Como Obter um Visto para Entrar nos Estados Unidos
Todos os brasileiros que não são residente permanente (portador de green card) ou cidadão americano, precisam obter um visto para entrar no território americano. Existe uma grande variedade de vistos que atendem a várias situações, mas os vistos que se aplicam à grande maioria das pessoas podem ser resumidos basicamente em quatro categorias.
Aqui vão as quatro categorias de vistos mais comuns emitidos pelo governo americano:
- Visto temporário para negócios (B-1)
- Visto temporário para turismo (B-2)
- Visto de estudante e de intercâmbio (várias sub-categorias)
- Visto de trabalho temporário (várias sub-categorias)
Neste artigo vamos nos concentrar nos dois primeiros vistos mencionados acima, ou seja, os vistos temporários para turismo e para negócios. Como os vistos de estudante e de intercâmbio e os vistos de trabalho temporário têm várias categorias e são mais complexos, dedicaremos outros artigos exclusivamente para eles.
O visto B-1 é para quem quer visitar os Estados Unidos temporariamente com o propósito de fazer negócios (por exemplo, participar em conferências e palestras) ou para fazer um tratamento médico, ou para quem acompanha um membro da família para fazer um tratamento médico.
O visto B-2 é para quem quer visitar os Estados Unidos temporariamente para fazer turismo ou para visitar parentes e amigos.
Para obter os vistos B-1 ou B-2 você precisa demonstrar que sua intenção é de realmente visitar os Estados Unidos temporariamente e de deixar os Estados Unidos no fim do período autorizado inicialmente ou por extensão do visto provido pelo USCIS (o departamento de imigração americano). Além de ter um passaporte válido, para obter estes vistos, você terá que provar que:
- Você mantém uma residência no Brasil que você não tem intenções de abandonar
- Você tem condições de se sustentar financeiramente enquanto está nos Estados Unidos
- Você á admissível nos Estados Unidos. Isto quer dizer que você não é um criminoso, terrorista, que não têm uma doença transmissível, que nunca foi deportado, etc. Durante o processo de petição do visto, com certeza o governo americano irá pesquisar se você tem bons antecedentes.
A aplicação para obtenção dos vistos deve ser feita através do formulário DS-156 que você pode acessar aqui, e o agendamento pode ser feito através do Sistema de Informação e Agendamento que você pode acessar aqui.
Abaixo se encontram atalhos aos websites dos consulados americanos no Brasil onde você pode obter mais informações:
Brasilia
• Rio de Janeiro
• Recife
• São Paulo
• Belo Horizonte
• Fortaleza
• Manaus
• Porto Alegre
• Salvador
Uma questão muito importante que precisamos enfatizar é o fato de que o visto não garante a entrada nos Estados Unidos. Eles podem recusar a sua entrada quando você for passar pela imigração no porto de entrada nos Estados Unidos ou podem limitar o período de tempo que você é autorizado a permanecer nos Estados Unidos.
Se você for admitido pela imigração americana você receberá um documento chamado de formulário I-94, ou Record of Arrival-Departure. Este documento será carimbado indicando o período de tempo que você está autorizado a permanecer nos Estados Unidos. Se você quiser ficar nos Estados Unidos por mais tempo do que autorizado nos seu I-94, você precisa fazer uma aplicação para estendera sua estadia através do formulário I-539, que se chama Application to Extend/Change Nonimmigrant Status e que você pode obter aqui. Isto precisa ser feito antes do período determinado no I-94 expirar.
Se você perder o seu I-94 você pode pedir um documento substituto através dor formulário I-102, chamado de Application for Replacement/Initial Nonimmigrant Arrival/Departure Record que você pode obter aqui.
Romero,
É difícil prever. Você terá que explicar de forma satisfatória porque ficou nos EUA por 1 ano e porque está voltando.
Ola estou no estados unidos ha 1 ano estou legalmente aqui com o visto de turista, pois consegu a minha extensao da minha I-94 porem esta vencendo logo, gostaria de saber se eu fosse ao Brasil e ficar um mes ou ate mesmo um mes e meio e retornar para os USA teria problema com o agente de seguranca da imigracao quando chegar de volta ao USA. Grato pela ajuda!
Rose, Você terá que obter um visto para tratamento médico. Veja aqui as documentações necessárias, de acordo com o site do Departamento de Estado Americano: “Persons desiring to travel to the U.S. for medical treatment should be prepared to present the following, in addition to any other documentation the consular officer may require: • Medical diagnosis from a local physician, explaining the nature of the ailment and the reason the applicant requires treatment in the United States. • Letter from a physician or medical facility in the United States, expressing a willingness to treat this specific ailment and detailing the… Leia mais »
Boa noite! Tenho um filho especial de onze anos que eu gostaria de levar para a Flórida a fim de fazer um tratamento que, aqui, é muito caro. Já contatei o site da clínica e estou esperando pra saber o custo, mas já sei que lá é bem mais barato. Penso em passar um tempo lá pra essa finalidade, mas será que é possível? O visto de tratamento tem um tempo mínimo determinado? Eu sou professora do estado (SP) e, para ir pra lá, pediria um afastamento, isso ajuda a conseguir o visto? O que mais ajuda, neste caso? É… Leia mais »
Gutemberg,
Sem saber mais detalhes sobre o processo é difícil responder. É aconselhável o auxílio de um advogado de imigração.
tinha um processo de legalizacao por trabalho ,ja estava tudi pronto e pago ,so faltava receber mas precisei vir ao brasil, eu perdi?afinal o endereco de recebimento era para o brasil.
