DestaqueEstudar

Como Estudar de Graça em uma Universidade nos Estados Unidos

Se você sempre sonhou em obter um diploma em uma universidade Americana, provavelmente uma das maiores barreiras para realizar o seu sonho é como financiar a sua educação.  Neste artigo vamos discutir algumas opções para lhe ajudar a tornar seu sonho em realidade.  Mas primeiro, vamos rever o tamanho desse obstáculo.

O custo de uma educação universitária nos Estados Unidos é absurdamente cara.  No ano escolar de 2007-2008 o custo médio em uma universidade pública, o que requer residência no estado onde e a universidade está situada, foi de $13.589 por ano.  Este custo inclui todas as taxas da universidade, incluindo alojamento, mas não inclui o custo de livros e outros materiais escolares.

Em uma universidade particular, o custo médio do ano escolar 2007-2008 foi de $32.307 por ano.  Isso significa dizer quer para você obter um diploma em um curso universitário de 4 anos, você irá gastar em média $129.228.  Se você, não conseguir terminar o seu curso em 4 anos, e estender a sua vida universitária para cinco anos, o que é bastante comum, você precisará de $161.535!

O governo Americano oferece uma serie de ajudas para os cidadãos Americanos, na maioria dos casos através de empréstimos que devem ser pagos em várias parcelas depois da formatura.  Muitos jovens Americanos estão saindo das universidades completamente endividados, começando suas vidas profissionais com um enorme saldo negativo.  Para estudantes estrangeiros que não são cidadãos Americanos esses empréstimos não estão disponíveis.

Então quais são as opções para os Brasileiros que gostariam de obter um diploma de uma universidade americana, mas não podem nem sonhar em obter tais quantias para financiar sua educação?  Existem várias opções:

Se Você Mora Atualmente no Brasil

Se você atualmente reside no Brasil, a melhor opção é obter uma bolsa de estudos.  Várias universidades Americanas oferecem bolsas para estudantes estrangeiros, mas a forma mais eficiente de obter uma bolsa para bacharelado é através da Bolsa de Estudos do Instituto Brasil Estados Unidos (IBEU).  O IBEU, em parceria com o Institute of International Education (IIE) oferece várias bolsas todos os anos para alunos brasileiros que querem estudar nos Estados Unidos.

As bolsas do IBEU são oferecidas pelas universidades com convênio com o IIE e podem ser bolsas integrais de 4 anos ou parciais, dependendo da situação.  Além disso o IIE paga as passagens de ida e volta do estudante.  Os requisitos são que você fale bem o Inglês, tenha boas notas, e passe por um processo bastante seletivo.  Para mais informações entre em contato com:

Instituto Brasil Estados Unidos
Departamento de Bolsas e Orientação Educacional
Av. Nossa Senhora de Copacabana, 690/10º andar sala 1004 20050-000 Rio de Janeiro, RJ
Telefone: (21) 3816-9445 – e-mail: neidemonteiro@ibeu.org.br

Se você já tem o bacharelado e procura oportunidades para fazer o mestrado, o CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, oferece uma série de bolsas.

Outras opções incluem:

Fulbright

Comissão para Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil

Rotary International

Programas de bolsa para intercâmbios culturais

American Association of University Women

Bolsas para mulheres não americanas e não residentes nos Estados Unidos para estudos e pesquisa nos EUA

Amcham International Fellowship Program

Bolsas para mestrado em áreas aplicadas à indústria

Organization of American States (OAS)

A OAS oferece bolsas e empréstimos para estudantes latino-americanos estudarem nos Estados Unidos, mas requer que o estudante retorne ao seu país de origem após terminar os estudos.

Se Você Mora nos Estados Unidos

Se você é residente ou cidadão Americano, a melhor opção é fazer uma aplicação direta com a Universidade na qual você estás interessado e indagar sobre as possibilidades de “Financial Aid”.  Essa discussão sobre ajuda financeira para residentes e cidadãos Americanos é bastante extensa e vai além do propósito deste artigo.

Uma outra boa possibilidade para Brasileiros nos Estados Unidos, tanto documentados como não documentados, é fazer cursos nas chamadas “community colleges”.  Essas escolas oferecem uma série de cursos a nível universitário e vários programas de 2 anos que saem muito mais em conta do que os cursos nas universidades.  O interessante é que você pode transferir os créditos dos cursos obtidos nos “community colleges” para as universidades quando você estiver pronto para obter o seu diploma.

Se o seu Inglês não é muito bom, é recomendável que você tente melhorá-lo antes de fazer a aplicação para ingressar em uma universidade americana ou tentar obter uma bolsa.  Um dos requisitos para a aceitação de estudantes estrangeiros em uma universidade nos Estados Unidos é obter uma boa nota no exame de Inglês chamado TOEFL.

