Não Mude para os EUA Antes de Ler Esta História
Olá brasileira(o)!
Você mudou para os EUA há alguns anos atrás. Agora você está vivendo aqui; trabalhando, estudando, sustentando a sua família, divertindo-se com os seus amigos, enfim, vivendo a sua vida. Na maior parte do tempo você nem pensa que você é um imigrante. Mas, de repente, você abre a boca e fala… então o ouvinte pergunta: Where are you from? E então você se dá conta de que o Americano percebeu o seu sotaque. Alguns Brasileiros provavelmente respondem com orgulho e sem pestanejar: I am Brazilian! Outros Brasileiros pensam por alguns momentos e pesam a situação, e as vezes tentam desconversar. Enfim, as respostas e reações podem ser diferentes, mas a realidade é a mesma: Você é um imigrante! Você édiferente! Você veio de um país diferente!
Então: Quais são as diferenças entre o Brasil e os Estados Unidos? Quais são as diferenças entre os Brasileiros e os Americanos?
Vocêé inteligente e sabe que não existe um lugar perfeito. Se você pesar os prós e os contras você descobre que o lugar (país) ideal é aquele que tem mais prós do que contras, pelo menos na sua opinião. Como você já viveu pelo menos em dois paises (Brasil e EUA) então você tem mais condições de fazer certas comparações.
Esta coluna não tem como objetivo julgar o certo e o errado. Você pode colocar a sua opinião, com respeito é claro. O objetivo desta matéria é apenas fazer uma pesquisa das diferenças que você encontrou entre o Brasil e os EUA, e se diverter lendo o que outros leitores pensam.
O que você responderia para seus amigos no Brasil quando eles lhe perguntam sobre os Estados Unidos? O que você responde aos Americanos quando eles lhe perguntam sobre o Brasil?
Lembrem-se de que a sua opinião pode ser diametralmente oposta a de outros leitores. Portanto use de respeito e discrição quando acrescentar os seus comentários.
Prontas(os)? Então aqui vamos.
Entraremos apenas três exemplos (com comentários) de diferenças entre Brasil (Brasileiros) e os Estados Unidos (Americanos). O resto é com vocês.
Diferença N.o 1:Café da manhã. Geralmente Brasileiros tomam um café da manhã bem simples. E as refeições seguintes começam a ficar mais nutritivas. O café da manhã Americano é totalmente diferente; começando com um café da manhã bem reforçado, vai diminuindo o valor nutricional das refeições durante o dia.
Diferença N.o 2: O Americano é mais pontual, enquanto que o Brasileiro é mais relaxado, chegando as vezes atrasado ou em cima da hora.
Diferença N.o 3: Tem mais crime no Brasil do que nos EUA.
Enfim pessoal, esta lista mostra algumas situações e diferenças que outros Brasileiros, e também Americanos, as vezes apontam entre o Brasil e os Estados Unidos.
Por favor enviem as suas opinões. Escrevam sobre as diferenças e também se você gosta do jeitinho brasileiro ou se você gosta do American way. Lembre-se sempre de respeitar a opinião dos outros leitores e colaboradores.
Obrigado por participar.
Um abraço a todos.

Jones,
Para estudar você precisaria do visto de estudante, e para trabalhar o visto de trabalho.
boa noite Marcos!!
tenho uma duvida em relação a estudar e morar nos EUA, tenho a cidadania Italiana e gostaria de morar nos EUA para estudar o idioma e trabalhar, porém estive lendo alguns informativos que dizem que pessoas com cidadania europeia podem entrar no País sem o visto e sim com o ESTA e permanecer somente 90 dias como turista, se caso eu entre e queira permanecer estudando e trabalhando lá, existe a possibilidade deles liberarem isso, ou no caso tirar um visto de trabalho, é possível?? Espero que exista.
Marcos te agradeço desde já.
Um abraço
Se sabe através da História Americana inclusive as de notícias recentes, como é a política SOCIAL americana, inclusive com alguns tipos de americanos natos. Basta voltarmos no tempo, até encontrarmos o som da voz do inesquecível discurso de Martin Luther king e sua famosa luta contra um regime que nunca acabou, mas que sobrevive até os dias de hoje de forma velada. Infelizmente a maioria dos americanos do norte, não enxergam nosso povo como competente intelectual, só nos percebem como braçais, mesmo sabendo que temos um excelente rol de escritores como Machado de Assis, José de Alencar,etc…sem falar falar na… Leia mais »
Ronildo,
Turistas brasileiros podem usar a carteira de motorista brasileira para dirijir nos EUA.
Se uma pessoa torar a carteira de motorista no brasil ele poder dirigir no EUA.
Ao ler os comentários vi que fugiram completamente do que foi proposto…hehehehe. Bom, é engraçado ver que as pessoas confundem muito o patriotismo com fanatismo. O fato de você achar que a tua vida é melhor em outro país do que dentro da tua própria nação não quer dizer que você é um traidor ou que você não ama a sua pátria. Estou de mudança para os USA juntamente com a minha família e acredito que lá terei condições melhores e que com certeza oferecerei muito mais qualidade de vida para a minha gente. Amo o meu Brasil e tenho… Leia mais »
Moro em Massachusetts ha 12 anos. Como estou arrependida de viver aqui. Logo para ir embora daqui. Antes vivia na Europa. Bem melhor. O pais economicamente esta falido. E socialmente ja atingiu 6,6 em desigualdade social. Esta entre os 17 paises no mundo com maior indice de pobreza. O NY TIMES fez recentemente uma reportagem sobre isso. A maioria dos brasileiros que vivem aqui em Massahusetts nao leem absolutamente nada sobre economia, politica e sociedade. Vivem alienados a realidade Americana. O pais nao esta bem. Em educacao piorou muito. Vejam o relatorio da ex secretaria de estado Condoleeza Rice do… Leia mais »
Vania,
Você teria que estar casada e ele teria que lhe patrocinar.
