Quais são as chances de ser feliz nos Estados Unidos?

Após participar como colaborador deste site por alguns meses e ler os comentários postados nos últimos anos, posso garantir que este é um sonho de muitos brasileiros: Ser feliz nos Estados Unidos!  Existe muita informação disponível sobre este assunto, com muitos tópicos, opiniões e teorias.  Os brasileiros que estão lendo os artigos publicados neste site e enviando perguntas demonstram que estão interessados em aprender e progredir.

Entretanto, depois de viver neste país por mais de 15 anos e ouvir/ler este tipo de perguntas, eu percebi que a maioria dos brasileiros não está encarando o problema de uma forma honesta e eficiente.

Para ajudá-los eu estou oferecendo algumas dicas, baseadas em fatos, notícias, leis e opiniões do povo americano e imigrantes que vivem aqui legalmente.

Saindo do Brasil?

Se você não está feliz no Brasil isso significa que talvez você não goste do Brasil ou não goste do estilo de vida, leis, cultura, comportamento, economia, etc.  Se você escolheu mudar para os EUA, isto significa que você deve ter feito uma pesquisa metódica e profunda a respeito do estilo de vida nos EUA e o resultado desta pesquisa agradou a você.

Ao chegar nos EUA você decosbrirá que algumas coisas são um pouco diferentes daqueles resultados da sua pesquisa.

As nossas conclusões, baseadas nos fatos acima, são de que você é diferente da maioria dos brasileiros, você não gosta de viver no Brasil e você está disposto a fazer sacrifícios.

Tem certeza que você quer ficar por aqui?

Você tem duas opções: Ficar aqui ou voltar para o Brasil.  Não vamos discutir a volta para o Brasil, pois você já sabe com é a vida por lá.  Ficando por aqui, você tem outras duas opções: Ficar aqui legalmente ou ilegalmente.

Crime significa violação grave da lei. Ilegal significa contrário à lei. Então, ilegal e crime significam a mesma coisa.  Se você optar por permanecer aqui nos EUA ilegalmente, você estará violando a lei, portanto você está cometendo um crime. E como criminoso (ilegal) você não é merecedor de certos benefícios…

Como você se sente quando o noticiário brasileiro apresenta o custo para alimentar um criminoso nas cadeias do Brasil e compara com o custo para alimentar uma criança abandonada ou subnutrida?

Revoltado?

Quando um Americano sai para procurar emprego, benefícios hospitalares, empréstimos em bancos e outros benefícios, às vezes ele se deparam com pessoas que vivem aqui ilegalmente e que já estão desfrutando destes benefícios. Então a porta fecha na cara do americano. Ou o benefício custa mais caro. Como você acha que este americano, ou um imigrante legal (que pagou um preço financeiro e emocional enorme para viver aqui legalmente) se sentem neste momento?

É isso mesmo, você acertou! Eles se sentem revoltados. Da mesma forma que você se sentiu quando assistiu o noticiário a respeito dos presidiários comendo 3 ou 4 refeições por dia enquanto criancinhas abandonadas não tem onde morar e nem tampouco o que comer.

Agora você entende a intolerância e revolta por parte de alguns americanos e imigrantes legais.

Se você optar por viver aqui legalmente, a sua vida será muito mais fácil:  Empréstimos financeiros, aposentadoria, casa própria, educação, assistência médica, direito de sair/entrar no país, etc.

Mas, tem outro detalhe: Lembra quando você estava no Brasil? Vivendo uma vida de brasileiro? Fazendo coisas que brasileiros fazem? Então pense da seguinte maneira: Se você trouxer este estilo de vida para cá, você eventualmente transformará os EUA num Brasil!

E então para onde você vai mudar?

Quando você decidir viver aqui nos EUA pense a respeito: Venha para os EUA legalmente e NÃO tente mudar o estilo de vida americano.  Tem mais:

O Americano tem muito orgulho de ser Americano!

E o Americano sabe que:

  • Você veio para os EUA porque você escolheu, a opção foi sua.
  • Ninguém lhe obrigou a vir para cá.
  • Você não foi convidado!
  • Você é um estrangeiro aqui!

Você quer ser bem recebido e bem tratado pelos americanos? Aprenda a viver como um Americano e ajude a manter os EUA do jeito que está. Afinal de contas, foi isto que atraiu você, certo?

Para obter o direito de viver aqui legalmente você tem várias opções:

  • Casar-se com um(a) americano(a) (casamento entre pessoas do mesmo sexo não vale para fins de imigração);
  • Casar-se com uma pessoa portadora de Green Card;
  • Ser pai/mãe de um(a) americano(a);
  • Ser filho(a) de americano(a);
  • Ser irmão(ã) de americano(a), etc.

