Como Estudar de Graça em uma Universidade nos Estados Unidos
Se você sempre sonhou em obter um diploma em uma universidade Americana, provavelmente uma das maiores barreiras para realizar o seu sonho é como financiar a sua educação. Neste artigo vamos discutir algumas opções para lhe ajudar a tornar seu sonho em realidade. Mas primeiro, vamos rever o tamanho desse obstáculo.
O custo de uma educação universitária nos Estados Unidos é absurdamente cara. No ano escolar de 2007-2008 o custo médio em uma universidade pública, o que requer residência no estado onde e a universidade está situada, foi de $13.589 por ano. Este custo inclui todas as taxas da universidade, incluindo alojamento, mas não inclui o custo de livros e outros materiais escolares.
Em uma universidade particular, o custo médio do ano escolar 2007-2008 foi de $32.307 por ano. Isso significa dizer quer para você obter um diploma em um curso universitário de 4 anos, você irá gastar em média $129.228. Se você, não conseguir terminar o seu curso em 4 anos, e estender a sua vida universitária para cinco anos, o que é bastante comum, você precisará de $161.535!
O governo Americano oferece uma serie de ajudas para os cidadãos Americanos, na maioria dos casos através de empréstimos que devem ser pagos em várias parcelas depois da formatura. Muitos jovens Americanos estão saindo das universidades completamente endividados, começando suas vidas profissionais com um enorme saldo negativo. Para estudantes estrangeiros que não são cidadãos Americanos esses empréstimos não estão disponíveis.
Então quais são as opções para os Brasileiros que gostariam de obter um diploma de uma universidade americana, mas não podem nem sonhar em obter tais quantias para financiar sua educação? Existem várias opções:
Se Você Mora Atualmente no Brasil
Se você atualmente reside no Brasil, a melhor opção é obter uma bolsa de estudos. Várias universidades Americanas oferecem bolsas para estudantes estrangeiros, mas a forma mais eficiente de obter uma bolsa para bacharelado é através da Bolsa de Estudos do Instituto Brasil Estados Unidos (IBEU). O IBEU, em parceria com o Institute of International Education (IIE) oferece várias bolsas todos os anos para alunos brasileiros que querem estudar nos Estados Unidos.
As bolsas do IBEU são oferecidas pelas universidades com convênio com o IIE e podem ser bolsas integrais de 4 anos ou parciais, dependendo da situação. Além disso o IIE paga as passagens de ida e volta do estudante. Os requisitos são que você fale bem o Inglês, tenha boas notas, e passe por um processo bastante seletivo. Para mais informações entre em contato com:
Instituto Brasil Estados Unidos
Departamento de Bolsas e Orientação Educacional
Av. Nossa Senhora de Copacabana, 690/10º andar sala 1004 20050-000 Rio de Janeiro, RJ
Telefone: (21) 3816-9445 – e-mail: neidemonteiro@ibeu.org.br
Se você já tem o bacharelado e procura oportunidades para fazer o mestrado, o CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, oferece uma série de bolsas.
Outras opções incluem:
Comissão para Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil
Programas de bolsa para intercâmbios culturais
American Association of University Women
Bolsas para mulheres não americanas e não residentes nos Estados Unidos para estudos e pesquisa nos EUA
Amcham International Fellowship Program
Bolsas para mestrado em áreas aplicadas à indústria
Organization of American States (OAS)
A OAS oferece bolsas e empréstimos para estudantes latino-americanos estudarem nos Estados Unidos, mas requer que o estudante retorne ao seu país de origem após terminar os estudos.
Se Você Mora nos Estados Unidos
Se você é residente ou cidadão Americano, a melhor opção é fazer uma aplicação direta com a Universidade na qual você estás interessado e indagar sobre as possibilidades de “Financial Aid”. Essa discussão sobre ajuda financeira para residentes e cidadãos Americanos é bastante extensa e vai além do propósito deste artigo.
Uma outra boa possibilidade para Brasileiros nos Estados Unidos, tanto documentados como não documentados, é fazer cursos nas chamadas “community colleges”. Essas escolas oferecem uma série de cursos a nível universitário e vários programas de 2 anos que saem muito mais em conta do que os cursos nas universidades. O interessante é que você pode transferir os créditos dos cursos obtidos nos “community colleges” para as universidades quando você estiver pronto para obter o seu diploma.
Se o seu Inglês não é muito bom, é recomendável que você tente melhorá-lo antes de fazer a aplicação para ingressar em uma universidade americana ou tentar obter uma bolsa. Um dos requisitos para a aceitação de estudantes estrangeiros em uma universidade nos Estados Unidos é obter uma boa nota no exame de Inglês chamado TOEFL.
Os recursos acima são só um começo. O mais importante é pesquisar e persistir. Com garra e persistência você também pode conseguir estudar de graça, ou quase de graça, nos Estados Unidos.

meu amigo falo q o inverno ae nos eua e muito frio e neva bastante.
neva em todos os estados? aí onde vc mora neva bastante? e muito ruim?
e a comida e mto diferente? o q normalmente os americanos comem no almoço e na janta ?!
vi pelas suas respostas que vc fez faculdade aí. Vc estudou em qual universidade? o nível das universidades é excelente mesmo?
Gabi,
Respondemos às perguntas de sua amiga acima. Comprar casa própria não é difícil, mas desde a crise imobiliária tornou-se mais difícil conseguir hipotecas.
