Uma de nossas leitoras saiu do Brasil, vendeu sua casa, e nos colocou uma série de perguntas sobre como transferir o dinheiro para os Estados Unidos e como lidar com o Imposto de Renda.  Como essa é uma dúvida muito comum entre os brasileiros que deixaram o país para residir nos Estados Unidos, resolvemos consultar com uma empresa especializada em prestar serviços contábeis e fiscais para pessoas e empresas brasileiras que querem se estabelecer nos Estados Unidos, a America Expert.

A matéria abaixo, no formato de perguntas e respostas lhe dará uma ideia básica de como lidar com essa questão.  Porém, como esses assuntos são complexos, aconselhamos aos nossos leitores consultar com profissionais especializados, com os da America Expert, antes de tomar qualquer decisão ou ação.

Leitora:  Tenho dupla cidadania, brasileira e americana. Pago o imposto de renda aqui nos States e no Brasil.  Fazia a declaração de isenta. Vendi uma casa no Brasil e gostaria de saber se trazendo o dinheiro para os States terei que pagar imposto aqui também. Não tenho renda no Brasil. Li alguma coisa aqui no site de que precisaria declarar meus ganhos daqui dos States aí no Brasil. É isso mesmo ou entendi mal?

America Expert:  Sim, correto. Se você ainda não se desligou tributariamente do Brasil, seus rendimentos nos EUA deverão ser declarados e pago impostos sobre eles no Brasil. Porém, é importante saber que na situação que você nos comentou (que está nos EUA)  você se encontra na situação OBRIGATÓRIA  de fazer a Declaração de Saída Definitiva do País (DSDP), assim não necessitará prestar mais contas ao Fisco Brasileiro. Referente à venda da casa que comentou, será necessário apurar o Ganho de Capital (Lucro sobre a Venda de Ativos), e tributar em 15% este lucro. Para apuração deste lucro é obrigatório o preenchimento de um programa próprio, pois mesmo havendo lucro a ser tributado, existem situações paralelas que podem lhe dar ou não a isenção e não pagar nada, mas deve ser apurado por profissional competente. (Declaração de Isento não existe mais no Brasil).

Leitora: Preciso por lei dar baixa na minha saída do Brasil?

America Expert: Sim. Você está obrigada a informar a sua saída do país através da Declaração de Saída Definitiva do País, já mencionada acima.

Leitora: O que isso acarreta em termos de direitos de cidadania brasileira?

America Expert: Você não perde sua cidadania brasileira, apenas ficará desobrigada de prestar contas ao fisco brasileiro, e qualquer renda que você tiver no Brasil será tributada de forma diferente, geralmente menos do que a alíquota máxima de 27,5%.

Leitora: Gostaria de saber também se poderia trazer a quantia de venda da minha casa, declarada na Receita Federal, comigo na viagem de volta aos States.

America Expert: Na viagem poderá trazer até US$ 10,000.00 sem declarar. É necessário declarar valor maior que essa quantia e, neste caso, preencherá um formulário quando chegar nos Estados Unidos. Também poderá fazer uma transferência bancária (WIRE TRANSFER)  e deverá declarar, no IR de 2014, o valor que levou para os Estados Unidos e qual a origem (venda de imóvel), especificando quanto pagou de IR no Brasil, para que seja tributado apenas a diferença, se houver.

Um dos desafios de todos os imigrantes brasileiros que vieram para os Estados Unidos é saber lidar com a questão fiscal, e como manter tudo em ordem tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil.  Uma desatenção nessa área pode trazer muitos problemas legais e fiscais, portanto é muito importante fazer o acompanhamento desse processo com profissionais qualificados.  Para quem deseja um dia voltar para o Brasil, é essencial que você mantenha o seu CPF em ordem.

As leis são complexas, e existem poucos profissionais que realmente sabem lidar com questões internacionais, e que conhecem a fundo as leis no Brasil e nos Estados Unidos.   Portanto, esteja atento e procure o auxílio de profissionais qualificados para lhe ajudar com a sua situação específica.

 

Deixe um comentário

20 Comentários em "Perguntas Sobre Saída do Brasil, Venda de Imóveis, e Imposto de Renda"

avatar
Henrique
Visitante

Vendi dois imoveis aqui no Brasil que usava como investimento e pretendo comprar imoveis para investimento nos Estados Unidos. Sei que a lei para transações de imoveis de estranegiros nos estados unidos levam 48% no caso de transferência, e que para driblar isso o melhor seria abrir uma empresa lá e colocar os imoveis no nome da empresa; Que tipo de empresa seria o ideal para colocar esses imoveis no seu capital? posso ser proprietario da empresa mesmo não morando nos estados unidos? Que tributação acarretaria? A empresa pode ter por exploração o aluguel de imoveis?

