Como Obter um Green Card
A vida do imigrante brasileiro nos Estados Unidos que não tem sua situação legalizada está cada vez mais difícil. Existe uma pressão e intolerância cada vez maior em todo o país contra os imigrantes ilegais, o que torna o sonho americano cada vez mais difícil para muitos brasileiros. Qual a solução? A única solução plausível é alcançar o direito de residir e trabalhar legalmente nos Estados Unidos, quer dizer, obter o tão famoso green card.
Muitos brasileiros gostariam de obter o green card. Este pequeno cartão plástico, que apesar do nome não é verde, dá ao imigrante o direito de viver e trabalhar legalmente nos Estados Unidos por um tempo inesgotável. O imigrante que tem o green card pode entrar e sair do país à vontade sem problemas. A única restrição é que o portador do green card não pode se ausentar do país por mais de seis meses consecutivos sem pedir autorização do serviço de imigração americano, o USCIS.
O portador do green card não é considerado cidadão americano, e por isso não tem todos os direitos de cidadania, tais como o direito de votar. Porém o portador do green card pode fazer uma aplicação para obter a cidadania americana depois de algum tempo, geralmente 5 anos.
Então vamos ao assunto principal deste artigo para responder ao que você realmente quer saber: Como obter este bendito green card? Existem várias maneiras de obtê-lo, como explicado abaixo:
Patrocínio de Parentes
Se você tem parentes que têm a cidadania americana ou o green card, este parente, em alguns casos, pode patrocinar o seu green card. O patrocínio tem que ser um parente de primeiro grau, ou seja, pais, filhos ou irmãos.
Para pais de cidadão americano com mais de 21 anos ou filhos de cidadão americano solteiros com menos de 21 anos, o processo não é muito demorado. É simplesmente uma questão do tempo necessário para processar a aplicação.
Para filhos casados ou com mais de 21 anos, ou irmãos de cidadão americano, assim como filhos solteiros de portadores de green card (sem a cidadania) existe uma cota anual, e o processo pode demorar vários anos.
Por favor note que não é possível obter o green card diretamente através de tios, primos, ou avós.
Patrocínio de Empregadores
Para quem não tem parentes com a cidadania americana, uma outra possibilidade é conseguir o patrocínio de um empregador. Este processo começa com um visto de trabalho, dos quais o mais comum é o H1-B, que pode mais tarde ser convertido em uma aplicação para o green card. Este caminho para obter o green card geralmente requer que a pessoa tenha curso superior e que tenha um conhecimento especializado. Neste caso o empregador necessita provar que não consegue preencher o cargo com um americano. Isso não é tão difícil de provar quanto parece, especialmente em áreas de tecnologia tais como a informática, engenharia e ciências médicas.
Casamento
A pessoa que se casa com um cidadão ou cidadã americana tem o direito de obter o green card imediatamente. Este processo é bem conhecido, principalmente pelas histórias de casamentos arranjados, no qual o cidadão americano aceita de casar por uma quantia paga. O casamento arranjado por pagamento para obter o green card é ilegal, e não é recomendado. Hollywood já se aproveitou este tema para fazer um filme chamado Green Card que é bastante divertido e que mostra certos aspectos reais do casamento arranjado e suas complicações – vale a pena ver.
É possível também obter o green card ao se casar com um portador de green card, mas esse processo tem cota anual e pode demorar anos.
Investimentos
Através do Programa EB-5, empreendedores, seus conjugues e filhos solteiros com menos de 21 anos podem obter o green card. Para isso o empreendedor tem que fazer um investimento em um empreendimento comercial nos Estados Unidos e planejar a criação e preservação de 10 empregos de tempo integral para trabalhadores americanos.
O investimento mínimo necessário é de 1 milhão de dólares, exceto para investimentos em uma área alvo para criação de empregos, o que significa uma área rural ou de grande taxa de desemprego. Neste caso o investimento mínimo é de 500 mil dólares. O processo de qualificação e aplicação do programa EB-5 é complexo, e é recomendável que você obtenha ajuda de pessoas qualificadas para lhe ajudar.
Loteria
Todos os métodos acima para obtenção do green card são bem conhecidos. Mas existe um outro método que muitos talvez não saibam porque não é muito divulgado. É a chamada loteria do green card. Porém, infelizmente a loteria do green card não está mais disponível para brasileiros devido ao grande número de imigrantes brasileiros que já foram para os EUA.
Todo ano o governo americano provê um certo número de green cards para pessoas provenientes de certos países. O processo é efetuado através do cadastro de pessoas interessadas e um sorteio. Obviamente este processo requer sorte, porém como o número de requerentes não é muito grande, as suas chance de ser sorteado são bem melhores do que em outros tipos de loterias. Para concorrer à loteria do green card, veja o seguinte site do US Department of State: http://www.dvlottery.state.gov/
Métodos Ilegais
Existem também muitos green cards que são vendidos por falsificadores. Muitos imigrantes pagam para obter o green card falso para poderem trabalhar, mas este é um processo ilegal que pode resultar em multas, deportação e prisão.