Livia,
Sem emprego fixo pode ser difícil, mas não é possível prever qual será a decisão, só tentando. Você teria que demonstrar vínculos fortes com o Brasil.
Oi, sou dona de casa, não estou empregada, sou formada em nutrição e tenho pós-graduação! Vou tentar o visto, porque me casei em maio e quero passar luda-de-mel em orlando! meu marido é autonomo, mas tem uma renda comprovada de 3.300,00.
Eu sou dona de casa, mas presto consultoria para uma academia, mas nao sou registrada e nao tenho empresa.´Posso solicitar uma carta da empresa, confirmando a minha consultoria. O que você acha? Muito dificil conseguir o visto?
Sebastião,
É difícil dizer que informações estão disponíveis à imigração.
Ola!EU morei nos eua 3 anos ilegalmente,entrei pelo mexico mas nunca tive problemas nenhun con imigracao!porem retirei o tax id number mas nunca declarei,agora estou no brasil e vou solicitar o visti c1d pois vou trabalhar em cruzeiro maritimo.vc acha que podem descobrir que morei la atraves do meu tax id number?
Ola, obrigado pela informacao, enviei um e-mail para a USCIS, espero obter a resposta o mais breve possivel, contudo, recebi uma mensagem ontem da universidade com o seguinte texto: Hi Murilo, I spoke to Sheila Malone in the immigration office and she said that you will not have to get a new visa as long as it is the same one you came here on last year. She said that you may be able to transfer the SEVIS fee from the old number to the new number by following the instructions below. If you have any questions about it, please… Leia mais »
Murilo,
Vou lhe dar a minha opinião, mas por favor não use isso como guia para a sua decisão porque essas questões de visto são complicadas e não quero que você chegue nos EUA e seja mandado de volta. A autoridade responsável é a USCIS e eles são a fonte de informações mais confiável (www.uscis.gov).
Na minha opinião, desde que você tenha um visto F-1 válido para múltiplas entradas e um I-20 válido e atualizado, não deveria haver problemas.
Obrigado pela rapida resposta! O problema é que estou em contato com a universidade o tempo todo, e mesmo assim não consigo uma resposta, eles me disseram que ACHAM que eu nao preciso tirar outro visto, porem eles ACHAM que eu tenho que fazer o pagamento da taxa SEVIS, mas me disseram para confirmar com a consulado americano no Brasil. Foi isso que fiz, porem a resposta que obtive foi esta: “Acredito que no seu caso você precisa de um novo visto sim… pois esta a mais de 5 meses fora dos EUA.” Não sei a quem devo consultar, preciso… Leia mais »
Murilo,
Creio que você só vai precisar que a escola emita um novo I-20. Seria bom checar com o escritório de estudantes estrangeiros de sua universidade.
Ola, Fiz intercambio para os EUA no ano passado(2010), fiquei um total de 4 meses la, retornei para o Brasil no comeco de Maio. Esse ano quero retornar aos EUA para terminar meu curso, vou estudar na mesma universidade, no mesmo programa de ingles. Estou com uma grande duvida, se eu preciso tirar um novo visto F-1, uma vez que o meu tem validade ate dezembro de 2013. Algumas pessoas me disseram que eu tenho que fazer todo o procedimento (entrevista, pagamentos de taxas) novamente, mas me parece estranho fazer tudo de novo, uma vez que o visto que eu… Leia mais »
Celoc,
É difícil de responder, mas em geral acredito que hoje em dia com informações sistematizadas , dizer a verdade é a melhor política.
Oi, obrigado pelos esclarecimentos desde já. Vou pleitear um visto americano para turismo com minha namorada. Tenho apartamento financiado, emprego fixo e renda, porém, a 10 anos atrás, entrei como turista e extrapolei minha estadia. Fiquei 3 anos. Quando saí, não entreguei o I-94 original, a cia aérea me mandou preencher outro no lugar pra entregar. Posso ter problemas pra conseguir o outro visto agora? Devo falar a verdade na entrevista no consulado?
Mauricio,
Creio que você deva checar com o consulado americano na China.
Carmem,
Infelizmente não sei como poderia lhe ajudar na sua situação.
Ola, Moro na China desde fevereiro de 2010,sou estudante (tenho visto de estudante e não trabalho aqui) , tenho 23 anos, meu visto americano de turista (10 anos), venceu em janeiro de 2011, gostaria de saber se há alguma possibilidade de fazer a renovação aqui na China? Visto que irei para o Brasil em Junho, porém eu olhei no site do consulado americano que as entrevistas para São Paulo têm que espera até dia 06 de Setembro , nessa data já vou estar na China , pois começam minhas aulas. Obs: fui duas vezes para os Estados Unidos em 2001… Leia mais »