Você percebeu que em todas as opções acima mencionadas você obtém o direito através de alguém que já tem o direito?

Então você está pronto para mais uma lógica: O Governo Americano não concede estes benefícios para você por sua causa! O Governo Americano concederá estes benefícios para você por causa de uma pessoa que já tem estes benefícios. Em outras palavras: O Governo Americano concede aos americanos o direito de viver junto com a família.

Antes de fazer uma consulta, perguntas ou pesquisas lembre-se de que o objetivo do Governo Americano não é fazer você feliz ou facilitar a sua vida. O objetivo do Governo Americano é procurar o bem estar dos americanos!

Existem, é claro outras opções para obter o Green Card:

Loteria do Green Card e Green Card para Investidores.

  • Para participar da loteria do Green Card você precisa ler as informações que são publicadas em Outubro de cada ano. Nos últimos anos o Brasil não participou, portanto, você não pôde entrar. Bem, poder até poderia, mas você seria desqualificado imediatamente.
  • Quanto ao visto de investidor a situação é um pouco mais fácil se você tiver US$ 1.000.000 para investir aqui nos EUA. Outros requisitos são de que você crie um empreendimento que empregará 10 americanos/imigrantes legais no mínimo e tenha experiência comprovada no ramo de atuação da empresa que você está estabelecendo.

Outras opções que estão sendo pesquisadas por um número grande de brasileiros são trabalhar para uma empresa americana ou ter um talento especial.

Para obter o Green Card através de trabalho você deve entender a lógica do processo.

Por que o Governo Americano deveria dar a você um Green Card para trabalhar numa empresa aqui nos EUA?

Resposta: Porque o empregador não conseguiu achar uma pessoa que tem as suas qualidades entre 300 milhões de americanos!

Bom, você é “especial”. O empregador preencheu todos os papéis e a Imigração mordeu a isca. Agora você tem o seu Green Card e já está trabalhando aqui. Calma, o processo recém começou. Pelos próximos 10 anos o seu empregador devera provar, periodicamente, junto a Imigração que ele está procurando ativamente através de anúncios em jornais, por exemplo, um trabalhador que possa substituir você. E, se ele achar, arrume as suas malas e volte para o Brasil.

É claro que existem outras opções, entretanto não são tão comuns como as listadas anteriormente.

Antes de finalizar e oferecer alguns sites e mais fontes de informação, lembre-se de que quando você mente, ou omite a verdade, você está fazendo uma aposta. E existe a possibilidade de perder. Portanto, quando você começar a mentir nos formulários da Imigração ou durante a entrevista lembre-se de que a Lei Americana prevê a perda de todos os benefícios acarretados devido àquela mentira. O Governo tem o direito e a obrigação de cumprir a lei, e a lei manda que você perca o Green Card ou até mesmo a cidadania.

Aqui vão alguns sites que podem ajudá-los:

Como obter vistos e quais tipos de vistos estão disponíveis:

Site oficial do Departamento de Estado:

http://travel.state.gov/visa/visa_1750.html

Como obter benefícios junto com a imigração:

Site oficial da Imigração:

http://www.uscis.gov/portal/site/uscis/

Trabalhar como “au-pair”:

Não é um site oficial do governo, mas tem boas informações:

http://www.aupair.com/

Loteria do Green Card:

Site oficial do Departamento de Estado:

http://www.dvlottery.state.gov/

http://travel.state.gov/visa/immigrants/types/types_1318.html

Consulado Americano no Brasil:

Site oficial do Consulado Americano em São Paulo:

http://www.embaixada-americana.org.br/index.php?action=materia&id=1886&submenu=7&itemmenu=58

Serviços para-legais para imigrantes (primeira consulta grátis):

usa.immigration@live.com

Neste site (http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/) você pode encontrar muitos artigos que ajudam a entender o estilo de vida e as leis dos EUA. Alguns artigos até dão dicas a respeito de aprender a falar inglês, trabalho, moradia, bolsas de estudo, etc. Leia estes artigos e leia também as perguntas e respostas dos leitores e colaboradores. Aprenda o máximo que você puder.

Para refletir:

“Serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar, Coragem para mudar as que podem e Sabedoria para distinguir entre elas.”

Em outras palavras:

  • Serenidade para aceitar que não posso mudar o Brasil!
  • Coragem para mudar do Brasil para outro País.
  • Sabedoria para aprender a viver nesse País que eu escolhi para viver.

Boa Sorte.

