Como Obter um Green Card
A vida do imigrante brasileiro nos Estados Unidos que não tem sua situação legalizada está cada vez mais difícil. Existe uma pressão e intolerância cada vez maior em todo o país contra os imigrantes ilegais, o que torna o sonho americano cada vez mais difícil para muitos brasileiros. Qual a solução? A única solução plausível é alcançar o direito de residir e trabalhar legalmente nos Estados Unidos, quer dizer, obter o tão famoso green card.
Muitos brasileiros gostariam de obter o green card. Este pequeno cartão plástico, que apesar do nome não é verde, dá ao imigrante o direito de viver e trabalhar legalmente nos Estados Unidos por um tempo inesgotável. O imigrante que tem o green card pode entrar e sair do país à vontade sem problemas. A única restrição é que o portador do green card não pode se ausentar do país por mais de seis meses consecutivos sem pedir autorização do serviço de imigração americano, o USCIS.
O portador do green card não é considerado cidadão americano, e por isso não tem todos os direitos de cidadania, tais como o direito de votar. Porém o portador do green card pode fazer uma aplicação para obter a cidadania americana depois de algum tempo, geralmente 5 anos.
Então vamos ao assunto principal deste artigo para responder ao que você realmente quer saber: Como obter este bendito green card? Existem várias maneiras de obtê-lo, como explicado abaixo:
Patrocínio de Parentes
Se você tem parentes que têm a cidadania americana ou o green card, este parente, em alguns casos, pode patrocinar o seu green card. O patrocínio tem que ser um parente de primeiro grau, ou seja, pais, filhos ou irmãos.
Para pais de cidadão americano com mais de 21 anos ou filhos de cidadão americano solteiros com menos de 21 anos, o processo não é muito demorado. É simplesmente uma questão do tempo necessário para processar a aplicação.
Para filhos casados ou com mais de 21 anos, ou irmãos de cidadão americano, assim como filhos solteiros de portadores de green card (sem a cidadania) existe uma cota anual, e o processo pode demorar vários anos.
Por favor note que não é possível obter o green card diretamente através de tios, primos, ou avós.
Patrocínio de Empregadores
Para quem não tem parentes com a cidadania americana, uma outra possibilidade é conseguir o patrocínio de um empregador. Este processo começa com um visto de trabalho, dos quais o mais comum é o H1-B, que pode mais tarde ser convertido em uma aplicação para o green card. Este caminho para obter o green card geralmente requer que a pessoa tenha curso superior e que tenha um conhecimento especializado. Neste caso o empregador necessita provar que não consegue preencher o cargo com um americano. Isso não é tão difícil de provar quanto parece, especialmente em áreas de tecnologia tais como a informática, engenharia e ciências médicas.
Casamento
A pessoa que se casa com um cidadão ou cidadã americana tem o direito de obter o green card imediatamente. Este processo é bem conhecido, principalmente pelas histórias de casamentos arranjados, no qual o cidadão americano aceita de casar por uma quantia paga. O casamento arranjado por pagamento para obter o green card é ilegal, e não é recomendado. Hollywood já se aproveitou este tema para fazer um filme chamado Green Card que é bastante divertido e que mostra certos aspectos reais do casamento arranjado e suas complicações – vale a pena ver.
É possível também obter o green card ao se casar com um portador de green card, mas esse processo tem cota anual e pode demorar anos.
Investimentos
Através do Programa EB-5, empreendedores, seus conjugues e filhos solteiros com menos de 21 anos podem obter o green card. Para isso o empreendedor tem que fazer um investimento em um empreendimento comercial nos Estados Unidos e planejar a criação e preservação de 10 empregos de tempo integral para trabalhadores americanos.
O investimento mínimo necessário é de 1 milhão de dólares, exceto para investimentos em uma área alvo para criação de empregos, o que significa uma área rural ou de grande taxa de desemprego. Neste caso o investimento mínimo é de 500 mil dólares. O processo de qualificação e aplicação do programa EB-5 é complexo, e é recomendável que você obtenha ajuda de pessoas qualificadas para lhe ajudar.
Loteria
Todos os métodos acima para obtenção do green card são bem conhecidos. Mas existe um outro método que muitos talvez não saibam porque não é muito divulgado. É a chamada loteria do green card. Porém, infelizmente a loteria do green card não está mais disponível para brasileiros devido ao grande número de imigrantes brasileiros que já foram para os EUA.
Todo ano o governo americano provê um certo número de green cards para pessoas provenientes de certos países. O processo é efetuado através do cadastro de pessoas interessadas e um sorteio. Obviamente este processo requer sorte, porém como o número de requerentes não é muito grande, as suas chance de ser sorteado são bem melhores do que em outros tipos de loterias. Para concorrer à loteria do green card, veja o seguinte site do US Department of State: http://www.dvlottery.state.gov/
Métodos Ilegais
Existem também muitos green cards que são vendidos por falsificadores. Muitos imigrantes pagam para obter o green card falso para poderem trabalhar, mas este é um processo ilegal que pode resultar em multas, deportação e prisão.
