Como Obter um Green Card
A vida do imigrante brasileiro nos Estados Unidos que não tem sua situação legalizada está cada vez mais difícil. Existe uma pressão e intolerância cada vez maior em todo o país contra os imigrantes ilegais, o que torna o sonho americano cada vez mais difícil para muitos brasileiros. Qual a solução? A única solução plausível é alcançar o direito de residir e trabalhar legalmente nos Estados Unidos, quer dizer, obter o tão famoso green card.
Muitos brasileiros gostariam de obter o green card. Este pequeno cartão plástico, que apesar do nome não é verde, dá ao imigrante o direito de viver e trabalhar legalmente nos Estados Unidos por um tempo inesgotável. O imigrante que tem o green card pode entrar e sair do país à vontade sem problemas. A única restrição é que o portador do green card não pode se ausentar do país por mais de seis meses consecutivos sem pedir autorização do serviço de imigração americano, o USCIS.
O portador do green card não é considerado cidadão americano, e por isso não tem todos os direitos de cidadania, tais como o direito de votar. Porém o portador do green card pode fazer uma aplicação para obter a cidadania americana depois de algum tempo, geralmente 5 anos.
Então vamos ao assunto principal deste artigo para responder ao que você realmente quer saber: Como obter este bendito green card? Existem várias maneiras de obtê-lo, como explicado abaixo:
Patrocínio de Parentes
Se você tem parentes que têm a cidadania americana ou o green card, este parente, em alguns casos, pode patrocinar o seu green card. O patrocínio tem que ser um parente de primeiro grau, ou seja, pais, filhos ou irmãos.
Para pais de cidadão americano com mais de 21 anos ou filhos de cidadão americano solteiros com menos de 21 anos, o processo não é muito demorado. É simplesmente uma questão do tempo necessário para processar a aplicação.
Para filhos casados ou com mais de 21 anos, ou irmãos de cidadão americano, assim como filhos solteiros de portadores de green card (sem a cidadania) existe uma cota anual, e o processo pode demorar vários anos.
Por favor note que não é possível obter o green card diretamente através de tios, primos, ou avós.
Patrocínio de Empregadores
Para quem não tem parentes com a cidadania americana, uma outra possibilidade é conseguir o patrocínio de um empregador. Este processo começa com um visto de trabalho, dos quais o mais comum é o H1-B, que pode mais tarde ser convertido em uma aplicação para o green card. Este caminho para obter o green card geralmente requer que a pessoa tenha curso superior e que tenha um conhecimento especializado. Neste caso o empregador necessita provar que não consegue preencher o cargo com um americano. Isso não é tão difícil de provar quanto parece, especialmente em áreas de tecnologia tais como a informática, engenharia e ciências médicas.
Casamento
A pessoa que se casa com um cidadão ou cidadã americana tem o direito de obter o green card imediatamente. Este processo é bem conhecido, principalmente pelas histórias de casamentos arranjados, no qual o cidadão americano aceita de casar por uma quantia paga. O casamento arranjado por pagamento para obter o green card é ilegal, e não é recomendado. Hollywood já se aproveitou este tema para fazer um filme chamado Green Card que é bastante divertido e que mostra certos aspectos reais do casamento arranjado e suas complicações – vale a pena ver.
É possível também obter o green card ao se casar com um portador de green card, mas esse processo tem cota anual e pode demorar anos.
Investimentos
Através do Programa EB-5, empreendedores, seus conjugues e filhos solteiros com menos de 21 anos podem obter o green card. Para isso o empreendedor tem que fazer um investimento em um empreendimento comercial nos Estados Unidos e planejar a criação e preservação de 10 empregos de tempo integral para trabalhadores americanos.
O investimento mínimo necessário é de 1 milhão de dólares, exceto para investimentos em uma área alvo para criação de empregos, o que significa uma área rural ou de grande taxa de desemprego. Neste caso o investimento mínimo é de 500 mil dólares. O processo de qualificação e aplicação do programa EB-5 é complexo, e é recomendável que você obtenha ajuda de pessoas qualificadas para lhe ajudar.
Loteria
Todos os métodos acima para obtenção do green card são bem conhecidos. Mas existe um outro método que muitos talvez não saibam porque não é muito divulgado. É a chamada loteria do green card. Porém, infelizmente a loteria do green card não está mais disponível para brasileiros devido ao grande número de imigrantes brasileiros que já foram para os EUA.
Todo ano o governo americano provê um certo número de green cards para pessoas provenientes de certos países. O processo é efetuado através do cadastro de pessoas interessadas e um sorteio. Obviamente este processo requer sorte, porém como o número de requerentes não é muito grande, as suas chance de ser sorteado são bem melhores do que em outros tipos de loterias. Para concorrer à loteria do green card, veja o seguinte site do US Department of State: http://www.dvlottery.state.gov/
Métodos Ilegais
Existem também muitos green cards que são vendidos por falsificadores. Muitos imigrantes pagam para obter o green card falso para poderem trabalhar, mas este é um processo ilegal que pode resultar em multas, deportação e prisão.
Ser um portador do green card nos Estados Unidos é um grande privilégio para muitos brasileiros. Sem ele, o sonho americano se torna muito difícil, principalmente agora que a política imigratória americana está sem definição e a pressão contra os imigrantes sem documentos está cada vez maior.

Oi, gostaria de fazer uma pergunta.
O meu namorado é americano e ja foi incarcerado uma vez. Se a gente se casar eu terei problemas em conseguir o green card no futuro?
Eu moro no Brasil e ele nos Estados Unidos. O crime que ele cometeu foi roubo e ele ficou 4 anos preso. A imigraçao dificulta a cidadania em um caso desses?
