DestaqueImigração

Como Obter um Green Card

A vida do imigrante brasileiro nos Estados Unidos que não tem sua situação legalizada está cada vez mais difícil.  Existe uma pressão e intolerância cada vez maior em todo o país contra os imigrantes ilegais, o que torna o sonho americano cada vez mais difícil para muitos brasileiros.  Qual a solução?  A única solução plausível é alcançar o direito de residir e trabalhar legalmente nos Estados Unidos, quer dizer, obter o tão famoso green card.

Muitos brasileiros gostariam de obter o green card.  Este pequeno cartão plástico, que apesar do nome não é verde, dá ao imigrante o direito de viver e trabalhar legalmente nos Estados Unidos por um tempo inesgotável.  O imigrante que tem o green card pode entrar e sair do país à vontade sem problemas.  A única restrição é que o portador do green card não pode se ausentar do país por mais de seis meses consecutivos sem pedir autorização do serviço de imigração americano, o USCIS.

O portador do green card não é considerado cidadão americano, e por isso não tem todos os direitos de cidadania, tais como o direito de votar.  Porém o portador do green card pode fazer uma aplicação para obter a cidadania americana depois de algum tempo, geralmente 5 anos.

Então vamos ao assunto principal deste artigo para responder ao que você realmente quer saber:  Como obter este bendito green card?  Existem várias maneiras de obtê-lo, como explicado abaixo:

Patrocínio de Parentes

Se você tem parentes que têm a cidadania americana ou o green card, este parente, em alguns casos, pode patrocinar o seu green card.  O patrocínio tem que ser um parente de primeiro grau, ou seja, pais, filhos ou irmãos.

Para pais de cidadão americano com mais de 21 anos ou filhos de cidadão americano solteiros com menos de 21 anos, o processo não é muito demorado.  É simplesmente uma questão do tempo necessário para processar a aplicação.

Para filhos casados ou com mais de 21 anos, ou irmãos de cidadão americano, assim como filhos solteiros de portadores de green card (sem a cidadania) existe uma cota anual, e o processo pode demorar vários anos.

Por favor note que não é possível obter o green card diretamente através de tios, primos, ou avós.

Patrocínio de Empregadores

Para quem não tem parentes com a cidadania americana, uma outra possibilidade é conseguir o patrocínio de um empregador.  Este processo começa com um visto de trabalho, dos quais o mais comum é o H1-B, que pode mais tarde ser convertido em uma aplicação para o green card.  Este caminho para obter o green card geralmente requer que a pessoa tenha curso superior e que tenha um conhecimento especializado.  Neste caso o empregador necessita provar que não consegue preencher o cargo com um americano.  Isso não é tão difícil de provar quanto parece, especialmente em áreas de tecnologia tais como a informática, engenharia e ciências médicas.

Casamento

A pessoa que se casa com um cidadão ou cidadã americana tem o direito de obter o green card imediatamente.  Este processo é bem conhecido, principalmente pelas histórias de casamentos arranjados, no qual o cidadão americano aceita de casar por uma quantia paga.  O casamento arranjado por pagamento para obter o green card é ilegal, e não é recomendado.  Hollywood já se aproveitou este tema para fazer um filme chamado Green Card que é bastante divertido e que mostra certos aspectos reais do casamento arranjado e suas complicações – vale a pena ver.

É possível também obter o green card ao se casar com um portador de green card, mas esse processo tem cota anual e pode demorar anos.

Investimentos

Através do Programa EB-5, empreendedores, seus conjugues e filhos solteiros com menos de 21 anos podem obter o green card.  Para isso o empreendedor tem que fazer um investimento em um empreendimento comercial nos Estados Unidos e planejar a criação e preservação de 10 empregos de tempo integral para trabalhadores americanos.

O investimento mínimo necessário é de 1 milhão de dólares, exceto para investimentos em uma área alvo para criação de empregos, o que significa uma área rural ou de grande taxa de desemprego.  Neste caso o investimento mínimo é de 500 mil dólares.  O processo de qualificação e aplicação do programa EB-5 é complexo, e é recomendável que você obtenha ajuda de pessoas qualificadas para lhe ajudar.

Loteria

Todos os métodos acima para obtenção do green card são bem conhecidos.  Mas existe um outro método que muitos talvez não saibam porque não é muito divulgado.  É a chamada loteria do green card. Porém, infelizmente a loteria do green card não está mais disponível para brasileiros devido ao grande número de imigrantes brasileiros que já foram para os EUA.