Wortiz,
Todos os comentários são moderados para evitar spam e comentários inapropriados e pode demorar até 24 hrs para o comentário aparecer.
Caroline, * vc poderia dizer os prós e contras de morar nos EUA? * vale a pena ir morar aí? Veja aqui: http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/vale-a-pena-ir-para-os-estados-unidos/ * qual é a reação dos americanos quando vc diz que é brasileiro? eles acham que é só bunda, futebol e carnaval? Hehehehe Depende. Alguns não têm a menor idéia sobre nossa cultura e acha que falamos espanhol. Outros sabem mais e gostam de nossa música. Muitos acham que os brasileiros em geral são bonitos e divertidos. * a maioria das pessoas que estuda bastante aí e frequenta boas universidades tem um bom retorno financeiro? (tipo uns… Leia mais »
Minha amiga e eu mandamos algumas perguntas aqui mas acho q foram excluídas, entao vou perguntar mais ou menos o que ela tinha perguntado… quais são os prós e contras de morar nos EUA? tendo cursado uma boa faculdade aqui no Brasil e feito pos graduação em uma boa universidade aí nos EUA, é possível retorno financeiro muito bom? Vc saberia dizer quanto seria, mais ou menos? (na area de engenharia ou medicina) vc ja sofreu preconceito aí? se sim, foi por ser brasileiro ou por ser estrangeiro? qual é a reaçao dos americanos quando vc fala que é brasileiro?… Leia mais »
Wortiz,
Não tenho informação de como transferir os seus créditos universitários para o Brasil. Creio que a própria universidade para a qual você irá transferir deve poder lhe ajudar.
EU fiz uma pergunta ontem anoite, e não vejo ela mais aqui no site. Por um acaso a redação moveu ela para outro lugar ou apagou ? =S
* vc já sofreu algum tipo de preconceito, na época q não estava bem introduzido à cultura americana? Se sim, foi por ser brasileiro, ou por ser estrangeiro?
* vc poderia dizer os prós e contras de morar nos EUA?
* vale a pena ir morar aí?
* qual é a reação dos americanos quando vc diz que é brasileiro? eles acham que é só bunda, futebol e carnaval? heheheh
* a maioria das pessoas que estuda bastante aí e frequenta boas universidades tem um bom retorno financeiro? (tipo uns 10 mil dólares por mês ou mais)
Boa Noite, Gostei do site, e vi que voce vem a muito tempo fazendo esse trabalho. Mas ao contrario de todos ( que eu li ) aqui, eu gostaria de saber if you know how to do the opposite way to transfer the College here (USA) to Brasil. If u do know how to do it, can you help me out? I’m in Fl, and i go to Palm Beach State College. I’m actually doing my AA and planning to transfer to the Pre-Med program at FAU. I was trying to find something on the internet and i found your… Leia mais »
Elton,
Acho que o mais importante é fazer algo que você goste e para qual tenha vocação. As áreas em demanda nos EUA com mais facilidades de empregos para estrangeiros são informática e enfermagem.
ah, que bacana. mas eu ainda nem entrei na faculdade, farei vestibular esse ano, e queria escolher algum curso que, após fazer uma pós graduação, poderia me ajudar a me estabelecer em um emprego nos eua… quais cursos vc me aconselharia?
Elton,
Acho que a maioria dos imigrantes sente falta do país de origem. Eu me considero muito bem adaptado aqui, mas mesmo assim sinto falta do Brasil sim. Hoje em dia é muito mais fácil pois existe a internet, TV Globo Internacional, ligação VOIP, Skype, etc. Mas quando eu vim, há muito tempo atrás, não tinha nada disso – era mandar carta pelos correios e esperar 1-2 meses para receber resposta…
Fazer uma pós aqui é uma ótima experiência.
ah!! que legal! e vc está satisfeito ou sente muita falta do Brasil? hehe. pretendo fazer uma pós por aí
Elton,
No meu caso particular eu vim para estudar e sem a menor intenção de ficar. Mas aí conheci minha esposa na faculdade, me casei, e acabei ficando…
Espero que outros também venham a compartilhar suas histórias.
Caioeiji,
Desde que o empregador esteja disposto a fazer o processo, creio que sim. Porém esse processo (PERM) é complexo e geralmente requer o auxílio de um advogado, geralmente pago pelo empregador. Se o empregador acabou de lhe ajudar com a obtenção do H-1B, pode não estar disposto a custear o PERM imediatamente. Creio que a melhor opção é ter essa conversa com o empregador e com o advogado que esteja tratando do seu caso.
vi a reportagem e achei muito legal, será q teria como vcs contarem um pouco mais pra gente sobre como foi pra vcs ir morar nos EUA e como conseguiram o Green Card ?? ou vcs nao falam das suas vidas por aqui? se nao quiserem, entenderei
Muito obrigado! quando vc disse 5-6 anos, vc quis dizer 5-6 anos depois do dia no qual eu recebi o visto H1-B? Então logo apos conseguir o H1-B poderei fazer a aplicação para obter o green card, para que em 5-6 anos eu o consiga?
Caioeiji,
Você diz trabalhar com o visto de trabalho como o H1-B e depois tentar o green card? Esse processo leva cerca de 5-6 anos, mas pode demorar mais, dependendo de vários fatores. Veja este site aqui com mais informações – não é um site oficial do governo americano, mas aponta para vários outros recursos (alguns um pouco antigos, mas a não creio que a situação tenha mudado muito):
http://answers.google.com/answers/threadview/id/744893.html