Pedro
Visitante
Boa noite. Estou sendo transferido para os Estados Unidos no próximo ano, gostaria de tirar umas duvidas. – Dallas é uma cidade considerada cara para se viver? – Quantos % de imposto são pagos no salario em Dallas? 30%? – Sou casado e tenho 1 filho, 115 mil dólares anuais posso ter uma vida tranquila? Pagaria 30% desse valor de imposto? – Quanto seria um gasto médio de uma casa?( casa com 3 quartos e etc) no caso luz , água , internet, televisão , enfim custo mensal de uma casa de família? – No caso de minha esposa, seria… Read more »
Alex
Visitante

A dupla tributação só ocorre se recebo dinheiro de pessoa jurídica no Brasil? Ou toda mesada que receber conta? Aqui nos EUA eu trabalho, e pago imposto aqui somente.

Alguma ideia?

Valeu.

estenio
Visitante
Tipo pra mim tanto faz o lugar, desde que tenha um emprego. Eu nasci em são paulo maior cidade do brasil então creio que me acostumo em muitos lugares lá. Mas assim eu leio por ai que tem lugares que é mais fácil pra estrangeiro vc saberia algum? Eu vi o link que vc me passou e parece que no meu caso que não tenho nenhum parente, não sou contratado de nenhuma empresa ou casado com uma americana é mais fácil tirar o visto H-2B certo que é um visto que dura um ano e que pode ser renovado para… Read more »
estenio
Visitante
Olá, estava pensando em ir morar nos EUA o ano que vem sei que não é fácil, mas estaria disposto a tentar mesmo que seja para começar uma nova vida. Meu único medo é chegar lá sem conhecer ninguém só na cara e na coragem sem ter emprego nenhum. Tenho algum dinheiro com o qual eu poderia passar umas semanas lá. Gostaria de saber Se há algum lugar bom pra quem quer ir morar lá, e se ao chegar lá é muito difícil de conseguir um emprego nem que seja em mercado. Meu inglês não é fluente mas eu consigo… Read more »
salomao
Visitante

advogado foi mim indicado pela Barbara do banco do brasil miami
13056002033. brasil 551132800901 adivogado .joao jung
ob. ainda naoo falei com ele ok

simone
Visitante

Tenho interesse em abrir uma empresa na california. Preciso de um advogado para me dar uma consultoria e me ajudar legalmente na abertura. VocÊs podem indicar alguém?? obrigada

Leo Barriola
Visitante

Onde tiro esta Declaração de Saída Definitiva do País (DSDP)
e no consulado ???

Christopher Matos
Visitante
Ola, me chamo Christopher tenho 23 anos, pretendo ir morar nos States, porém não possuo parentes, empregador, nada lá, não tenho passaporte ainda pretendo tira-lo daqui 2 meses, terei 8 meses para me preparar melhor para ir, a principio vou como estudante para melhorar meu inglês e possivelmente trabalhar para me manter, gostaria e quero muito viver lá e possivelmente não regressar para o Brasil, minha intenção lá e fazer uma faculdade de Engenharia Química ou Direito, sendo assim pergunto: 1 como conseguir morar la sem parentesco, sem me casar? 2 quanto tempo eu conseguiria ficar com visto de estudante,… Read more »
Lendl Santos
Visitante
Olá, primeiramanete parabenizo pelo seu blog, que acilia vários imigrantes. Queria tirar algumas duvidas. estou no terceiro ano do ensino médio e esse ano termino o mesmo, estou com 16 anos e estou planejando a 6 meses o intercâmbio particular para abril de 2015, estarei com 17 anos, queria saber se nessa idade já posso tirar o green card? para estagio como Mc donald´s, BK (exemplo). Queria passar 1 ano, para ter experiencia no inglês. É fácil tirar uma autorização para de menor embarcar sozinho para os EUA? Já estou com o dinheiro da passagem e o passaporte está feito,… Read more »
Jsé de Ribamar
Visitante

Bom dia. Estarei me formando em Tecnologia de Redes, com enfoque em Segurança da Informação em junho de 2015. Pretendo ainda tirar algumas certificações aqui no Brasil, mas gostaria de tirar outras, morar e trabalhar nos EUA, na minha área. Gostaria de saber o que é preciso, como está este campo aí e como é considerada a remuneração. Seria fácil conseguir um visto para morar nos EUA com essas condições?

wpDiscuz