Os estudantes brasileiros ,residentes na área de São Francisco, terão pela primeira vez a oportunidade de lograrem conhecimento cultural com os representantes das principais Universidades e Colleges Californianos.  O Centro Comunitário Brasileiro ou Brazilian Community Center (BCC) anunciou que  realizará no sábado, dia 29 de setembro, de 2012, no Consulado Geral do Brasil em São Francisco a primeira Conferência Acadêmica e Feira Universitária para a comunidade brasileira.

A conferência tem como objetivo principal, auxiliar os estudantes locais assim como os internacionais , que aspiram a continuar a sua educação superior,  compreender o sistema de ensino americano bem como o processo de admissão nas mais diversas universidades. O evento contará com a participação de mais de quatorze instituições californianas, entre elas a California State University- Fullerton, Golden Gate University, San Francisco State University, University of California, Santa Cruz e California College of Arts.

O evento será dividido em duas partes: pela manhã haverá uma série de palestras  seguida de uma mesa redonda com estudantes brasileiros  que já receberam certificados de bacharelados e mestrados em instituições americanas; na parte da tarde, haverá um feira universitária com mais de 14 universidades, colleges e institutos de inglês.  Os painéis contarão com a presença de coordenadores de admissão das instituições da California State Fullerton, San Francisco City College, University of California Santa Cruz e também com a apresentação de consultores, como por exemplo David Montesano – Fundador do College Match e autor do livro  Brand U: 4 Steps to Get Into the College of Your Dreams.  David tem ajudado centenas de estudantes a entrarem na universidade de seus sonhos e vale ressaltar, que sua empresa, tem alcançado resultados extraordinários:  um média de 96% dos seus clientes admitidos  , sendo que cerca de 70% deles receberam bolsa de estudos.

Outro painel que contará com um especialista de calibre é o painel de Assistência Financeira e Bolsa de estudos.  O planejador financeiro e Financial Aid Advisor David Beck traz mais de 27 anos de experiência e é o criador do curso collegemoneycourse.com .

O grupo (BCC) teve a idéia de fazer a conferência, depois de obter os resultados de uma pesquisa de opinião, feita com membros da comunidade brasileira pela estudante Carolina Rehill, durante a elaboração de sua tese de mestrado  em Estudos Internacionais, com o tema “Organizações Brasileira Sem-fim lucrativos da Área de São Francisco”. O principal objetivo da  pesquisa foi descobrir o perfil dos brasileiros que moram na baía e que tipo de serviços socais estão buscando.  Caroline, pretende fornecer às organizações e grupos locais, informações benéficas para construção e aprimoramento de novos serviços e programas .  Os resultados da pesquisa mostraram que  44% dos brasileiros estão interessados em serviços na área de educação, seguido por imigração(39.7%) e saúde (39.1%). Sendo que 29% responderam ter necessidades de serviços relacionados com desenvolvimento acadêmico. 

O Centro – que é uma entidade filantrópica fundada em junho de 2010, e tem por objetivo servir e apoiar  os imigrantes brasileiros residentes aqui na Baía de São Francisco, recém chegados ou não-  é conhecido por prover informações gratuitas em seu website em áreas como legalização, saúde e direitos trabalhistas além de ter um diretório de serviços brasileiros e promover a cultura  com um calendário mensal só de  eventos .  O grupo vinha até no momento promovendo  seminários e oficinas com temas mais direcionados a profissionais liberais e pequenas empresas . Alguns dos temas cobertos no ano passado por exemplo foram :  “Como abrir sua própria empresa”, “Como fazer um website e usar a internet para promover seu negócios” e “Preparação de um currículo profissional e estratégias para busca de emprego” – o último contou com a participação extraordinária de Gina Emmett – recrutadora  internacional do Facebook.    O centro, decidiu por sua vez cobrir a área de educação acadêmica já que a pesquisa mostrou grande demanda para tal.   O BCC também já tinha coberto  outros temas que lidam com as dificuldades de quem acaba de chegar no país, como por exemplo: “Como construir o seu crédito” e  “Como fazer seu imposto de renda”.  Até mesmos temas educativos para os que estão aqui há  algum tempo: “Como realizar o sonho da casa própria” e  “Planejamento Financeiro e Benefícios do Social Security”.  O BCC só não tinha ainda, coberto a área de educação, apesar de dizer que era uma área visada para seus futuro projetos.

A diretora do grupo e os membros, que por sua vez são todos voluntários, estão empolgados com o tema.  Vários de seus integrantes estão cursando ou já cursaram um curso superior nos EUA e recordam as dificuldade que tiveram para aprender o sistema americano e os erros que cometeram  por falta de orientação adequada. Marina Tassi, voluntária do BCC e residente de São Francisco há mais de 6 anos,disse numa das reuniões :  “Sempre foi meu sonho ter uma oportunidade dessa, eu quero muito continuar meus estudos”.   O grupo acredita que o evento será um sucesso, e já recebem contatos de estudantes brasileiros residentes no Brasil que querem participar da conferência.   A diretora do BCC-  Helen Abhyankar-  que vem pessoalmente convidando as universidades californianas, diz:  “Todas as instituições ficaram atraídas com o convite, e, responderam favoravelmente. Vale ressaltar, que o Brasil está mesmo em alta, e que o número de estudantes brasileiros,que cogitam estas escolas,  vêem crescendo muito rápido nos últimos anos, e, claro, que as escolas estão interessadas em recebê-los, e, na seqüência, recrutá-los.  Esperamos, que a comunidade não perca esta oportunidade única de fazer um contato direto com os coordenadores  das maiores e mais procuradas universidades da Califórnia”.

O programa completo e informações de como se registrar, você encontra na página www.bcccollegeconference-registration.eventbee.com .  Espaço é limitado. Faça o seu registro hoje mesmo.

 

Evento: 1ª Conferência Acadêmica e Feira Universitária: Um Guia para admissão às escolas dos EUA 

Data Sábado, 29 de Setembro de 2012:  das 9:00 às 18:00 horas

Local:  Consulado Geral do Brasil em São Francisco

Apoio: Santini Tours, Paramount Residences, Law Office of Richard Kolomejec, Freddie’s Tratoria, Law Office of Melissa K. Martinelli e BrasilBest

 

 Texto por Terezinha de Jesus Oliveira

Voluntária do Centro Comunitário Brasileiro

Deixe um comentário

2 Comentários em "Conferência Acadêmica e Feira Universitária para Brasileiros nos Estados Unidos"

avatar
douglas freire apolinario
Visitante

Comom eu fasso para obter uma bousa no esterior eu queria muito estudar fora do pais eu ja fiz curso de ingleis no progeto ganhe o mundo e falo um pouco engles…

wpDiscuz