Fonte:  Comunidade News  

Em entrevista a repórteres hispânicos, o presidente declarou que quer a lei pronta no início de 2010.

Durante entrevista a repórteres hispânicos na Casa Branca, o Presidente Barack Obama sinalizou a vontade de mudar o sistema imigratório no início do próximo ano. Para isso, está contando com o apoio da Secretária do Departamento de Segurança Interna (DHS) Janet Napolitano.

A declaração do presidente americano foi feita na sexta-feira (7). Obama espera que o Congresso aprove uma reforma de imigração compreensiva. O presidente pretende começar a esboçar a lei ainda no final deste ano. O assunto divide os políticos e o povo americano, e as emoções vem à tona nas comunidades imigrantes quando o tema é abordado.

No dia 25 de junho, o líder máximo da nação pediu a Janet Napolitano para intervir junto ao congresso, como forma de apressar a tão esperada aprovação da lei. Os senadores, no entanto, deram um alerta: a tentativa pode, mais uma vez, fracassar, e deixar milhões de imigrantes esperançosos por mais alguns anos. Foi o que aconteceu no ano de 2007, quando a proposta do então presidente Bush foi derrubada pelo congresso.

Obama disse que Napolitano está trabalhando com os legisladores, com o intuito de começar a escrever a nova lei. Ele pediu que as reuniões aconteçam de forma sistemática, para que as diversas controvérsias sobre o assunto sejam debatidas, entre elas, como lidar com os estimados 12 milhões de imigrantes que já vivem no país e ainda prevenir uma futura imigração ilegal.

Momento Impróprio

No início deste ano, o vice-presidente Joe Biden disse que o momento é ruim para falar sobre imigração, já que o país está mergulhado numa crise econômica e o desemprego corre solto.

O presidente americano recebeu críticas por não ter trabalhado no tema ainda este ano. Ele agora demonstra pressa e pediu para os democratas do congresso começarem o processo o quanto antes.

Nem mesmo Obama sabe se o congresso teria votos o suficiente para aprovar a sonhada lei de imigração, e admitiu que as eleições de 2010 podem complicar tudo. Em outras palavras, os candidatos à eleição e reeleição para deputado e senador dificilmente colocariam a cabeça a prêmio, arriscando aprovar a lei de imigração e tendo como consequência a perda de votos.

Um assunto tão sério virou motivo de piada. “Muitos membros do Partido Republicano pensam que eu sou um imigrante indocumentado”, disse, como forma de dar outra razão para que o assunto seja barrado pelos opositores.

E ele sabe bem do que está falando. Os “anti-Obama” já chegaram a alegar que o primeiro presidente negro dos Estados Unidos teria nascido no Quênia, a exemplo do pai dele. Portanto, não poderia ser presidente.

Reproduzido com permissão do Comunidade News.  Leia outros artigos do Comunidade News.

Deixe um comentário

17 Comentários em "Obama Tem Pressa em Aprovar a Reforma de Imigração"

avatar
Redação BNEU
Admin

Nelmacris,

Não existe uma boa perspectiva de que a reforma imigratória irá se tornar lei a curto prazo.

NELMACRIS
Visitante

EU NELMACRIS QUERO SABER ;MEU MARIDO TEM 10 ANOS NOS ESTADOS JÁ É FUNCIONARIO DA EMPRESA ELE É EUROPEU TEM COM ESTA LEI DE EMPREGO ELE PODE OU NÃO GANHAR O GREEN CARD.

Marcos Martins
Membro

Ludmila,

A sua filha pode requisitar um GC para vc quando ela completar 21 anos de idade.

Boa Sorte.

ludmila
Visitante

minha filha nasceu nos eua e eu voltei para o Brasil fiquei 1 ano ilegal no pais, seria possivel conseguir o green card atraves dela? Ela tem 6 meses de vida

Marcos Martins
Membro

Marlon,

Homens entre 18 e 25 devem se cadastrar no Sistema Seletivo de Servico, um Plano de Contingencia. Nao significa Servico Militar obrigatorio, mas se for preciso voce sera convocado.

