Inscrições para Bolsas de Estudo nos Estados Unidos pelo IBEU / IIE

PROGRAMA DE BOLSA DE GRADUAÇÃO IBEU / IIE – Inscrições abertas de 1 a 30 de abril

O IBEU vem patrocinando, desde 1938, como parte de sua meta para o constante desenvolvimento das relações culturais entre o Brasil e os Estados Unidos, um programa de Bolsas para Cursos de Graduação, em universidades nos Estados Unidos, com seleção anual, em nível nacional.

O Exame TOEFL é requisito para inscrição, portanto, não poderemos aceitar candidatura no concurso de Bolsas IBEU/IIE, se não recebermos o score oficial do exame de inglês TOEFL. Registro online: http://www.ets.org.

REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:

1.        Ter cidadania brasileira – candidato com dupla cidadania, BRASILEIRA/AMERICANA, não será aceito.

2.        Ter idade de 17 a 21 anos. O candidato que completar 22 anos durante o ano da inscrição não será aceito.

3.        Concluir o Ensino Médio até dezembro de 2010.

4.        Apresentar histórico do Ensino Médio com excelente aproveitamento acadêmico.

5.        Encaminhar, através dos códigos 8185 e 2326, o resultado do exame de Inglês TOEFL – score oficial (pontuação mínima: Computer-based 213 pontos, Internet-based 80 pontos, Paper-based 550 pontos).

6.        Comprovar, através de carta de banco, que dispõe de um MÍNIMO de US$ 12,000 (doze mil dólares) para pagamento de despesas pessoais durante o ano (livros, seguro de saúde, manutenção e parte da anuidade da universidade).

7.        Ser solteiro (a).

8.        Optar por qualquer área de estudo, exceto DIREITO, MEDICINA, ODONTOLOGIA E VETERINÁRIA. (Veja a justificativa no item 6 em Informações Gerais).

9.        Permanecer, obrigatoriamente, no Brasil, durante todo o processo de candidatura e seleção.

INSCRIÇÃO: DE 1 A 30 DE ABRIL

A data limite para a inscrição é 30 de abril de cada ano – sem prorrogação.

As inscrições são feitas com um ano de antecedência. Candidatando-se num ano, o bolsista, caso selecionado, viajará no ano seguinte (agosto ou setembro).

CANDIDATOS DO RIO DE JANEIRO:

Devem fazer a inscrição, pessoalmente, no Serviço de Orientação Estudantil e Assistência ao Bolsista do IBEU – RJ, munidos dos seguintes documentos:

·          UMA FOTO 5X7;

·          CÓPIA AUTENTICADA DA CARTEIRA DE IDENTIDADE (DENTRO DO PRAZO DE VALIDADE);

·          CÓPIA AUTENTICADA DO HISTÓRICO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO;

·          TAXA DE INSCRIÇÃO NO VALOR DE R$ 100,00 (cem reais).

·        CARTA DE BANCO

O Exame TOEFL é requisito para inscrição, portanto, não poderemos aceitar candidatura no concurso de Bolsas IBEU/IIE, se não recebermos o score oficial do exame de inglês TOEFL. 

CANDIDATOS DE OUTROS ESTADOS:

Devem solicitar a inscrição por carta, que deverá ser escrita com letra legível, ou digitada, e devidamente assinada pelo candidato (essa solicitação não implica inscrição, o candidato deverá aguardar resposta com instruções para a concretização da mesma).

Na carta, com pedido de inscrição ao concurso, devem constar as seguintes informações do candidato:

1.        Nome e endereço completos;

2.        Telefone, e-mail e fax; Declaração afirmando preencher todos os requisitos exigidos para participar do concurso.

Devem ser anexados à carta de solicitação de inscrição os seguintes documentos:

1. CÓPIA AUTENTICADA DA CARTEIRA DE IDENTIDADE (DENTRO DO PRAZO DE VALIDADE)

2. CÓPIA AUTENTICADA DO HISTÓRICO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO.

3   CARTA DE BANCO

O Exame TOEFL é requisito para inscrição, portanto, não poderemos aceitar candidatura no concurso de Bolsas IBEU/IIE, se não recebermos o score oficial do exame de inglês TOEFL.

LOCAL:

INSTITUTO BRASIL-ESTADOS UNIDOS – RIO DE JANEIRO

SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO ESTUDANTIL E ASSISTÊNCIA AO BOLSISTA

Av. Nossa Senhora de Copacabana, 690 – 10º andar – sala 1004

Copacabana, Rio de Janeiro – RJ – 22050-001

Telefone: (21) 3816- 9445 – e-mail: neidemonteiro@ibeu.org.br

Horários de atendimento ao público, pessoalmente e por telefone: (das 9 às 18 horas).

