O Segredo do Sucesso nos Estados Unidos

Na minha jornada como imigrante brasileiro nos Estados Unidos tive o privilégio de encontrar muitas pessoas de sucesso.  Tanto brasileiros, quanto americanos e outros imigrantes de várias nacionalidades.

Quando falo do sucesso, não me refiro somente ao sucesso financeiro.  Me refiro ao significado mais amplo da palavra – estabilidade, vida familiar, paz espiritual, satisfação profissional – e tudo mais que você possa atribuir ao termo.

Obviamente pessoas diversas têm personalidades e capacidades variadas.  A soma de muitos fatores influencia a situação e a história de cada uma dessas pessoas.  Mas todas elas, as que conseguem alcançar e manter o tal “sucesso” ao longo prazo, têm uma capacidade em comum.

A capacidade de manter a consistência.

O que significa isso exatamente?  Significa ter uma série de valores, crenças, objetivos e visão que não mudam de acordo com as circunstâncias.  Significa estar sempre buscando o sonho desejado, e ter a capacidade de se levantar quando a inevitável queda acontece.

Não significa homeostases ou manter o status quo.  Muito pelo contrário!  Essas pessoas estão sempre mudando, sempre crescendo, sempre aprendendo.  Elas são flexíveis em seus planos de como checar onde querem chegar.  O que não muda é o sonho, a vontade de vencer, a visão do destino desejado.

Estamos vivendo uma grande crise.  Muitas pessoas perderam seus empregos.  Muitos pequenos negócios estão à beira da falência.  Muitos estão desesperados sem saber o que fazer.  Claro que não é fácil lidar com nada disso.  Mas o importante é determinar, dado essa inoportuna realidade, qual será a sua reação?  Você desistirá de tudo e deixará com que esse período defina quem você é, ou manterá a consistência, tendo plena conscientização de que essa crise, como todas as outras é passageira?

Você vai se erguer? Vai começar de novo?  Vai aprender com a crise?   Vai se fortalecer ainda mais para estar preparado para a próxima?  Esses são os grandes determinantes do sucesso ao longo prazo.

Winston Churchill disse uma frase de grande significado para este momento que estamos vivenciando: “Never let a good crisis go to waste.”  A tradução exata significa “não deixe uma boa crise se desperdiçar”.  Mas o significado mais profundo é que em toda crise existe oportunidades.  As vezes a oportunidade é simplesmente um aprendizado, ou um catalisador para mudanças necessárias que talvez você estivesse resistindo.  Você precisa encontrar a sua própria oportunidade nesta crise, seja lá qual for.

O mais importante de tudo, indiferente das circunstâncias, é manter a consistência, e nunca desistir.

Estamos torcendo por você!

 

Redação BNEU

Nós somos a equipe Brasileiros nos Estados Unidos ponto com. O nosso objetivo é prover uma série de informações e facilidades para a comunidade brasileira nos Estados Unidos e para os brasileiros que querem saber mais sobre a vida nos Estados Unidos.

guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x