Vivendo Feliz nos Estados Unidos

Quais são as chances de ser feliz nos Estados Unidos?

Após participar como colaborador deste site por alguns meses e ler os comentários postados nos últimos anos, posso garantir que este é um sonho de muitos brasileiros: Ser feliz nos Estados Unidos!  Existe muita informação disponível sobre este assunto, com muitos tópicos, opiniões e teorias.  Os brasileiros que estão lendo os artigos publicados neste site e enviando perguntas demonstram que estão interessados em aprender e progredir.

Entretanto, depois de viver neste país por mais de 15 anos e ouvir/ler este tipo de perguntas, eu percebi que a maioria dos brasileiros não está encarando o problema de uma forma honesta e eficiente.

Para ajudá-los eu estou oferecendo algumas dicas, baseadas em fatos, notícias, leis e opiniões do povo americano e imigrantes que vivem aqui legalmente.

Saindo do Brasil?

Se você não está feliz no Brasil isso significa que talvez você não goste do Brasil ou não goste do estilo de vida, leis, cultura, comportamento, economia, etc.  Se você escolheu mudar para os EUA, isto significa que você deve ter feito uma pesquisa metódica e profunda a respeito do estilo de vida nos EUA e o resultado desta pesquisa agradou a você.

Ao chegar nos EUA você decosbrirá que algumas coisas são um pouco diferentes daqueles resultados da sua pesquisa.

As nossas conclusões, baseadas nos fatos acima, são de que você é diferente da maioria dos brasileiros, você não gosta de viver no Brasil e você está disposto a fazer sacrifícios.

Tem certeza que você quer ficar por aqui?

Você tem duas opções: Ficar aqui ou voltar para o Brasil.  Não vamos discutir a volta para o Brasil, pois você já sabe com é a vida por lá.  Ficando por aqui, você tem outras duas opções: Ficar aqui legalmente ou ilegalmente.

Crime significa violação grave da lei. Ilegal significa contrário à lei. Então, ilegal e crime significam a mesma coisa.  Se você optar por permanecer aqui nos EUA ilegalmente, você estará violando a lei, portanto você está cometendo um crime. E como criminoso (ilegal) você não é merecedor de certos benefícios…

Como você se sente quando o noticiário brasileiro apresenta o custo para alimentar um criminoso nas cadeias do Brasil e compara com o custo para alimentar uma criança abandonada ou subnutrida?

Revoltado?

Quando um Americano sai para procurar emprego, benefícios hospitalares, empréstimos em bancos e outros benefícios, às vezes ele se deparam com pessoas que vivem aqui ilegalmente e que já estão desfrutando destes benefícios. Então a porta fecha na cara do americano. Ou o benefício custa mais caro. Como você acha que este americano, ou um imigrante legal (que pagou um preço financeiro e emocional enorme para viver aqui legalmente) se sentem neste momento?

É isso mesmo, você acertou! Eles se sentem revoltados. Da mesma forma que você se sentiu quando assistiu o noticiário a respeito dos presidiários comendo 3 ou 4 refeições por dia enquanto criancinhas abandonadas não tem onde morar e nem tampouco o que comer.

Agora você entende a intolerância e revolta por parte de alguns americanos e imigrantes legais.

Se você optar por viver aqui legalmente, a sua vida será muito mais fácil:  Empréstimos financeiros, aposentadoria, casa própria, educação, assistência médica, direito de sair/entrar no país, etc.

Mas, tem outro detalhe: Lembra quando você estava no Brasil? Vivendo uma vida de brasileiro? Fazendo coisas que brasileiros fazem? Então pense da seguinte maneira: Se você trouxer este estilo de vida para cá, você eventualmente transformará os EUA num Brasil!

E então para onde você vai mudar?

Quando você decidir viver aqui nos EUA pense a respeito: Venha para os EUA legalmente e NÃO tente mudar o estilo de vida americano.  Tem mais:

O Americano tem muito orgulho de ser Americano!

E o Americano sabe que:

  • Você veio para os EUA porque você escolheu, a opção foi sua.
  • Ninguém lhe obrigou a vir para cá.
  • Você não foi convidado!
  • Você é um estrangeiro aqui!

Você quer ser bem recebido e bem tratado pelos americanos? Aprenda a viver como um Americano e ajude a manter os EUA do jeito que está. Afinal de contas, foi isto que atraiu você, certo?

Para obter o direito de viver aqui legalmente você tem várias opções:

  • Casar-se com um(a) americano(a) (casamento entre pessoas do mesmo sexo não vale para fins de imigração);
  • Casar-se com uma pessoa portadora de Green Card;
  • Ser pai/mãe de um(a) americano(a);
  • Ser filho(a) de americano(a);
  • Ser irmão(ã) de americano(a), etc.

Você percebeu que em todas as opções acima mencionadas você obtém o direito através de alguém que já tem o direito?