Ser um portador do green card nos Estados Unidos é um grande privilégio para muitos brasileiros. Sem ele, o sonho americano se torna muito difícil, principalmente agora que a política imigratória americana está sem definição e a pressão contra os imigrantes sem documentos está cada vez maior.

Olá boa noite, eu sou Brasileira, tenho 27 anos, tenho um relacionamento com um americano à 7 anos aqui no Brasil , e a 4 anos vivemos junto em união estável, porém a 4 meses nos casamos oficialmente. Agora ele está tentando tirar meu green card. Em 2013 tentei tirar o visto como turista para ir conhecer meus sogros, porém foi negado. Minha dúvida é agora que casamos é muito difícil para adquirir o Green card? E o fato de eu ter tentado o visto turista em 2013 e foi negado tem alguma influência para conseguir o visto permanente? Aguardo… Leia mais »
Alex,
Obrigado pelos seus elogios. Infelizmente sua pergunta vai além dos nossos conhecimentos. Sugerimos que você entre em contato direto com o USCIS ou procure o auxílio de um advogado de imigração se você não se sente confortável em lidar com isso sozinho.
Primeiramente, meus parabéns pelo blog. Isso ajuda bastante as pessoas. Vocês são demais!! Segundo, tenho procurado na internet por casos similares ao meu, mas não tenho encontrado. Gostaria que vocês me ajudassem, se possível. Eu fui para os USA com visto de noivo e me casei lá, porém, com quinze dias eu tive que voltar para o Brasil devido a uma emergência familar. Também, no dia do casamento tiramos várias fotos, mas eu perdi todas e eu só tenho fotografias do dia-a-dia, com meus familiares aqui no Brasil e etc. Quero saber se isso não influencia ou influencia na obtenção… Leia mais »
Leonardo,
Seu filho só poderia lhe patrocinar o green card depois de completar 21 anos.
Olá
eu gostaria de saber se eu e minha esposa estamos com visto de estudante nos estados unidos e neste periodo do visto temporario de estudante ela engravidar e nós termos um filho nos estados unidos eu poderia pedir cidadania americana para eu e minha esposa?
Leonardo,
As formas mais comuns são essas explicadas no artigo. Existe também a possibilidade de obter o green card através de investimentos de US$500 mil a US$1 milhão.
Lucas,
Você precisa ficar casado por pelo menos 2 anos.
Isabela,
Você teria que encontrar um empregador que lhe patrocine o visto de trabalho, e depois de vários anos de visto é possível pedir o green card.
Quero saber, se tem uma forma de eu morar Legal no EUA, já estando lá?
Se tem como eu conseguir o Green Card lá nos EUA, ??
Quero ir pra lá pra morar, mais meu Primo Tenho uma Madrinha lá , e nós estamos na intensão de irmos é mais fácil, é Possível ??
se eu casar com americana eu ganho o green card certo…mais se eu se mim separa eu perco o green card?
Olá, gostaria de saber se após eu terminar minha faculdade de medicina no Brasil, e eu conseguir fazer uma especialização nos EUA, eu consigo morar lá, e se consigo o green Card?
Daniel,
Sim, desde que você se qualifique para um dos vistos de trabalho. Veja aqui: http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/como-trabalhar-legalmente-nos-estados-unidos/
Mas neste caso, qualquer empregador pode? Comércio, indústria, etc.. ?
Daniel,
É muito improvável. O caminho com maior chance de sucesso é encontrar um empregador que lhe patrocine um visto de trabalho, e depois de vários anos lhe patrocine o green card.
Olá! Tenho uma dúvida e gostaria de saber se você pode me responder.
Se eu for com algum visto temporário aos EUA e nesse meio tempo eu consiga um emprego, é possível esse empregador obter um green card para mim?
Vi uma vez em um site que não me lembro o nome, dizer algo parecido com isso, dizendo ser possível. No caso o empregador arca com os custos financeiros para obter o green card e depois desconta do funcionário.
Obrigado!
Ana,
Infelizmente não é possível obter o green card através de tios.
Gostaria de saber se uma tia de primeiro grau poderia passar o green card para um sobrinho? Sendo que essa tia é residente e cidadã americana a varios anos e nunca esteve ilegal no pais.
Obrigada
Fernando,
Não temos informações sobre a Australia. Nos EUA para trabalhar legalmente você precisaria do green card como explicado no artigo ou um visto de trabalho. Você pode procurar empregos aqui: http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/empregos/
Veja também aqui: http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/como-trabalhar-legalmente-nos-estados-unidos/
Olá, meu nome é Fernando, sou casado e tenho 1 filho meu sonho é residir fora do páis (legalmente) com minha familia, em especial na Australia. Sou técnico de manutenção industrial formado pela UFPR e no momento faço engenharia de produção pela PUCPR, meu inglês é básico, até consigo me virar quero ir para realmente aprender de vez o idioma. Qual seria o intercambio ideal para mim?
Ednilson,
Somente depois de seu filho completar 21 anos.