Deixe um comentário

251 Comentários em "Vivendo Feliz nos Estados Unidos"

avatar
MARCELO SILVA
Visitante

Boa noite Marcos!!!! Tenho 44 anos, casado, tenho uma filha de 3 anos. Sou militar (Major) reformado do Exército. Tenho muita vontade de ir morar nos EUA, mais precisamente em Orlando. Entendi todas as sua dicas e explicações sobre o Green Card. A minha dúvida é sobre qual a outra opção de se viver nos EUA, sendo ilegal. Como funciona isso no dia a dia. E se a cada 6 meses retornar para o Brasil e depois retornar para os EUA? Minha ideia não é trabalhar em Orlando e sim, curtir minha reforma. Quais as opções que tenho? Forte abraço.

Redação BNEU
Admin

Marcelo,

Como ilegal você não poderá ir ao Brasil e voltar quando quiser. Se você for pego como ilegal pode ser deportado e não poderá voltar aos EUA por pelo menos 10 anos.

Carol
Visitante
Boa noite! Meu pai é brasileiro, ex combatente da guerra do Vietnã! Ele não ficou morando nos EUA depois que saiu da guerra, e voltou para o Brasil! Ele tinha um Green Card que todos os anos ele precisava ir até os EUA para renovar, mas como ele estava aqui no Brasil acabou não renovando! Hoje ele está com 73 anos, reside aqui no Brasil, recebe uma aposentadoria americana, pouca coisa, mas recebe! Se ele entrar com o pedido de Green Card, por ser veterano de guerra e ter servido os EUA, será que ele consegue? Caso ele consiga, eu… Read more »
Redação BNEU
Admin

Carol,

Não sei se ele teria direito. Talvez seja bom consultar com um advogado de imigração.

Raymundo Ruy Bahia Junior
Membro

sou cidadão norte americano, preciso renovar meu passaporte, vou pela 2ºvez aos pois nasci em solo americano, quais são meus direitos e deveres em solo americano, preciso de um trabalho nos EUA na philadelfia em gethburgs

Redação BNEU
Admin

Ruy,

Você tem todos os direitos de um cidadão, como de viver e trabalhar nos EUA. Você também tem o dever de pagar impostos, e como cidadão americano toda sua renda em qualquer lugar no mundo deve ser declarada.

Eliel Borges
Visitante

Olá, sou músico e professor de música com formação em licenciatura na área. Estou cansado das leis brasileiras e do alto custo de vida que pagamos aqui. Quero morar nos estados unidos e pretendo viver de música lá. Ex; Montar uma escola de música e também uma banda de rock. Ainda tenho 30 anos e sou bastante aventureiro. Quais as chances que tenho de fazer minha vida lá e me dar bem?

Redação BNEU
Admin

Eliel,

Uma questão que você teria que resolver é de como fazer isso legalmente, o que significa obter o green card. Veja aqui: http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/como-obter-um-green-card/

Laio
Visitante

Meu Deus! Muito obrigado Estados Unidos, agora entendi que não sou bem vindo no seu país! Não desejo nem um pouquinho sequer admirar essa cultura! Lamento até mesmo ter aprendido inglês! Ahora me voy a mis hermanos!

Lucas
Visitante

Esse texto tem uma parte equivocada, casamento gay vale para imigração sim.

Wellington Evans Pereira Gomes
Visitante
Wellington Evans Pereira Gomes

Minha irmã é casada com um americano e já tem a cidadania, quais as chances de conseguir o green card?

Redação BNEU
Admin

Wellington,

Ela pode patrocinar o seu green card.

Wellington Evans Pereira Gomes
Visitante
Wellington Evans Pereira Gomes

Mas eu teria que estar vivendo lá? Quanto tempo pode levar?

Redação BNEU
Admin

Wellington,

Não, você ficaria no Brasil enquanto aguarda o processo. No seu caso o processo pode ser bem demorado, e pode levar anos, pois há um fila de espera.

heronildo castro
Visitante

oi eu trabalhou comprado de rolpas de marca na usa? gostaria de um barsileiro que mora pq precisou manda os produto para casa dele e depois eles manda para mir aqui no brasil eu vou paga se estiver uma pessoa que poda mir ajuda ja agradeco meu numero e 986612309

Joselu
Visitante

Tenho 50 anos e uma irmã de 56 anos, ela mora no Estados Unidos e é cidadã americana, tem algum benefício para eu tirar o green Card por ela ser minha irmã?

Redação BNEU
Admin

Joselu,

Sim, ela pode patrocinar o seu green card.

FERNANDO
Visitante

BOM DIA
SOU CIRURGIAO DENTISTA
EXISTE POSSIBILIDADE DE EXERCER A MINHA PROFISSAO NOS EUA?

