Dinheiro

Adonai Moving Quebra e Deixa Milhares de Brasileiros no Prejuízo nos EUA

Fonte:  Comunidade News

A comunidade brasileira nos Estados Unidos é novamente vítima de empresários desonestos. Assim como já havia acontecido com os clientes da Alexim Moving, milhares de pessoas que enviaram caixas e conteiners para o Brasil através da empresa Adonai Moving foram lesados.

A página na internet da empresa, usada pelos clientes para rastrear a localização das caixas, não funciona mais. No lugar, aparece um comunicado avisando que a empresa pediu concordata e que passou as operações para a empresa Express Moving International.

Um levantamento feito pelo Comunidade News mostra que entre setembro de 2008 e abril de 2009, cerca de 5.000 caixas foram coletadas pela Adonai Moving em vários estados americanos mesmo sabendo que não chegariam ao destino por não estar pagando seus parceiros comerciais no Brasil. O prejuízo pode chegar a $900,000.

A indignação tomou conta dos brasileiros lesados pela Adonai, gerando inclusive comunidades no Orkut. Caixas enviadas em outubro de 2008 ainda não chegaram ao destino e há consumidores que ameaçam até mesmo dar queixa na polícia. O golpe atingiu brasileiros de vários estados, incluído Connecticut, Maryland, Flórida, Georgia, Massachusetts, New Jersey e Texas.

A família de sete irmãos de Irene Zagobiki, residente em Dallas, não recebeu até hoje três caixas enviadas em dezembro último para Ponta Grossa (PR). Eram calçados e roupas que serviriam inclusive para sobrinhos recém-nascidos, filhos de um motoboy e de um gari.

O próprio gerente da Express Moving em New Jersey, Alcides Pedro, admitiu que inúmeros conteiners foram retidos pela Polícia Federal por falta de pagamento. Segundo ele, o proprietário da Adonai, Paulo Pepe Bezerra de Araújo, sabia da situação da empresa, a qual omitiu informações dos próprios funcionários e dos clientes. Caixas que ainda não haviam saído dos EUA foram registradas como em processo marítimo, ainda segundo Alcides.

A Express Moving, de acordo com Alcides, assumiu a parte logística da Adonai, ou seja, está despachando todas as caixas retidas no Brasil e em trânsito. Segundo o gerente, cinco conteiners que deveriam ser entregues no máximo em dezembro já foram liberados mediante o pagamento efetuado aos despachantes pela Express Moving.

Segundo o gerente, o acordo logístico entre a Adonai e a Express Moving International foi firmado há cerca de 15 dias entre Moacir Sant’Anna, dono da Express Moving, e Paulo Pepe. O proprietário da Express Moving considerou o negócio viável, com o objetivo de captar os antigos clientes da Adonai. “O único objetivo meu é captar estes clientes para a minha empresa. Não tenho nenhuma responsabilidade nas coisas erradas que a Adonai fez”, disse Moacir que já foi funcionário e sócio da Adonai na Flórida. O nome dele ainda consta como sócio de acordo com registros públicos do Estado da Flórida.

Dívidas

Entre os lesados pela Adonai está a transportadora Power Express Transportes Logísticos. Segundo o Supervisor Comercial Carlos Fraga, a empresa cessou os pagamentos em dezembro último, quando a dívida já estava em aproximadamente R$300.000. Ainda segundo Carlos, a transportadora despachou três conteiners sob a promessa de pagamento, mas até agora não recebeu o dinheiro.

Um despachante do Porto de Santos (SP), que realiza liberação de mudanças residenciais e que preferiu não se identificar, disse que não tem o número exato de conteiners da Adonai parados no porto por falta de pagamento. Somente no último final de semana, o despachante devolveu documentos relativos à quantidade de sete a nove conteiners.

Ainda segundo o despachante, a Adonai deve a uma companhia marítima e a uma transportadora nos Estados Unidos. Ele estima que a situação esteja assim desde fevereiro. Não revelou quanto a empresa deve a ele, mas já está contabilizando o valor como prejuízo. O despachante disse que ainda não foi procurado pela Express Moving International, mas sabe que a companhia contatou outros despachantes.

