Imigrantes Ilegais Terão Mais Dificuldades para Tirar Carteira de Motorista
Está ficando cada vez mais difícil para o imigrante brasileiro que está nos Estados Unidos ilegalmente conseguir tirar uma carteira de motorista. Um dos poucos estados que permitia imigrantes ilegais tirar carteira de motorista, o estado de Oregon, a partir deste mês não irá mais permiti-lo. A pouco tempo o estado de Michigan anunciou que só irá permitir cidadãos americanos e residentes permanentes (que tenham o green card) de tirar carteira, e o estado de Maryland fará o mesmo a partir de 2010.
Em quatro dos cinco estados onde ainda é permitido aos imigrantes ilegais tirar uma carteira de motorista, nos estados de Maine, New Mexico, Utah e Washington, já houve várias tentativas de passar leis que também não permitiriam tal coisa. O único estado onde ainda isso não foi tentado é no Havaí.
No ano passado, quando o governador de Nova Yorque Eliot Spitzer propôs que os imigrantes ilegais tivessem direito de tirar a carteira de motorista houve uma grande controvérsia. Depois de vários protestos de políticos e oficiais governamentais a proposta foi removida. O governador de Nova Yorque defendeu sua proposta argumentando que é melhor deixar com que o imigrante ilegal faça os testes de motorista e receba sua carteira, do que ignorar o problema e forçar os imigrantes a dirigirem sem terem feito os cursos e os testes apropriados, resultando em menor segurança nas estradas do estado.
No estado de Michigan, onde atualmente somente cidadãos americanos e residentes permanentes conseguem tirar suas carteiras há uma proposta para permitir a emissão de carteiras de motorista para imigrantes legais mas temporários. Existe uma preocupação no estado com os imigrantes ilegais que dirigem sem carteira e sem seguro, o que aumenta o custo dos acidentes para o estado e para o consumidor.
No estado de Maryland o governador Martin O’Malley mandou o departamento de transporte emitir somente um tipo de carteira de motorista que não é permitida aos imigrantes ilegais, rejeitando os planos de criar dois tipos de carteiras, uma para dirigir e outra como identificação para entrar em aviões e em prédios do governo. A razão dessa decisão foi que o governador não queria que o estado de Maryland se tornasse um lugar atraente para os imigrantes ilegais tentar obter carteira de motorista.
No estado de Utah, onde ainda se é permitido a emissão de carteira de motorista para imigrantes ilegais, o deputado Glenn Donnelson já tenta a quatro anos proibir tal emissão. Ele acha que ter carteira de motorista é um privilégio que somente as pessoas que estão no país legalmente deveriam ter.
Enquanto a reforma imigratória não sai, os imigrantes brasileiros que estão no país ilegalmente ficam com poucas opções de transporte, já que os transportes públicos em muitas cidades americanas são limitados, e a dependência do carro é muito grande. Dirigir sem carteira e sem seguro é um grande risco que pode ter conseqüências legais e financeiras bem desfavoráveis.

Luciane,
Nosso diretório contém contatos de advogados que falam português.
http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/diretorio/wpdir-sub/cat-1/advogados/
Cheguei no Novo México a dois meses,preciso de ajuda jurídica urgente.
Como posso achar apoio?
Obrigada
Guilherme,
Se você estiver no país residindo legalmente com o green card a facilidade de obter a drivers license é basicamente a mesma em qualquer estado. Quanto ao tempo para sair o green card, como você está fazendo através de sua irmã, você cai na “preference category”. Como existe um número limitado por ano de green cards nessa categoria o processo pode ser bem demorado.
Eu gostaria de alguma ajuda, estou indo para os EUA próximo mes e tenho algumas duvidas sobre tirar a drivers license. Gostaria de saber quais estados hj seriam mais faceis para tirar e o q devo fazer? E tb dei entrada no meu greencard esse ano pois minha irma é cidada americana. Quanto tempo tem levado para sair e com advogado esse tem diminui? Valeu pessoal pela ajuda.