Todo ano o governo americano provê um certo número de green cards para pessoas provenientes de certos países.  O processo é efetuado através do cadastro de pessoas interessadas e um sorteio.  Obviamente este processo requer sorte, porém como o número de requerentes não é muito grande, as suas chance de ser sorteado são bem melhores do que em outros tipos de loterias.  Para concorrer à loteria do green card, veja o seguinte site do US Department of State: http://www.dvlottery.state.gov/

Métodos Ilegais

Existem também muitos green cards que são vendidos por falsificadores.  Muitos imigrantes pagam para obter o green card falso para poderem trabalhar, mas este é um processo ilegal que pode resultar em multas, deportação e prisão.

Ser um portador do green card nos Estados Unidos é um grande privilégio para muitos  brasileiros.  Sem ele, o sonho americano se torna muito difícil, principalmente agora que a política imigratória americana está sem definição e a pressão contra os imigrantes sem documentos está cada vez maior.

Redação BNEU

Nós somos a equipe Brasileiros nos Estados Unidos ponto com. O nosso objetivo é prover uma série de informações e facilidades para a comunidade brasileira nos Estados Unidos e para os brasileiros que querem saber mais sobre a vida nos Estados Unidos.

guest

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

3.1K Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Patricia
Patricia
16 anos atrás

Olá,
Preciso saber se posso me casar com um cidadão americano com o visto B2 estando nos EUA.

Grata,

Gerson Silva
Gerson Silva
16 anos atrás

Moro nos EUA a 9 anos e consegui minha cidadania aqui. Agora, gostaria de trazer minha mae e um sobrinho que minha mae tem a guarda legal(no Brasil nao e permitido adocao de parentes). Sei que pra minha mae posso aplicar como parente de primeiro grau e quanto ao meu sobrinho?
Obrigado,
Gerson

Gustavo KBLO
16 anos atrás

Obrigado pela resposta, ‘gente’!
Por enquanto não ‘incomodarei’ mais… mas tenho certeza que voltarei com algumas questões no futuro…
Desta vez vim só pra agradecer mesmo!
Obrigado!
=)

Joana
Joana
16 anos atrás

Boa tarde, realmete a situacao eh um pouco complicada… No caso do Green card o processo estava parado durante um tempo e foi pedido uma prorrogacao do vencimento do processo pelo filho, que foi a ceito.Durante este periodo ela ia para os estados unidos normalmente com o visto B-2 que tinha tirado antes da inicio do processo, acabou que o B-2 dela venceu e o processo de imigracao nao foi finalizado, logo sem saber ela deu entrada no novo B-2 que acabou sendo negado. Minhas perguntas sao: 1)O fato dela ter atropelado tudo em pedir o B-2 isso poderá dificultar… Leia mais »

Joana
Joana
16 anos atrás

No caso dela o processo de imigracao jah estava rolando a pedido do filho, sendo que o processo ficou parado por um tempo pelo filho nao poder ser o sponsor por motivos financeiros. Durante esse periodo o visto B-2 estava valido e nao tinha urgencia em ir morar nos Estados Unidos. O visto B-2 venceu em Abril deste ano e como ela tinha um processo de imigracao em andamento o visto B-2 acabou sendo negado. Minha pergunta eh: Por ela ter atropelado o processo com o pedido do B-2 isso atrasa o processo de imigracao dela? E quanto tempo demora… Leia mais »

Joana
Joana
16 anos atrás

Obrigada pela resposta rapida! No caso dela o processo de imigracao jah estava rolando a pedido do filho, sendo que o processo ficou parado por um tempo pelo filho nao poder ser o sponsor por motivos financeiros. Durante esse periodo o visto B-2 estava valido e nao tinha urgencia em ir morar nos Estados Unidos. O visto B-2 venceu em Abril deste ano e como ela tinha um processo de imigracao em andamento o visto B-2 acabou sendo negado. Minha pergunta eh: Por ela ter atropelado o processo com o pedido do B-2 isso atrasa o processo de imigracao dela?… Leia mais »