Então você está pronto para mais uma lógica: O Governo Americano não concede estes benefícios para você por sua causa! O Governo Americano concederá estes benefícios para você por causa de uma pessoa que já tem estes benefícios. Em outras palavras: O Governo Americano concede aos americanos o direito de viver junto com a família.

Antes de fazer uma consulta, perguntas ou pesquisas lembre-se de que o objetivo do Governo Americano não é fazer você feliz ou facilitar a sua vida. O objetivo do Governo Americano é procurar o bem estar dos americanos!

Existem, é claro outras opções para obter o Green Card:

Loteria do Green Card e Green Card para Investidores.

  • Para participar da loteria do Green Card você precisa ler as informações que são publicadas em Outubro de cada ano. Nos últimos anos o Brasil não participou, portanto, você não pôde entrar. Bem, poder até poderia, mas você seria desqualificado imediatamente.
  • Quanto ao visto de investidor a situação é um pouco mais fácil se você tiver US$ 1.000.000 para investir aqui nos EUA. Outros requisitos são de que você crie um empreendimento que empregará 10 americanos/imigrantes legais no mínimo e tenha experiência comprovada no ramo de atuação da empresa que você está estabelecendo.

Outras opções que estão sendo pesquisadas por um número grande de brasileiros são trabalhar para uma empresa americana ou ter um talento especial.

Para obter o Green Card através de trabalho você deve entender a lógica do processo.

Por que o Governo Americano deveria dar a você um Green Card para trabalhar numa empresa aqui nos EUA?

Resposta: Porque o empregador não conseguiu achar uma pessoa que tem as suas qualidades entre 300 milhões de americanos!

Bom, você é “especial”. O empregador preencheu todos os papéis e a Imigração mordeu a isca. Agora você tem o seu Green Card e já está trabalhando aqui. Calma, o processo recém começou. Pelos próximos 10 anos o seu empregador devera provar, periodicamente, junto a Imigração que ele está procurando ativamente através de anúncios em jornais, por exemplo, um trabalhador que possa substituir você. E, se ele achar, arrume as suas malas e volte para o Brasil.

É claro que existem outras opções, entretanto não são tão comuns como as listadas anteriormente.

Antes de finalizar e oferecer alguns sites e mais fontes de informação, lembre-se de que quando você mente, ou omite a verdade, você está fazendo uma aposta. E existe a possibilidade de perder. Portanto, quando você começar a mentir nos formulários da Imigração ou durante a entrevista lembre-se de que a Lei Americana prevê a perda de todos os benefícios acarretados devido àquela mentira. O Governo tem o direito e a obrigação de cumprir a lei, e a lei manda que você perca o Green Card ou até mesmo a cidadania.

Aqui vão alguns sites que podem ajudá-los:

Como obter vistos e quais tipos de vistos estão disponíveis:

Site oficial do Departamento de Estado:

http://travel.state.gov/visa/visa_1750.html

Como obter benefícios junto com a imigração:

Site oficial da Imigração:

http://www.uscis.gov/portal/site/uscis/

Trabalhar como “au-pair”:

Não é um site oficial do governo, mas tem boas informações:

http://www.aupair.com/

Loteria do Green Card:

Site oficial do Departamento de Estado:

http://www.dvlottery.state.gov/

http://travel.state.gov/visa/immigrants/types/types_1318.html

Consulado Americano no Brasil:

Site oficial do Consulado Americano em São Paulo:

http://www.embaixada-americana.org.br/index.php?action=materia&id=1886&submenu=7&itemmenu=58

Serviços para-legais para imigrantes (primeira consulta grátis):

usa.immigration@live.com

Neste site (http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/) você pode encontrar muitos artigos que ajudam a entender o estilo de vida e as leis dos EUA. Alguns artigos até dão dicas a respeito de aprender a falar inglês, trabalho, moradia, bolsas de estudo, etc. Leia estes artigos e leia também as perguntas e respostas dos leitores e colaboradores. Aprenda o máximo que você puder.

Para refletir:

“Serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, Coragem para mudar as que podem e Sabedoria para distinguir entre elas.”

Em outras palavras:

  • Serenidade para aceitar que não posso mudar o Brasil!
  • Coragem para mudar do Brasil para outro País.
  • Sabedoria para aprender a viver nesse País que eu escolhi para viver.

Boa Sorte.

Marcos Martins

Nascido Carioca e criado Gaúcho. Residente em Las Vegas, NV. Marcos é Tradutor Juramentado e Notário Público. Ele é proprietário da empresa Absolute Training LLC, especializada em Segurança Pessoal e do Trabalho, Cursos de Armas de Fogo. Ele é também instrutor na área Paramédica e de cursos de CPR e instrutor no Sistema de Aprendizado Nacional para Eletricistas Sindicalizados (IBEW – EJATC).

