Fonte:  Comunidade News 

São cerca de 35 dias de viagem dos Estados Unidos até o Brasil.

Três brasileiros de Mount Vernon (NY) decidiram se aventurar em duas rodas. Em 14 de novembro, João Vicente dos Santos, 54, Amauri e Renato pegam suas motos e rumam para o Brasil. Eles contam ainda com mais três amigos, que seguem de carro para dar suporte.

A arriscada viagem vem sendo planejada há aproximadamente oito meses. João, que está nos Estados Unidos há 23 anos, é o único que fará a viagem somente de ida. Amauri, que está no país há cerca de 10 anos, e Renato, que mora na América há 35 anos, não ficarão no Brasil.

Proprietário de uma Harley Davidson, João contou que adora andar de moto e que conhece vários lugares. A aventura foi a forma que encontrou de levar a moto para o Brasil. “Aí a gente ‘bolou’ o esquema de ir tudo junto”, disse ele. O suporte será dado por um jipe e uma caminhonete, esta última guiada por Amilton.

Segundo João, o grupo está consciente de todos os percalços que possa encontrar durante o percurso. Todos os recursos foram minuciosamente estudados. De acordo com João, o amigo conhecido como Baiano, que estará no jipe com Rui, costuma ir ao Brasil de moto. “Ele conhece os melhores caminhos”. Enquanto estiverem nos Estados Unidos, viajam de dia e à noite. “A partir do momento em que a gente sair dos Estados Unidos, nossa meta é andar somente de dia, para evitar algum problema que possa surgir”.

Entre os países pelos quais o grupo passa estão México, Belize, Guatemala, Costa Rica, El Salvador, Panamá, Colômbia e Peru. Os planos são de passar pela Amazônia, caso o trecho já esteja asfaltado. A previsão é de 35 dias de viagem. João e Renato chegam a Poços de Caldas (MG), e Amauri em Pouso Alegre (MG).

Fé em Deus e Pé na Estrada

Quem está de coração muito apertado são as mulheres dos motoqueiros. “Minha esposa, por exemplo, fez até novena”. De acordo com João, todos acham que se trata de uma loucura. Ele próprio admite que não será fácil. “Por mais que você se prepare, prepare a moto e o carro, corre o risco de ter algum problema”. Se depender da autoconfiança do grupo, tudo vai dar certo.

Mesmo se as três motos tiverem algum problema mecânico, João garante que a viagem não vai parar. Prevenido, ele comprou uma ‘carretinha’, dentro da qual cabem duas motocicletas. “Inclusive na caminhonete também cabe uma [moto]”. Para se comunicar com outras pessoas, o grupo vai se valer do telefone celular. Renato planeja ainda postar fotos e uma filmagem no site de relacionamentos Orkut. “Vamos tentar entrar em contato pelo menos uma vez por dia”.

A aventura pode virar documentário. “É uma coisa que é uma vez na vida, então a gente tem que guardar com muito carinho”.

Pai de três filhos e quatro netos, João virou o orgulho da família. “Para as crianças é o máximo, é como se a gente fosse um herói”. Segundo João, os filhos admiram a coragem do pai, mas acham isso tudo uma verdadeira loucura. “Mas não dão palpite, porque a gente também não é tão criança, né?”.

Católico, João disse que agradece a Deus, todos os dias por estar vivo, independente de qualquer viagem. “Tem mais um leão para matar naquele dia. Você sabe que aqui na América se mata um leão todos os dias”. Na aventura, serão com certeza vários leões. “Você adquire mais força quando acredita em alguma coisa”. 

Reproduzido com permissão e em parceria com a Comunidade News.

Deixe um comentário

2 Comentários em "Trio de Brasileiros Irá dos Estados Unidos ao Brasil de Moto"

avatar
Reinaldo gonçalves soares
Visitante

Sou de Nova Friburgo e estou planejando uma viagem de moto saindo de minha cidade ate os EUA para rodar no que restou da route 66 gostaria de fazer contato com brasileiros nos EuA objetivando receber algumas dicas.

Bressan
Visitante

Amigos, sucesso na viagem! Se precisarem de algo no Brasil, não se acanhem em nos avisar. Temos uma rede de amigos em todos os estados, que podem ajudar em algum problema pelo caminho. Aproveitem para conhecer o Brazil Riders: http://www.brazilriders.com.br

wpDiscuz