Vale a Pena Ir para os Estados Unidos?
Muitos brasileiros que consideram tentar a sorte nos Estados Unidos fazem essa pergunta: Será que vale a pena ir? As opiniões a este respeito variam muito, e uma resposta bem conceituada depende muito de sua situação pessoal. Muitos brasileiros vieram para os Estados Unidos, e se adaptaram bem, conseguindo melhorar bastante suas vidas. Outros não tiveram a mesma sorte e voltaram, às vezes por conta própria, e às vezes através do processo de deportação.
Para lhe ajudar a tomar esta difícil decisão, o que podemos fazer é listar os lados positivo e negativo de uma potencial mudança para os Estados Unidos e descrever alguns parâmetros que são críticos para o seu sucesso de adaptação.
O Lado Positivo
Os Estados Unidos oferecem uma série de vantagens, entre elas:
- Inúmeras oportunidades de empregos e negócios.
- Uma economia que, apesar das dificuldades recentes, é relativamente estável.
- Um sistema financeiro que recompensa quem quer trabalhar e quem corre atrás das oportunidades.
- Um sistema judicial que funciona.
- Liberdades e direitos garantidos na constituição, e mais importante, com punições severas quando não são respeitados.
- Democracia e um processo político que, apesar de um pouco complicado, em sua maior parte funciona bem.
- Segurança relativa.
- Mobilidade social e financeira – você realmente tem a oportunidade de crescer mesmo que comece do nada.
- Educação primária e secundária gratuita.
- Limpeza, ordem e respeito.
- Vários lugares belos e interessantes para conhecer.
O Lado Negativo
Apesar de todas as vantagens acima, muitos brasileiros não se adaptam devido a vários fatores, entre eles:
- Se você for residir no norte do país o frio é muito intenso.
- Os hábitos alimentares são diferentes.
- Você precisa falar inglês para ser um cidadão bem sucedido e aproveitar tudo de melhor que o país tem para oferecer.
- Você precisa se adaptar à cultura americana, que é mais isolada e mais individualista do que a cultura brasileira.
- Algumas pessoas se sentem reprimidas pela rigidez das leis e pela falta do “jeitinho” brasileiro.
- Os americanos são bem diretos quando se diz respeito a negócios ou dinheiro, o que algumas pessoas interpretam como falta de educação, ou falta de calor humano.
- É mais difícil fazer amizades do que no Brasil.
- Se você não for documentado você estará constantemente preocupado com a possibilidade de ser deportado, e os seus direitos não são os mesmos do que os dos residentes legais.
- É difícil lidar com a saudade da família, dos amigos, e das coisas da nossa cultura, o que pode causar tristeza ou depressão.
- Sem seguro médico você corre um grande risco de não obter um tratamento necessário caso fique doente.
- É difícil assistir e ter que falar de basebol ou de futebol americano…
Existem vários outros fatores positivos e negativos, mas a lista acima é um bom começo. Seria bom ouvir comentários dos nossos leitores a esse respeito.
Como Obter Sucesso na Sua Adaptação nos Estados Unidos?
Os seguintes fatores são essenciais para uma boa adaptação:
- Regularize a sua documentação o mais rápido e da melhor forma possível. Isso nem sempre é fácil. Porém, ser um imigrante ilegal dificulta muito a sua capacidade de se adaptar bem ao país.
- Aprenda inglês. Sem o inglês, suas chances de sucesso são bastante reduzidas.
- Respeite as leis do país.
- Aprenda o máximo possível sobre os costumes, regras sociais, geografia, política, constituição e história do país. Quanto mais você souber sobre os princípios básicos a partir dos quais o país foi fundado o mais você apreciará os valores americanos.
- Participe da sua comunidade.
- Obtenha uma boa formação educacional, de preferência universitária.
- Mostre sua vontade de servir, de trabalhar, e de crescer.
A decisão de ser um imigrante e viver fora do seu país de origem é uma decisão difícil e que requer muita consideração. A resposta à pergunta se vale a pena ir para os Estados Unidos vai depender muito de você. Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado a encontrar sua própria resposta.