Camila,
Você era portadora de green card? Se você ficou fora do país por mais de 6 meses você pode ter perdido o direito ao green card.
Oi, morei 4 anos nos EUA, porem voltei pro brasil qnd tinha 10 anos. Hoje tenho 19 e tenho interesse em voltar para lá. Como ultrapassei os 6 meses permitido, é mais complicado eu conseguir entrar , ou como eu era crianca ainda, se torna o mesmo processo como se eu fosse a primeira vez??
Rocha,
O mais aconselhável é legalizar a sua situação e em seguida renovar sua carteira. Você pode tentar os estados mencionados no artigo, mas é bom checar as leis antes de fazer uma mudança.
João,
Não sei o que você quer dizer com visto de imigrante. É o green card? Se você estiver legal não haverá problemas.
pedi a renovacao do work permit q vence em fevereiro/12.
minha driver license tambem vencera em 2/12.
tem algum estado quer posso mudar ja e transferir a driver license sem exigencia do work permit?
tenho ssec. ok
almejo ter driver license para 4 anos. onde posso transferir a atual sem novo work permit??
ja tenho carteria de motorista mas ta vencida a 5 anos tem como renovar? estou em dia no pais com visto de imigrande
Bem, certo pois nao e que ela quer comprovar que estava ilegal, ela so precisa saber pois a mesma ira aplicar p visto novamente … Mas esta c receio de ter problemas… Mas ate onde sabemos, o sistema do Motor vehicle, tem contato com o setor imigratorio, justamente p ilegal nao tirar a DL… Se ela nao teve problema nenhum ,logo se pensa que ela nao estava ilegal…=/ Isso q pensamos… Pois igualmente onde eu morava,em Ohio, para poder pegar a DL eu era verificada no sistema interno deles(mesmo estando legal), e no sistema imigratorio. Obrigda da msm forma Oiie… Leia mais »
Preciso de Ajuda,
A obtenção da carteira de motorista não é comprovante de que a pessoa está legal. O que vale é o status do visto dela.
Oiie pessoal
Estou com uma situacao assim.
Minha amiga foi p EUA como au pair, saiu do programa com 2 meses (problemas da agencia) ficou p la..e com 10 meses ela ttirou a driver no estado de New jersey, do modo normal, sem mutretas…ela fez tds os testes inclusive. Isso quer dizer que ela estava legal msm… Pois ate entao NJ nao se pode tirar a driver se for ilegal, logo se pensa se ela conseguiu e por que ela tava certa perante a imigracao?
Muito agradecida…ela ta desesperada…
Moro nos EUA e sou ilegal, tenho que carteira do Brasil valida e gostaria de de tirar a carteira de motorista americana. gostaria de saber se alguem sabe o que vou precisar, e qual desses estados eh mais facil e mais barato. obrigado
Alexsa,
Você vai precisar saber inglês para passar na prova escrita.
Vcs conhecem algum instrutor de direção na Califórnia?
Onde posso encontrar as leis de transito da Califórnia em português?
Moro em Irvine CA e tenho que tirar a minha habilitação, o problema que sou recém chegada e não falo muito bem o inglês.
Obrigada.
Marlene,
Você pode fazer a aplicação do seu green card se seu esposo tiver o green card. Mas se ele for cidadão o processo é mais rápido. Veja mais informações aqui:
http://www.uscis.gov/portal/site/uscis/menuitem.eb1d4c2a3e5b9ac89243c6a7543f6d1a/?vgnextoid=4c2515d27cf73210VgnVCM100000082ca60aRCRD&vgnextchannel=4c2515d27cf73210VgnVCM100000082ca60aRCRD
moro nos EUA e namoro a 1 ano com um cubano. Ele tem green card mas ainda nao eh cidadao americano. Se eu me casar com ele hoje, qual seria a minha situacao perante a Imigracao. Eu receberia o green card?
Por favor, se alguem souber me informar, obrigada…
Rogerio,
Se você irá residir nos EUA, você terá que passar pelo mesmo processo que qualquer outra pessoa para obter a carteira de motorista.