Imigração

Vivendo Feliz nos Estados Unidos

Quais são as chances de ser feliz nos Estados Unidos?

Após participar como colaborador deste site por alguns meses e ler os comentários postados nos últimos anos, posso garantir que este é um sonho de muitos brasileiros: Ser feliz nos Estados Unidos!  Existe muita informação disponível sobre este assunto, com muitos tópicos, opiniões e teorias.  Os brasileiros que estão lendo os artigos publicados neste site e enviando perguntas demonstram que estão interessados em aprender e progredir.

Entretanto, depois de viver neste país por mais de 15 anos e ouvir/ler este tipo de perguntas, eu percebi que a maioria dos brasileiros não está encarando o problema de uma forma honesta e eficiente.

Para ajudá-los eu estou oferecendo algumas dicas, baseadas em fatos, notícias, leis e opiniões do povo americano e imigrantes que vivem aqui legalmente.

Saindo do Brasil?

Se você não está feliz no Brasil isso significa que talvez você não goste do Brasil ou não goste do estilo de vida, leis, cultura, comportamento, economia, etc.  Se você escolheu mudar para os EUA, isto significa que você deve ter feito uma pesquisa metódica e profunda a respeito do estilo de vida nos EUA e o resultado desta pesquisa agradou a você.

Ao chegar nos EUA você decosbrirá que algumas coisas são um pouco diferentes daqueles resultados da sua pesquisa.

As nossas conclusões, baseadas nos fatos acima, são de que você é diferente da maioria dos brasileiros, você não gosta de viver no Brasil e você está disposto a fazer sacrifícios.

Tem certeza que você quer ficar por aqui?

Você tem duas opções: Ficar aqui ou voltar para o Brasil.  Não vamos discutir a volta para o Brasil, pois você já sabe com é a vida por lá.  Ficando por aqui, você tem outras duas opções: Ficar aqui legalmente ou ilegalmente.

Crime significa violação grave da lei. Ilegal significa contrário à lei. Então, ilegal e crime significam a mesma coisa.  Se você optar por permanecer aqui nos EUA ilegalmente, você estará violando a lei, portanto você está cometendo um crime. E como criminoso (ilegal) você não é merecedor de certos benefícios…

Como você se sente quando o noticiário brasileiro apresenta o custo para alimentar um criminoso nas cadeias do Brasil e compara com o custo para alimentar uma criança abandonada ou subnutrida?

Revoltado?

Quando um Americano sai para procurar emprego, benefícios hospitalares, empréstimos em bancos e outros benefícios, às vezes ele se deparam com pessoas que vivem aqui ilegalmente e que já estão desfrutando destes benefícios. Então a porta fecha na cara do americano. Ou o benefício custa mais caro. Como você acha que este americano, ou um imigrante legal (que pagou um preço financeiro e emocional enorme para viver aqui legalmente) se sentem neste momento?

É isso mesmo, você acertou! Eles se sentem revoltados. Da mesma forma que você se sentiu quando assistiu o noticiário a respeito dos presidiários comendo 3 ou 4 refeições por dia enquanto criancinhas abandonadas não tem onde morar e nem tampouco o que comer.

Agora você entende a intolerância e revolta por parte de alguns americanos e imigrantes legais.

Se você optar por viver aqui legalmente, a sua vida será muito mais fácil:  Empréstimos financeiros, aposentadoria, casa própria, educação, assistência médica, direito de sair/entrar no país, etc.

Mas, tem outro detalhe: Lembra quando você estava no Brasil? Vivendo uma vida de brasileiro? Fazendo coisas que brasileiros fazem? Então pense da seguinte maneira: Se você trouxer este estilo de vida para cá, você eventualmente transformará os EUA num Brasil!

E então para onde você vai mudar?

Quando você decidir viver aqui nos EUA pense a respeito: Venha para os EUA legalmente e NÃO tente mudar o estilo de vida americano.  Tem mais:

O Americano tem muito orgulho de ser Americano!

E o Americano sabe que:

  • Você veio para os EUA porque você escolheu, a opção foi sua.
  • Ninguém lhe obrigou a vir para cá.
  • Você não foi convidado!
  • Você é um estrangeiro aqui!

