DestaqueImigração

Como Obter um Green Card

A vida do imigrante brasileiro nos Estados Unidos que não tem sua situação legalizada está cada vez mais difícil.  Existe uma pressão e intolerância cada vez maior em todo o país contra os imigrantes ilegais, o que torna o sonho americano cada vez mais difícil para muitos brasileiros.  Qual a solução?  A única solução plausível é alcançar o direito de residir e trabalhar legalmente nos Estados Unidos, quer dizer, obter o tão famoso green card.

Muitos brasileiros gostariam de obter o green card.  Este pequeno cartão plástico, que apesar do nome não é verde, dá ao imigrante o direito de viver e trabalhar legalmente nos Estados Unidos por um tempo inesgotável.  O imigrante que tem o green card pode entrar e sair do país à vontade sem problemas.  A única restrição é que o portador do green card não pode se ausentar do país por mais de seis meses consecutivos sem pedir autorização do serviço de imigração americano, o USCIS.

O portador do green card não é considerado cidadão americano, e por isso não tem todos os direitos de cidadania, tais como o direito de votar.  Porém o portador do green card pode fazer uma aplicação para obter a cidadania americana depois de algum tempo, geralmente 5 anos.

Então vamos ao assunto principal deste artigo para responder ao que você realmente quer saber:  Como obter este bendito green card?  Existem várias maneiras de obtê-lo, como explicado abaixo:

Patrocínio de Parentes

Se você tem parentes que têm a cidadania americana ou o green card, este parente, em alguns casos, pode patrocinar o seu green card.  O patrocínio tem que ser um parente de primeiro grau, ou seja, pais, filhos ou irmãos.

Para pais de cidadão americano com mais de 21 anos ou filhos de cidadão americano solteiros com menos de 21 anos, o processo não é muito demorado.  É simplesmente uma questão do tempo necessário para processar a aplicação.

Para filhos casados ou com mais de 21 anos, ou irmãos de cidadão americano, assim como filhos solteiros de portadores de green card (sem a cidadania) existe uma cota anual, e o processo pode demorar vários anos.

Por favor note que não é possível obter o green card diretamente através de tios, primos, ou avós.

Patrocínio de Empregadores

Para quem não tem parentes com a cidadania americana, uma outra possibilidade é conseguir o patrocínio de um empregador.  Este processo começa com um visto de trabalho, dos quais o mais comum é o H1-B, que pode mais tarde ser convertido em uma aplicação para o green card.  Este caminho para obter o green card geralmente requer que a pessoa tenha curso superior e que tenha um conhecimento especializado.  Neste caso o empregador necessita provar que não consegue preencher o cargo com um americano.  Isso não é tão difícil de provar quanto parece, especialmente em áreas de tecnologia tais como a informática, engenharia e ciências médicas.

Casamento

A pessoa que se casa com um cidadão ou cidadã americana tem o direito de obter o green card imediatamente.  Este processo é bem conhecido, principalmente pelas histórias de casamentos arranjados, no qual o cidadão americano aceita de casar por uma quantia paga.  O casamento arranjado por pagamento para obter o green card é ilegal, e não é recomendado.  Hollywood já se aproveitou este tema para fazer um filme chamado Green Card que é bastante divertido e que mostra certos aspectos reais do casamento arranjado e suas complicações – vale a pena ver.

É possível também obter o green card ao se casar com um portador de green card, mas esse processo tem cota anual e pode demorar anos.

Investimentos

Através do Programa EB-5, empreendedores, seus conjugues e filhos solteiros com menos de 21 anos podem obter o green card.  Para isso o empreendedor tem que fazer um investimento em um empreendimento comercial nos Estados Unidos e planejar a criação e preservação de 10 empregos de tempo integral para trabalhadores americanos.

O investimento mínimo necessário é de 1 milhão de dólares, exceto para investimentos em uma área alvo para criação de empregos, o que significa uma área rural ou de grande taxa de desemprego.  Neste caso o investimento mínimo é de 500 mil dólares.  O processo de qualificação e aplicação do programa EB-5 é complexo, e é recomendável que você obtenha ajuda de pessoas qualificadas para lhe ajudar.

Loteria

Todos os métodos acima para obtenção do green card são bem conhecidos.  Mas existe um outro método que muitos talvez não saibam porque não é muito divulgado.  É a chamada loteria do green card. Porém, infelizmente a loteria do green card não está mais disponível para brasileiros devido ao grande número de imigrantes brasileiros que já foram para os EUA.

Todo ano o governo americano provê um certo número de green cards para pessoas provenientes de certos países.  O processo é efetuado através do cadastro de pessoas interessadas e um sorteio.  Obviamente este processo requer sorte, porém como o número de requerentes não é muito grande, as suas chance de ser sorteado são bem melhores do que em outros tipos de loterias.  Para concorrer à loteria do green card, veja o seguinte site do US Department of State: http://www.dvlottery.state.gov/

Métodos Ilegais

Existem também muitos green cards que são vendidos por falsificadores.  Muitos imigrantes pagam para obter o green card falso para poderem trabalhar, mas este é um processo ilegal que pode resultar em multas, deportação e prisão.