Fui casada. Com um brasileiro naturalizado americano que vive no pias há mais de 15 anos.
Ele chegou a solicitar o green card eu fui para os EUA mas nao deu mais certo e eu voltei e separamos.
Após 1 ano consegui o visto de turismo e viajei normalmente em 2010.
Pelo fato de ter casada com um americano posso solicitar um green card?
Bianca,
Voce pode ficar fora dos EUA por 1 ano (pode renovar por mais 1 ano = 2 anos total). Portanto, mesmo que o seu Green Card nao tenha vencido, voce abandonou os EUA se nao voltar para ca dentro deste limite de 1 ou 2 anos.
Quanto a entrar com o processo novamente, eu nao tenho conhecimento da sua situacao, mas acho que voce pode pedir para o seu padastro patrocinar o seu Green Card novamente.
Boa Sorte.
Bom dia! Fui para os Estados Unidos em 2003 com o visto de imigrante. Consegui o Green Card através do meu padrasto que é americano. Voltei para o Brasil em 2007 e não retornei aos Estados Unidos até hoje, ou seja, perdi o Green Card (mesmo estando na validade). Dei entrada no visto de visitante, pois não quero perde-lo novamente, já que pretendo morar um bom tempo no Brasil. No dia da entrevista no consulado, entreguei todos os meu documentos (passaporte antigo com o visto de imigrante, green card, passaporte novo etc..) e, para tirar o visto B2 tive que… Leia mais »
Ola bom artigo, faltou mais comparacoes. Mas realmente quem decide vir para outra pais, viver dia a dia de outra cultura esta mais apto a fazer tais comparacoes. Sou Brasiliera como vc falou, vc vai no mercado a moca fala: Do you need bag? vc responde: Yes, thanks… logo vem.. where are you from?? kkkkkkkkkkkkk impressionante como eles percebem rapido. Mas desde a primeira vez que vim para ca quis voltar. e Hoje aqui estou fazendo intercambio e tentando o “sonho americano”, cada dia que passa me apaixono mais por esse pais e as pessoas. Sou Au Pair e embarquei… Leia mais »
Nossa gente eu fico revoltada com esses comentários: “O bom do Brasil é só a comida ou coisas tipo assim”.Olha eu admiro a América e tenho até vontade de morar lá, para conhecer outras culturas.Mas pq as pessoas não veem as coisas boas do Brasil, por explo:Eu sou paulista tá, então eu vou citat as coisas que eu conheço:USP, universidade maravilhosa que forma cientístas, hospital das clínicas daqui é maravilhoso, bons médicos, Intistuto de Psiquiatria do HC é referência na América latina, lá se trata todos os tipo de transtornos mentais com os melhores especialistas e de graça e toda… Leia mais »
Josilene,
A resposta da Redação do site e perfeita, nunca podemos prever a decisao do consulado.
Entretanto, porque tentar apenas o visto quando voce pode tentar obter o Green Card, e eventualmente a cidadania americana?
Converse com a sua mae e peca para ela entrar com um pedido para voce e para seus filhos.
Boa sorte.
Josilene,
A emissão de visto é bastante imprevisível, pois depende de sua situação pessoal. A melhor maneira de saber é tentando.
Sou brasileira tenho 39 anos, sou casada e tenho três filhos, minha mãe casou com um americanos e mora EUA a mais de 16 anos, ela já tem a cidadania americana, gostaria de saber se eu posso ir visita-la com minha família, será fácil conseguir o visto?
João,
É muito difícil prever os resultados da requisição de visto. O fato de você ter ficado ilegalmente pode ser um fator negativo. Você também terá que justificar porque quer voltar como turista se acabou de estudar nos EUA.
Boa noite! Me chamo João, entrei nos Estados Unidos com visto de Estudante, vim para estudar 03 meses em Nova York. Devido a dificuldades de adaptação, principalmente em relação ao clima, faltei bastante as aulas no início do curso (quando estava realmente frio), então quando tentei transferir para outra escola, não liberaram a transferência porque minha frequência não era suficiente. Estou há 07 meses ilegal aqui e meu visto vence agora no final de março. Gostaria de saber se eu voltar para o Brasil antes do visto expirar, mesmo a permanência já estando expirada eu tenho chances de conseguir o… Leia mais »
Comment – Comentário de antonio carlos em 27 Janeiro 2013:
… AGORA SOBRE A Maira Fernandes,NÃO AGREDITO EM NADA QUE ELA DISSE , LÓGICO QUE ELA CONFUNDE QUEM É ASIATICO ,ESSA NÃO COLA …
A Maira nao disse que nao confunde asiaticos, ela escreveu: “Quando eu vejo uma pessoa asiatica eu nao assumo nada. Se estiver curiosa eu pergunto.”
ANTONIO, PRESTA ATENCAO ANTES DE ESCREVER COMENTARIOS, ASSIM VOCE NAO ESPALHA BOATOS NEM PASSA POR FOFOQUEIRO…
Luan Alves Santiago Abaixo vai uma resposta enviada por um Sargento Recrutador do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos. Aqui tem o “link” para o website oficial do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos: http://www.marines.mil/ E aqui vai uma dica: Leia o noticiario a respeito da situacao militar nos EUA. O Canada recebeu um numero enorme de americanos desertores que “sonhavam” em se tornar “Rambos”. Eles alistaram nos services militares (USAF, US Army, US Navy, USMA, etc), e foram para a Guerra (e isso mesmo cara, os EUA vao te mandar pra guerra!), mataram e testemunharam mortes e… Leia mais »