Mineiro expõe obra em feira de artes de Nova Iorque
Fonte: Comunidade News
Quem visitar a Artexpo New York, maior feira de artes plásticas e arte popular do mundo, que acontece de 28 de fevereiro a 3 de março, no Javits Convention Center, terá a grande oportunidade de ver a obra do artista plástico brasileiro Cláudio Vinicius. Inspirado em paisagens, na maior parte mineiras, ele tem uma tela exposta no Museu de Londres e outra em Washington, doada ao então presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan.
Graças ao contato com a artista plástica e curadora brasileira Leda Maria, que também participa da exposição, Cláudio terá a oportunidade de mostrar seu trabalho, com mais 6 artistas. O óleo sobre tela mostrando o Central Park foi produzido especialmente para a Artexpo, primeira exposição de Cláudio nos Estados Unidos.
As obras do artista são clássicas, abstratas ou pinturas modernas, mas ele não esconde que gosta mesmo é de paisagens. A pintura mostrando o lago do Central Park lembra as paisagens brasileiras, segundo ele, que está nos Estados Unidos há cerca de 1 ano e 9 meses somente.
Natural de Belo Horizonte e pintor há 35 anos, Cláudio chegou à Big Apple com um único objetivo. “Me inserir no campo da arte, principalmente em Nova Iorque, onde tudo acontece”, disse o artista, enfatizando que a cidade é o centro das novidades. Apesar da Artexpo ser a primeira exposição dele em Nova Iorque, seu trabalho pode também ser visto na Ward Nasse Gallery, no charmoso bairro do SoHo.
Mas não é só Nova Iorque que está mostrando a obra do talentoso mineiro. O Museu de Magnolia Plantation and Gardens, em Charleston, Carolina do Sul, também ostenta um quadro de Cláudio, desde 2004, como parte do acervo. “Um amigo, que é colecionador e tem 8 quadros meus, doou para o museu”.
De Belo Horizonte para o mundo
Um de seus maiores orgulhos é ter uma de suas obras expostas em Washington. O quadro que mostra a Igreja de São Francisco de Assis, de Ouro Preto, com a Ponte Marília, foi presenteado ao falecido presidente americano Ronald Reagan, quando visitou o Brasil em 1983, pelo então presidente do Banco do Progresso, Sandoval de Morais. Outro famoso local que exibe uma tela de Cláudio é o Museu de Londres.
No Brasil, Cláudio já participou do Salão de Belas Artes Mariano Procópio, em 1985. O tema da obra não poderia ser diferente: paisagem, mas desta vez não mineira, e sim paineiras do Rio de Janeiro. “Também gosto muito de pintar casarios”. O artista está atualmente finalizando outra paisagem. Mineira, com certeza.
Nos dias 28 e 29, a Artexpo estará aberta somente para comercialização das obras. A visitação ao público acontece nos dias 1° e 2 de março, das 10am às 6pm, e no dia 3, das 10am às 2pm. O endereço do Javits Convention Center é 655 West 34th Street, telefone (212) 216-2000. Os interessados nas obras de Cláudio Vinicius devem ligar para (347) 631-9699.
Reproduzido com permissão do Comunidade News. Leia outros artigos do Comunidade News.