Como Obter um Bom Emprego nos Estados Unidos Através de sua Rede de Contatos

Existe um dizer em inglês que resume bem um dos fatores mais importantes no que se diz respeito à procura de um bom emprego nos Estados Unidos:  “It’s not what you know, it’s who you know”, o que significa, “não é o que você sabe, é quem você conhece” que realmente importa.  Vindo de um país onde até pouco tempo, e em alguns casos, até hoje, se pratica o uso de “pistolão” para a obtenção de um bom cargo, nós já estamos acostumados com o conceito.

Mas talvez você esteja surpreso que esta prática de usar contatos que possam lhe ajudar a conseguir um bom emprego seja utilizado no país das oportunidades, no centro do capitalismo ocidental.  Isto acontece porque os empregadores estão tentando obter empregados confiáveis, que irão produzir os resultados esperados, e está comprovado que a forma mais eficiente de contratar tais empregados é através de referências de pessoas que já trabalham na empresa.  Aliás, muitas empresas dão um prêmio aos empregados que referem um candidato que seja contratado.

Por isso o conceito de “networking” ou rede de contatos é tão importante na procura de empregos nos Estados Unidos.  Qualquer conselheiro na área de recrutamento irá confirmar que o networking é a forma mais eficiente de obter sucesso na sua busca de emprego.  Se alguém que você conhece passa o seu currículo na empresa onde trabalha como uma referência pessoal, as suas chances de ser contratado aumentam de forma significativa.  Comparado com os outros candidatos que simplesmente enviaram o currículo através de carta, ou online, você estará milhas na frente, mesmo que os outros concorrentes sejam tão, ou até mesmo mais qualificados.

Para lhe ajudar no seu sucesso profissional, aqui vão algumas dicas de como melhorar a sua prática de networking para aumentar a sua rede de contatos e como procurar um bom emprego nos Estados Unidos:

  • Participe ativamente de associações em sua profissão.
  • Trabalhe como voluntário em instituições sem fins lucrativos, ou em projetos em sua comunidade.
  • Mantenha contato com colegas de firmas onde você trabalhou.
  • Mantenha contato com colegas de sua universidade ou escola.
  • Participe de conferências e faça palestras na sua área de especialização.
  • Participe de redes sociais online tais como a Rede Social Brasileiros nos Estados Unidos ponto com.
  • Trate seus colegas e patrões com respeito e dignidade, mesmo em situações de conflito.  Você nunca sabe quando vai precisar uma referência dessas pessoas.
  • Procure empregos online na página de empregos Brasileiros nos Estados Unidos.

É importante lembrar que os seus contatos nem sempre estão em uma posição na qual possam lhe referir a um emprego na empresa onde trabalham.  Você pode e deve entrar em contato com seus amigos e conhecidos e pedir ajuda na hora de procurar emprego.  Porém você precisa respeitar os limites desses pedidos de referências, e não deve ser tão persistente ao ponto de se tornar uma pessoa chata ou incômoda.

Se você for um bom profissional, de confiança, e cuja qualidade do trabalho pode ser atestada por várias pessoas, seus contatos não se incomodarão em lhe oferecer ajuda em encontrar um bom emprego.  Porém, se você não tiver uma boa reputação em sua área profissional, uma referência pode comprometer a integridade da pessoa dando a referência.  Por isso é fundamental que você não só tenha uma boa rede de contatos, mas que também mantenha uma ótima reputação profissional.

Se você por algum motivo se encontra envergonhado ou acha humilhante pedir a ajuda a outras pessoas para conseguir um emprego, esteja consciente de que isso é uma bobagem.  A forma na qual você faz o pedido é importante, mas esta é uma prática muito comum entre as pessoas de grande sucesso profissional nos Estados Unidos, até mesmo entre executivos.

Obviamente, você precisa usar o bom senso.  Por exemplo, se você só procura as pessoas na hora que precisa de um emprego, elas não estarão tão dispostas a lhe ajudar.  Porém, se você está sempre em contato, e se interessa pelas pessoas nas horas em que não precisa delas, você com certeza encontrará várias pessoas dispostas a lhe ajudar.  A grande maioria das pessoas irão lhe respeitar simplesmente pelo fato de você estar correndo atrás de uma oportunidade.