253
Deixe um comentário

avatar
241 Comment threads
12 Thread replies
8 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
122 Comment authors
Ana Cibele MatiasCrisMARCELO SILVACarolRuy Recent comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Redação BNEU
Admin

Daniel,

É difícil dizer. Você tem que mostrar estabilidade no Brasil e capacidade financeira para custear sua viagem.

Vicente
Visitante
Vicente

Quero passar 2 anos nos EUA, meu filho tem 1 ano e 8 meses e quero que estude la.
Pretendo Alugar uma casa, fazer um leasing de um carro etc
Nao pretendo trabalhar durante este periodo.
Neste período fico como turista ?
É melhor eu pegar uma carta de uma amigo americano me convidando para um estagio na empresa dele por 2 anos ?

Daniel
Visitante
Daniel

Olá, estou iniciando meu processo pra tentar o visto e queria saber se podem me ajudar numa dúvida: Tenho 21 anos sou auxiliar administrativo, e tenho minha carteira de salário assinada apenas com 1 salario… sou academica de uma universidade Federal e tenho uma moto no meu nome! vou custear a viagem com uma poupança que venho fazendo desde os 14 anos.. aumento minha renda de 1 salario, pq dou aulas de reforço a 8 adolescentes, mas não tenho documentos que comprovem isso…acha dificil que eu consiga o visto? com quais vinculos eu poderia reforça? PS: estou tentando um visto… Read more »

Marcos
Visitante

Muito obrigado pela rápida resposta Marcos… Agora sem querer abusar, eu tenho outra dúvida. No caso de eu ir visita-lo somente durante um periodo de 20 a 30 dias. Uma carta dele ao consulado se responsabilizando pela minha estadia la, ajudaria no processo de visto turistico? Me preocupo pois não tenho casa propria aqui.
Obrigado
Marcos

Redação BNEU
Admin

Marcos,

Não diretamente. Seu tio poderia tentar patrocinar o green card de sua mãe, e ela por sua vez patrocinaria o seu, mas isso levaria vários anos.

Marcos
Visitante

Olá a todos.
Preciso de um auxilio e opiniões.
Tenho um tio (irmão da minha mãe) que mora na california ha mais de 40 anos (legalizado com greencard, filhos e netos).
Ele sempre me convida para ir pra la independente do meu objetivo. Queria saber se existe alguma facilidade para eu conseguir o visto e/ou trabalhar legalmente la. Tenho 24 anos, sou pós-graduado.
Muito obrigado.
Marcos

Renato Alves
Membro

Marcos, Gostei do seu texto. Estava por muito tempo insatisfeito com a vida no Brasil e por uma serie de motivos que nem vou citar porque todos sabemos. Estou ha 1 ano vivendo nos EUA e ja me sinto completamente adaptado ao estilo de vida na America. Gostei muito quando voce falou sobre vir morar aqui e trazer o Brasil na mala. Infelizmente muitos brasileiros que aqui vivem acham que podem fazer aqui o que faziam no Brasil e esquecem-se que estao “na casa dos outros” como por exemplo churrascada ate o amanhecer com barulho, etc. Nada contra o churrasco… Read more »

JUSSARA ALVES ROCHA
Visitante
JUSSARA ALVES ROCHA

Gostaria de saber se eu tenho a chance de retornar a turismo para os EUA com minha filha cidadã americana, hoje com 5 anos de idade. Retornei para o Brasil quando ela tinha 6 meses.

Obrigada!

Redação BNEU
Admin

Wagner,

Os anúncios em Espanhol aparecem automaticamente através do sistema Google. Não temos controle sobre esses anúncios.

Wagner
Visitante
Wagner

Marcos, entrei nesse site por acaso e gostei de seu artigo. Estou radicado aqui ha’ decadas. O que me irritou foram esses anuncios em Espanhol.

Érika
Visitante
Érika

Muito boa a sua matéria !
Mostra que não é fácil realizar o tal ” sonho americano ” – o povo daí demorou muito tempo e ” ralou ” um bocado … não pretendem deixar o castelo desmoronar – com toda a razão !
Prá realizar o sonho tem que suar , ser realista !
Muito elucidativo !
Obrigada !
O site é maravilhoso ! Parabéns !

Redação BNEU
Admin

Andre,

Sem um patrocinador as chances são remotas. Não, desejo de se estabelecer não conta. Veja mais informações aqui:
http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/como-obter-um-green-card/

Andre de Almeida
Visitante
Andre de Almeida

Otima materia…

Tirando a parte que é mais dificil do que eu imaginava em morar nos estados unidos… Mas pelo visto é bem mais dificil morar ai… principalmente para conseguir ou cidadania ou o green card… é um processo muito longo e complicado, e fora vc ainda corre o risco de não conseguir e viver ilegalmente ai…

Qual a chances de uma pessoa se mudar para os estados unidos e mesmo sem emprego conseguir o green card? o desejo de se estabelecer nos estados unidos não conta?

Agradeço sua resposta.

Juliana
Visitante
Juliana

Adorei sua explicacao !!!

1 2 3 13