De acordo com estatísticas não-oficiais existem cerca de 1 milhão de brasileiros nos Estados Unidos.  Cerca de 70% estão no país sem documentação, quer dizer, vivem uma vida clandestina como imigrantes ilegais.  A grande maioria dos brasileiros que vem para os Estados Unidos pensa em voltar um dia para o Brasil.  Eles vêm com a idéia de juntar dinheiro para um dia poderem voltar para o Brasil e montar um negócio, comprar uma casa, ou ter dinheiro suficiente para viver confortavelmente por um bom tempo.

O que muitos não planejam é ficar o tempo necessário para juntar o dinheiro suficiente para realizarem seus sonhos.  Muitos planejam ficar somente 2 a 3 anos mas acabam ficando por muito mais tempo.

De acordo com Mazine Margolis, uma antropologista americana que passou três anos estudando a comunidade brasileira em Nova Iorque, a maioria dos brasileiros têm vergonha de ser imigrantes.  Tanto que a maioria não se considera imigrantes e dizem que estão por aqui somente de passagem.

Um aspecto interessante dos imigrantes brasileiros que é distinto de outros grupos de imigrantes nos Estados Unidos, é que os “Brazucas” geralmente vêm com dinheiro e têm alguma pessoa conhecida nos Estados Unidos.  Apesar da maioria dos imigrantes brasileiros conseguirem emprego dentro de três semanas de sua chegada ao solo Americano, o tipo de trabalho que fazem é em muitos casos trabalho manual que não paga muito.  O salário típico do imigrante brasileiro é de cerca de $1.000 a $2.000 por mês.

Os que se saem melhor são os profissionais, geralmente legalizados, que conseguem atuar na área de especialidade em que atuavam no Brasil.  Esses profissionais, apesar de ser uma grande minoria, conseguem viver uma vida mais compatível com o sonho americano.

A grande maioria dos imigrantes brasileiros nos Estados Unidos vive na costa leste, com uma grande concentração na área metropolitana de Boston, em Nova Iorque, e no sul da Flórida nas redondezas de Pompano Beach.  Fora da costa leste, a maior concentração de brasileiros fica na California, mas existem brasileiros espalhados por todo o país.

Com exceção talvez de algumas comunidades onde existem um grande número de brasileiros, a maioria do americanos não fazem distinção entre os brasileiros e os outros imigrantes hispânicos nos Estados Unidos, apesar das diferenças serem bastante ressaltadas.  A percepção do imigrante brasileiro pelo povo americano nem sempre é positivo, mas em alguns casos a vontade do brasileiro de trabalhar e vencer, e os talentos naturais dos nosso povo são notados.

Com a recente crise econômica americana, a queda do dólar, e o arrocho contra os imigrantes ilegais, muitos brasileiros estão desistindo do sonho americano e voltando para o Brasil.  Recentemente o fluxo de imigrantes brasileiros voltando para o Brasil parece ser maior do que o número de novos brasileiros chegando na América.

No artigo Brasileiros de Massachusetts de Decepcionam com a América e Voltam Para Casa relatamos esta tendência em uma das maiores comunidades brasileira nos Estados Unidos.  Ainda é cedo para dizer com certeza se essa tendência continuará indefinidamente, mas dada as condições desfavoráveis que muitos brasileiros estão encontrando, é provável que a comunidade brasileira nos Estados Unidos comece a diminuir.

Deixe um comentário

109 Comentários em "A Comunidade Brasileira nos Estados Unidos"

avatar
tiago silva amorim
Visitante

me colquem no grupo pfv 011 985386257

Alexandro Machado
Visitante

Bom Dia,, algum grupo formado, estou em busca de uma nova jornada nos Estados Unidos..

21997202102, Obrigado a todos!

Alexandro Machado
Visitante

Bom dia!
Me chamo Alex, tenho 29 anos, sou Prof. de Ed. Física e Personal aqui no Brasil, gostaria de levar meu rabalho e todo meu conhecimento para serem aplicados ai nos Estados Unidos por motivos financeiros… se houver algum grupo no what zap por favor me coloquem. 21997202102.. Obrigado a todos!