Ser um portador do green card nos Estados Unidos é um grande privilégio para muitos  brasileiros.  Sem ele, o sonho americano se torna muito difícil, principalmente agora que a política imigratória americana está sem definição e a pressão contra os imigrantes sem documentos está cada vez maior.

Redação BNEU

Nós somos a equipe Brasileiros nos Estados Unidos ponto com. O nosso objetivo é prover uma série de informações e facilidades para a comunidade brasileira nos Estados Unidos e para os brasileiros que querem saber mais sobre a vida nos Estados Unidos.

guest

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

3.1K Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Fernanda
Fernanda
15 anos atrás

Se eu tiver o visto brasileiro negado, posso entrar com o meu passaporte portugues naturalmente??

Bruna Rodrigues
Bruna Rodrigues
15 anos atrás

Ola sou casada com um americano ele nasceu nos EUA e quando bebe veio para o brasil e depois de anos voltou para EUA para estudar por dois anos, tenho compromisso no brasil e nao posso ir ate os EUA dar entrada no meu green card … posso dar entrada estando eu aqui no brasil?

Marcos
15 anos atrás

Depende do local. Por exemplo em Las Vegas, NV o escritorio do Departamento de Imigracao tem uma lista de tradutores juramentados para alguns idiomas (nao tem para todos os idiomas), outras localidades podem ter regras diferentes. Sugiro que voce use tradutor juramentado e lembre-se de que voce pode enviar copias dos documentos, pois quando vc comparecer para a entrevista vc sera instruida para levar os originais.

Jennie
Jennie
15 anos atrás

Olá!
Eu gostaria de saber se os documentos exigidos para se ter um green card ( como certidao de nascimento, etc) podem ser traduzidos por qualquer empresa que faça tradução juramentada, ou têm que ser feitos por alguma empresa específica.

Muito Obrigada!

jaqueline
jaqueline
15 anos atrás

Oi,sou jaqueline e tenho 16 anos…
quero ter o green card como faço..peço para os meu pais assinarem uma altorizaçao…quero estudar la e me formar
muito obrigada , jaqueline.

amanda
amanda
15 anos atrás

Olá,
Sou fisioterapeuta e tenho dupla nacionaidade portuguesa. Tenho visto de turista e estou para renovar e irei tentar o visto para fisioterapeutas H1A. Se eu nao conseguir o visto H1A, poderei entrar normalmente com meu passaporte portugues? E quanto tempo poderia ficar la com visto no passaporte brasileiro H1A e com o passaporte portugues???
Obrigada.

Amanda

Carol
Carol
15 anos atrás

Olá, desculpe eu não conseguir me expressar muito bem. 1 – Minha mãe também não tem o green card. O que eu queria fazer era entrar com o pedido para o meu tio (irmão da minha mãe) patrocinar minha mãe e assim que ela já tenha o green card fazer um novo pedido para minha mãe me passar. Ou seja, é mais complicado ainda. Acho que é melhor pedir agora e esperar o tempo que for do que deixar passar. Vou dar uma olhada nessa página que vc mandou. 2 – Resolvido! Muito obrigada pela ajuda. É como pensei mesmo,… Leia mais »

alexandre motta
alexandre motta
15 anos atrás

sou empresario no brasil , gostaria de saber se posso mudar para os estados unidos com minha familia , abrindo uma empresa de qualquer ramo, ou seja somente pela força do dinheiro a ser depositado nos EUA e em caso positivo qual seria este valor e os procedimentos.

Carol
Carol
15 anos atrás

Olá, obrigada por responder. Ainda tenho dúvidas em relação a sua resposta. 1 – Você disse acima que seria possível o meu tio passar o green card pra minha mãe e minha mãe passar pra mim. Bom, já ouvi dizer que green cards passados para irmãos realmente demora, mas no caso de mãe para filho seria muito rápido. Quer dizer que estou errada então? Você tem idéia do tempo que iria demorar? Onde devo ir pra fazer o pedido para minha mãe? Precisa pagar algo? 2 – Sobre o visto é o seguinte: primeiro acertei com a escola e o… Leia mais »

Fabio Emanuel
Fabio Emanuel
15 anos atrás

Bem, gostaria de saber se é possivel eu me casar nos EUA com 19 anos, fiquei sabendo q se vc tem 18 anos precisa da presensa de um dos pais no casamento, mas ja q eu tenho 19 é preciso ou naoo??? e depois de casado, oq faço para dar entrada no Green Card ? Onde vou ? me expliquem tudo porfavor, obrigado . lembrando q nao tenho estado especifico nos EUA para me casar. Thanks .

Carol
Carol
15 anos atrás

Olá! Parabéns pelo site e obrigada por esclarecer as dúvidas! 1 – Bom, já li e sei que tios não podem patrocinar sobrinhos com green card, porém não seria possível o meu tio (que é americano) passar o green card para minha mãe e que por sua vez passaria para mim? O que precisaria ser feito exatamente? 2 – Estou há 5 meses nos EUA com visto de estudante e meu I-20 expira em julho de 2011 (mas é fácil extender caso precise). O meu visto expira agora dia 31 de julho, tirando o fato de eu não poder mais… Leia mais »

3.1K
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x