Fonte:  Comunidade News 

Dados divulgados pelo Census traça um raio-x da comunidade brasileira nos Estados Unidos.

Uma pesquisa divulgada na última semana pelo Census dos Estados Unidos, traça um perfil da comunidade brasileira no país. Os números foram compilados pela American Community Survey. Os dados não são uma contagem populacional, mas uma estimativa socioeconômica da população. Os novos dados foram compilados entre 2005 e 2009, sendo divulgados pelo Census este ano.

Os números confirmam algumas informações que já eram do conhecimento geral, mas que careciam de dados estatísticos. A pesquisa mostra como e onde vivem os brasileiros no país, dando destaque aos estados de Massachusetts que tem a maior população de imigrantes brasileiros dos Estados Unidos.

Outros dez estados fizeram parte do levantamento. Além de Massachusetts, Flórida, New Jersey, Califórnia, Nova York e Connecticut são os seis estados com mais brasileiros. Pensilvânia aparece em décimo lugar.

A pesquisa, que é feita todos os anos, mostra o crescimento populacional dos brasileiros de 1990 a 2009. De acordo com os dados, 82.489 brasileiros viviam no país em 1990. Em 2009, o número atingiu 359.149 brasileiros. Mesmo que não represente a realidade, pois muitos acreditam que a população real chegue a 1.5 milhão de imigrantes brasileiros, a pesquisa mostra como a imigração se comportou durante este período.

O maior aumento de brasileiros, segundo a pesquisa, aconteceu entre 1990 e 2005, onde o número mais que quadruplicou. Os dados coincidem com a forte saída de pessoas do Brasil, muitos entrando ilegalmente pela fronteira com o México. Neste período o número pulou de 82.489 para 328.510 mil pessoas.

A partir de 2005, observa-se uma estabilidade populacional, com uma ligeira queda em 2008, ano no qual o país entrou em forte recessão e as notícias da recuperação econômica do Brasil começaram a chegar.  Mesmo que os números pareçam elevados, a presença dos brasileiros nos Estados Unidos está longe de ser a maior entre as nações que compõe a população de imigrantes. Enquanto o México aparece na primeira posição com mais de 1.1 milhão de pessoas, o Brasil fica em 24º lugar, atrás de países como Taiwan, Haiti Rússia e China.

Renda e Bens

Quem vive de aluguel paga uma média de $1.128 por mês, segundo o levantamento. Já aqueles que realizaram o sonho americano e compraram a casa própria, seus imóveis valem $287.500 em média. Destes, 58.9% comprometem mais de 30% da renda no pagamento da hipoteca. A renda média das famílias brasileiras fica em $51.743.

Os dados também mostram que quase 90% das casas tem um ou mais veículos, 11.4% vivem abaixo da linha de pobreza, 17% são autônomos sem ter firma registrada. As mulheres superam os homens, compondo 52% do total de brasileiros.

Massachusetts Domina

Os números impressionam mais quando é observado apenas o estado de Massachusetts. Dentre os dez primeiros países representados neste estado, o Brasil ocupa a primeira posição (73.540 pessoas), seguido de Portugal (59.984 pessoas) e República Dominicana (57.242 pessoas). Mais de 60% dos brasileiros chegaram no estado depois de 2000.

Reproduzido com permissão e em parceria com a Comunidade News.

 

Deixe um comentário

5 Comentários em "Pesquisa Revela Perfil da Comunidade Brasileira nos Estados Unidos"

avatar
Aline Morais
Visitante

Os estados unidos e composto por estados e cada estado tem sua lei de acordo com cada estado pode mudar as exigência para conseguir o Green-card ou ate mesmo o sonho de se naturalizar!

Redação BNEU
Admin

Vanessa,

Veja mais informações sobre a obtenção do green card aqui:
http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/como-obter-um-green-card/

Vanessa Canarim
Visitante

ola, tenho dupla cidadania italiana e gostaria de saber se poderia aplicar para o green card,se alguem pode me ajudar,obrigada…

Redação BNEU
Admin

Arthur,

Você teria que patrocinar cada um de seus familiares para que eles também pudessem obter o green card. Esse é um processo bastante demorado.

Arthur Alves Diniz
Visitante

Olá novamente, se eu sou uma pessoa que tem green card, tem todos os documentos em dia, moro legalmente nos eua, tenho emprego e salário estavel.
É possivel ”trazer” familiares para morar comigo? mesmo tendo condições de sustentar eles?

wpDiscuz