Adonai Moving Quebra e Deixa Milhares de Brasileiros no Prejuízo nos EUA
Fonte: Comunidade News
A comunidade brasileira nos Estados Unidos é novamente vítima de empresários desonestos. Assim como já havia acontecido com os clientes da Alexim Moving, milhares de pessoas que enviaram caixas e conteiners para o Brasil através da empresa Adonai Moving foram lesados.
A página na internet da empresa, usada pelos clientes para rastrear a localização das caixas, não funciona mais. No lugar, aparece um comunicado avisando que a empresa pediu concordata e que passou as operações para a empresa Express Moving International.
Um levantamento feito pelo Comunidade News mostra que entre setembro de 2008 e abril de 2009, cerca de 5.000 caixas foram coletadas pela Adonai Moving em vários estados americanos mesmo sabendo que não chegariam ao destino por não estar pagando seus parceiros comerciais no Brasil. O prejuízo pode chegar a $900,000.
A indignação tomou conta dos brasileiros lesados pela Adonai, gerando inclusive comunidades no Orkut. Caixas enviadas em outubro de 2008 ainda não chegaram ao destino e há consumidores que ameaçam até mesmo dar queixa na polícia. O golpe atingiu brasileiros de vários estados, incluído Connecticut, Maryland, Flórida, Georgia, Massachusetts, New Jersey e Texas.
A família de sete irmãos de Irene Zagobiki, residente em Dallas, não recebeu até hoje três caixas enviadas em dezembro último para Ponta Grossa (PR). Eram calçados e roupas que serviriam inclusive para sobrinhos recém-nascidos, filhos de um motoboy e de um gari.
O próprio gerente da Express Moving em New Jersey, Alcides Pedro, admitiu que inúmeros conteiners foram retidos pela Polícia Federal por falta de pagamento. Segundo ele, o proprietário da Adonai, Paulo Pepe Bezerra de Araújo, sabia da situação da empresa, a qual omitiu informações dos próprios funcionários e dos clientes. Caixas que ainda não haviam saído dos EUA foram registradas como em processo marítimo, ainda segundo Alcides.
A Express Moving, de acordo com Alcides, assumiu a parte logística da Adonai, ou seja, está despachando todas as caixas retidas no Brasil e em trânsito. Segundo o gerente, cinco conteiners que deveriam ser entregues no máximo em dezembro já foram liberados mediante o pagamento efetuado aos despachantes pela Express Moving.
Segundo o gerente, o acordo logístico entre a Adonai e a Express Moving International foi firmado há cerca de 15 dias entre Moacir Sant’Anna, dono da Express Moving, e Paulo Pepe. O proprietário da Express Moving considerou o negócio viável, com o objetivo de captar os antigos clientes da Adonai. “O único objetivo meu é captar estes clientes para a minha empresa. Não tenho nenhuma responsabilidade nas coisas erradas que a Adonai fez”, disse Moacir que já foi funcionário e sócio da Adonai na Flórida. O nome dele ainda consta como sócio de acordo com registros públicos do Estado da Flórida.
Dívidas
Entre os lesados pela Adonai está a transportadora Power Express Transportes Logísticos. Segundo o Supervisor Comercial Carlos Fraga, a empresa cessou os pagamentos em dezembro último, quando a dívida já estava em aproximadamente R$300.000. Ainda segundo Carlos, a transportadora despachou três conteiners sob a promessa de pagamento, mas até agora não recebeu o dinheiro.
Um despachante do Porto de Santos (SP), que realiza liberação de mudanças residenciais e que preferiu não se identificar, disse que não tem o número exato de conteiners da Adonai parados no porto por falta de pagamento. Somente no último final de semana, o despachante devolveu documentos relativos à quantidade de sete a nove conteiners.
Ainda segundo o despachante, a Adonai deve a uma companhia marítima e a uma transportadora nos Estados Unidos. Ele estima que a situação esteja assim desde fevereiro. Não revelou quanto a empresa deve a ele, mas já está contabilizando o valor como prejuízo. O despachante disse que ainda não foi procurado pela Express Moving International, mas sabe que a companhia contatou outros despachantes.
Devido aos constantes atrasos nas entregas, Rodrigo Henrique, que mantinha um posto de coleta da Adonai na Eliza’s Store em Danbury, Connecticut, foi ao Brasil em janeiro último e comprovou falta de pagamento através de conversa com um despachante. Ele decidiu então encerrar as atividades com a Adonai e disse que ficou decepcionado ao ver que lojas em Connecticut e outros estados ainda continuam trabalhando com a companhia, mesmo sabendo de todos os problemas.
Rodrigo tem recebido uma listagem da Express Moving com o número das ordens, através dos quais os clientes podem contatar a empresa para verificar a situação das caixas. Na última sexta-feira ele tinha em mãos 150 ordens.