Ser um portador do green card nos Estados Unidos é um grande privilégio para muitos brasileiros. Sem ele, o sonho americano se torna muito difícil, principalmente agora que a política imigratória americana está sem definição e a pressão contra os imigrantes sem documentos está cada vez maior.

Obrigada por me responde! mas ainda tenho uma duvida. mesmo eu não morando lá eu posso pedir o visto noivo? pq lí em alguns sites que eu teria que criar vinculos com os EUA para poder pedir o visto de noivo pois eles me consideram uma americana que quer exigir seus direitos sem nunca contribuir com o país!tem chance do visto noivo ser negado? Muito Obrigada pela atenção
Oi , meu pai morou nos Estados Unidos a uns 30 anos atrás e teve uma filha lá com uma mulher americana , essa menina no caso minha irmã por parte de pai é cidadã americana eu poderia solicitar green Card por ter uma irmã americana ? Minha esposa conseguiria também depois de eu ter conseguido ?
Obrigado !!
Flavia,
Após obter o green card você pode patrocinar o green card dela, mas o processo é demorado.
Emily,
Não é possível obter o green card através de primos ou tios.
Marjory,
Não sei responder. Cheque com o USCIS o que deve ser feito nesse caso.
Olá. Se me casar com um cidadão americano e optar por residir nos EUA como devo proceder para minha filha brasileira (pai brasileiro) viver comigo e meu atual marido? Ela tem visto de turista mas gostaria de residir legalmente. Obrigada
Olá eu tenho uma tia uma prima e um primo que tem o green card a minha tia já foi casada com americanos 2 vezes e a minha prima é casada com um americano, eu tenho 17 anos, algum deles podem me ajudar a conseguir o green card?
Olá! Casei com brasileiro que tem a cidadania americana, nos casamos recentemente nos estado unidos, porém morávamos no Brasil, nesses últimos 4 anos ele estava no Brasil também, estamos dando entrada no meu GG, porém uma dúvida: ele não tem o income tax para apresentar como meu suporte financeiro q eles exigem pois estava morando no Brasil. O que devo apresentar?
Obrigada!!!
Nikolay,
Sim, é isso mesmo. Existe uma cota anual para esse tipo de processo e portanto o processo pode demorar anos dependendo de quantas pessoas estiverem na fila.
Ola meu nome é Nikolay tenho 24 anos, meu pai é cidadão americano, estava lendo algumas matérias na internet, e vi que ainda é possível ele me patrocinar o Visto permanente depois dos vinte e um, porém é um processo mais demorado, eu entraria como uma segunda chamada, isso procede, o processo demoraria muitos anos?
Tatiana,
Você precisa dar entrada no processo no Brasil.
“Quando de fala do patrocinio para obter um visto ou green card, isso não se refere a um patrocínio financeiro, e sim a uma pessoa ou organização que irá fazer a aplicação em benefício do candidato. Há um custo para a aplicação que você pode obter no site do USCIS (http://www.uscis.gov/), mas o maior custo geralmente é com advogados.”
Pessoal, muito obrigado, muito mesmo! Isso que eu precisava saber! Parabéns pelo site, novamente!
Sou casada com americano, ha 10 anos. Moramos no Brasil. Tenho visto de Turista. O casamento dfoi feito no Brasil. temos 2 filhas. Como posso obter o greencard? Preciso dar entrada no processo no Brasil, ou posso estar nos EUA, como turista e darmos entrada por la? obrigada!
Emanuel,
Quando de fala do patrocinio para obter um visto ou green card, isso não se refere a um patrocínio financeiro, e sim a uma pessoa ou organização que irá fazer a aplicação em benefício do candidato. Há um custo para a aplicação que você pode obter no site do USCIS (http://www.uscis.gov/), mas o maior custo geralmente é com advogados.
Boa tarde. Primeiramente, agradeço por alimentar-nos com tantas boas informações! Parabéns!
Minha dúvida (já busquei isso em vários sites, inclusive no craigslist.org que quase ajudou-me haha): Quanto, valor aproximado, pode atingir esse patrocínio que parentes devem pagar e quanto é esse valor que as empresas (sponsor) também podem pagar? Pois no craigs cheguei a ler uma vez que a empresa contrataria, porém o valor que ela pagar no patrocínio deveria ser reembolsado pelo empregado, porém não citava valor. Podem ajudar-me?
Desde já agradeço muito, pois esta é um dúvida que persegue-me a tempos! Paz!
Fabricio,
Neste caso não há cota anual, de forma que é só uma questão do tempo para completar o processo, ou seja, pode ser uma questão de semanas ou alguns meses.
Amanda,
Se seu namorado for cidadão americano ele pode lhe patrocinar o green card perante o casamento.
Me encaixo na categoria parente direto, pois sou filho solteiro com idade inferior a 21 anos. Meu pai é cidadão americano. Qual a previsão para que eu tenha em mãos o green card?
Ola, meu namorado é dos Estados Unidos, de que forma isso me ajuda à conseguir o Green Card? Se é póssivel assim.
Sabrina,
Você pode procurar oportunidades aqui: http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/empregos/