Está ficando cada vez mais difícil para o imigrante brasileiro que está nos Estados Unidos ilegalmente conseguir tirar uma carteira de motorista.  Um dos poucos estados que permitia imigrantes ilegais tirar carteira de motorista, o estado de Oregon, a partir deste mês não irá mais permiti-lo.  A pouco tempo o estado de Michigan anunciou que só irá permitir cidadãos americanos e residentes permanentes (que tenham o green card) de tirar carteira, e o estado de Maryland fará o mesmo a partir de 2010.

Em quatro dos cinco estados onde ainda é permitido aos imigrantes ilegais tirar uma carteira de motorista, nos estados de Maine, New Mexico, Utah e Washington, já houve várias tentativas de passar leis que também não permitiriam tal coisa.  O único estado onde ainda isso não foi tentado é no Havaí.

No ano passado, quando o governador de Nova Yorque Eliot Spitzer propôs que os imigrantes ilegais tivessem direito de tirar a carteira de motorista houve uma grande controvérsia.  Depois de vários protestos de políticos e oficiais governamentais a proposta foi removida.  O governador de Nova Yorque defendeu sua proposta argumentando que é melhor deixar com que o imigrante ilegal faça os testes de motorista e receba sua carteira, do que ignorar o problema e forçar os imigrantes a dirigirem sem terem feito os cursos e os testes apropriados, resultando em menor segurança nas estradas do estado.

No estado de Michigan, onde atualmente somente cidadãos americanos e residentes permanentes conseguem tirar suas carteiras há uma proposta para permitir a emissão de carteiras de motorista para imigrantes legais mas temporários.  Existe uma preocupação no estado com os imigrantes ilegais que dirigem sem carteira e sem seguro, o que aumenta o custo dos acidentes para o estado e para o consumidor.

No estado de Maryland o governador Martin O’Malley mandou o departamento de transporte emitir somente um tipo de carteira de motorista que não é permitida aos imigrantes ilegais, rejeitando os planos de criar dois tipos de carteiras, uma para dirigir e outra como identificação para entrar em aviões e em prédios do governo.  A razão dessa decisão foi que o governador não queria que o estado de Maryland se tornasse um lugar atraente para os imigrantes ilegais tentar obter carteira de motorista.

No estado de Utah, onde ainda se é permitido a emissão de carteira de motorista para imigrantes ilegais, o deputado Glenn Donnelson já tenta a quatro anos proibir tal emissão.  Ele acha que ter carteira de motorista é um privilégio que somente as pessoas que estão no país legalmente deveriam ter.

Enquanto a reforma imigratória não sai, os imigrantes brasileiros que estão no país ilegalmente ficam com poucas opções de transporte, já que os transportes públicos em muitas cidades americanas são limitados, e a dependência do carro é muito grande.  Dirigir sem carteira e sem seguro é um grande risco que pode ter conseqüências legais e financeiras bem desfavoráveis.

Deixe um comentário

39 Comentários em "Imigrantes Ilegais Terão Mais Dificuldades para Tirar Carteira de Motorista"

avatar
Rogerio
Visitante

Estou indo para os Estados Unidos – MA e em poucos dias chegará para mim o SSN e consequentemente o green card. Tenho carteira de habilitação aqui no Brasil desde 1998. Gostaria de saber se quando chegar lá terei que passar pelo procedimentos normais ou se há uma forma menos burocrática devido ter uma carteira por tantos anos.

Ficarei muito grato se alguem me responder. Obrigado!

Denise
Visitante

Grata pela informacao. VALEU!!!!!

Denise
Visitante

Alguem poderia me informar qual ou quais estados americamos permitem ainda tirar carteira de motorista de pessoas ilegais no pais?

Maycon
Visitante

olá boa,

tenho um cunhado que foi detido nos eua, por dirigir sem habilitação e visto vencindo, o que posso fazer para ajuda-lo?

Henrique
Visitante

ola add meu msn ae henriquethemito@hotmail.com quem sabe posso te responder algumas pergntas e vc algumas minhas

Mario Sergio
Visitante

Olá, estou indo em junho para os EUA com visto de turista, dei uma olhada no dmv do WA e eles aceitam documentos estrangeiros para tirar a carteira. O que me faltaria era o compravante de residência no estado. O procedimento para conseguir um comprovante em meu nome é complicado/demorado? Ou com um simples aluguel de uma casa eu posso fazer essa mudança?

paulo ribeiro
Visitante

eu perdi minha carteira de oregom mas nao tenho ssn o que tevo fazer para ter a segunda via da cardeira !!!!

Reji
Visitante

Olá, estou índo para a california como turista e gostaria de saber se posso tirar minha habilitação lá no tempo que por lá eu estiver.

jalberto calazans
Visitante

gostaria de conhecer o usa,pelo 2 semana para conhecer miami e walt disney.jalberto

clay
Visitante

Qual eh a documentacao necessaria para tirar carteira em um dos estados acima?

lourivanem
Visitante

se eu for p/ o EUA ilegal, a possibilidade de eu me legalizar depois que estiver la?

simone beatriz delfino
Visitante

Vou entrar nos E.U.A com visto de noiva no mes de janeiro 2008 e me casar em fevereiro 2008, não possuo carteira de motorista , posso tirar minha carteira nos E.U.A somente depois de dois anos ou existe alguma possibilidade de antes?? Qual o procedimento???

wpDiscuz