A vida do imigrante brasileiro nos Estados Unidos que não tem sua situação legalizada está cada vez mais difícil.  Existe uma pressão e intolerância cada vez maior em todo o país contra os imigrantes ilegais, o que torna o sonho americano cada vez mais difícil para muitos brasileiros.  Qual a solução?  A única solução plausível é alcançar o direito de residir e trabalhar legalmente nos Estados Unidos, quer dizer, obter o tão famoso green card.

Muitos brasileiros gostariam de obter o green card.  Este pequeno cartão plástico, que apesar do nome não é verde, dá ao imigrante o direito de viver e trabalhar legalmente nos Estados Unidos por um tempo inesgotável.  O imigrante que tem o green card pode entrar e sair do país à vontade sem problemas.  A única restrição é que o portador do green card não pode se ausentar do país por mais de seis meses consecutivos sem pedir autorização do serviço de imigração americano, o USCIS.

O portador do green card não é considerado cidadão americano, e por isso não tem todos os direitos de cidadania, tais como o direito de votar.  Porém o portador do green card pode fazer uma aplicação para obter a cidadania americana depois de algum tempo, geralmente 5 anos.

Então vamos ao assunto principal deste artigo para responder ao que você realmente quer saber:  Como obter este bendito green card?  Existem várias maneiras de obtê-lo, como explicado abaixo:

Patrocínio de Parentes

Se você tem parentes que têm a cidadania americana ou o green card, este parente, em alguns casos, pode patrocinar o seu green card.  O patrocínio tem que ser um parente de primeiro grau, ou seja, pais, filhos ou irmãos.

Para pais de cidadão americano com mais de 21 anos ou filhos de cidadão americano solteiros com menos de 21 anos, o processo não é muito demorado.  É simplesmente uma questão do tempo necessário para processar a aplicação.

Para filhos casados ou com mais de 21 anos, ou irmãos de cidadão americano, assim como filhos solteiros de portadores de green card (sem a cidadania) existe uma cota anual, e o processo pode demorar vários anos.

Por favor note que não é possível obter o green card diretamente através de tios, primos, ou avós.

Patrocínio de Empregadores

Para quem não tem parentes com a cidadania americana, uma outra possibilidade é conseguir o patrocínio de um empregador.  Este processo começa com um visto de trabalho, dos quais o mais comum é o H1-B, que pode mais tarde ser convertido em uma aplicação para o green card.  Este caminho para obter o green card geralmente requer que a pessoa tenha curso superior e que tenha um conhecimento especializado.  Neste caso o empregador necessita provar que não consegue preencher o cargo com um americano.  Isso não é tão difícil de provar quanto parece, especialmente em áreas de tecnologia tais como a informática, engenharia e ciências médicas.

Casamento

A pessoa que se casa com um cidadão ou cidadã americana tem o direito de obter o green card imediatamente.  Este processo é bem conhecido, principalmente pelas histórias de casamentos arranjados, no qual o cidadão americano aceita de casar por uma quantia paga.  O casamento arranjado por pagamento para obter o green card é ilegal, e não é recomendado.  Hollywood já se aproveitou este tema para fazer um filme chamado Green Card que é bastante divertido e que mostra certos aspectos reais do casamento arranjado e suas complicações – vale a pena ver.

É possível também obter o green card ao se casar com um portador de green card, mas esse processo tem cota anual e pode demorar anos.

Investimentos

Através do Programa EB-5, empreendedores, seus conjugues e filhos solteiros com menos de 21 anos podem obter o green card.  Para isso o empreendedor tem que fazer um investimento em um empreendimento comercial nos Estados Unidos e planejar a criação e preservação de 10 empregos de tempo integral para trabalhadores americanos.

O investimento mínimo necessário é de 1 milhão de dólares, exceto para investimentos em uma área alvo para criação de empregos, o que significa uma área rural ou de grande taxa de desemprego.  Neste caso o investimento mínimo é de 500 mil dólares.  O processo de qualificação e aplicação do programa EB-5 é complexo, e é recomendável que você obtenha ajuda de pessoas qualificadas para lhe ajudar.

Loteria

Todos os métodos acima para obtenção do green card são bem conhecidos.  Mas existe um outro método que muitos talvez não saibam porque não é muito divulgado.  É a chamada loteria do green card. Porém, infelizmente a loteria do green card não está mais disponível para brasileiros devido ao grande número de imigrantes brasileiros que já foram para os EUA.

