A atual crise econômica nos Estados Unidos está levando muitos imigrantes a desistir do sonho americano, e pela primeira vez em quatro anos o número de imigrantes ilegais caiu, de acordo com o departamento de Homeland Security.  Muitos imigrantes perderam suas casas por não terem condições de continuar pagando as hipotecas de juros ajustáveis cujas mensalidades aumentaram de forma significativa.  Devido à queda aguda do valor dos imóveis, muitos se viram em uma situação na qual a dívida da hipoteca era maior do que o valor do imóvel do qual eram donos.  Encontrando-se em um beco sem saída, a única solução viável era entregar as chaves, abandonar tudo, e deixar o país.    

Existe hoje um número estimado de 11,6 milhões de imigrantes ilegais nos Estados Unidos, 61% dos quais são Mexicanos.  O número de imigrantes ilegais hoje ainda é quase três vezes maior do que em 1990 quando se estima que o número de imigrantes ilegais se encontrava em torno de 4 milhões.

Mike Keegan, porta voz do departamento de Homeland Security, disse que o crescimento do desemprego levou à redução do número de pessoas que tentam passar pela fronteira do México.  Além disso, o governo americano está sendo mais eficiente em evitar com que imigrantes ilegais entrem no país, e estão apreendendo mais imigrantes ilegais que já estão dentro do país.

O estado de Nevada tem a maior proporção de imigrantes ilegais no país, ou seja, cerca de 280.000 pessoas, ou 11% da população são imigrantes ilegais.  O Arizona fica em segundo lugar com cera de 9% de população sendo composta por imigrantes ilegais.

Muitos brasileiros que vivem aqui nos Estados Unidos ilegalmente também estão desistindo do sonho americano como foi destacado em uma reportagem no New York Times intitulada Brazilians Giving Up Their American Dream.  A reportagem destaca o fato de que muitos brasileiros estão cansados de esperar por uma oportunidade de se legalizarem, e com a queda do dólar e da economia americana não há mais motivação suficiente para se viver uma vida clandestina.

A reportagem também destaca que o imigrante brasileiro geralmente vem de classes mais urbanas e educadas do que os outros imigrantes latinos, e muitos vinham investindo em imóveis no Brasil.  Com a situação tão ruim nos Estados Unidos e com a relativa estabilidade da economia brasileira, muitos estão achando que chegou a hora de ir embora. 

O consulado brasileiro em Miami confirmou que o fluxo de brasileiros deixando o país é maior do que os que estão entrando – uma reversão quase inacreditável já que a apenas quatro anos atrás vários brasileiros se arriscavam a passar pela perigosa fronteira com o México, um fato que gerou uma grande cobertura na mídia, incluindo a criação do filme A Fronteira, e a popular novela da Rede Globo, América.  Várias agências de viagens estão vendendo passagens só de ida para o Brasil.  Só do aeroporto J.F. Kennedy em Nova Iorque são cerca de 150 reservas diárias.

O sonho americano parece realmente ter acabado para muitos, mas alguns imigrantes continuam se saindo bem.  Aqueles que estão legalizados, que são empresários ou profissionais qualificados que não perderam o seu emprego, e que não caíram na tentação de comprar uma casa maior do que tinham condições de pagar, ainda podem acreditar neste sonho.

Deixe um comentário

22 Comentários em "Cai o Número de Imigrantes Ilegais nos Estados Unidos"

avatar
lucia guerra
Visitante

preciso de um paralegal em new jersey que fale portugues .Será que vc pode me ajudar ?

ana
Visitante

Gostaria de saber se eu consigo entrar novamente nos Eua, fui como turista e fikei 1 ano a mais do que eu podia, mas estou querendo ir p la denovo, sera q tem algum lugar q a fiscalizacao e mais tranquila.Tenho drive license de la, assim eu entrando nos Eua consigo viajar com minha drive.Meu visto vence apenas no fim do ano q vem.
mto obrigada!!

Belândia
Visitante

how do i find a person in the United States?

Pedro
Visitante
Ok, o que acontece eh o seguinte: Tenho o green card (com validade de 2 anos e que venceu esse mes Setembro/10). Apliquei a 3 meses para mudar o status para green card de 10 anos(I-751) ,mas qdo apliquei estava divorciado da minha mulher(cidada americana). Agora estou aguardando o retorno da Imigracao, e sei que talvez terei problemas porque nao fiquei 2 anos casado. Agora tambem ja estou namorando outra garota que tambem eh cidada americana e pensamos em nos casar ( casamento real, tanto quanto o meu primeiro). Minha duvida eh: Voce acha que terei que aplicar novamente apos… Read more »
Pedro
Visitante

Bom dia, tenho uma duvida:
Tenho o Permanente Resident Card. Apliquei para pegar o cartao valido por 10 anos ( apliquei a 3 meses atras) estou aguardando resposta da Imigracao. Acontece que apliquei como divorciado, e agora ja estou namorando uma outra garota americana e pensamos em nos casar.

Eu posso me casar novamente e depois disso necessito dar entrada nos papeis novamente ? Ou devo esperar para pegar o green card de 10 anos atraves do meu primeiro casamento ?

valeu pela oportunidade !

Dirceu
Membro

Oi para todos!!!
Tenho duas amigas ( uma mexicana e outra hondurenha ) que sao lesbicas e se casaram aqui nos EUA. A mexicana ja eh cidada americana e, por ser muito amiga minha me propoz casamento para me ajudar com o Grean Card. A pergunta eh a seguinte: Pode ela casar-se comigo mesmo estando casada com outra mulher e eu poder dar entrada em meus documentos? Desde ja agradeco a todos por nos deixar sempre informados.

clautamir
Visitante

muito legal o conteúdo. gostei e foi de grande adinçao no meu conhecimento a respeito.

Nestor
Visitante

Ola, como vão voces?
Sei que todo ano são distribuídos nos EUA vistos para trabalhadores mais ou menos quando ele votam o orçamento no congresso. Se não me engano isso ocorre geralmente no final do ano. Gostaria de saber se voces tem alguma notícia ou informação sobre esse assunto, ou mesmo uma dica de como pesquisar isso pela internet em sites americanos.
Obrigado e um grande abraço para todos.
nestor

felipe
Visitante

ola,meu nome e felipe eu quero dizer que eu indepedente de tudo ainda chegarei
nos estados agora ou em breve ou legal ou ilegal ok….1 dia ainda chego valeu

Genilde Guerra of Kravitz & Geurra law  Firm
Visitante
Todas as pessoas nos EUA tem direitos e deveres nao importa seu status imigratiorio. É sempre bom legal ou ilegal estar sempre bem informado sobre todas as leis do pais a onde voce vice por profissionais com boa reputaçao em sua area de serviço. nao existem “jeitinhos” nos EUA e sim um bom trabalho que coloca qualquer pessoa em uma boa posiçao. Por Exemplo: Sempre procure o conselhor de um Advogado, e nao de um paralegal. Mesmo muitos advogados sao novos no mercado e nao tem a experiencia necessaria para oferecer um bom serviço. Na duvida, o conselho e’procurar mais… Read more »
jose carlos pereira de sousa
Visitante

ola eu tenho 6 anos que vivo nos estados unidos ilegalmente eu gostaria de saber se as pessoa que vivem aqui como eu si tem algum direito e cuais saos eles

wpDiscuz