Como Obter um Green Card

A vida do imigrante brasileiro nos Estados Unidos que não tem sua situação legalizada está cada vez mais difícil.  Existe uma pressão e intolerância cada vez maior em todo o país contra os imigrantes ilegais, o que torna o sonho americano cada vez mais difícil para muitos brasileiros.  Qual a solução?  A única solução plausível é alcançar o direito de residir e trabalhar legalmente nos Estados Unidos, quer dizer, obter o tão famoso green card.

Muitos brasileiros gostariam de obter o green card.  Este pequeno cartão plástico, que apesar do nome não é verde, dá ao imigrante o direito de viver e trabalhar legalmente nos Estados Unidos por um tempo inesgotável.  O imigrante que tem o green card pode entrar e sair do país à vontade sem problemas.  A única restrição é que o portador do green card não pode se ausentar do país por mais de seis meses consecutivos sem pedir autorização do serviço de imigração americano, o USCIS.

O portador do green card não é considerado cidadão americano, e por isso não tem todos os direitos de cidadania, tais como o direito de votar.  Porém o portador do green card pode fazer uma aplicação para obter a cidadania americana depois de algum tempo, geralmente 5 anos.

Então vamos ao assunto principal deste artigo para responder ao que você realmente quer saber:  Como obter este bendito green card?  Existem várias maneiras de obtê-lo, como explicado abaixo:

Patrocínio de Parentes

Se você tem parentes que têm a cidadania americana ou o green card, este parente, em alguns casos, pode patrocinar o seu green card.  O patrocínio tem que ser um parente de primeiro grau, ou seja, pais, filhos ou irmãos.

Para pais de cidadão americano com mais de 21 anos ou filhos de cidadão americano solteiros com menos de 21 anos, o processo não é muito demorado.  É simplesmente uma questão do tempo necessário para processar a aplicação.

Para filhos casados ou com mais de 21 anos, ou irmãos de cidadão americano, assim como filhos solteiros de portadores de green card (sem a cidadania) existe uma cota anual, e o processo pode demorar vários anos.

Por favor note que não é possível obter o green card diretamente através de tios, primos, ou avós.

Patrocínio de Empregadores

Para quem não tem parentes com a cidadania americana, uma outra possibilidade é conseguir o patrocínio de um empregador.  Este processo começa com um visto de trabalho, dos quais o mais comum é o H1-B, que pode mais tarde ser convertido em uma aplicação para o green card.  Este caminho para obter o green card geralmente requer que a pessoa tenha curso superior e que tenha um conhecimento especializado.  Neste caso o empregador necessita provar que não consegue preencher o cargo com um americano.  Isso não é tão difícil de provar quanto parece, especialmente em áreas de tecnologia tais como a informática, engenharia e ciências médicas.

Casamento

A pessoa que se casa com um cidadão ou cidadã americana tem o direito de obter o green card imediatamente.  Este processo é bem conhecido, principalmente pelas histórias de casamentos arranjados, no qual o cidadão americano aceita de casar por uma quantia paga.  O casamento arranjado por pagamento para obter o green card é ilegal, e não é recomendado.  Hollywood já se aproveitou este tema para fazer um filme chamado Green Card que é bastante divertido e que mostra certos aspectos reais do casamento arranjado e suas complicações – vale a pena ver.

É possível também obter o green card ao se casar com um portador de green card, mas esse processo tem cota anual e pode demorar anos.

Investimentos

Através do Programa EB-5, empreendedores, seus conjugues e filhos solteiros com menos de 21 anos podem obter o green card.  Para isso o empreendedor tem que fazer um investimento em um empreendimento comercial nos Estados Unidos e planejar a criação e preservação de 10 empregos de tempo integral para trabalhadores americanos.

O investimento mínimo necessário é de 1 milhão de dólares, exceto para investimentos em uma área alvo para criação de empregos, o que significa uma área rural ou de grande taxa de desemprego.  Neste caso o investimento mínimo é de 500 mil dólares.  O processo de qualificação e aplicação do programa EB-5 é complexo, e é recomendável que você obtenha ajuda de pessoas qualificadas para lhe ajudar.

Loteria

Todos os métodos acima para obtenção do green card são bem conhecidos.  Mas existe um outro método que muitos talvez não saibam porque não é muito divulgado.  É a chamada loteria do green card. Porém, infelizmente a loteria do green card não está mais disponível para brasileiros devido ao grande número de imigrantes brasileiros que já foram para os EUA.

Todo ano o governo americano provê um certo número de green cards para pessoas provenientes de certos países.  O processo é efetuado através do cadastro de pessoas interessadas e um sorteio.  Obviamente este processo requer sorte, porém como o número de requerentes não é muito grande, as suas chance de ser sorteado são bem melhores do que em outros tipos de loterias.  Para concorrer à loteria do green card, veja o seguinte site do US Department of State: http://www.dvlottery.state.gov/

Métodos Ilegais

Existem também muitos green cards que são vendidos por falsificadores.  Muitos imigrantes pagam para obter o green card falso para poderem trabalhar, mas este é um processo ilegal que pode resultar em multas, deportação e prisão.

Ser um portador do green card nos Estados Unidos é um grande privilégio para muitos  brasileiros.  Sem ele, o sonho americano se torna muito difícil, principalmente agora que a política imigratória americana está sem definição e a pressão contra os imigrantes sem documentos está cada vez maior.