Todo ano o governo americano provê um certo número de green cards para pessoas provenientes de certos países.  O processo é efetuado através do cadastro de pessoas interessadas e um sorteio.  Obviamente este processo requer sorte, porém como o número de requerentes não é muito grande, as suas chance de ser sorteado são bem melhores do que em outros tipos de loterias.  Para concorrer à loteria do green card, veja o seguinte site do US Department of State: http://www.dvlottery.state.gov/

Métodos Ilegais

Existem também muitos green cards que são vendidos por falsificadores.  Muitos imigrantes pagam para obter o green card falso para poderem trabalhar, mas este é um processo ilegal que pode resultar em multas, deportação e prisão.

Ser um portador do green card nos Estados Unidos é um grande privilégio para muitos  brasileiros.  Sem ele, o sonho americano se torna muito difícil, principalmente agora que a política imigratória americana está sem definição e a pressão contra os imigrantes sem documentos está cada vez maior.

Deixe um comentário

3092 Comentários em "Como Obter um Green Card"

avatar
Fabricia da Silva Leao Miller
Visitante

Boa tarde!sou casada a 8 anos com um americano,moro no Brasil, agora me interessei em fazer o green card,que preciso fazer?

Kennedy
Visitante

quando o brasil vai está disponivel a participar da loteria do green card? Obrigado.

Kennedy
Visitante

Olá eu gostaria muito de me obter o green card mas sou uma pessoa muito onesta pra fazer essas opções de casmento arranjado e do card falso. a unica opção que me sobra é contar com a sorte e espera pela loteria, mas quando vou me cadastrar no sorteio da loteria dá um problema com o pais, o que fazer? Obrigado

A. José
Visitante
Oi. Acabei de descobrir o site e achei ótima a iniciativa de vocês. Parabéns, excelente conteúdo, tudo muito esclarecedor. Li o artigo acima e tenho duas dúvidas: 1) e a naturalização, como funciona? Preciso ser detentor do green card por algum tempo ou naturalização e green card são coisas distintas e um não influencia no outro? 3) onde obtenho informações sobre áreas em que falte trabalhadores especializados ou em que haja demanda pela contratação de pessoal? Mais que isso, informações sobre áreas em que o imigrante seja, por assim dizer, mais valorizado que em outras? Olhem, desde já muito obrigado… Read more »
daniel
Visitante

ou talvez alguem possa me informar o q diz a legislaçao a descendentes de norte americano…

daniel
Visitante

Queria saber se bisneto de americano tem direiro a documeto???
daniel_carvalho157@hotmail.com

trackback

[…] Autoridade de Entomologia em Universidade AmericanaContinuação dos Termos Americanos – Parte 7Como Obter um Green CardUma Maneira Divertida e Efetiva de Aprender InglêsComo Aumentar a Sua Renda nos Estados […]

Juan
Visitante

olá, moro no Brasil a 10 anos, estou casado com uma brasileira, sou residente. Meu pai mora nos EEUU e é cidadao americano agora, enviei meus papeis pra lá, segun a divogada isso pode demorar 3 a 4 anos e meio. Minha duvida é, se até lá eu nao conseguir terminar meus estudos de psicologia, será que poderei terminar nos EEUU? e para trabalhar, vc me aconselha a fazer um curso Técnico ná area da informática, até terminar o curso de psicologia? Já que os estudos universitario sao caros, assim eu possa pagar minha faculdade.
Grato

JOSIAS
Visitante

OI MEU NOME E JOSIAS E EU MORO AQUI NO BRASIL ESTAOU DOIDO PARA CONVERSAR COM VC PELA NET

Bianca
Visitante
Oi, tenho um amigo nos Estados Unidos, por 3 anos ele ficou ilegal, depois disso se casou, onde me disse que obteve o gren card provisório por um ano e que após este teria que comparecer na imigração para interrogatórios, onde teria que provar que o casamento era verdadeiro, para obter o gren card permanente.Ele foi chamado e me disse que lhe faltou documentos que provassem a união dos dois, como por ex., compra de uma casa ou conta conjunta.Gostaria de saber se isso pode ocorrer, se é verdadeiro? Obs. No total ele já esta lá à 7anos, continua casado… Read more »
brunogarcia
Visitante

queria muito construir minha vida nos estados unidos vc poder me ajudar

Oliver
Visitante

Claro amor, se vc conseguir dar três pulinhos segurando uma perna, com um ossinho na boca, latindo e mexendo o rabinho eu te ajudo bebê! Fé amor e beijinho no coração perdigão. Lindo!

Silvia
Visitante

OI, meu namorado eh portugues, mora nos EUA ha 25 anos, ele tem green card (pois foi casado a muitos anos com uma americana) mas nao eh cidadao (por opçao), nunca se preocupou com isso por ter quase os mesmos direitos de quem eh cidadao. Gostaria de saber se nos casarmos eu terei o Green Card ou soh dah Green Card quem eh cidadao.

1 149 150 151
wpDiscuz