Ficha criminal
Informações oficiais da Justiça Federal do Ceará dão conta de que o empresário Paulo Pepe cometeu crimes contra o sistema financeiro nacional. À época ele era funcionário da Caixa Econômica Federal, onde teria falsificado identidades a fim de obter empréstimos em nome de outras pessoas. O caso foi registrado na Delegacia de Defraudações e Falsificações de Fortaleza e protocolado na Justiça Federal do Ceará em março de 2005.
O Comunidade News não conseguiu contatar Paulo Pepe para apurar os fatos. O gerente da Adonai Express Moving em New Jersey, Fabiano Lins Bezerra, também não foi localizado. Uma gravação indicava que o telefone celular dele estava fora de serviço.
Consumidor de Massachusetts é o mais prejudicado
A Express Moving não teve acesso ao depósito da Adonai em Massachuseets e declarou que não irá assumir qualquer responsabilidade com as caixas deste estado. Segundo Alcides, as fechaduras do depósito foram trocadas pelo agente da Adonai em Massachusetts, Arnaldo Nascimento. Antes disso, a Express Moving contou 445 caixas paradas.
O fato prejudica brasileiros como Marcos, residente em Framingham. Os filhos de 3 e 5 anos de idade ainda estão esperando pelos presentes de Natal.
Tanto estas caixas quanto as enviadas ao Brasil através de Massachusetts estariam agora a cargo de uma companhia de mudanças do estado. Segundo Moacir, o acordo foi firmado entre Paulo Pepe e a empresa, no dia 30 último. Moacir não soube dizer o nome da empresa.
Mas Arnaldo disse que ele é o responsável pelas caixas no depósito e pelos conteiners enviados através do estado. O agente declarou que impediu o acesso da Express Moving ao depósito por não ter obtido um documento, confirmando o acordo entre as empresas. Arnaldo disse também que tem 50% de participação sobre as caixas do depósito, e temia quanto ao destino delas.
Segundo o agente de Massachusetts, em uma reunião nas presenças de Moacir e funcionários da Adonai, Paulo Pepe teria explicado que o dono da Express Moving estaria assumindo a logística da Adonai Massachusetts, os débitos dos funcionários, os quais estariam sem salário há cerca de três semanas, e um débito particular da Adonai para com Arnaldo, na faixa de $35,000. Em uma reunião posterior, Moacir teria comunicado aos funcionários que a Adonai estava “quebrada”, dizendo que chamaria aqueles que precisasse, ainda conforme Arnaldo.
Reproduzido com permissão do Comunidade News. Leia outros artigos do Comunidade News.

Alguem sabe de alguma coisa sobre a Fenix Moving, de como e se estao conseguindo recuperar as cxs. Aguardo uma resposta de alguem desesperada. Obrigada.
gostaria de saber se ainda e possivel resgatar duas caixas que enviei em 19/11/2008,o numero dela e 320937,o conteudo da caixa e tao somente roupas usadas,acredito eu que nao precisa de liberacao da receita nem aufandega se alguem por favor souber desta informacao se possivel me informe por gentileza por telefone se possivel for meu numero e (62)3579-5271 OU (62)92510015 ou por Email
Aqui está o comercial que a Express Moving International veiculou na Globo Internacional…
http://www.youtube.com/watch?v=hcarUBpraaA&feature=related
Volto aqui depois de tentar saber mais informacoes de como liberar minhas duas caixas. Nessas minhas procuras,dentro da Alfandega de Santos, soube que nao ha necessidade de um despachante para fazer a liberacao de seus bens, eh possivel o proprio viajante estando de volta ao Brasil liberar a sua mudanca. Existe um processo simples em que vc faz todas as declaracoes e anexa a documentacao exigida pela RF.Inclusive tenho os modelos fornecidos pela propria Alfandega. Porem muitos despachantes estao se valendo da situacao desesperada dos lesados da ADONAI e outras Cias e estao cobrando mais ou menos o valor de… Leia mais »
Olá a todos. O que a Marilene colocou em seu post esta completamente correto. Quem quiser mandar sua mudança tem que residir no exterior por periodo superior a 12 meses e 1 dia. Sempre que for container compartilhado, exija o H/BL (house bill of lading) conhecimento de embarque filhote, poias a empresa moving e/ou agente maritimo deverá sair no M/BL (master bill of lading) conhecimento de embarque master. Realmente parece que usaram de picaretagem para embarcar todas as mudanças em um unico “dono” e este dono (empresa) estava sendo monitorada. Sou despachante aduaneiro em Santos/SP, caso tenham mudanças e necessitem… Leia mais »
Prezados amigos, Talvez o que vou expor nao seja de teu interesse, porem peco que leias atentamente e repasse a todos os teus contatos a fim de que, em corrente, possamos desmontar essas empresas que se estabelecem nos USA e tambem em outros paises, e usam da boa fe de pessoas leigas , que nelas confiando, enviam seus pertences comprados com muito trabalho e sacrificio, na esperanca de usufrir desses bens aqui no Brasil. Nao importa por qual companhia voce enviou seus bens, todas usam da mesma estrategia, seja IpanemaMoving, FastWay, Hora Certa, Adonai, ExpressMoving etc… Elas lhe assegura o… Leia mais »
Infelizmente temos sido bastante lesados, Nao e so essa firma que esta aprontando. EXISTE TAMBEM A BRASIL COURRIER, MANDEI UMA CAIXA EM FEVEREIRO DE 2010, DO COLORADO PARA O RIO DE JANEIRO E ATE HOJE NAO RECEBI, ESCUTO AS MAIS DESLAVADAS RESPOSTAS MAS A CAIXA NAO CHEGA. ATE QUANDO ISSO VAI ACONTECER. ATE QUANDO EMPRESAS DESONESTAS COMANDADAS POR BRASILEIROS NOS EUA VAO CONTINUAR NOS ENGANANDO. A QUEM RECORRER?
