois a situação parece um pouco confusa, mas me parece que se você ficou dentro do prazo estipulado no visto não deveria haver problemas. Você pode tentar entrar em contato com o consulado americano no Brasil e explicar sua situação em mais detalhes.
Oi, em 2003 fiz um programa de intercâmbio à trabalho com o visto J-1, quando acabou o programa e antes do visto vencer, solicitei uma extensao de visto para turismo no pais (tinha um visto de turismo válido no meu passaporte), respeitei as datas que a imigração dizia bem como enviei os papéis necessários porém acabei voltando antes desses processo encerra (10 meses), enviei uma carta pedido o cancelamento da extensão, mas não obtive retorno. Será que é considerado para a imigração que eu fiquei ilegal? Mês que vem vou tentar renovar meu visto, preenchendo o DS-160 devo dizer que… Leia mais »
Thiago,
Sim, existe um limite. A data de validade deve estar indicada no próprio visto.
Larissa,
Sua pergunta é difícil de responder. O visto de estudante só deve ser usado se você for estudar nos EUA, não para conexão – porém não sei se você precisa de visto se vai direto para o Canada sem ficar nos EUA . Consulte com sua agência de viagens.
Olá, gostaria de saber se há um limite de estadia nos EUA com visto de negócios B1. Ou seja, cheguei com visto B1, qual o período máximo que posso ficar?
Obrigado
Eu estou indo morar no Canadá e gostaria de saber se eu posso fazer conexão nos EUA. Eu possuo visto de estudante nos EUA, mas como eu não estou mais estudando lá eu não sei se eles vão permitir que eu entre no país, mesmo que seja apenas uma conexão. Eu posso fazer a conexão nos EUA e pegar meu voo para o Canadá?
OBRIGADO!!!
Jeferson,
Creio que não. Confirme com a sua agência de viagens.
oi. tenho que fazer escala em L.A com minha familia , Moro na Australia e Estamo indo para o brasil , tenho que pega visa?
José,
Você não precisa de visto se entrar com o passaporte português.
Sou brasileiro mas tenho dupla cidadania ( brasileiro e portugues).
possuo o cartão cidadão(portugues) e o passaporte (portugues)desejo ir aos EE.UU. fazer turismo e algumas compres.
Preciso de visto para entra nos EE.UU. ? o que faço ?
Grato
Barbara,
É difícil responder a sua pergunta. A imigração tenta obter provas de conexão ao Brasil como emprego fixo, casa própria, etc. Não sei responder quanto ao seu filho mais velho.
Ola,tenho 2 filhos, 1 de 13 anos de um outro relacionamento e 1 de 2anos do meu casamento atual.Sou agente de viagens e meu marido policial civil, gostaria de saber se essas profissões dão estabilidade para requerer o visto pela 1°vez e qual procedimento devo adotar para o visto do meu filho mais velho ja que não sou casada com o pai dele.
Grata,
Oi, por favor, gostaria de uma informação, minha vó tem mais de 65 anos e decidiu esses dias fazer um viagem a NY mas talvez não de tempo de marcar a entrevista, pois a viagem está marcada para novembro deste ano. Porém eu fiquei sabendo que a partir desta idade não é necessário fazer o agendamento. Sabe me dizer se é verdade e como funciona? Muito obrigada.
Flávia,
É difícil responder. Não sei o que você quer dizer com “contrato de união”.
Bom dia, tenho uma empresa no Brasil há mais de 10 anos, porém, com a crise mundial, tive alguns problemas financeiros, e fui incluida no serasa, declaro no imposto de renda somente o minimo, e tenho somente um veículo em meu nome. Quem irá pagar minha passagem e estadia é meu marido, temos um contrato de união estável. Será que isso me impede de tirar o visto???? Devo preencher o formulário como casada ou solteira??