Redação BNEU

Nós somos a equipe Brasileiros nos Estados Unidos ponto com. O nosso objetivo é prover uma série de informações e facilidades para a comunidade brasileira nos Estados Unidos e para os brasileiros que querem saber mais sobre a vida nos Estados Unidos.

guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3104 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
leandro
leandro
11 anos atrás

Olá, estou com uma duvida:
Tentei me inscrever no programa de loteria do green card, e vi que o brasil não participa do programa neste ano.
Vocês tem alguma informação sobre o assunto?
E também queria saber outra forma de trabalhar legalmente nos Estados Unidos, pois é um sonho e sei que tenho capacidade para isso.
Obrigado e parabéns pelo site.

Ayrton Ramos
Ayrton Ramos
11 anos atrás

Ola meu nome é Ayrton Ramos, vivo em portugal e tenho uma residencia de parentesco europeu, no caso posso visitar qualquer pais da união europeia sem pre cisar de passaport.. será q eu com esse residencia eu posso entrar no eua sem visto? O meu padastro é portugues e minha mae tb.. mas so q ela ainda nao pegou seu b.i por opção.. e qm tem b.i portugues pode entrar sem visto.. e essa residencia q eu tenho é quase como se fosse um b.i Sera q eu posso entrar nos EUA sem visto?Caso nao poossa …Sera q é mais… Read more »

eduarda
eduarda
11 anos atrás

bom o green card não é para mim e sim para meu primo
ele ja mora nos eua ha 9 anos atualmente esta morando
em new orleans ele trabalha na area de contrução pra
ser mais precisa com pintura não tem documento algum
nunca teve problema algum nos eua mais precisa vir ao
Brasil pra vê os filhos mais precisa voltar aos eua
então gostaria de saber se tem algum meio dele conseguir
um greencard

Nats Dowle
Nats Dowle
11 anos atrás

Vocês já viram este site? Tem algumas informações, 11 dicas para obter o Green card: http://www.bemsimples.com/pages/viewpage.action?pageId=75727034

Isabel
Isabel
11 anos atrás

Tenho 2 duvidas: 1 – Tenho um irmao americano-brasileiro de 17 anos, sei que com 21 ele pode dar entrada no green card para os pais que e automatico e para mim (que pode demorar), mas fiquei sabendo que agora com 18 anos ele ja pode dar entrada no processo, e pelas leis brasileiras, se ele for emancipado, aos 17, ele sera considerado com 21, nessas condicoes ele pode dar entrada no green card pra mim aos 17? Eu ou um amigo americano sendo meu sponsor? 2 – Minha mae mora legalmente nos EUA ha 6 anos, com visto I,… Read more »

DONIZETE R SILVA
DONIZETE R SILVA
11 anos atrás

Olá…
Gostaria de saber por quê meu comment que enviei em 26 de fevereiro, a respeito do visto R, não obteve ainda uma resposta sendo que depois disso vários outros foram enviados e foram devidamente respondidos. Agradeceria se pudessem me esclarecer a dúvida apresentada na ocasião. Muito grato.

Gabriel
Gabriel
11 anos atrás

Olá, eu tenho planos de tentar, através de alguma empresa especializada, estudar 1 ano nos estados unidos (intercambio). Pretendo estudar lá o que seria equivalente ao ensino médio brasileiro. Vocês saberiam me dizer se esse direito de estudar lá é através de um Green Card ou algum tipo de visto temporário? Caso seja através de algum visto temporário, é possível eu conseguir um Green Card após morar lá por 1 ano (estudando)? SE SIM, é possível eu conseguir ficar lá por 5 anos de forma que seja possivel solicitar a cidadania? Muito obrigado pelo ótimo trabalho que vocês fazem, ajudando… Read more »

Ana Carolina
Ana Carolina
11 anos atrás

Olá,
Tenho 19 anos,namoro um americano a +/- 1 ano e meio, ai tentei tirar visto de turista para conhecer o meu sogro, porque estamos pensando em casar.Só que o meu visto foi negado! E eles não me falaram o motivo!
Agora estou querendo me casar! E nao sei qual visto sera melhor eu tirar para que nao seja negado de novo!!
Me ajudem!
Obrigada

Bruno
Bruno
11 anos atrás

olá .
Me formo este ano em Arquitetura e Urbanismo . Gostaria de saber onde consigo informações para que eu possa trabalha nos EUA como arquiteto? Sei que existe diferenças nas grades curriculares por isso precisaria saber o que em minha grade é aproveitado ,o que estaria habilitado exercer com minha grades , informções do tipo . Além disso, gostaria de saber o que é necessario(papeis documentos etc.)para viver lá. Minha irmã gostaria de fazer universidade nos EUA , como é possivel receber bolsas de estudo integral e parcial??? obrigado .

DONIZETE R SILVA
DONIZETE R SILVA
11 anos atrás

Olá:
Tenho umas dúvidas e agradeço muito se puderem me ajudar a esclarecê-las.
Eu, minha esposa e meus dois filhos pequenos (um de sete e outro de dois anos) estamos querendo ir para a Florida em 2010 para trabalharmos em missões na Igreja Batista. Estamos pensando em tentar o visto R e pretendemos conseguir o green card depois. Pergunto: esse é o melhor caminho, o visto R primeiro e depois solicitar o green card ou existe outro caminho em que nós conseguiríamos mais facilmente o green card? Obrigado.

Jorge
Jorge
11 anos atrás

Gostei muito dessa noticia, mas gostaria de saber se eu tiver o Green Card, sendo casado com uma americana, poderei ser Presidente dos E.U.A. Muito obrigado

Marcela
Marcela
11 anos atrás

Hello

My Dad, is doin his Green Card..
and my… but I don’t nouw, how many time this have.
I want to nouw how many time have to do the Green Card???

3104
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x