Fonte:  Comunidade News  / Beto Moraes

Dívidas trabalhistas teriam sido o motivo do fechamento.

Após mais de um ano de investigações, a Justiça acatou a denúncia do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos e determinou o fechamento da rede Café Belô em Massachusetts. Todos os restaurantes da companhia foram lacrados pela justiça na terça-feira, 12, e tiveram avisos judiciais colados às portas. Até mesmo a churrascaria Zona Sul, que adquiriu a loja de Somerville da franquia Belô, foi obrigada a encerrar suas operações.

Os salários do Café Belô, segundo os empregados, estavam constantemente atrasados, mas já de uma forma menor que no passado, quando a empresa chegou a ficar seis semanas sem pagar os funcionários. O Departamento de Trabalho foi acionado após uma denúncia feita por uma ONG de proteção ao trabalhador com sede na região de Framingham.

Para reabrir as portas dos restaurantes, o Café Belô terá que colocar em dia, além dos salários, todos os tributos trabalhistas e seguros obrigatórios. No início da década passada, o Café Belô enfrentou na Justiça um trabalhador que havia se cortado na cozinha e foi orientado por um antigo gerente a dizer no hospital que havia se ferido em casa, justamente porque o restaurante não tinha o seguro em dia.

Mais de 40 funcionários estavam sem receber regularmente mas cumprindo as obrigações contratuais de trabalho. Uma ex-garçonete da rede disse ao BM que além dos problemas salariais, o Belô pecava junto a seus empregados por um falsa hierarquia, onde empregados mais antigos, alguns demitidos e recontratados, queriam manter o status de gerente mesmo estando fora do cargo.

Nos últimos anos o Café Belô se notabilizou justamente pelos escândalos. Em 2009, a loja de Everett já havia sido fechada por um período de uma semana acusada de não pagar funcionários. Em Framingham, uma ex-atendente acusou um gerente de assédio sexual.
Ex-empregados disseram ainda que era difícil conviver com os salários atrasados vendo o restaurante contratando artistas do Brasil para a realização de shows.

Pelo não cumprimento das cláusulas trabalhistas a rede pode não abrir mais as portas de seus restaurantes. O Departamento de trabalho e a Corte não informaram o valor das dívidas trabalhistas, mas admitiram que os equipamentos das lojas podem ir à leilão para cobrir o déficit.

 

Reproduzido com permissão do Comunidade News / Beto Moraes.

 

 

Deixe um comentário

7 Comentários em "Rede de Restaurantes Café Belô é Fechada pela Justiça de Massachusetts"

avatar
Lox
Visitante

Senhor Rubens, onde se lê Lox, entenda-se Irlan.

Lox
Visitante
Senhor Rubens, não sou Doutor, se o fosse, levaria esse assunto mais a fundo. E tudo indica que o senhor infartaria. A etnia americana nunca foi falida, é patente isso ao longo dos séculos. Se o senhor mora nos EUA, percebe isso. Os americanos não são os “Super”, eles apenas cumprem leis, e isso fortalece uma nação e incomoda as que as abominam. O Brasil pode ser Super, se quiser. Um detalhe, para o brasileiro, o indivíduo que cumpre leis é um “Super Tolo”. E, se a etnia brasileira passou, passa e tudo indica que sempre passará por períodos difícieis,… Read more »
Rubens
Visitante
Senhor puritano hipócrita, dê uma olhadinha primeiro para sua propria etnia falida. Nossa etnia sempre passou por dificudades, agora vocês estão provando o que é isso e veja só a que ponto estão chegando os “Super” Americanos. Pelo seu profundo conhecimento neste assunto, como “doutor”, explique-nos como diagnosticar sua etnia antes que seja toda apodrecida….rs. Pois este seu comentário não é preciso ser Dr para tal. Seus traços são de uma pessoa cujo perfil se enquadra ao de um individuo otário, tapado, idiota, imbecil, estupido, ignorante, racista(p/ não dizer neo nazista- pelo tanto que fostes afetado com o tema) e… Read more »
Irlan
Visitante
A armação, a corrupção e seus afins acompanha essa etnia aonde quer que fixe residência. Mesmo em um país com exemplo de sociedade sadia (EUA), os braileiros não desistem nunca de se corromper – podemos compreender o ditado que diz: “o brasileiro não desiste nunca”. No Brazil, todos os dias, morrem centenas de brasileiros, justamente por causa dessa mania de corrupção. A corrupção, a malandragem e a vontade exarcebada de chegar no topo sem esforço é potencialmente outra cultura dessa etnia. A corrupção é um câncer, que corrói, com suas metásteses, todos os órgãos institucionais de uma nação, porém essa… Read more »
sammarina curado
Visitante

Quero que me ajudem a aprender o inglês!

Willia
Visitante

I want learn this language , the english is very hard .

J.R.
Visitante

Bem feito!!
Alguns Brazucas pensam que ainda estão na terra de Pindorama, onde podem fazer o que quizer que no final não dá em nada, se acham espertos, só que esquecem que na terra do Tio Sam o buraco é mais embaixo.

wpDiscuz