Imigração

Não Mude para os EUA Antes de Ler Esta História

Olá brasileira(o)!

Você mudou para os EUA há alguns anos atrás. Agora você está vivendo aqui; trabalhando, estudando, sustentando a sua família, divertindo-se com os seus amigos, enfim, vivendo a sua vida. Na maior parte do tempo você nem pensa que você é um imigrante. Mas, de repente, você abre a boca e fala… então o ouvinte pergunta: Where are you from? E então você se dá conta de que o Americano percebeu o seu sotaque. Alguns Brasileiros provavelmente respondem com orgulho e sem pestanejar: I am Brazilian! Outros Brasileiros pensam por alguns momentos e pesam a situação, e as vezes tentam desconversar. Enfim, as respostas e reações podem ser diferentes, mas a realidade é a mesma: Você é um imigrante! Você édiferente! Você veio de um país diferente!

Então: Quais são as diferenças entre o Brasil e os Estados Unidos? Quais são as diferenças entre os Brasileiros e os Americanos?

Vocêé inteligente e sabe que não existe um lugar perfeito. Se você pesar os prós e os contras você descobre que o lugar (país) ideal é aquele que tem mais prós do que contras, pelo menos na sua opinião. Como você já viveu pelo menos em dois paises (Brasil e EUA) então você tem mais condições de fazer certas comparações.

Esta coluna não tem como objetivo julgar o certo e o errado. Você pode colocar a sua opinião,  com respeito é claro. O objetivo desta matéria é apenas fazer uma pesquisa das diferenças que você encontrou entre o Brasil e os EUA, e se diverter lendo o que outros leitores pensam.

O que você responderia para seus amigos no Brasil quando eles lhe perguntam sobre os Estados Unidos? O que você responde aos Americanos quando eles lhe perguntam sobre o Brasil?

Lembrem-se de que a sua opinião pode ser diametralmente oposta a de outros leitores. Portanto use de respeito e discrição quando acrescentar os seus comentários.

Prontas(os)? Então aqui vamos.

Entraremos apenas três exemplos (com comentários) de diferenças entre Brasil (Brasileiros) e os Estados Unidos (Americanos). O resto é com vocês.

Diferença N.o 1:Café da manhã. Geralmente Brasileiros tomam um café da manhã bem simples. E as refeições seguintes começam a ficar mais nutritivas. O café da manhã Americano é totalmente diferente; começando com um café da manhã bem reforçado, vai diminuindo o valor nutricional das refeições durante o dia.

Diferença N.o 2: O Americano é mais pontual, enquanto que o Brasileiro é mais relaxado, chegando as vezes atrasado ou em cima da hora.

Diferença N.o 3: Tem mais crime no Brasil do que nos EUA.

Enfim pessoal, esta lista mostra algumas situações e diferenças que outros Brasileiros, e também Americanos, as vezes apontam entre o Brasil e os Estados Unidos.

Por favor enviem as suas opinões. Escrevam sobre as diferenças e também se você gosta do jeitinho brasileiro ou se você gosta do American way. Lembre-se sempre de respeitar a opinião dos outros leitores e colaboradores.

Obrigado por participar.

Um abraço a todos.

Marcos Martins

Nascido Carioca e criado Gaúcho. Residente em Las Vegas, NV. Marcos é Tradutor Juramentado e Notário Público. Ele é proprietário da empresa Absolute Training LLC, especializada em Segurança Pessoal e do Trabalho, Cursos de Armas de Fogo. Ele é também instrutor na área Paramédica e de cursos de CPR e instrutor no Sistema de Aprendizado Nacional para Eletricistas Sindicalizados (IBEW – EJATC).

guest

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

239 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Alex
Alex
10 anos atrás

trabalho como consultor de vendas de automóveis, existe possibilidades de atuar nessa profissão nos USA?

Redação do site Brasileiros nos Estados Unidos
Admin

Irani,

A grande questão é como trabalhar legalmente. Veja aqui: http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/como-trabalhar-legalmente-nos-estados-unidos/
Em termos de passagens existem várias companhias e os preços variam bastante dependendo de vários fatores – você deve consultar com uma agência de viagens.