Devido aos constantes atrasos nas entregas, Rodrigo Henrique, que mantinha um posto de coleta da Adonai na Eliza’s Store em Danbury, Connecticut, foi ao Brasil em janeiro último e comprovou falta de pagamento através de conversa com um despachante. Ele decidiu então encerrar as atividades com a Adonai e disse que ficou decepcionado ao ver que lojas em Connecticut e outros estados ainda continuam trabalhando com a companhia, mesmo sabendo de todos os problemas.
Rodrigo tem recebido uma listagem da Express Moving com o número das ordens, através dos quais os clientes podem contatar a empresa para verificar a situação das caixas. Na última sexta-feira ele tinha em mãos 150 ordens.

Ficha criminal

Informações oficiais da Justiça Federal do Ceará dão conta de que o empresário Paulo Pepe cometeu crimes contra o sistema financeiro nacional. À época ele era funcionário da Caixa Econômica Federal, onde teria falsificado identidades a fim de obter empréstimos em nome de outras pessoas. O caso foi registrado na Delegacia de Defraudações e Falsificações de Fortaleza e protocolado na Justiça Federal do Ceará em março de 2005.

O Comunidade News não conseguiu contatar Paulo Pepe para apurar os fatos. O gerente da Adonai Express Moving em New Jersey, Fabiano Lins Bezerra, também não foi localizado. Uma gravação indicava que o telefone celular dele estava fora de serviço.

Consumidor de Massachusetts é o mais prejudicado

A Express Moving não teve acesso ao depósito da Adonai em Massachuseets e declarou que não irá assumir qualquer responsabilidade com as caixas deste estado. Segundo Alcides, as fechaduras do depósito foram trocadas pelo agente da Adonai em Massachusetts, Arnaldo Nascimento. Antes disso, a Express Moving contou 445 caixas paradas.
O fato prejudica brasileiros como Marcos, residente em Framingham. Os filhos de 3 e 5 anos de idade ainda estão esperando pelos presentes de Natal.

Tanto estas caixas quanto as enviadas ao Brasil através de Massachusetts estariam agora a cargo de uma companhia de mudanças do estado. Segundo Moacir, o acordo foi firmado entre Paulo Pepe e a empresa, no dia 30 último. Moacir não soube dizer o nome da empresa.

Mas Arnaldo disse que ele é o responsável pelas caixas no depósito e pelos conteiners enviados através do estado. O agente declarou que impediu o acesso da Express Moving ao depósito por não ter obtido um documento, confirmando o acordo entre as empresas. Arnaldo disse também que tem 50% de participação sobre as caixas do depósito, e temia quanto ao destino delas.

Segundo o agente de Massachusetts, em uma reunião nas presenças de Moacir e funcionários da Adonai, Paulo Pepe teria explicado que o dono da Express Moving estaria assumindo a logística da Adonai Massachusetts, os débitos dos funcionários, os quais estariam sem salário há cerca de três semanas, e um débito particular da Adonai para com Arnaldo, na faixa de $35,000. Em uma reunião posterior, Moacir teria comunicado aos funcionários que a Adonai estava “quebrada”, dizendo que chamaria aqueles que precisasse, ainda conforme Arnaldo.

Reproduzido com permissão do Comunidade News.  Leia outros artigos do Comunidade News.

Comunidade News

Comunidade News é um jornal voltado à comunidade brasileira em Massachusetts. Comunidades News tem uma parceria com Brasileiros nos Estados Unidos pela qual temos permissão para reproduzir o conteúdo abaixo.

guest

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

219 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
VIVA TRANSCARGO OU MELHOR MORTA TRANSCARGO
VIVA TRANSCARGO OU MELHOR MORTA TRANSCARGO
15 anos atrás

GENTE EU TAMBEM MANDEI CAIXA EM OUTUBRO COM A VIVA E ATE AGORA NADA. O ELSON, O COLETADOR DISSE Q O SANDRO ERA UMA PESSOA IDONEA…KKKKKK Q EU PODERIA FICAR TRANQUILO QUE A CAIXA CHEGARIA. KD A CAIXA?????? EU LIGUEI VARIAS VEZES E ELE DISSE QUE A CAIXA TAVA NO PORTO QUE IA ENTREGAR EM MARCO…PQ O PORTO TAVA DEMORANDO A LIBERAR (PAPO DE MALANDRO) MANDEI AS OUTRAS Q EU TINHA PELA BR COURRIER EM DEZEMBRO E AS CAIXAS CHEGARAM EM FEVEREIRO. E AQUE MANDEI PELA “MORTA TRANSCARGO” EM OUTUBRO ATE HJ NADA. VAMOS NOS UNIR. ALGUEM QUE ESTA AI… Leia mais »

solange
solange
15 anos atrás

eu tbem mandei 2 cx e nao sei o que esta acontecendo, desde do mes de setembro e outubro, estou preocupada e nao sei o que fazer, eles ja nao atende o telefone, se sabe alguma coisa me informe. creio que essa e uma dessas empresas de gente sem moral.

