Nós brasileiros imigrantes somos mini-embaixadores do Brasil.  Em nosso comportamento do dia-a-dia nós passamos uma mensagem para o mundo de quem somos, de que valores temos, no que acreditamos, e do que é a nossa cultura.  Essa é uma responsabilidade muito grande que todos nós devemos levar muito a sério.

Muitas vezes não existe uma opinião formada na mente dos Americanos ou de outros povos de quem são os brasileiros.  Algumas vezes eles presumem que temos certas características que na verdade não se aplicam.  A mais óbvia é assumir que como latinos, nossa cultura é a mesma que a de qualquer outra pessoa proveniente da América do Sul – muitos ainda presumem que falamos espanhol!

Por falar em língua, o Português tem uma entonação única, e é até engraçado observar como os americanos ficam com uma pulga atrás da orelha quando nos ouvem falar, tentando descobrir que língua é esta que parece uma mistura de espanhol com francês.  Outra coisa engraçada é quando nos ouvem falar no telefone, mas não conseguem descobrir de onde vem o sotaque.  Pessoalmente já fui confundido com nórdicos, hispanos, e até africanos!

Fisicamente, não temos uma característica única.   Somos um verdadeiro “melting pot” com tanta diversidade quanto os próprios americanos.  Por isso geralmente não somos facilmente identificados como brasileiros.  Porém existe um fator bastante interessante que já ouvi falar em vários meios.  Somos considerados um povo muito bonito!

Temos também a reputação de sermos um povo caloroso, bem humorado e trabalhador.  Mas infelizmente em alguns casos também somos conhecidos como não muito confiáveis.

Como brasileiro vivendo fora do Brasil, a cada interação que você tiver com um povo estrangeiro, pense bastante sobre a importância do seu papel como um representante do seu país.  Passe sempre o que há de melhor do nosso povo, a nossa alegria, calor humano, e vontade de vencer.  Isso é muito importante para o Brasil como um todo, mas também para cada um de nós imigrantes. 

É muito bom quando somos vistos de uma forma positiva por sermos brasileiros.  Por outro lado, é muito desagradável quando alguém teve uma experiência ruim com outro brasileiro e atribui as mesmas características a nós. 

Pense nisto – a sua responsabilidade como mini-embaixador do Brasil é muito grande!

Deixe um comentário

2 Comentários em "A Cara do Imigrante Brasileiro"

avatar
um Brasileiro
Visitante

… o mundo não carece e nem merece mini-embaixadores com o curriculum comportamental moral do nosso nível.

um Brasileiro
Visitante
Eu creio que nós, brasilerios, antes de nos propagarmos como “mini-embaixadores” para o mundo, deveríamos realizar um curso de nível “bem” superior de Boa Conduta Moral. Pois, se depender de brasileiros como mini-embaixadores por ai, propagando a nossa cultura anarquista – não teremos êxito algum; haja vista, boa parte de nós que se dirigem ao exterior sermos cada vez mais mal vistos por outras etnias mundo à fora, em virtude de nossa péssima conduta ética. Um embaixador é um termo muito refinado e polido para se utilizar nessa questão. Espero que não sejamos taxados de “Mini-embaixadores da Anarqia e da… Read more »
wpDiscuz