Como Estudar de Graça em uma Universidade nos Estados Unidos
Se você sempre sonhou em obter um diploma em uma universidade Americana, provavelmente uma das maiores barreiras para realizar o seu sonho é como financiar a sua educação. Neste artigo vamos discutir algumas opções para lhe ajudar a tornar seu sonho em realidade. Mas primeiro, vamos rever o tamanho desse obstáculo.
O custo de uma educação universitária nos Estados Unidos é absurdamente cara. No ano escolar de 2007-2008 o custo médio em uma universidade pública, o que requer residência no estado onde e a universidade está situada, foi de $13.589 por ano. Este custo inclui todas as taxas da universidade, incluindo alojamento, mas não inclui o custo de livros e outros materiais escolares.
Em uma universidade particular, o custo médio do ano escolar 2007-2008 foi de $32.307 por ano. Isso significa dizer quer para você obter um diploma em um curso universitário de 4 anos, você irá gastar em média $129.228. Se você, não conseguir terminar o seu curso em 4 anos, e estender a sua vida universitária para cinco anos, o que é bastante comum, você precisará de $161.535!
O governo Americano oferece uma serie de ajudas para os cidadãos Americanos, na maioria dos casos através de empréstimos que devem ser pagos em várias parcelas depois da formatura. Muitos jovens Americanos estão saindo das universidades completamente endividados, começando suas vidas profissionais com um enorme saldo negativo. Para estudantes estrangeiros que não são cidadãos Americanos esses empréstimos não estão disponíveis.
Então quais são as opções para os Brasileiros que gostariam de obter um diploma de uma universidade americana, mas não podem nem sonhar em obter tais quantias para financiar sua educação? Existem várias opções:
Se Você Mora Atualmente no Brasil
Se você atualmente reside no Brasil, a melhor opção é obter uma bolsa de estudos. Várias universidades Americanas oferecem bolsas para estudantes estrangeiros, mas a forma mais eficiente de obter uma bolsa para bacharelado é através da Bolsa de Estudos do Instituto Brasil Estados Unidos (IBEU). O IBEU, em parceria com o Institute of International Education (IIE) oferece várias bolsas todos os anos para alunos brasileiros que querem estudar nos Estados Unidos.
As bolsas do IBEU são oferecidas pelas universidades com convênio com o IIE e podem ser bolsas integrais de 4 anos ou parciais, dependendo da situação. Além disso o IIE paga as passagens de ida e volta do estudante. Os requisitos são que você fale bem o Inglês, tenha boas notas, e passe por um processo bastante seletivo. Para mais informações entre em contato com:
Instituto Brasil Estados Unidos
Departamento de Bolsas e Orientação Educacional
Av. Nossa Senhora de Copacabana, 690/10º andar sala 1004 20050-000 Rio de Janeiro, RJ
Telefone: (21) 3816-9445 – e-mail: neidemonteiro@ibeu.org.br
Se você já tem o bacharelado e procura oportunidades para fazer o mestrado, o CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, oferece uma série de bolsas.
Outras opções incluem:
Comissão para Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil
Programas de bolsa para intercâmbios culturais
American Association of University Women
Bolsas para mulheres não americanas e não residentes nos Estados Unidos para estudos e pesquisa nos EUA
Amcham International Fellowship Program
Bolsas para mestrado em áreas aplicadas à indústria
Organization of American States (OAS)
A OAS oferece bolsas e empréstimos para estudantes latino-americanos estudarem nos Estados Unidos, mas requer que o estudante retorne ao seu país de origem após terminar os estudos.
Se Você Mora nos Estados Unidos
Se você é residente ou cidadão Americano, a melhor opção é fazer uma aplicação direta com a Universidade na qual você estás interessado e indagar sobre as possibilidades de “Financial Aid”. Essa discussão sobre ajuda financeira para residentes e cidadãos Americanos é bastante extensa e vai além do propósito deste artigo.
Uma outra boa possibilidade para Brasileiros nos Estados Unidos, tanto documentados como não documentados, é fazer cursos nas chamadas “community colleges”. Essas escolas oferecem uma série de cursos a nível universitário e vários programas de 2 anos que saem muito mais em conta do que os cursos nas universidades. O interessante é que você pode transferir os créditos dos cursos obtidos nos “community colleges” para as universidades quando você estiver pronto para obter o seu diploma.
Se o seu Inglês não é muito bom, é recomendável que você tente melhorá-lo antes de fazer a aplicação para ingressar em uma universidade americana ou tentar obter uma bolsa. Um dos requisitos para a aceitação de estudantes estrangeiros em uma universidade nos Estados Unidos é obter uma boa nota no exame de Inglês chamado TOEFL.
Os recursos acima são só um começo. O mais importante é pesquisar e persistir. Com garra e persistência você também pode conseguir estudar de graça, ou quase de graça, nos Estados Unidos.

Como faço para fazer bacharelato eou mestrado nos E.U.A
para trabalhar ai compensa mais ter o bacharelato ou o mestrado?