Obrigada.
Mirella,
Obrigado. Não acredito que o fato de você estar no Japão irá influenciar na obtenção de visto nos EUA. O visto vai depender do que você quer fazer – turismo, estudo, trabalho, etc.
Olá!
Parabéns pelo site.
Minha dúvida é a seguinte…
Moro no Japão, tenho visto de 3 anos e essa é a segunda vez que estou aqui; gostaria de saber se por esta no Japão conseguiria um visto americano mais fácil.. e que tipo de visto seria este?
Sou brasileira, neta de japones, casada com brasileiro e tenho uma filha de 3 anos.
Obrigada!
Daniel,
A melhor opção seria decidir que tipo de curso você quer fazer e entrar em contato com as escolas / instituições que oferecem esses cursos para saber que tipo de documentação eles pedem.
e vcs poderiam me dizer exemplos d instituicoes q aceitariam?queria muito poder fazer algum tipo d cursos aq,,
brigadao desde ja!
Daniel,
Alguns cursos e instituições pedem prova de estato imigratório, outros não.
Oi pessoal, uma pergunta:
Queria saber se ha a possibilidade de uma pessoa ilegal no pais poder estudar ou fazer cursos,, enfim, se profissionalizar em algo?
João,
A princípio não, mas existe sempre a possibilidade de alguém da imigração te pedir documentação.
Ola tudo bem com vcs? Eu queria saber se eu tivesse morando ilegal nos EUA, eu poderia sair de um estado para outro estado de aviao? a algum problema com isso? Obrigado
Bruno,
Uma das melhores maneiras é tentar obter uma bolsa com uma universidade Americana ou fazer um intercambio de escola secundária.
Para bolsas universitárias veja o artigo: http://www.brasileirosnosestadosunidos.com/como-estudar-de-graca-em-uma-universidade-nos-estados-unidos/
Para programas de intercâmbio da escola secundária veja o site: http://www.afs.org/afs_or/home
Sou um jovem de apenas 14 anos, minha familia de classe média baixa não teria condições de me manter como estudante por muito tempo, mas tenho o dinheiro suficiente para pagar passagens aéreas(taxas de aeroporto, taxas para documentos para embarque), acomodações e tal, NENHUM QUANTIA EzURBITANTE /13 mil reais/( . Não tenho nenhum tipo de parentes, antecedentes ou até mesmo amigos, não tenho nenhum contato lá. Mas gostaria de me mudar para lá para trabalhar e estudar, gostaria de saber se tenho alguma chance a mais sem ser a “loteria” ! por favor me respondão com URGÊNCIA ! Responda por… Leia mais »
Maria,
É difícil prever quanto tempo irá demorar para o seu filho no Brasil receber o green card. Sim, o fato dele estar com processo aberto para receber o green card poder interferir com a obtenção do visto de turista. Talvez uma conversa com um advogado de imigração seja aconselhável.
Ola, Desculpe-me por nao ter sido muito clara em meu questionamento. Eu vim para ca com um filho, mas tenho outro no Brasil,ambos sao menores, meu esposo patrocinou o green card para mim e meus filhos, eu sei que o processo do meu filho que mora no Brasil e separado dos que estao vivendo aqui no EUA. Tanto meu filho que mora aqui quanto eu ja recebemos o green card em menos de 2 messes que foi aplicado o processo. A minha duvida e, demora muito para o que moro no Brasil? Caso demore ele pode tentar vir como turista… Leia mais »
Luciana,
Se seu namorado for cidadão americano, e você se casar com ele (assumindo que ele se divorcie), ele pode lhe patrocinar o green card. Caso contrário fica complicado.
Julinho,
Brasileiros não se qualificam para ao programa de loteria de green card DV-2011. Veja o seguinte documento oficial do US Department of State: http://www.travel.state.gov/pdf/DV-2011instructions.pdf
por favor,queria tirar uma duvida.namoro um brasileiro q vive legalmente nos EUA,só q ele vem pra cá,eu não tenho passaporte ainda.queremos ficar juntos,porém legalmente ele é casado ainda, com uma brasileira.há a possibilidade de ele conseguir me levar pra lá sem maiores dores de cabeça?a propósito tenho um filho e tbm iria levá-lo se assim fosse possível??
Boa tarde, Peço desculpas se não fui claro. Quero candidatar-me ao visto de residência permanente nos E.U.A e encontrei na net algumas instruções para o programa de diversidade 2011 (DV-2011). Na parte referente ao Requerimento, no ponto n.º 15 há um campo para preencher relativo aos dados biográficos do cônjuge. Nesse mesmo campo diz mais à frente que a falta de informação do nome do cônjuge resultará na desqualificação do beneficiário principal e na recusa dos vistos. Ainda numa outra parte referente a como proceder para submeter o requerimento para o DV-2011 há a informação de que se não enviar… Leia mais »
Maria,
Não entendi bem. Um filho que está nos EUA recebeu o green card e o outro no Brasil não recebeu? É isso? Onde que seu filho iria receber o green card, no consulado? Ele pode tentar o visto de turista, mas será por tempo limitado.
Julinho,
A que formulário você está se referindo? Na maioria dos casos se você não é casado não deve colocar ninguém como cônjuge.
Parabens pelo sit,
Eu casei com um cidadao americano aqui no USA e aplicamos para meu Green Card e de meus filhos menor de 21 anos,com 2 meses ja recebemos o Green Card,mas meu filho que esta no Brasil nao recebeu. Quanto tempo demora para ele? Ele pode tentar o visto de turista caso demore?
Grata pela atencao.