Imigração

Cai o Número de Imigrantes Ilegais nos Estados Unidos

A atual crise econômica nos Estados Unidos está levando muitos imigrantes a desistir do sonho americano, e pela primeira vez em quatro anos o número de imigrantes ilegais caiu, de acordo com o departamento de Homeland Security.  Muitos imigrantes perderam suas casas por não terem condições de continuar pagando as hipotecas de juros ajustáveis cujas mensalidades aumentaram de forma significativa.  Devido à queda aguda do valor dos imóveis, muitos se viram em uma situação na qual a dívida da hipoteca era maior do que o valor do imóvel do qual eram donos.  Encontrando-se em um beco sem saída, a única solução viável era entregar as chaves, abandonar tudo, e deixar o país.    

Existe hoje um número estimado de 11,6 milhões de imigrantes ilegais nos Estados Unidos, 61% dos quais são Mexicanos.  O número de imigrantes ilegais hoje ainda é quase três vezes maior do que em 1990 quando se estima que o número de imigrantes ilegais se encontrava em torno de 4 milhões.

Mike Keegan, porta voz do departamento de Homeland Security, disse que o crescimento do desemprego levou à redução do número de pessoas que tentam passar pela fronteira do México.  Além disso, o governo americano está sendo mais eficiente em evitar com que imigrantes ilegais entrem no país, e estão apreendendo mais imigrantes ilegais que já estão dentro do país.

O estado de Nevada tem a maior proporção de imigrantes ilegais no país, ou seja, cerca de 280.000 pessoas, ou 11% da população são imigrantes ilegais.  O Arizona fica em segundo lugar com cera de 9% de população sendo composta por imigrantes ilegais.

Muitos brasileiros que vivem aqui nos Estados Unidos ilegalmente também estão desistindo do sonho americano como foi destacado em uma reportagem no New York Times intitulada Brazilians Giving Up Their American Dream.  A reportagem destaca o fato de que muitos brasileiros estão cansados de esperar por uma oportunidade de se legalizarem, e com a queda do dólar e da economia americana não há mais motivação suficiente para se viver uma vida clandestina.

A reportagem também destaca que o imigrante brasileiro geralmente vem de classes mais urbanas e educadas do que os outros imigrantes latinos, e muitos vinham investindo em imóveis no Brasil.  Com a situação tão ruim nos Estados Unidos e com a relativa estabilidade da economia brasileira, muitos estão achando que chegou a hora de ir embora. 

O consulado brasileiro em Miami confirmou que o fluxo de brasileiros deixando o país é maior do que os que estão entrando – uma reversão quase inacreditável já que a apenas quatro anos atrás vários brasileiros se arriscavam a passar pela perigosa fronteira com o México, um fato que gerou uma grande cobertura na mídia, incluindo a criação do filme A Fronteira, e a popular novela da Rede Globo, América.  Várias agências de viagens estão vendendo passagens só de ida para o Brasil.  Só do aeroporto J.F. Kennedy em Nova Iorque são cerca de 150 reservas diárias.

O sonho americano parece realmente ter acabado para muitos, mas alguns imigrantes continuam se saindo bem.  Aqueles que estão legalizados, que são empresários ou profissionais qualificados que não perderam o seu emprego, e que não caíram na tentação de comprar uma casa maior do que tinham condições de pagar, ainda podem acreditar neste sonho.

Redação BNEU

Nós somos a equipe Brasileiros nos Estados Unidos ponto com. O nosso objetivo é prover uma série de informações e facilidades para a comunidade brasileira nos Estados Unidos e para os brasileiros que querem saber mais sobre a vida nos Estados Unidos.

guest

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

22 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
lucia guerra
lucia guerra
13 anos atrás

preciso de um paralegal em new jersey que fale portugues .Será que vc pode me ajudar ?

22
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x