Rede de Restaurantes Café Belô é Fechada pela Justiça de Massachusetts

Fonte:  Comunidade News  / Beto Moraes

Dívidas trabalhistas teriam sido o motivo do fechamento.

Após mais de um ano de investigações, a Justiça acatou a denúncia do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos e determinou o fechamento da rede Café Belô em Massachusetts. Todos os restaurantes da companhia foram lacrados pela justiça na terça-feira, 12, e tiveram avisos judiciais colados às portas. Até mesmo a churrascaria Zona Sul, que adquiriu a loja de Somerville da franquia Belô, foi obrigada a encerrar suas operações.

Os salários do Café Belô, segundo os empregados, estavam constantemente atrasados, mas já de uma forma menor que no passado, quando a empresa chegou a ficar seis semanas sem pagar os funcionários. O Departamento de Trabalho foi acionado após uma denúncia feita por uma ONG de proteção ao trabalhador com sede na região de Framingham.

Para reabrir as portas dos restaurantes, o Café Belô terá que colocar em dia, além dos salários, todos os tributos trabalhistas e seguros obrigatórios. No início da década passada, o Café Belô enfrentou na Justiça um trabalhador que havia se cortado na cozinha e foi orientado por um antigo gerente a dizer no hospital que havia se ferido em casa, justamente porque o restaurante não tinha o seguro em dia.

Mais de 40 funcionários estavam sem receber regularmente mas cumprindo as obrigações contratuais de trabalho. Uma ex-garçonete da rede disse ao BM que além dos problemas salariais, o Belô pecava junto a seus empregados por um falsa hierarquia, onde empregados mais antigos, alguns demitidos e recontratados, queriam manter o status de gerente mesmo estando fora do cargo.

Nos últimos anos o Café Belô se notabilizou justamente pelos escândalos. Em 2009, a loja de Everett já havia sido fechada por um período de uma semana acusada de não pagar funcionários. Em Framingham, uma ex-atendente acusou um gerente de assédio sexual.
Ex-empregados disseram ainda que era difícil conviver com os salários atrasados vendo o restaurante contratando artistas do Brasil para a realização de shows.

Pelo não cumprimento das cláusulas trabalhistas a rede pode não abrir mais as portas de seus restaurantes. O Departamento de trabalho e a Corte não informaram o valor das dívidas trabalhistas, mas admitiram que os equipamentos das lojas podem ir à leilão para cobrir o déficit.

 

Reproduzido com permissão do Comunidade News / Beto Moraes.

 

 

Comunidade News

Comunidade News é um jornal voltado à comunidade brasileira em Massachusetts. Comunidades News tem uma parceria com Brasileiros nos Estados Unidos pela qual temos permissão para reproduzir o conteúdo abaixo.

7
Deixe um comentário

avatar
7 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
5 Comment authors
LoxRubensIrlansammarina curadoWillia Recent comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Lox
Visitante
Lox

Senhor Rubens, onde se lê Lox, entenda-se Irlan.

Lox
Visitante
Lox

Senhor Rubens, não sou Doutor, se o fosse, levaria esse assunto mais a fundo. E tudo indica que o senhor infartaria. A etnia americana nunca foi falida, é patente isso ao longo dos séculos. Se o senhor mora nos EUA, percebe isso. Os americanos não são os “Super”, eles apenas cumprem leis, e isso fortalece uma nação e incomoda as que as abominam. O Brasil pode ser Super, se quiser. Um detalhe, para o brasileiro, o indivíduo que cumpre leis é um “Super Tolo”. E, se a etnia brasileira passou, passa e tudo indica que sempre passará por períodos difícieis,… Read more »

Rubens
Visitante
Rubens

Senhor puritano hipócrita, dê uma olhadinha primeiro para sua propria etnia falida. Nossa etnia sempre passou por dificudades, agora vocês estão provando o que é isso e veja só a que ponto estão chegando os “Super” Americanos. Pelo seu profundo conhecimento neste assunto, como “doutor”, explique-nos como diagnosticar sua etnia antes que seja toda apodrecida….rs. Pois este seu comentário não é preciso ser Dr para tal. Seus traços são de uma pessoa cujo perfil se enquadra ao de um individuo otário, tapado, idiota, imbecil, estupido, ignorante, racista(p/ não dizer neo nazista- pelo tanto que fostes afetado com o tema) e… Read more »

Irlan
Visitante
Irlan

A armação, a corrupção e seus afins acompanha essa etnia aonde quer que fixe residência. Mesmo em um país com exemplo de sociedade sadia (EUA), os braileiros não desistem nunca de se corromper – podemos compreender o ditado que diz: “o brasileiro não desiste nunca”. No Brazil, todos os dias, morrem centenas de brasileiros, justamente por causa dessa mania de corrupção. A corrupção, a malandragem e a vontade exarcebada de chegar no topo sem esforço é potencialmente outra cultura dessa etnia. A corrupção é um câncer, que corrói, com suas metásteses, todos os órgãos institucionais de uma nação, porém essa… Read more »

sammarina curado
Visitante
sammarina curado

Quero que me ajudem a aprender o inglês!

Willia
Visitante
Willia

I want learn this language , the english is very hard .

J.R.
Visitante
J.R.

Bem feito!!
Alguns Brazucas pensam que ainda estão na terra de Pindorama, onde podem fazer o que quizer que no final não dá em nada, se acham espertos, só que esquecem que na terra do Tio Sam o buraco é mais embaixo.