Paula
Paula
15 anos atrás

Eu enviei 3 cxs o mes passado pela Viva Transcargo e tenho um amigo que enviou em set/out 2009 e ainda nao recebeu, o site está fora do ar e o telefone da Viva transcargo nao está mais funcionando, ou seja nao tenho mais nenhum contato dessa empresa, suspeito que ja fechou e eh mais uma empresa golpista :/ Tenho uma amiga que enviou cx no mesmo conteiner e gostaria muito de achar outras pessoas que mandaram na mesma época, provavelmente minhas cxs nem sairam dos EUA ainda e quero recupera-las por aqui mesmo já que estou percebendo que essa… Leia mais »

reginaldo
reginaldo
15 anos atrás

o numero de minha caixa e 210109,eu enviei de machassussets em setembro de 2008 e ate hoje nao chegou no destino ,curitiba PR,
quero saber como faço para receber a caixa meu tel e 41-36574107
email- silviaeregi@hotmail.com

Vanessa
Vanessa
15 anos atrás

eu enviei uma caixa pela vivatranscargo em Novembro de 2009, as vezes o website esta no ar e as vezes sai fora do ar. Safadossssssss

Marco
Marco
15 anos atrás

Enviei duas caixas para o Brasil desde novembro de 2008. Gostaria de saber se tem como eu rever minhas caixas. Grato pela atençao , aguardo resposta.

Denise
Denise
15 anos atrás

Luana,

Voce pode casar quando quiser, e como voce entrou legalmente com visto nao precisa voltar p/ o Brasil voce aguarda seus papeis aqui mesmo. So tem que voltar para o pais de origem p/ aguardar os papeis quem entrou ilegalmente. Se precisar de maiores informacoes pode me contactar muitobom@aol.com, Boa sorte! Denise

Brasileiros nos Estados Unidos
Admin

Luana,

Você provavelmente terá que voltar para o Brasil durante o processo. Veja aqui:
http://www.uscis.gov/USCIS/New%20Structure/3rd%20Level%20(Left%20Nav%20Children)/Resources-3rd%20level/How%20Do%20I%20Guides/B1en.pdf

luana
luana
15 anos atrás

sim,eu sei q o visto b2 nao e para casar,mas ja estou aki e se eu voltar meu relacionamento acabara…Eu nao pretendo trabalhar nem nda,sera um casmento verdadeiro,nao p ter green card p trab,ou coisa tal….se eu me casar com 40 dias,depois terei que deixar meu marido p voltar p brasil..me ajude..nunca souberam ninguem q teve o cso como o meu….please..e obrigadaaaaaaa

Brasileiros nos Estados Unidos
Admin

Luana,

É difícil responder esta pergunta, pois tecnicamente o visto B2 não foi feito para quem vem casar. O ideal seria usar o visto de noiva.

JOAREZ
JOAREZ
15 anos atrás

Francine, tambem tenho uma caixa enviada por essa VIVATRANSCARGO, pelo jeito é outra roubada, outra empresa da quadrilha, se tiver alguma noticia, por favor entre em contato. joarezrocha@hotmail.com

LUana
LUana
15 anos atrás

Olá,acabei de chegar nos usa em chicago e meu visto e de truista;é a 3º vez que venho,meu namorado e daki e americano…estamos pensando em casar,como cheguei faz 2 dias,qual o tempo ideal eu esperar para casar aqui nos usa?pois meu visto e b2…..me ajude por favor!!!