Você quer ser bem recebido e bem tratado pelos americanos? Aprenda a viver como um Americano e ajude a manter os EUA do jeito que está. Afinal de contas, foi isto que atraiu você, certo?

Para obter o direito de viver aqui legalmente você tem várias opções:

  • Casar-se com um(a) americano(a) (casamento entre pessoas do mesmo sexo não vale para fins de imigração);
  • Casar-se com uma pessoa portadora de Green Card;
  • Ser pai/mãe de um(a) americano(a);
  • Ser filho(a) de americano(a);
  • Ser irmão(ã) de americano(a), etc.

Você percebeu que em todas as opções acima mencionadas você obtém o direito através de alguém que já tem o direito?

Então você está pronto para mais uma lógica: O Governo Americano não concede estes benefícios para você por sua causa! O Governo Americano concederá estes benefícios para você por causa de uma pessoa que já tem estes benefícios. Em outras palavras: O Governo Americano concede aos americanos o direito de viver junto com a família.

Antes de fazer uma consulta, perguntas ou pesquisas lembre-se de que o objetivo do Governo Americano não é fazer você feliz ou facilitar a sua vida. O objetivo do Governo Americano é procurar o bem estar dos americanos!

Existem, é claro outras opções para obter o Green Card:

Loteria do Green Card e Green Card para Investidores.

  • Para participar da loteria do Green Card você precisa ler as informações que são publicadas em Outubro de cada ano. Nos últimos anos o Brasil não participou, portanto, você não pôde entrar. Bem, poder até poderia, mas você seria desqualificado imediatamente.
  • Quanto ao visto de investidor a situação é um pouco mais fácil se você tiver US$ 1.000.000 para investir aqui nos EUA. Outros requisitos são de que você crie um empreendimento que empregará 10 americanos/imigrantes legais no mínimo e tenha experiência comprovada no ramo de atuação da empresa que você está estabelecendo.

Outras opções que estão sendo pesquisadas por um número grande de brasileiros são trabalhar para uma empresa americana ou ter um talento especial.

Para obter o Green Card através de trabalho você deve entender a lógica do processo.

Por que o Governo Americano deveria dar a você um Green Card para trabalhar numa empresa aqui nos EUA?

Resposta: Porque o empregador não conseguiu achar uma pessoa que tem as suas qualidades entre 300 milhões de americanos!

Bom, você é “especial”. O empregador preencheu todos os papéis e a Imigração mordeu a isca. Agora você tem o seu Green Card e já está trabalhando aqui. Calma, o processo recém começou. Pelos próximos 10 anos o seu empregador devera provar, periodicamente, junto a Imigração que ele está procurando ativamente através de anúncios em jornais, por exemplo, um trabalhador que possa substituir você. E, se ele achar, arrume as suas malas e volte para o Brasil.

É claro que existem outras opções, entretanto não são tão comuns como as listadas anteriormente.

Antes de finalizar e oferecer alguns sites e mais fontes de informação, lembre-se de que quando você mente, ou omite a verdade, você está fazendo uma aposta. E existe a possibilidade de perder. Portanto, quando você começar a mentir nos formulários da Imigração ou durante a entrevista lembre-se de que a Lei Americana prevê a perda de todos os benefícios acarretados devido àquela mentira. O Governo tem o direito e a obrigação de cumprir a lei, e a lei manda que você perca o Green Card ou até mesmo a cidadania.

Aqui vão alguns sites que podem ajudá-los:

Como obter vistos e quais tipos de vistos estão disponíveis:

Site oficial do Departamento de Estado:

http://travel.state.gov/visa/visa_1750.html

Como obter benefícios junto com a imigração:

Site oficial da Imigração:

http://www.uscis.gov/portal/site/uscis/

Trabalhar como “au-pair”:

Não é um site oficial do governo, mas tem boas informações:

http://www.aupair.com/

Loteria do Green Card:

Site oficial do Departamento de Estado:

http://www.dvlottery.state.gov/

http://travel.state.gov/visa/immigrants/types/types_1318.html

Consulado Americano no Brasil:

Site oficial do Consulado Americano em São Paulo:

http://www.embaixada-americana.org.br/index.php?action=materia&id=1886&submenu=7&itemmenu=58

Serviços para-legais para imigrantes (primeira consulta grátis):

usa.immigration@live.com

Neste site (http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/) você pode encontrar muitos artigos que ajudam a entender o estilo de vida e as leis dos EUA. Alguns artigos até dão dicas a respeito de aprender a falar inglês, trabalho, moradia, bolsas de estudo, etc. Leia estes artigos e leia também as perguntas e respostas dos leitores e colaboradores. Aprenda o máximo que você puder.

