Brasileiros Comemoram Decisão dos Estados Unidos de Agilizar Concessão de Visto
A decisão do governo norte-americano de tornar mais rápida a concessão de vistos para brasileiros foi recebida com comemorações hoje (20) por quem enfrentava fila na Embaixada dos Estados Unidos, em Brasília. Para alguns turistas, a iniciativa mostra consideração ao Brasil devido ao grande número de pessoas daqui que viajam às cidades norte-americanas, além de demonstrar reconhecimento à importância que o Brasil passou a ter no cenário internacional.
Com o documento assinado no dia 19 pelo presidente, Barack Obama, os Estados Unidos querem simplificar e reduzir em 40% o tempo de concessão de vistos para turistas do Brasil, China e Índia. A meta é entrevistar 80% dos candidatos em até três semanas após o pedido de visto.
Há quatro meses agendado para ser submetido à entrevista na embaixada, o biólogo Adriano Cunha, de 45 anos, pretende passear com a família nos Estados Unidos. “Acho importante essa decisão porque o Brasil manda muitos turistas para os Estados Unidos. Além disso, nosso país está em ascensão e adquiriu importância no cenário mundial, então nada mais justo que facilitar nossa entrada lá”, disse.
A estudante Érica Hoffay, de 19 anos, teve mais sorte do que o biólogo. Ela agendou a entrevista marcada para hoje há apenas uma semana. “Foi super rapidinho. Não tive problema algum”, disse ela, que vai para um casamento e ficará hospedada na casa de parentes nos Estados Unidos.
De férias com a família, o médico Elto Quintino Borges, de 47 anos, também disse ter conseguido com “facilidade” agendar a entrevista para a concessão de visto. “Quando marquei [a entrevista] pela internet era possível marcar para antes [de hoje], mas preferi o dia de hoje”, disse o médico. “Há muita exigência [de autoridades norte-americanas], mas nada exagerado”, acrescentou.
O visto é um documento de autorização para não imigrantes que vão temporariamente a um determinado país.
Fonte: Agência Brasil
Obrigada!
Raquel,
Creio que a melhor política é ser sincera, e se for questionada dizer exatamente que você é advogada no Brasil, que tem audiências e trabalhos a cumprir e que irá voltar em um mês.
Bom dia! Eu consegui retirar meu visto no mês de maio e estou indo no mês de agosto para Boston conhecer a família do meu namorado. Nos conhecemos pela internet e namoramos há 8 meses. Ele veio ao Brasil pela primeira vez no mês de junho conhecer minha família também. Estou receosa com a imigração pois vou fazer conexão em Nova York. Não tenho intenção de ficar ilegal no país pois sou advogada aqui e possuo audiências e trabalhos a cumprir além de não ter o mínimo interesse. Vou ficar 1 mês na casa do meu namorado e gostaria de… Read more »
Luiza,
Infelizmente não estamos qualificados para responder sua pergunta. Você irá precisar da ajuda de um advogado.
GOSTARIA DE ACRESCENTAR ALGO , SERIA POSSIVEL EU CANCELAR O CASAMENTO?? FOI EM 2001/2002 …NAO CHEGAMOS A MORAR JUNTOS NEM TER NADA SERIO.. É MUITO DEMORADO O CANCELAMENTO DO CASAMENTO? JA ESTOU VIVENDO A ANOS NO BRASIL .
OLA , PLEASE ,SOU CASADA LEGALMENTE POR ANOS COM AMERICANO NOS USA .MAS NAO DEU CERTO E ESTOU NO BRASIL E ELE NOS USA. AGORA QUERO ME DIVORCIAR DELE ,COMO FAÇO ISSO? E PRA ME PEDIREM COMO NOIVA PRA VOLTAR AOS USA PODE SER QUANTO TEMPO DEPOIS DO DIVORCIO?
THANK U VERY MUCH!
Thiago,
Não que eu saiba.
Muito obrigado pela resposta….só mais uma pergunta, há algum formulário ou qualquer outra maneira de minha namorada ou a família dela me ajudar a garantir o visto?……
Thiago,
O form i-134 lhe ajudaria se você for inadmissível devido a algum encargo público. Não sei se a presença de sua namorada na entrevista irá melhorar suas chances.
Boa noite, gostaria de saber como o “Form I-134, Affidavit of Support” poderia me ajudar a conseguir um visto para os EUA. Minha namorada vai trazê-lo preeenchido no meio do ano (2012), outra pergunta, será que se ela (Americana) for comigo na entrevista as chances de ter o visto negado diminuem? Só gostaria de me previnir ao máximo para não ter o visto negado, e outra coisa que me preocupa é que não estou com a carteira de trabalho registrada desde o ano passado (2011).