Joana
Joana
16 anos atrás

Ola! Gostaria de ajudar a Roberta! Roberta, meu caso e parecido com o seu. Meu namorado tem dupla cidadania (Brasileira e Americana) uns tres meses depois que comecamos a namorar ele coseguiu um emprego nos Estados Unidos e por conscidencia fiquei desempregada. Eu jah tinha o visto de turista e resolvi vir para ca. Aconselhada pelo proprio (meu namorado) a nao mencionar que estava vindo visita-lo. Aconselho apenas a dizer que vem a turismo e que ficara na casa de um amigo (nao deixa de ser verdade).Dai a permancia que vc for ficar vc descobre se quer realmete se casar!=P… Leia mais »

Roberta
Roberta
16 anos atrás

Sim, passei a primeira vez na imigracao tranquilamente, me perguntaram varias coisas. Porem estou preocupada por estar indo novamente a turismo em periodo curto entre viagens. Vou ver que tipos de documentos eu poderia levar. Obrigada!

Joana
Joana
16 anos atrás

Ola, Há pouco tempo fiz uma pergunta para vocês sobre se alguém que esteja no processo de imigração poderia tentar o visto de turista. Enfim, ela acabou aplicando para o visto de turista e na entrevista negaram por motivos óbvios (por ela estar com o processo de imigração em andamento).Gostaria de agradescer a resposta imediata que tive de vocês. Tenho outras perguntas relativas a este processo, eh possível que o processo de imigracao atrase por ela ter tentado o visto B-2? Parece que esse processo tem vencimento no final do mês de Junho, por motivos pessoas o processo dela ficou… Leia mais »

Gustavo KBLO
16 anos atrás

Bem… Agradeço ABSURDAMENTE pelos esclarecimentos – ajudaram bastante! – mas encherei o saco de vocês mais um tiquinho… – O que é INS? (essa deve ser a pergunta mais idiota, mas eu realmente não sei – desculpe a ignorância…) – ‘vários meses’ é mais de um ano – ou pode até mesmo ser ‘vários anos’? – Eu perguntei em caso de casamento REAL MESMO, com a VERDADEIRA intenção de VIVER JUNTOS – daí o lance de poder trabalhar seria mesmo pra sobreviver, como em qualquer outro lugar… – Como assim ‘se você estiver legal quando se casar’?! Afinal eu preciso… Leia mais »

Roberta
Roberta
16 anos atrás

Ola, sobre o que voce disse ao mostrar um plano concreto sobre o que eu faria nos EUA por 2 meses eu nao teria muito problema com isso. Porem o que voce disse sobre mostrar minha vida estavel no Brasil, eu nao sei como seria. Afinal mesmo tendo documentos que provassem eles sao oficiais americanos, eles leriam os documentos em portugues? e que documentos seriam. Um documento mostrando minha poupanca com 30 mil reais seria de ajuda? Na verdade estou indo para passar um tempo com meu namorado Americano, conhece-lo melhor e o estilo de vida nos EUA, nao pretendo… Leia mais »

Gustavo KBLO
16 anos atrás

Olá! Li que ao se casar com um cidadã americana eu teria o direito imediato ao Green Card… mas COMO exatamente isso se daria? Tenho algumas questões a esse respeito: – COMO e O QUE exatamente eu deveria fazer pra entrar com esse pedido? – Quanto tempo leva em média? – Independentemente do tempo que leve… é 100% garantida a aquisição do Green Card? – E quanto ao período de espera, eu poderia VIVER ‘legalmente’ (sem nenhum problema burocrático – ou não) nos EUA? E inclusive trabalhar? – E o casamento em si, como seria? Eu digo… eu posso, por… Leia mais »

Roberta
Roberta
16 anos atrás

Ola, estou indo aos Estados Unidos pela segunda vez esse ano com visto de turista B2. Fui em fevereiro e fiquei 1 mes. Agora estou indo em junho e ficarei 2 meses (passagens de ida e volta compradas eh claro). Gostaria de saber se voce acha q eu terei algum problema em estar indo pela segunda vez aos Estados Unidos como turista num periodo tao pequeno entre as viagens… E se 2 meses eh motivo deles desconfiarem o porque da minha estadia. Nao pretendo morar nos estados unidos, no meu caso eh realmente turismo por 2 meses. Porem nao tenho… Leia mais »

Itamar
Itamar
9 anos atrás
Responder para  Roberta

So por curiosidade.,vc conseguiu vir aos estados unidos nessa vez que fez esta pergunta e nao teve provlemas? Ficou realmente dois meses e a imigracao nao criou problemas? Obrigado

3.1K
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x