Para refletir:

“Serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, Coragem para mudar as que podem e Sabedoria para distinguir entre elas.”

Em outras palavras:

  • Serenidade para aceitar que não posso mudar o Brasil!
  • Coragem para mudar do Brasil para outro País.
  • Sabedoria para aprender a viver nesse País que eu escolhi para viver.

Boa Sorte.

Marcos Martins

Nascido Carioca e criado Gaúcho. Residente em Las Vegas, NV. Marcos é Tradutor Juramentado e Notário Público. Ele é proprietário da empresa Absolute Training LLC, especializada em Segurança Pessoal e do Trabalho, Cursos de Armas de Fogo. Ele é também instrutor na área Paramédica e de cursos de CPR e instrutor no Sistema de Aprendizado Nacional para Eletricistas Sindicalizados (IBEW – EJATC).

Inscrever-se
Notificar de
guest

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

253 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Marcia D.
Marcia D.
13 anos atrás

Marcos,
acho que nao fui muito clara no primeiro texto. Estou no Brasil e nao posso voltar agora, sou casada a dois anos com um americano e porisso tenho o Social security e o Rp que vence em junho2012.Eu teria que revalidar meu Rp, mas deveria estar nos EUA e enviar o pedido 90 dias antes do vencimento. Como fica minha situação se eu permanecer no Brasil ainda por um tempo?

Marcia Duque
Marcia Duque
13 anos atrás

Ola, possuo o social security e o permanent resident com vencimento em junho(estou no Brasil a 5 meses) e pra receber o P.Resident tenho que me apresentar nos EUA, acho que com o risco de perder este direito (P.R.). A pergunta é, se eu ainda precisar continuar no Brasil (estou com minha mae muito doente)Posso depois pedir um visto de turista e entao dar inicio a este processo ja que sou casada com americano?

Redação do site Brasileiros nos Estados Unidos
Admin

Elisete,

Só depois dela completar 21 anos de idade, e mesmo assim ela pode patrocinar o green card, não passar a cidadania.

Redação do site Brasileiros nos Estados Unidos
Admin

Renata,

Você teria que encontrar um empregador que concorde em lhe patrocinar o visto de trabalho. Tecnicamente qualquer empregador com um Tax ID pode fazer a petição para um visto H-1B, mas tem que provar que não consegue empregar um americano qualificado. Veja mais informações aqui:
http://www.workpermit.com/us/investor_h-1b.htm

Elisete
Elisete
13 anos atrás

Tenho uma neta com 03 anos que nasceu no E.U.A. . Ela tem um irmão brasileior com 09 anos. Ela poderá dar a cidadania a este irmão? Com quantos anos que ela tem que estar para aplicar a cidadania ao irmão. É muito complicado? Fico aguardando anciosa por uma resposta.

Renata
Renata
13 anos atrás

Estou pensando na possibilidade de morar nos EUA. Sou dentista, tenho 2 pós graduações em implantodontia e prótese. Estou estudando para o NBDE e gostaria de saber se eu conseguir visto de estudante ( já tenho de turista) através da universidade eu posso converter em visto de trabalho depois? Qualquer pessoa poderia ser meu sponsor? Tipo qualquer dentista poderia me contratar e pedir visto ou só empresas?

Redação do site Brasileiros nos Estados Unidos
Admin

Paula,

Psicologia também varia de estado para estado e a maioria dos estados requer um doutorado em psicologia e resultado positivo na prova EPPP. Veja mais detalhes aqui:
http://www.asppb.net/i4a/pages/index.cfm?pageid=3495

Paula
Paula
13 anos atrás

Obrigado pela resposta…mas isso vale também para psicologia ?