Irani
Irani
10 anos atrás

Olá sou cabeleireira e manicure, gostaria muito de ir pros EUA porém como faço pra trabalhar lá com minha profissão? Eu poderia ir ? É muito caro a passagem de são Paulo pra lá? Qual cia ir? Alguém sabe como pode me ajudar? Obrigada.

george
george
10 anos atrás

Vi o comentário do aurelio em dezembro e ate me emocionei em ver tudo o que ele fez para conseguir vencer na vida e ele sabe muito bem que ele é uma pessoa que merece tudo o que conseguir pelo próprio esforço mas garanto que ele é um de 20 que procura o meio difícil de ganhar a vida, os outros trapaceiam, são os “espertos”. Queria que ele visse isso, o vi reclamar das eleições e tenho certeza que ele não pode ter falado o que falou por mal, acho que ele apenas se glorifica com seu esforço mas que… Leia mais »

Ingrid
Ingrid
10 anos atrás

Respostas perfeitas pelo que li, tenho 17 anos e daqui a uns 5 anos ( pretendo fazer enfermagem ) irei fazer inglês hoje já para ir fluente, acho que deve ser até mais fácil conseguir o Green card falando e escrevendo fluente, e validar o diploma para valer internacionalmente! Quem sonha em ir morar fora, deve lutar, pois, não irá conseguir nada fácil!

Redação do site Brasileiros nos Estados Unidos
Admin

Eduardo,

Esse tipo de estadia de 6 meses a um ano pode ser feito com o visto de turista, mas com esse visto você não pode trabalhar legalmente.

Eduardo Reis
Eduardo Reis
10 anos atrás

Boa tarde , sou novo tenho 22 anos , não tenho casa em meu nome , apenas um carro , estou pensando em ir tentar mudar a vida em boston, minha intenção inicial é ficar de seis meses a um ano , isso é claro se eu conseguir emprego , e depois levar minha namorada pra morarmos lá , isso seria algo muito dificil de se conseguir ? Estou sendo pouco realista ?

Redação do site Brasileiros nos Estados Unidos
Admin

Agno,

Sim, mas você precisaria do green card.

Agno
Agno
10 anos atrás

Fui Polícial e hoje sou bombeiro, há a possibilidade de um brasileiro ser policial bombeiro ou paramédico nos Estados Unidos?

viviane calvi
viviane calvi
10 anos atrás

eu morei por 4 anos nos usa e para falar a verdade so me arrependo de uma coisa,de ter voltado para o brasil,pois la mesmo sendo imigrante me sentia super feliz,tinha tudo que queria, saia sem medo,nao senti discriminaçao em nenhum momento,trabalhei sempre com americanos,meu filho nasceu la e tive todo suporte necessario,enfim quando tiver outra oportunidade com certeza vou agarra-la.

Nara
Nara
10 anos atrás

Falam que os europeus são individualistas, mas aqui no Brasil há muita gente assim, só que não se mostram.. Lá pelo menos sabemos como eles são. Tem uma coisa que eu admiro nos EUA: o sistema judiciário. E isso faz uma grande diferença. Aqui no Brasil temos funcionários vitalícios. A nossa Constituição garantiu isso através dos constituintes que mantiveram este instituto monárquico numa Constituição “democrática”, enquanto nos EUA um juiz ou promotor são eleitos. Se eles não trabalham bem para a comunidade, podem dizer adeus ao cargo pq não se elegerão de novo. Lá eles andam pianinho enquanto aqui fazem… Leia mais »

Nara
Nara
10 anos atrás

Pra começar, eu adoro guacamoles e os mexicanos foram roubados dos EUA. Muitas das terras americanas, como nome mexicano, ou foi comprada a preço de banana ou foi roubada. E agora os mexicanos são proibidos de entrar lá. Êta povinho arrogante o norte-americano. Essa a grande diferença. Aqui a gente aceita imigrantes de todos os países e são bem recebidos, mas lá somos e seremos sempre pior do que eles e isso não me dá vontade nenhuma de ir pra lá nem pra visitar, aliás eu detestaria ser picada por percevejos. Prefiro o nosso clima, o nosso povo, a nossa… Leia mais »