Lembre-se de que quando você conseguir o seu emprego tão desejado você deve retribuir o favor e ajudar a outras pessoas em sua rede de contatos.  A sua rede deve ser tratada como uma conta bancária.  Quanto mais depósitos você fizer, através de ajudas ao outros, mais retiradas você poderá fazer, através de pedidos de ajuda.

Mantenha a sua rede de contatos forte e saudável e tudo será mais fácil na hora que você precisar de um emprego nos Estados Unidos.

Redação BNEU

Nós somos a equipe Brasileiros nos Estados Unidos ponto com. O nosso objetivo é prover uma série de informações e facilidades para a comunidade brasileira nos Estados Unidos e para os brasileiros que querem saber mais sobre a vida nos Estados Unidos.

guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

238 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ivo de souza
ivo de souza
4 anos atrás

bom dia gostaria muito de saber sobre empregos sou formado técnico agrimensor (topografo) sou formado mestre de obras, sou formado cadista 2d e 3d trabalho no ramo da construção civil já faz 22 anos gostaria muito de saber sobre uma oportunidade dede já agradeço

Denise
Denise
4 anos atrás

Gostaria de ir mora em Boston, pois aqui no Brasil tá mto difícil, e as pessoas não valoriza seu esforço, mais não sei nem por onde começar pois não conheço ninguém pra mim ajudar a princípio.
E difícil estudar e trabalhar em Boston nos EUA?

Sidnei Martins
Sidnei Martins
4 anos atrás

Boa tarde…!
Como poderiam me ajudar conseguir um trabalho de PINTOR PREDIAL nos ESTADOS UNIDOS.
Tenho 25 anos de experiência nessa area de pinturas.
Não conheço os EUA… ainda!
Obg

Thiago
Thiago
4 anos atrás

Gostaria de saber a media salarial de um pintor de carros e se encontra facil trabalho na Florida, obrigado

nivaldo fernandes de lima
nivaldo fernandes de lima
4 anos atrás

gostaria saber se com 60 anos de idade posso ser caminhonero no estados unidos fico agradecido desde ja

Gileno
Gileno
4 anos atrás

Meu nome é Gileno Di Stefano Brogini, sou Montador de móveis há 16 anos!
Gostaria ,se possível, de informações sobre possíveis vagas e ou contratações na área moveleira.
Sucesso. ..
Obrigado. !

Cristina
Cristina
4 anos atrás

Boa noite, sou nutricionista e tenho delivery japonês e sou cake design, gostaria de saber se nesta área tenho oportunidade no Estados unidos..

DEISE
DEISE
4 anos atrás

Meu nome é Deise, e atualmente estou morando no EUA-Boston, estou meio perdida, cheguei a pouco tempo e estou precisando de ajuda para arrumar um trabalho e também escolas que tenham um custo baixo para que eu posso aplicar o visto de estudante e estudar.Quem mora aqui em BOSTON e possa me dá algumas dicas serão de grande valia. Estou precisando muito de um norte, para eu recomeçar.
Obrigada

samuel de Oliveira
samuel de Oliveira
4 anos atrás

Olá trabalho com retifica de motores há mais de 15 ans mas faço vários tipos serviços como pintor pedreiro e atualmente estudo direito mas estou disposto a qualquer oportunidade e tem a minha esposa que tem experiência ser secretária educação física mas também estou disposta a qualquer oportunidade e estética

Beatriz
Beatriz
4 anos atrás

Olá. Meu nome é Beatriz..
Gostaria de saber se tem vagas de emprego na área de Pet Shop. Banho tosa. Essas coisas. Tenho 10 anos de experiência. Tenho meu próprio Pet Shop onde moro. E tenho interesse de me mudar para Boston.

Rodrigo
Rodrigo
4 anos atrás

Boa tarde. Eu tenho um amigo americano que gostaria que eu embarcasse para os EUA, no estado do Oregon, para exercer uma função que não exige formação profissional (Montagem de telhados). Ele fala português fluente, juntamente com a família dele, que está montando a empresa, e me ajudarão a aprender o trabalho, me ensinar o idioma (fora a possibilidade de aprender em escolas lá), me darão as garantias financeiras (passagem de avião, moradia e alimentação, até eu começar a trabalhar para eles, fazendo assim, com que eu não seja um peso aos serviços públicos americanos), e vi que existe o… Read more »

238
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x