Redação do site Brasileiros nos Estados Unidos
Admin

Paula,

Sim, você precisa de licença para exercer a profissão, e os exatos procedimentos dependem de estado para estado. Você provavelmente precisará de uma formação acadêmica nos EUA. Medicina é mais competitivo e difícil.

Paula
Paula
13 anos atrás

Olá, eu gostaria de saber como fica a situação de trabalho para um médico e psicólogo nos EUA. Gostaria de saber se precisa de algum tipo de licença para exercer ambas profissões. e qual delas tem o maior nível de dificuldade caso haja alguma licença ou alguma coisa do tipo, e qual seria o nível de dificuldade para trabalhar na área. e qual seria a formação exigida para exercer a profissão ?

Obrigado !

Redação do site Brasileiros nos Estados Unidos
Admin

Vinicius,

Veja informações sobre a obtenção da cidadania aqui:
http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/como-se-tornar-cidadao-americano/

Vinicius
Vinicius
13 anos atrás

Olá, gostei muito das informações dadas por este site, muito bom mesmo. Gostaria muito de ir trabalhar nos EUA, sonho de infância, hoje com 16 anos quero entender como ir para lá, definitivamente, gostaria muito de trabalhar como Policial lá, já que aqui as condições não são as mesmas. Só que ainda estou meio confuso, como consigo morar lá através da “Cidadania”? Eu sendo menor já posso começar esse processo, até por que é um processo demorado..
Agradeço desde já !

Redação do site Brasileiros nos Estados Unidos
Admin

Alessandra,

Sua estória está inconsistente, o que pode causar problemas com a imigração. Você diz que quer ir estudar e não tem intenção de ficar ilegal, mas por outro lado está largando tudo, casa, emprego, etc. Como que você irá ficar legalmente? Não está fazendo sentido.

Alessandra Copetti
Alessandra Copetti
13 anos atrás

Olá..Primeiramente parabéns pelo blog, tenho visto muita coisa fantasiosa em relação à migração e realmente o trabalho de vocês está elucidativo porém sem essa visão romântica da coisa. Meu questionamento é o seguinte.. Enfim, eu, marido, filhos, gatos e cachorros (é serio!) chegamos a um consenso familiar e financeiro que queremos passar ao menos 1 ano nos EUA, eu e meu marido faremos um curso intensivo de inglês e as crianças, irão na qualidade de acompanhantes e poderão frequentar escola pública. Não tenho a menor intenção de ficar ilegal nos EUA, porém quero ir literalmente de mala e cuia durante… Leia mais »

Antonio
Antonio
13 anos atrás

Refazendo a pergunta:

Digamos q eu tenha mto, mto dinheiro e quero comprar uma casa para morar nos EE.UU., em qq lugar, n tenho o green card e n preciso trabalhar, é possível?

Redação do site Brasileiros nos Estados Unidos
Admin

Mariana,

Você pode comprar e alugar coisas, mas isso não significa que você possa morar e trabalhar sem o green card.

Mariana
Mariana
14 anos atrás

Entendi, então posso comprar carro e alugar casa numa boa, mesmo não tendo greencard? Ótimo saber disso! E para mulheres que vão pra lá, pra arrumar emprego é facil ? Qual voce acha melhor e que da um dinheiro bom ?

Redação do site Brasileiros nos Estados Unidos
Admin

Mariana,

Infelizmente não é possível obter o green card através de tios. Você pode alugar casa, comprar carro, etc. Abrir conta em banco pode ser mais difícil porque você vai precisar do social security number.

Mariana
Mariana
14 anos atrás

Olá,
tenho algumas perguntinhas e acho que podera me ajudar. Tenho uma tia que mora nos estados unidos, é casada com um americano, e ja tem nacionaldade ameicana. Ela sendo minha tia, pode tentar pedir um greencard pra mim ? A outra pergunta é, eu e meu namorado estamos planejando em passar alguns meses por la, e gostaria de saber se, como turistas nos poderiamos abrir contas, comprar carro, alugar casa etc … Obrigada !!!

Redação do site Brasileiros nos Estados Unidos
Admin

Ana Maria,

Não sei que pergunta você fez, nem onde colocou. Seria mais fácil fazer a pergunta de novo.

253
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x