Os recursos acima são só um começo.  O mais importante é pesquisar e persistir.  Com garra e persistência você também pode conseguir estudar de graça, ou quase de graça, nos Estados Unidos.

 

Redação BNEU

Nós somos a equipe Brasileiros nos Estados Unidos ponto com. O nosso objetivo é prover uma série de informações e facilidades para a comunidade brasileira nos Estados Unidos e para os brasileiros que querem saber mais sobre a vida nos Estados Unidos.

guest

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

1.3K Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Jéssica
Jéssica
16 anos atrás

eita Suzana vc falou a msm coisa q eu ..
kkkkkkkkkk

Gabriella
Gabriella
16 anos atrás

ola meu no e gabriella e eu tenho 12 anos e gostaria de saber se tem estudos de intercanbio para essa idade pois assim concigueri ja ir aperndendo sobre isso e eu sou louca para fazer intercambio e se tem como fazer isso pela enternetr e de graça obrigada ate mais:

GOODBAY

SUZANE
SUZANE
16 anos atrás

Ola .. me chamo suzane tenho 15 anos, moro em são paulo terminei o ensino fundamental o ano passado. desde q terminei so estou fazendo cursinhos de linguas e informatica eu Gostaria Muito de curssar uma Faculdade em Los Angeles nos EUA,mais o meu Inglês num é muito avançado é mais para o básico mais morando la eu posso avançar e aprender mais. outra coisa meu Pai num tem muitas condições mais o que ele ganha eu acho que da sim. eu tb gostaria de saber como é q fica as moradias la pra os Universitarios ,e eu Gostaria muito… Leia mais »

Jéssica
Jéssica
16 anos atrás

outra pergunta .. será que com esse perfil ainda ah alguma chance pra mim, mesmo eu me esforçando aqui para aprender mais o Inglês??

Jéssica
Jéssica
16 anos atrás

Muito Obrigada !!

Valeu pelas informações !

Jéssica
Jéssica
16 anos atrás

Ola .. me chamo Jéssica tenho 17 anos, moro em Imperatriz-Ma terminei o segundo grau ano passado. desde q terminei so estou fazendo cursinho Pré-vestibular para poder prestar Vestibular… eu Gostaria Muito de curssar uma Faculdade em Los Angeles nos EUA,mais o meu Inglês num é muito avançado é mais para o básico mais morando la eu posso avançar e aprender mais. outra coisa meu Pai num tem muitas condições mais o que ele ganha eu acho que da sim. eu tb gostaria de saber como é q fica as moradias la pra os Universitarios ,e eu Gostaria muito de… Leia mais »

isabela
isabela
16 anos atrás

gostaria de saber se eu poderia fazer a faculdade de medicina no brasil e fazer a residência nos EUA? Obrigada

Juliana Maciel
Juliana Maciel
16 anos atrás

Olá.
Meu sonho é terminar o ensino médio nos EUA, mas não sei como, pois não quero ir por Intercambio, porque quero morar na California.
O problema é que não obtenho respostas as minhas dúvidas porque moro em Portugal e não no Brasil.
Tenho visto português, mas não a nacionalidade, e dizem que com isso fica mais facil a entrada nos EUA.
Você poderia me dizer como conseguiria uma bolsa para estudar em uma escola de ensino médio, o tal High School? Por favor, responda-me, bjs.

cardoso H. Meque
cardoso H. Meque
16 anos atrás

Eu sou mocambicano e vivo na cidade da Beira no centro de mocambique. Sou licenciado em ensino de geografia e tenho me ocupado bastante em pesquisas nas zonas rurais de mocambique e o meu maior sonho ‘e continuar com os meus estudos nas opcoes de GIS, gestao ambiental ou qualquer outro curso relacionado. mas, o meu maior desafio e o financiamento, nao sei como podem me ajudar neste sentido. obrigado

Lais
Lais
16 anos atrás

Se voce ja ficou em situacao irregular nos Estados Unidos, voce ainda conseguiria uma bolsa de estudos ou visto de estudante para morar la novamente?

patricia
patricia
16 anos atrás

oi,quero saber se é muito competitivo o curso de serviço social nos Estados Unidos,estou me formando e gostaria de fazer pós, mestrado,é mais facil para obter uma bolsa de estudos nesta área?o meu ingles não esta ruim..é possivel conseguir um convenio com alguma faculdade aqui para trabalhar e estudar no mesmo lugAR?DESDE JA …OBRIGADA

Viviane
Viviane
16 anos atrás

Olá, tenho 18 e moro em Campo Grande-MS, terminei o Ensino médio ano passado, e queria poder ganhar uma bolsa de estudos em uma universidade de Los Angeles, Eu queria saber se tem bolsas para brasileiros em Universidades de lá, porque eu não tenho condições de pagar uma. como eu faço para conseguir a bolsa? tem jeito?

1.3K
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x