Mari stangl
Mari stangl
10 anos atrás

Ola pessoal vim falar um pouco da minha experiencia morando no exterior.. Nao moro nos estados unidos nunca visitei meu visto foi negado mesmo tendo uma irma que ja mora la a 20 anos. Eu moro na Alemanha a dois anos, casei com um alemao aqui na alemanha deixei meu emprego, vendid carro, meu apartamento que é cerca a 5 minuto da praia.. Familia etccc Enfim é uma experiencia dificil , se adaptar o idioma, as pessoas um choque cultural muito grande para mim..gosto muito do meu marido mas as vezes penso que nao é tao forte porque eu tento… Leia mais »

tatiane rodrigues
tatiane rodrigues
10 anos atrás

Ola marcos ano que vem eu termino o ensino medio e tenho muita vontade de viver nos eua mesmo nao falando ingles queria ir pra estudar e trabalhar sera que daria certo?? Se puderem me responder agradeco

Maria
Maria
10 anos atrás

Respondendo sua pergunta Andiara a entrevista pode ser em português não tem problema eu fiz essa entrevista a 5 meses atrás e agora estou morando nos Estados Unidos, só te dou conselho antes de vir estude inglês para você poder se acostumar aqui porque estou passando maior sufoco e solidão por não poder falar com ninguem. Se quiser saber mais informacao pode mandar email mariasimoes19@gmail.com. Se alguém tiver experiencia de vir para Estados Unidos sem saber nada de ingles e como superou o chamado choque cultural por favor escreve contanto preciso de ajuda.

Bruno
Bruno
10 anos atrás

Por mais roubo que há no meu Brasil, Brasilzinho… Não há lugar melhor que a minha casa, o meu Brasil. Não coseguiria viver sem o meu “pão francês” que não é francês, sem o pão de queijo, sem a farinha, sem a minha impontualidade, sem a liberdade e pricipalmente, sem o calor do meu povo e as mulheres. Outros países para min… Só a passeio!! Alguém um dia disse: “Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá, as aves que aqui gojeiam, não gojeiam como lá, (…) não permita ó Deus que eu sem que eu volte para lá, e… Leia mais »

Redação do site Brasileiros nos Estados Unidos
Admin

Andiara,

Creio que a entrevista possa ser feita em português. Não creio que você seria negada o visto por não falar inglês.

Andiara
Andiara
10 anos atrás

O meu noivo é americano e ele deu entrada no visto de noiva e pretendemos nos casarmos nos EUA. Eu tenho uma duvida, a entrevista para o visto de noiva é feita em português ou Inglês no consulado americano no Brasil?Eu não falo inglês e ele fala português, por EU não falar inglês o visto de noiva pode ser negado ?

Aline
Aline
10 anos atrás

Oi Beatriz, Fiquei imprecionada com seu relato. Preciso refletir. Eu nunca tive o sonho americano, mas por influências da mídia eu sempre tive um olhar positivo sobre os EUA e tenho sonho de conhecer este país. Em 2010 eu conheci um americano e me relacino com ele até hoje. Ele me visita sempre, e jamais moraria no Brasil apesar de ser apaixonado pelo nosso povo. É ama o Brasil tanto quanto eu amo o país dele, porém se nos casarmos eu terei de ir pra lá. E isso é o que mais desejo, mas depois de tudo que li aqui… Leia mais »

Beatriz
Beatriz
10 anos atrás

Gostaria de ouvir uma resposta da Silvia (li os comentarios dela aqui que foram feitos ja faz muito tempo,alias adorei tmb as respostas dela pra quem a ofendeu)… parabens por ser uma pessoa evoluída e sábia, Silvia! Saiba q nao está sozinha nessa jornada e que pessoas como vc sempre sofrerão críticas nesse mundo movido por tudo que é material, mundo este que está doente e totalmente sem consciencia. Concordo com absolutamente tudo que vc falou a respeito dos Estados Unidos e estou passando por uma situaçao praticamente igual a sua. Por fim, vc e seu marido americano conseguiram vir… Leia mais »

239
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x