Eu gostaria de saber se existe faculdade publica no Estados Unidos, e se o gasto com livros fica em media quantos mil reais.
Jackeline,
Sim, existem universidades públicas, mas elas também são pagas. Veja a seguinte listagem para ter uma idéia dos custos: http://content.kiplinger.com/tools/colleges/pubcollege.php?sortby=INRANK04&orderby=flip&states%5B%5D=ALL&myschool%5B%5D=none&outputby=table
Estou preparando-me para fazer intercâmbio através do programa AU PAIR. Sou formada em Letras e gostaria de saber aonde poderia fazer cursos de especialização na área de educação. A hostfamily oferece uma bolsa de estudos no valor irrisório de U$500 para investirmos em algum curso durante a estada nos EUA. Mas quero saber quais instituições devo procurar para realizar este tipo de curso, e saber antecipadamente qual o valor deverei investir para estas certificações. Obrigada!
Jose,
Uma opção seria entrar em contato com as universidades e “community colleges” na região onde você irá ficar e indagar sobre cursos na área de educação.
Estou tentando fazer um mestrado em ciências da computação mas não consigo informações .
De como poder conseguir uma bolsa para fazer um mestrado?
E se logo após o termino do mestrado acabar se eu consigo um emprego como faço para trabalhar legalmente ?
È mais fácil consegui empregos com mestrado ou bacharelado?
Belinda,
Existem empregos para eng. mecânica. A eng. eletrônica e química geralmente têm boas oportunidades. Você deve ir pelo que gosta e não só pelo que está em demanda porque isso muda constantemente.
Sou formada em Ciências da computação aqui no Brasil e quero fazer mestrado nos E.U.A gostaria de saber se essa é uma aréa onde posso ter mais facilidade em encontrar emprego ai?
Dayane,
Sim, esta é um area que está em demanda.
Pretendo me formar em Engenharia Mecânica aqui no Brasil.
Esta area é boa em emprego ai?
Em que outra area de engenharia voce poderia me indicar para eu poder trabalhar nos E.U.A?
Belinda,
Sim, principalmente na area técnica de engenharia e informática.
Dayane,
Você terá que encontrar um empregador que lhe patrocine o visto de trabalho.
As áreas de informática, engenharia e administração de empresas são bem procuradas.
Tem emprego em uma quantidade boa nessas areas?
Vamos la supondo que eu consegui uma bolsa estudar nos E.U.A e tal
estudo e tudo direitinho.
E o emprego eu posso consegui-lo ?
E se por um acaso eu consegui -lo vou poder trabalhar nos E.U.A ?
por que o visto vai ser de estudante e então como faço?
Para que depois que eu acabe meus estudos e possa trabalhar legalmente nos E.U.A?
Muito obrigada pela atenção e disponibilidade em responder tão rápido. Qualquer dúvida entrarei em contato novamente.
community college vale a pena sim.Se voce fizer um AA degree para depois transferir para uma universidade,é a melhor opcao, questao principalmente custo. Tenho amigas americanas,digo, a maioria 99%, e optaram por um AA degre. O unico porem é voce verificar,se a Universidade onde pretende terminar teus creditos, aceita a transferencia, isso é raro, muitas 99,99% aceitam, principalmente as ligadas do estado. DEtalhe: muitas community college, pelo fato de pensarem “community” sai quase “digratis”,isso nao é verdade, tem preco sim, claro como mencionei,menor que os dois primeiros anos dentro de uma universidade. Fall agora,ja comeco meu ultimo termo,e irei trasnferir… Leia mais »
Suzana,
Um bom lugar para começar é entrar em contato com as organizações mencionadas no artigo para obter mais informações. As provas de admissão para as universidades americanas são a SAT, ACT e TOEFL e são administradas em escolas americanas no Brasil, como a Escola Americana do Rio de Janeiro: http://www.earj.com.br/
Olá.
Gostaria de esclarecer algumas dúvidas. Sou do interior do Rio Grande do Sul, tenho 21 anos, e em 2010 me formo no curso de administração de empresas. Gostaria de fazer outra faculdade no exterior, arquitetura. Li os comentários anteriores que me deram uma breve noção. Mas como poderia fazer para começar, meu inglês é básico, mas até fim de 2010 pretendo me tornar fluente. como proceder? Como são as provas, aonde são realizadas?
Obrigada.
Aguardo retorno.
Suzana
Marcelo,
Sim, existe para atletas excepcionais. Depende muito de suas habilidades e de sua modalidade. Para consegui-las, faça uma pesquisa sobre as universidades que se destacam em sua modalidade e entre em contato com eles para indagar sobre bolsas.
Gostaria de saber, se existe algum tipo de bolsa atleta? E como eu faço para consegui-la?
Obrigado.
Abraços.
Gabriel,
Todos os estudantes de medicina nos EUA precisam cursar o pre-med.
meu maior sonho e faser facudade no usa quiria faser de cinema desenhar efeitos espesiais por que eu sou bom em desenhar
Olá, gostaria de saber se estudantes brasileiros devem cursar o “premed” para entrar em uma faculdade de medicina americana.Muito obrigado.