Genivaldo
Genivaldo
15 anos atrás

Senhores, Sou Despachante no porto de Santos e tenho acompanhado a liberação de alguns clientes da Adonai/express moving e Nacional Moving, tem em Santos hj parado desse clientes mais de 60 containers com bagagem. O Inspetor do POrto de Santos sabendo do problema de centenas de pessoa montou uma equipe para abrir todos os containers e identificar por caixa e avisar seus proprietarios. Isso será feito atraves da identificação que estiver nas caixas e será enviado por correio para o endereço que estiver cadastrado no CPF do proprietarios das caixas.Após isso ou o cliente comparece em Santos ou contrata o… Leia mais »

sebastiao pedro pimenta filho
sebastiao pedro pimenta filho
15 anos atrás

Ja se foram quase 2 anos …perdi 2 cxs c essa falsa adonai..e 8 cxs com com os golpistas da manaim express.moving..nao tenho nenhuma informacao onde estao meus pertences de 7 anos de america… passando frio ,stress .humilhacao. Alem dos meus pertences ,foram 1800 dolares em pagamento pro envio dessas cxs que nao tenho nenhuma noticia onde elas possam estar…se alguem tiver qualquer infor..por favor .me faca contato pelo fone 201 313 0047..desde ja muito obrigado..

Marilda Couto
15 anos atrás

Preciso de algum contato da empresa Hora Certa Moving, as caixas foram enviadas em 15 Setembro de 2009, a partir de Janeiro de 2010 fiquei esperando as minhas 2 caixas que foi que deram para chegada no Brasil, só que já vão completar em Março seis meses o dobro do tempo. Como não consegui contato nem por e-mail e nem telefone, e não sabendo o que fazer irei entrar na justiça. No dia 20 de Janeiro, consegui falar com Sr. vidomar, pelo telefone, ele prometeu que eu receberia as 2 caxas mesmo demorando só que já se passaram dois meses.… Leia mais »

Francine B. Felisbino
Francine B. Felisbino
15 anos atrás

gente… mandei 2 caixa pela viva transcargo(nova empresa dos ladraozinhos moving), as caixas foram enviada em novembro de 2009 para santa catarina. Ate hoje as caixas nao foram nem registadas no sistema de rastreamento da empresa o numero do telefone q esta na nota fiscal e no site nao atende… mandei varios emals alguns foram respondidos e agora ninguem me responde mais email… estou precupadissima…. tem coisas de valor sentimental muito grande… coisas compradas com muito suor!!! nao sei mais o q fazer… o numero da nota eh GA700302. E o numero de telefone q eu ligo eh o 770-955-1006… Leia mais »

Claudio
Claudio
15 anos atrás

As pessoas que estao sendo lesadas pela Hora Certa Moving, vamos nos unir! envie um email para lesadoshoracertamoving@gmail.com

Neb
Neb
15 anos atrás

Ola, minhas caixas tambem nao foram entregues, toda hora tem um falando alguma coisa, que esta no porto e eles vao leiloar tudo, outros falam que esta nos EUA ainda…so sei que quero elas, pois, trabalhei duro e apos ganhar meu baby, vim embora, tenho 4 filhos e muitos brinquedos dentro da caixa, coisas que nao servirao mais, porem, posso vender e comprar novos pra eles. Me falaram que preciso fazer uma petiçao, mas, nao sei onde encontrar, se alguem tiver, me avise….agradeço antecipadamente….Neb

Viajante
Viajante
15 anos atrás

Pessoal, estive hoje no prédio da Alfândega da Receita Federal (R. Praça da República s/nº, Santos, SP, balcão de atendimento andar térreo, func. de segunda a sexta, das 9am às 12pm e das 2pm às 5pm). A RF elaborou uma comissão (publicado no diário oficial) de 20 pessoas para solucionar o caso dos contêiners enviados dos EUA através das empresas Express Moving e Adonai. Vai começar o processo de abertura dos contêiners sem identificação e a RF precisa confirmar através de documentos as pessoas que ainda desejam receber seus pertences. Quem não se identificar, terão suas coisas apreendidas e destruídas.… Leia mais »

Vilmar Eustáquio Fernades da Costa
Vilmar Eustáquio Fernades da Costa
15 anos atrás

Em meados de setembro de 2008 voltando de Nova York para belo horizonte .Minha caixa veio através da empresa ADONAY MOVING…mas até hoje não recebi a mesma…Tenho os comprovantes de envio da caixa,mas a empresa que assumniu também não soube me informar aonde esta a caixa e nem porque ela até hoje não chegou a seu destino. sE SOUBEREM DE ALGO FAVOR ME INFORMAR ATRAVÉS DO EMAIL: bidubh@hotmail.com ou pelo telefone: 31- 3483-8948 ou 31- 88649854
OBRIGADO

219
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x