Redação BNEU
Admin

Marlon,

Sim, acredito que você terá que fazer um cadastro com o exército americano.

Marlon
Visitante

Quando você consegue o GreenCard para moradia permanente nos EUA, você é obrigado a se alistar no Exército Americano? Eu li que todos os moradores permanentes do sexo masculino(nativos e imigrantes) que tenha entre 18 a 26 anos devem se cadastrar na lista do Exército americano. É verdade?

Redação BNEU
Admin
Rosimeire Aparecida dos Santos
Visitante

Boa tarde,
Gostaria de saber como esta o problema dos imigrantes ilegais nos USA?
Pois tenho o meu namorado la e estou apreensiva para que saia logo essa cidadania,uma vez que ela ja esta la a muito tempo.
Obrigada.

Redação BNEU
Admin

Isoneide,

Só depois que sua filha obter a maioridade.

isoneide maria santos
Visitante

oi,eu tenho mua filha americana,vivi nos EUA por 4 anos e meio,voltei pelas dificuldades da crise la e por nao ter uma carteira prara dirigir,cheguei aq no brasil em maio de 2009, aq ta difil pq nao tenho quem me ajude minha familie pobre,eu so quera saber se atravez da minha filha eu nao poderia pegar o visto permanente para eu poder voltar tirar minha carteira e viver melhor sem panico ou seria melhor eu procurar um advogado ou ate mesmo marcar uma entrevista no consulado pra ve se eles aprovam.aguardo resposta.obrigado.

Redação BNEU
Admin

Wagner,

A reforma imigratória encontra vários desafios políticos, e não se sabe quando esta reforma será realizada. Se a reforma sair, provavelmente terá uma série de restrições, mas até ser aprovada não se sabe quais serão os requisitos necessários para uma pessoa não documentada poder se legalizar.

wagner
Visitante
entre neste pais vim pel mexico estou aqui uns 18 ans , e eu pago as tax tem uns 9 anos, ja fui preco aqui 2 vez uma pq eu pule roleta do metro so que la dei nome falco, outra vez foi quando estva casado eu minha ex esposa brigamos e eu fui preco sai no mesmo noite tive ir na corte fiz sevico comunitario, ser que poderia eu ter probelma em eu me legaliza aqui neste paiz, tenho proceco na imigracao ja foi aprovada isto ja tem uns 8 anos so esto esprando um vistao que nuca chega,… Read more »
Redação BNEU
Admin

Sharon,

Esta é uma questão de grande controvérsia, e a atual política imigratória não é favorável aos imigrantes ilegais com filhos nascidos nos EUA.

sharon
Visitante

fiquei ilegal por 1 ano e meio so…pq engravidei la.. e quis meidoc la pra ela ate 1 ano…essa questao da minha filha bancr green card como funciona..?ela tem 1 ano e 7 meses meu parceiro pai da minha filha ainda esta la..e pens se alistar no marines para nos legalizar..ate onde isso é seguro..poderia me tirar essas duvidas estou feliz por suas respostas…

Redação BNEU
Admin

Sharon,

O fato de sua filha ter cidadania Americana não deve causar problemas, a menos que você tenha ficado ilegal. Inclusive, dependendo da sua situação, ela pode até mesmo patrocinar o seu green card se você desejar.

sharon ortiz
Visitante

tenho uma filha americana mas estou no brasil entrei nos eua em 2007 por londres com papel espanhol (dupla cidadania) minha filha nasceu fiqui la 2 anos sendo q deveria ficar so uns 3 meses… voltei ao brasil esse ano em março mas gostaria muito de voltar..temo q por ter uma filha americana e tb ter morado la por 2 anos seja impoossivel passar na imigração..gostaria de uuma ajuda..se realmente é impossivel… ou isso nao faz diferença.. mesmoq eu diga q quero ir pra disney e provar com os pacotes comprados..

wpDiscuz