Como Obter um Visto para Entrar nos Estados Unidos

Todos os brasileiros que não são residente permanente (portador de green card) ou cidadão americano, precisam obter um visto para entrar no território americano.  Existe uma grande variedade de vistos que atendem a várias situações, mas os vistos que se aplicam à grande maioria das pessoas podem ser resumidos basicamente em quatro categorias.

Aqui vão as quatro categorias de vistos mais comuns emitidos pelo governo americano:

  • Visto temporário para negócios (B-1)
  • Visto temporário para turismo (B-2)
  • Visto de estudante e de intercâmbio (várias sub-categorias)
  • Visto de trabalho temporário (várias sub-categorias)

Neste artigo vamos nos concentrar nos dois primeiros vistos mencionados acima, ou seja, os vistos temporários para turismo e para negócios.  Como os vistos de estudante e de intercâmbio e os vistos de trabalho temporário têm várias categorias e são mais complexos, dedicaremos outros artigos exclusivamente para eles.

O visto B-1 é para quem quer visitar os Estados Unidos temporariamente com o propósito de fazer negócios (por exemplo, participar em conferências e palestras) ou para fazer um tratamento médico, ou para quem acompanha um membro da família para fazer um tratamento médico.

O visto B-2 é para quem quer visitar os Estados Unidos temporariamente para fazer turismo ou para visitar parentes e amigos.

Para obter os vistos B-1 ou B-2 você precisa demonstrar que sua intenção é de realmente visitar os Estados Unidos temporariamente e de deixar os Estados Unidos no fim do período autorizado inicialmente ou por extensão do visto provido pelo USCIS (o departamento de imigração americano).   Além de ter um passaporte válido, para obter estes vistos, você terá que provar que:

  • Você mantém uma residência no Brasil que você não tem intenções de abandonar
  • Você tem condições de se sustentar financeiramente enquanto está nos Estados Unidos
  • Você á admissível nos Estados Unidos.  Isto quer dizer que você não é um criminoso, terrorista, que não têm uma doença transmissível, que nunca foi deportado,  etc.  Durante o processo de petição do visto, com certeza o governo americano irá pesquisar se você tem bons antecedentes.

A aplicação para obtenção dos vistos deve ser feita através do formulário DS-156 que você pode acessar aqui, e o agendamento pode ser feito através do Sistema de Informação e Agendamento que você pode acessar aqui.

Abaixo se encontram atalhos aos websites dos consulados americanos no Brasil onde você pode obter mais informações:

Brasilia
Rio de Janeiro
Recife
São Paulo
Belo Horizonte
Fortaleza
Manaus
Porto Alegre
Salvador

Uma questão muito importante que precisamos enfatizar é o fato de que o visto não garante a entrada nos Estados Unidos.  Eles podem recusar a sua entrada quando você for passar pela imigração no porto de entrada nos Estados Unidos ou podem limitar o período de tempo que você é autorizado a permanecer nos Estados Unidos.

Se você for admitido pela imigração americana você receberá um documento chamado de formulário I-94, ou Record of Arrival-Departure.  Este documento será carimbado indicando o período de tempo que você está autorizado a permanecer nos Estados Unidos.  Se você quiser ficar nos Estados Unidos por mais tempo do que autorizado nos seu I-94, você precisa fazer uma aplicação para estendera sua estadia através do formulário I-539, que se chama Application to Extend/Change Nonimmigrant Status e que você pode obter aquiIsto precisa ser feito antes do período determinado no I-94 expirar.

Se você perder o seu I-94 você pode pedir um documento substituto através dor formulário I-102, chamado de Application for Replacement/Initial Nonimmigrant Arrival/Departure Record que você pode obter aqui.

Redação BNEU

Nós somos a equipe Brasileiros nos Estados Unidos ponto com. O nosso objetivo é prover uma série de informações e facilidades para a comunidade brasileira nos Estados Unidos e para os brasileiros que querem saber mais sobre a vida nos Estados Unidos.