ROBERTO
Visitante

OLÁ GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUM GRUPO FORMANDO NO WHATSAPP , PARA OBTER INFORMAÇÕES SOBRE A IDA PARA O EUA POIS ESTOU COM MUITO INTERESSE DE IR , NO MOMENTO SÓ ESTOU PRECISANDO DE ALGUM CONTATO PARA IR PARA EUA ,IREI DEIXAR MEU NÚMERO DE TELEFONE CASO TENHA ALGUM GRUPO MIM ADICIONE POR GENTILEZA ,(11) 96344-0792 ROBERTO

Douglas Jr Souza
Visitante

Amigos meu nome é Douglas tenho 21 anos de idade, ja faz um tempo que guardei algumas economias, meu problema é não conhecer ninguém. Eu queria um feedback de pessoas que realmente querem ajudar, irei deixar meu telefone contém cmg. 11 9 72688950

Sandy
Visitante

Boa tarde! Alguem pode add no grupo? Estou com muita vontade de passar uma temporada nos EUA.(021)96545-8616

Lucas
Visitante

Alguém pode ajudar? Se tiver um grupo me adicionem (28)999863050

Chayana
Visitante

Ola, minha irma e meu cunhados estão com tudo pronto pra ir, mas a pessoa que estava ajudando na questão de moradia e ajudar quando chegasse lá pra não ficarem “perdidos”, não atendeu mais o telefone, alguém sabe de pessoas que ajudam outros brasileiros nessa questão, apenas para recebe-los, e arranjar lugar pra eles morarem, e ate mesmo auxiliar em arrumar emprego?
obrigada!

Daniel César Gomes
Membro

Olá galera em julho no máximo em agosto esterai indo para o Estados Unidos.
Não queria ir sozinho caso alguém for nesse tempo podemos combinar de ir junto e lá dividimos um aluguel.
Whats (17)988084508

Daniel César Gomes
Membro

Olá gostaria de entrar no grupo (17)988084508

marco
Visitante

gostaria de contato com brasileiros para migrar p eua ,estou com o dinheiro e quero ir este fim de ano ,gostaria de saber de casa que ja tenham brasileiros para dividir aluguel ,sei cozinhar ,pintar ,colocar azulejo,um pouco de mecanica enfim ,acho que consigo me virar .
meu contato 19998126749

marco
Visitante

bom dia gostaria de entrar em algum grupo de brasileiros que ja estao ou estao pretendendo ir para os EUA final deste ano estou querendo ir ,mais nao qro ir sozinho , gostaria que alguem de real interesse ,que ja tenha uma ideia de ir me ajudasse ,pq sei que sozinho é bem mais dificil .
obrigado ,meu num 19998126749 marco

Rafael Martins
Visitante

Bom dia a todos! Meu nome é Rafael Martins. Gostaria de contato com brasileiros nos Estados Unidos para me informar melhor. Se puderem me ajudar. Segue o whatsapp. (31) 9 7508-3278.
Desde já agradeço, forte abraço a todos.
Att.

Rafael Martins

marco
Visitante

conseguiu alguma coisa rafael?

marco
Visitante

me adicione no grupo, preciso ter contato com pessoas que querem ir para os EUA ou moram lá. meu numero é +55(31)983084664

Karina
Visitante

bom dia a todos . estou em Galt próximo a Sacramento e preciso trabalhar
Alguém do grupo pode me ajudar ? Deus abençoe a todos .

Fabiola
Visitante

21976429568

Fabiola
Visitante

Me coloca no grupo por favor

Ricardo
Visitante

Bom dia…por gentileza me coloca no grupo…ricardo….55 11 95459 7339

Maycon
Visitante

Por favor quero muito entrar em um grupo no whats com pessoas de reais interesses de ir aos EUA, se possível me adicione +55 (11) 98617-1941.
Obrigadoo!

Guilherme
Visitante

Gostaria de ser aficionado no grupo 33999141113

wpDiscuz