qual cidade e melhor para viver =chicago ou los angeles;de acordo com qualidade de vida,emprego,etc qual cidade dessas e melhor pra se viver ?
ola,gostaria de saber se para arruma emprego de caminhoneiro se e muito dificil conseguir um visto para estew tipo de trbalho.e o que ajudaria na hora de conseguir o visto e quanto tempo posso ficar la. vlw
Juliana,
As áreas técnicas, incluindo informática, geralmente oferecem mais oportunidades para quem vem de fora.
Genteee se algeem poder me responder iria agradecer muito ^^
É o seguinte um dos meus sonhos é ir pro EUA Vou fazer o terceirao esse ano e depois começar a faculdade,entao queria saber com quais profissoens eu iria me dar beem la?Qual eu teria mais chances
Obrigado !
Olá, eu tenho 14 anos e eu gostaria de saber se eu tenho chances ter um bom trabalho lá ?
eu tenho vontade de ir para os estados unidos, mais hje eu tenho só 14 anos. quero ir pralá quando eu fizer 18 meu pai deixou eu ir pra lá, mais eu quero morar lá, trabalhar e ganhar um salário bom. ele disse que pra mimmorar lá eu precisaria casar com um americano por contrato, eu me caso e depois de seis meses eu me divorsio.porque se eu não me casar eu não vou poder morar lá. Vou até fazer um curço de ingles e espanhól, tenho que começar desde já se eu quero ir pra lá né! Eupretendo viver… Leia mais »
aah e eu tenho 12 anos
eu gostaria de saber se eu tenho channces de ser atriz cantora ou modelo lá . eu tenho alguma chance ?? Obrigada .
Olá ..
Sou brasileira, mas eu falo sempre pra mim mesma quando eu estiver com 16/17 anos eu vou pros estados unidos e vou ver se consigo uma boa coisa lá. Álias eu tenho talento eu sei cantar minha voz é bonita e eu tambem vou fazer teatro posso fazer filmes e tenho corpo de modelo . vou aprender a falar inglês agora sei algumas coisas, mas eu confiu no Deus que eu sirvo e sei que com estas coisa ai escritas vou me dar bem lá . Obrigada pela atenção !
Pedro,
É difícil fazer isso legalmente porque o empregador teria que provar que não consegue contratar um Americano que esteja disponível para fazer este tipo de serviço.
ola,gostaria de saber se tem como daqui do brasil arruma empregardor la em uma empresa de transporte,tenho 22 anos e pretendo ser caminhoneiro la,vlw
eu quero ir pro estados unidos pra estuda inglês .
eu tenho 14 anos nascio dia :19/06/1995 meu sonho é ir para estados unidos espero ganhar a pasagem de avião de graça e também quero ser aeromoça esse é meu sonho !
Pedro,
Para o tipo de emprego que você está procurando seria mais fácil procurar quando já estiver nos EUA, a menos que você tenha amigos que já estejam empregados nesta área aqui e que possam lhe dar uma indicação.
ola,gostaria de saber como arruma da qui do brasil um empregador ai nos eua,ou se tenho q ir para la para arrumar um ,eu tenho 21 anos sou motorista e pretendo ser caminhoneiro em algum estado la . vlw
Pedro,
Os estados mais populares entres os brasileiros nos EUA são Florida, Nova Jersey, Nova Iorque, Massachusetts e California.
ola estou pensando ir para eua nao sei para qual estado vc poderia me dar uma dica de emprego para caminhoneiro…vlw aguardo resposta gostei do site vou passar para alguns amigos
MEU MSN É : LUANZINHOQDV@HOTMAIL.COM
O EMAIL É O MSM !
Olá, nunca viajei para os estados unidos mais sei milhares de conceitos para se usar la ! primeiramente o recomendavel é voce comprar as passagens em agencias e nao diretamente no aeroportos ! o alibe mais usado na alfandega(imigraçao no aeroporto) é voce dizer que veio passear, e tirar fotos (te garanto que esse é o mais recomendavel) e aprovado por quem ja foi ! se te perguntarem, quantos dias pretende ficar diga 15 dias ! para voce se adaptar bastante ao ingles voce pode imprimir apostilas que custara menos doque 5 R$, procure geralmente professores de ingles de seu… Leia mais »
Muito Obrigada!
Luis,
Você terá que passar pelo processo de admissão na universidade Americana como qualquer outra pessoa. Uma vez que você seja admitido, você pode tentar transferir os créditos da universidade no Brasil. Para isso precisará enviar uma tradução juramentada resumindo o conteúdo dos cursos e suas notas.