Subscribe
Notify of
guest

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

529 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
alexsandra lima
alexsandra lima
13 anos atrás

oi gostria de saber , a possibilidade de conhecer os EUA , sou autonoma, estudante, e tenho um imovel em meu nome meu interesse é passear, conhecer,tbm sou pensionista qual a possibilidade do visto ser liberado ? obrigado

Cintia
Cintia
13 anos atrás

Olá boa noite!
Estou com umas duvidas meu namorado mora no EUA é cidadao americano ele quer dar entrada no Visto de Noiva, mas estou possibilidades de visto de trabalho no Canadá.
Eu morando la no canadá ele pode dar mesmo assim entrada nos papeis do visto de noiva?

Desde de Já Agradeço e Aguardo!

Josiane
Josiane
13 anos atrás

Bom Dia, no final do ano passado recebi a visita de dois amigos americanos (ficaram hospedados na minha casa durante 10 dias)e agora eles querem que eu passe alguns dias visitando eles no Colorado USA… sou autonoma, moro em casa própria e tenho uma fatura media de cartáo de credito de R$2.500,00…o que eles podem fazer pra me ajudar a conseguir o visto? alguma carta convite ou coisa parecida? Desde já agradço.

Pedro Henrique
Pedro Henrique
13 anos atrás

Tenho planos em estar indo para os Estados unidos no início de 2012. Tenho Faculdade na área de Administração e Teologia. Quero estar indo junto com esposa e filho. Tenho empresa própria em estilo Home office que me da condição de desenvolver o meu trabalho no EUA e de me manter financeiramente nos Estados Unidos sem qualquer problema. Minha dúvida é com relação a que visto seria mais adequado eu estar tentando, pois tenho interesse em estar fazendo complemento de graduações ai e olhei e parece que a embaixada exige o TOELF, so não sei se isso e de fato… Read more »

Alexandre
Alexandre
13 anos atrás

Eu tenho o visto de estudante, pois passei 2 meses estudando nos EUA e ele está válido até 2013 e agora quero voltar para fazer turismo por 2 semanas. Tenho q alterar meu visto para turismo ou posso entrar nos EUA com o de estudante?
Obrigado!

Claudio
Claudio
13 anos atrás

Meu grande sonho , como os de muuitos brasileiros é ir para os Estados Unidos, não tenho nada em meu nome, e não tenho emprego fixo até o momento, a porcentagem é minima ? , ou para turismo, só basta ter o capital necessario para comprovar que posso ir , voltar e me sustentar no território ameicano?

José
José
13 anos atrás

Olá gostaria de fazer uma viagem para EUA, uns 10 dias.É muito dificil conseguir um visto? Tenho dois bons empregos em São Paulo, sou Enfermeiro Moro com minha mãe, casa própria, o imóvel está nome dela. Isso pode dificultar o visto. Meu grande sonho é conhecer mesmo. Faço ingles. um abraço, aguardo retorno

Cláudia
Cláudia
13 anos atrás

Olá!
Meu namorado é americano, eu moro Brasil. E vamos ficar noivo, ele sempre vem ao Brasil, eu gostaria de saber qto tempo demora o visto de noivo. E no caso ele quer adotar meu filho. Isso é possível? já que o verdadeiro pai não assina a saída ao Brasil. tenho essa dificuldade tbm. Já fui para Espanha passear, não sei se essa viagem contaria alguns pontos para visto. Desde já eu agradeço.

alessandra
alessandra
13 anos atrás

Ola, boa tarde ,moro em Manaus e gostaria de fazer uma viagem de turista para EUA, gostaria de saber em qual consulado poderei solicitar o meu visto,
obrigada pela atenção

allyson
13 anos atrás

como eu faso para tira um vistor de estudate no eua
demora muito ou e difisio

Matheus Weber Bolson
Matheus Weber Bolson
13 anos atrás

eu estava vendo muita entrevistas e a maioria das pessoas que disseram que tinha amigos lá, tiveram o visto negado, pq?

Matheus Weber Bolson
Matheus Weber Bolson
13 anos atrás

Olá, eu quero visitar um amigo brasileiro nos EUA, mas ainda sou adolescente pra passar duas semanas. Posso tirar o visto de turista mesmo ou tem algum problema pelo meu amigo e a família serem brasileiros?

529
0
Would love your thoughts, please comment.x