Redação BNEU
Admin

Fernando,

Existem duas questões a serem tratadas.
A primeira é referente à licença necessária para exercer a profissão. Isso é tratado a nível estadual, e você pode obter mais informações aqui: http://www.ada.org/en/education-careers/licensure/state-dental-licensure-for-us-dentists
A outra é referente à sua situação imigratória. No seu caso creio que você precisaria de um green card, pois pelo que eu saiba não um visto de trabalho adequado que se encaixaria no se caso. Veja aqui: https://www.brasileirosnosestadosunidos.com/como-trabalhar-legalmente-nos-estados-unidos/

Maicon
Visitante

Meu cunhado vai abri uma filial da enpresa dele no EUA ele pode chama gente de fora pra trabalha la

Redação BNEU
Admin
João
Visitante
Estou nos EUA com visto de turista renovado por mais seis meses (um ano). Estou com processo de cidadania de outro pais que tem acordo com os EUA. Quais minhas chances de continuar? Já tenho mais de 60 anos e estou fazendo trabalho avulso. Se ficar após o vencimento do visto de turista, posso ter problemas meu processo/ pedido da outra cidadania? em qual situação conseguiria ficar/continuar nos EUA? quais os risco de ficar após o vencimento e esperar a outra cidadania nos EUA, sem voltar para o Brasil?Não tenho nenhum parente direto nos EUA. Não tenho rendimento fixo no… Read more »
Redação BNEU
Admin

João,

Se você ficar além do prazo do seu visto nos EUA ou se trabalhar com o visto de turista você estará em situação ilegal, o que poderá afetar a sua capacidade de retornar aos EUA. Não sei até que ponto sua situação imigratória nos EUA possa afetar o processo de cidadania em outro país.

Bárbara
Visitante
Boa tarde! Estou pensando em ir para os EUA morar com o meu pai, para fazer companhia a ele, já que o mesmo não tem interesse nenhum de voltar para o Brasil. Ele reside nos EUA a muitos anos e possui o Green Card, porém ainda não tirou a cidadania. Tenho 29 anos e sou solteira. O que seria mais fácil e mais rápido? Ele aplicar para mim como residente permanente, na atual situação em que se encontra ou tirar a sua cidadania e aplicar como cidadão? Qual o tempo em média de cada processo? O ideial seria que essa… Read more »
Redação BNEU
Admin

Barbara,

Se seu pai tiver mais de 5 anos de green card ele pode pedir a cidadania. O processo é uma questão de meses. Após a cidadania ele pode patrocinar o seu green card, e deve demorar mais alguns meses.

Se ele patrocinar o seu green card como portador de green card você cai na “preference category” e tem que esperar na fila o que pode demorar vários anos.

Redação BNEU
Admin

Mila,

Para manter o visto você precisa continuar matriculada na escola onde irá estudar. Não conheço licença maternidade para essa situação, mas você pode consultar com a própria escola.

Mila
Visitante

Olá
Tenho uma dúvida.
Meu esposo, nossa filha e eu estamos nos organizando para mudarmos para Flórida.
Se eu for para os EUA com visto f1 estudar ingles, e depois de estar estudando a algum tempo, eu engravido. Como fica a situação do visto, sendo que ficarei sem poder estudar nos primeiros meses do bebê? Perco o visto de estudante? Ou existe algum tipo de licença maternidade nas escolas?

Redação BNEU
Admin

Wel,

Se entendi sua pergunta, o fato de você ser aposentado do exército brasileiro não causaria nenhum empecilho para você entrar ou permanecer nos EUA.

Wel
Visitante

Olá, tudo bem!!Sou militar do exercito brasileiro aposentado, gostaria de trabalhar nos EUA, haveria algo q objetivasse contra a minha entrada ou permanência no país???
Aguardo respostas e desde já lhe agradeço!!!!!
Ass: Sargento …………..

Redação BNEU
Admin

Luciana,

Acho que seria difícil. Vocês teriam que se encaixar em um dos vistos explicados aqui: http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/como-trabalhar-legalmente-nos-estados-unidos/

Luciana
Visitante

Ola! Meu Sogro e meu cunhado ten empresas nós EUA. Um tem car wash que oferece serviços especializados como “detail”, “restauracao de para brisas”, “higienizaçao”, “polimentos”, etc e meu marido tem diplomas técnicos dessa área! Teria como meu sogro solicitar visto de trabalho pro filho como cargo de confiança (gerência). Teria como colocar como sócio e isso dar direito a ele de ficar legal no país? Meu cunhado tem empresa de agência de viagem, teria como me contratar como cargo de confiança mesmo não sendo a minha área? Grata!

Redação BNEU
Admin

Geovany,

Ele precisaria ter o green card.

1 2 3 12
wpDiscuz