Vice-presidente dos Estados Unidos Visita o Brasil no Final do Mês
Em mais uma aceno do governo americano para a América Latina, o governo dos Estadoos Unidos confirmou nesta quarta-feira, 8, que o vice-presidente do país, Joe Biden, viajará ao Brasil e a outros países da América Latina na semana do dia 26 de maio.
Uma nota divulgada pela vice-presidência americana diz que Biden viajará para Brasil, Colômbia e Trinidad e Tobago, onde se encontrará com líderes para “uma ampla discussão de temas bilaterais e regionais.”
“No Brasil, ele (Biden) espera ter a oportunidade de se encontrar com a presidente (Dilma) Rousseff e o vice-presidente (Michel) Temer e discutir formas de aprofundar nossa parceria econômica e comercial e ampliar nosso envolvimento em um ampla gama de temas bilaterais, regionas e globais que conectam os dois países.”
“Esta viagem será uma chance importante de discutir nossos esforços coletivos para promover crescimento econômico, acesso a fontes energéticas e nossa colaboração contínua para a segurança dos cidadãos”, diz a mensagem.
Oportunidades
Durante discurso em uma conferência promovida pelo Departamento de Estado em Washington, Biden informou ainda que os EUA receberão visitas dos chefes de Estados de Peru e Chile em junho e que outros líderes latino-americanos serão recebidos em Washington até o fim do ano.
“Considerando tudo, teremos o mais longo período de engajamento de alto nível com a América Latina em muito, muito tempo”, disse Biden. “Porque há tantas oportunidades e tanto a fazer (conjuntamente).”
O discurso de Biden se insere no contexto de uma tentativa de aproximação da Casa Branca com os países latino-americanos – concomitantemente a uma tentativa de “mudar o discurso” para focalizar em áreas de maior cooperação econômica.
No calendário bilateral com o Brasil, existe um forte movimento para possibilitar uma visita da presidente Dilma Rousseff a Washington até o fim do ano. Além disso, o secretário de Estado, John Kerry, busca um espaço na agenda para se encontrar com o chanceler, Antonio Patriota, em Brasília.
Olhando para o Sul
Na semana passada, o presidente Barack Obama visitou o México e a Costa Rica, aproveitando, em sua última escala, um encontro regional para se reunir com diversos líderes centro-americanos. Em ambas as ocasiões, deixou de lado o discurso da guerra contra as drogas para se focalizar em relações econômicas e sociais que unem os países do continente.
“Muito mudou (na América Latina) nos últimos 40 anos”, disse Biden. “No México, o presidente Obama se encontrou com o presidente (Enrique) Peña Nieto, que preside sobre um país que tem uma maioria de classe média hoje. Na Costa Rica, se encontrou com líderes de países onde eleições democráticas já não são a exceção, mas a regra”, ressaltou. “Agora é hora de buscarmos, o presidente e eu, um envolvimento mais profundo no hemisfério.”
Fonte: BBC Brasil