DestaqueEstudar

Como Estudar de Graça em uma Universidade nos Estados Unidos

Se você sempre sonhou em obter um diploma em uma universidade Americana, provavelmente uma das maiores barreiras para realizar o seu sonho é como financiar a sua educação.  Neste artigo vamos discutir algumas opções para lhe ajudar a tornar seu sonho em realidade.  Mas primeiro, vamos rever o tamanho desse obstáculo.

O custo de uma educação universitária nos Estados Unidos é absurdamente cara.  No ano escolar de 2007-2008 o custo médio em uma universidade pública, o que requer residência no estado onde e a universidade está situada, foi de $13.589 por ano.  Este custo inclui todas as taxas da universidade, incluindo alojamento, mas não inclui o custo de livros e outros materiais escolares.

Em uma universidade particular, o custo médio do ano escolar 2007-2008 foi de $32.307 por ano.  Isso significa dizer quer para você obter um diploma em um curso universitário de 4 anos, você irá gastar em média $129.228.  Se você, não conseguir terminar o seu curso em 4 anos, e estender a sua vida universitária para cinco anos, o que é bastante comum, você precisará de $161.535!

O governo Americano oferece uma serie de ajudas para os cidadãos Americanos, na maioria dos casos através de empréstimos que devem ser pagos em várias parcelas depois da formatura.  Muitos jovens Americanos estão saindo das universidades completamente endividados, começando suas vidas profissionais com um enorme saldo negativo.  Para estudantes estrangeiros que não são cidadãos Americanos esses empréstimos não estão disponíveis.

Então quais são as opções para os Brasileiros que gostariam de obter um diploma de uma universidade americana, mas não podem nem sonhar em obter tais quantias para financiar sua educação?  Existem várias opções:

Se Você Mora Atualmente no Brasil

Se você atualmente reside no Brasil, a melhor opção é obter uma bolsa de estudos.  Várias universidades Americanas oferecem bolsas para estudantes estrangeiros, mas a forma mais eficiente de obter uma bolsa para bacharelado é através da Bolsa de Estudos do Instituto Brasil Estados Unidos (IBEU).  O IBEU, em parceria com o Institute of International Education (IIE) oferece várias bolsas todos os anos para alunos brasileiros que querem estudar nos Estados Unidos.

As bolsas do IBEU são oferecidas pelas universidades com convênio com o IIE e podem ser bolsas integrais de 4 anos ou parciais, dependendo da situação.  Além disso o IIE paga as passagens de ida e volta do estudante.  Os requisitos são que você fale bem o Inglês, tenha boas notas, e passe por um processo bastante seletivo.  Para mais informações entre em contato com:

Instituto Brasil Estados Unidos
Departamento de Bolsas e Orientação Educacional
Av. Nossa Senhora de Copacabana, 690/10º andar sala 1004 20050-000 Rio de Janeiro, RJ
Telefone: (21) 3816-9445 – e-mail: neidemonteiro@ibeu.org.br

Se você já tem o bacharelado e procura oportunidades para fazer o mestrado, o CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, oferece uma série de bolsas.

Outras opções incluem:

Fulbright

Comissão para Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil

Rotary International

Programas de bolsa para intercâmbios culturais

American Association of University Women

Bolsas para mulheres não americanas e não residentes nos Estados Unidos para estudos e pesquisa nos EUA

Amcham International Fellowship Program

Bolsas para mestrado em áreas aplicadas à indústria

Organization of American States (OAS)

A OAS oferece bolsas e empréstimos para estudantes latino-americanos estudarem nos Estados Unidos, mas requer que o estudante retorne ao seu país de origem após terminar os estudos.

Se Você Mora nos Estados Unidos

Se você é residente ou cidadão Americano, a melhor opção é fazer uma aplicação direta com a Universidade na qual você estás interessado e indagar sobre as possibilidades de “Financial Aid”.  Essa discussão sobre ajuda financeira para residentes e cidadãos Americanos é bastante extensa e vai além do propósito deste artigo.

Uma outra boa possibilidade para Brasileiros nos Estados Unidos, tanto documentados como não documentados, é fazer cursos nas chamadas “community colleges”.  Essas escolas oferecem uma série de cursos a nível universitário e vários programas de 2 anos que saem muito mais em conta do que os cursos nas universidades.  O interessante é que você pode transferir os créditos dos cursos obtidos nos “community colleges” para as universidades quando você estiver pronto para obter o seu diploma.

Se o seu Inglês não é muito bom, é recomendável que você tente melhorá-lo antes de fazer a aplicação para ingressar em uma universidade americana ou tentar obter uma bolsa.  Um dos requisitos para a aceitação de estudantes estrangeiros em uma universidade nos Estados Unidos é obter uma boa nota no exame de Inglês chamado TOEFL.

Os recursos acima são só um começo.  O mais importante é pesquisar e persistir.  Com garra e persistência você também pode conseguir estudar de graça, ou quase de graça, nos Estados Unidos.