Estava lendo os comentarios e crendo q ainda enconbtraremos nossas caixas.Em agosto de 2008 mandei uma caixa para cidade de Ipatinga-MG e ate hj nao chegou nem sei onde procurar mais,tenho ainda os papeis e numero da ordem…agradeco alguma informcao
Oi gente em agosto de 2008 enviei uma caixa para ipatinga pela adonai me dissramq ela estava no porto e ate hj nada ,tenho o numero da caixa..por favoir me ajudem…
Dona Terezinha, por qual empresa você enviou as suas caixas? Como fez para conseguir reavê-las?Meu email é: andreano_souza@hotmail.com
Abraço
por favor gostaria de ternoticias de minhas caixas o numero e321420-3091 forao enviadas em 08 denovembro de 2008.obrigada
conseguir minhas caixas com tudo perfeito ,e so lutar que consegui ,ja tinha mais de 2 anos
Olá senhores(as) sou despachante no porto de santos no qual estou acompanhando alguns casos de liberação e, tambem estou liberando algumas por meio de procuração, porque as vezes não compensa a pessoa se deslocar de sua residencia para resolver esses assuntos no porto de santos, bom venho por meio deste informar que estão fazendo as conferencias e reabrindo os containeres pela segunda vez, referente a isso não sabemos se irá ter a terceira reabertura, peço a todos que lerem este comunicado, que entrem em contato ou passem um email com o numero da(s) caixa(s)para localizarmos se esta na nova conferencia… Leia mais »
Bom dia. Eu mudei dos Estados Unidos para o Brasil o ano passado. Ja havia contratado uma empresa de mudancas de brasileiros na Florida para fazer o despache, o nome da comapnhia nao me lembro mais. Ja havia emviado um check no total de $3,600.00 dollares para pagar o transporte de 4 caixas. Antes do check ser descontado eu descobri que a companhia era uma das ADONAIS da vida e emidiatamente suspendi o pagamento do check. Foi ai que eu resolvi mandar por uma compnhia Americana, mandei Via FEDERAL EXPRESS, que me cobrou bem mais barato, o total de envio… Leia mais »
Bom dia, pessoal… Tenho três caixas apreendidas em Santos desde 2008, da mesma empresa, tenho o nº da ordem e sei que estão no container 3117. Tem algum telefone q eu possa me informar? Um site ?Qualquer coisa que eu possa me infomar.Como devo proceder para realizar está aptição? Qual o custo? Me ajudem por favor!!!!! Obrigada
Nessa entrevista aparece a campanha veiculada na televisão pela EXPRESS MOVING INTERNATIONAL e retirada do You Tube:
°°°
http://www.youtube.com/watch?v=hcarUBpraaA&feature=related
°°°
Olá Ben… Tenho 8 cxs extraviadas desde 10/2008. Como faço essa petição para poder retirar as minhas cxs? Qto devo pagar? Por favor me responda. Obrigada.
Pelos comentarios acima voces estao totalmente perdidos. A Receita comecou a liberar as caixas da Adonai a semana passada as pessoas que tinham feito a peticao e tinham a documentacao exigida e estavam agendadas para a semana passada ja retiraram os seus bens. Voce tem
que pagar a armazenagem e transporte do porto para sua casa.
oi tenho uma caixa perdida ja tem dois anos me ajudem por favor meu nome e edileno meu fone e 6092222650 o da minha esposa lidiany 38248637 me ajudem qualquer coisa me ligue uegente