 

Redação BNEU

Nós somos a equipe Brasileiros nos Estados Unidos ponto com. O nosso objetivo é prover uma série de informações e facilidades para a comunidade brasileira nos Estados Unidos e para os brasileiros que querem saber mais sobre a vida nos Estados Unidos.

guest

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

1.3K Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Stephanie L. Brito
Stephanie L. Brito
12 anos atrás

Uma outra informação, tem uma seletiva para quem já esta fazendo faculdade no Brasil. Meu foco aqui é o ITA, onde optarei por engenharia da computação, acho se passasse, e tentasse a seletiva já no ITA seria talvez mais vantajoso? E se fosse aceita eu pensava que teria que continuar no mesmo curso superior aqui do Brasil, mas lá o próprio aluno escolhe as matérias.. Então como fica? Muitos se propõem a mais de uma seletiva de uma universidade americana, por exemplo MIT e Stanford. As universidades ficam sabendo de seus processos seletivos, de outra universidade que também esta tentando… Leia mais »

Stephanie L. Brito
Stephanie L. Brito
12 anos atrás

Quero realizar o processo seletivo, mas estou na duvida se submeto no inverno ou na primavera quando já tiver terminado todos os vestibulares por aqui. Porém, fico na duvida quanto ao método da escola americana, de deixar o aluno construir sua grade curricular, é curioso. Sou de escola técnica, faço informática, e apesar de muito amplo as matérias técnicas do meu currículo – 17 no total – são mais próximas da área que quero concorrer, Ciências da computação. Também fiz cursos online e presenciais, o que me ajudou ao conhecimento que tenho hoje. Então pensei se caso admitida, tentaria um… Leia mais »

Gustavo
Gustavo
12 anos atrás

Outra duvida, quando eu solicito visto de estudante lá dentro o meu visto de turista é cancelado?

Gustavo
Gustavo
12 anos atrás

Para conseguir o visto de estudante já estando dentro dos EUA basta eu me matricular numa escola ser aceito pela mesma e dar entrada na solicitação?

rebeca angelica gomes soares
rebeca angelica gomes soares
12 anos atrás

oi boa noite , minhas filhas gostam de estudar english e estão no ballet gostaria de poder aperfeiçoar elas em mais cursos e escolas no estados unidos eu sou cabeleireira e meu marido trabalha para petrobras sera que com isso conseguimos o visto para que elas estudem ,obrigado boa noite

Robert Alan
Robert Alan
12 anos atrás

olá sou robert e minha duvida é a seguinte:
no ensino fundamental sempre tive ótimas notas, mas agora estou cursando o terceiro ano do ensino médio e minha notas nos outros 2 anos do ensino médio foram mais ou menos. Ainda tenho chance de conseguir estudar lá ?

obs. tenho sonho de estudar em Stanford , Yale ou Harvard.
muito agradecido.

Cynthia
Cynthia
12 anos atrás

Olá “Brasileiros nos Estados Unidos”, eu acompanho o seu blog há muitos anos e já li e reli este artigo algumas milhares de vezes, pois bem, eu tenho a intenção de ir para os Estados Unidos para estudar mesmo, mas sei que ultimamente a Embaixada e os Consulados não estão deferindo os vistos para este fim, só os para Turismos, eu sou Advogada e também estudante de artes cênicas (nossa, tudo a ver!!! rsrsrs), eu tenho a vontade de fazer uma pós-graduação na área jurídica ou algum curso relativo a Interpretação, a verdade é que eu quero ir e conseguindo… Leia mais »

Osmar
Osmar
12 anos atrás

Boa noite, inicialmente gostaria de dar parabéns pelo site, pois li os questionamentos do pessoal e vejo que você tem ajudado a tirar dúvidas de muitas pessoas.
Bem gostaria de saber se você poderia me ajudar quanto a diferença entre escalas de notas. Estou falando dos testes SAT e FAA. Qual a relação entre pontos destes 2 sistemas de avliação. Po exemplo 1200 pontos no teste FAA equivalem a quanto no SAT existe alguma tabela de correlação….

Abraço

Osmar

vivaldo de fatima domingos da costa
vivaldo de fatima domingos da costa
12 anos atrás

Helo Im vivaldo de fatima, I live at Luanda/Angola. I belongs to advent sevent day charch in angola countre.I have some questions for you.my first questions Is: 1- how can I do for to win a stad bolsa?
2- what are the necessary document?
Im will wait your answer for me, because I want to go to stad ther this is my greet desear to do faculty in america state.

Kayque
Kayque
12 anos atrás

Olá, meu inglês não é muito bom, entretanto gostaria de saber se existe a possibilidade de fazer um curso de inglês nos EUA e depois começar a faculdade.

Muito obrigado.

luiza
luiza
12 anos atrás

ah sim, obrigada
por acaso voce saberia me informar quais os cursos que normalmente eles aceitam voce fazer aqui por um tempo e depois transferir pra uma faculdade americana,sem muita perda de conteudo? (ou seja sem ter que começar o curso todo de novo)

1.3K
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x