INFORMAÇÕES GERAIS:

1.        O Programa de Bolsas IBEU/IIE abrange todas as universidades nos Estados Unidos, porém, ao fazer as escolhas das universidades, os candidatos deverão ser realistas com relação ao seu perfil acadêmico,  financeiro e levar em conta as notas alcançadas nos exames SATs e TOEFL.

2.        As universidades concedem as bolsas de estudo aos estudantes pré-selecionados pelo nosso Serviço de Orientação Estudantil e Assistência ao Bolsista.

3.        As bolsas são parciais, podendo atingir o percentual máximo de 80% do custo anual da universidade, dependendo do campo de estudo e da universidade em que o bolsista for admitido.

4.        A duração da bolsa é de 1 ano acadêmico, com possibilidade de ser renovada por todo o curso superior (4 anos).

5.        As inscrições, entrevistas, provas, etc., são feitas com 1 ano de antecedência, período considerado necessário para a avaliação dos estudantes nas diversas universidades norte-americanas.

6.        DIREITO, MEDICINA, ODONTOLOGIA E VETERINÁRIA: A formação universitária nessas áreas é bem diferente do Brasil. Nos Estados Unidos, o estudante só inicia um desses cursos se já tiver curso superior completo. Assim, para tentar admissão nas áreas de MEDICINA, ODONTOLOGIA E VETERINÁRIA, o candidato já deverá estar formado em algum curso relacionado à área biomédica, como, por exemplo, Biologia ou Química. Em DIREITO, o candidato deverá ser formado em Ciências Políticas, Relações Internacionais, etc.

7.        EXAME TOEFL:

O registro para o exame TOEFL deve ser solicitado ao ETS, nos Estados Unidos, pelo seguinte telefone: 001+443-923-8160 ou online: http://www.ets.org.

A providência para o registro deve ser tomada com bastante antecedência, visto que o resultado do exame é liberado pelo ETS, nos Estados Unidos, num prazo de 3 a 4 semanas. Para que o IBEU receba o score oficial do TOEFL, indique os códigos: 8185 e 2326.

CRONOGRAMA DO PROGRAMA DE BOLSAS IBEU / IIE

EXAME DE INGLÊS TOEFL – DE JANEIRO ATÉ MARÇO.

O TOEFL deve ser realizado no período prévio à inscrição, visto que o resultado do exame é liberado pelo ETS, nos Estados Unidos, num prazo de 3 a 4 semanas .

1ª. FASE DE SELEÇÃO: INSCRIÇÃO NO CONCURSO – ABRIL

Após o Serviço de Orientação Estudantil e Assistência ao Bolsista do IBEU receber o score oficial do exame de Inglês TOEFL.

2ª. FASE DE SELEÇÃO: (PREENCHIMENTO DO STUDY AMERICA UNDERGRADUATE APPLICATION) – ABRIL/MAIO

Inclui lista com os documentos que são solicitados, para análise da vida acadêmica dos candidatos e os formulários que deverão ser preenchidos.

O candidato terá um prazo estabelecido na respectiva lista de documentos para a devolução do STUDY AMERICA UNDERGRADUATE APPLICATION ao Serviço de Orientação Estudantil e Assistência ao Bolsista do IBEU, devidamente preenchido.

SAT REASONING – MAIO

SAT SUBJECT – (3 SUBJECT TESTS) – JUNHO

As informações referentes aos exames SATs, assim como instruções para registro e pagamento dos exames, poderão ser adquiridas no site: www.collegeboard.com. Para que o IBEU receba os “scores” oficiais desses exames, indique nossos códigos: 3859 e 2326.

ATENÇÃO:

Os scores de todos os exames (SAT REASONING , SAT SUBJECT TEST e TOEFL) devem ser enviados diretamente ao IBEU através dos códigos (SATs 3859 e  2326 – TOEFL 8185 e 2326) pelas instituições que administram os exames. O IBEU não aceitará scores enviados pelo candidato.

Após análise dos documentos apresentados e dos resultados dos exames SATs, serão selecionados os candidatos que passarão para a 3ª fase de seleção. A relação dos candidatos aprovados será divulgada em nossa homepage (www.ibeu.org.br).

3ª. FASE DE SELEÇÃO: ENTREVISTAS INDIVIDUAIS – AGOSTO

Realizadas só aos sábados, nas dependências do IBEU – Auditório Ney Carvalho, Av. Nossa Senhora de Copacabana, 690 – 11º andar, Copacabana, Rio de Janeiro – RJ – 22050-001

Obs.: Os custos com passagem e estada no Rio de Janeiro, para os candidatos de outras cidades chamados para a entrevista, ficarão sob responsabilidade do próprio candidato.

O resultado das entrevistas individuais será divulgado na terça-feira subseqüente, em nossa homepage www.ibeu.org.br.

4ª FASE DE SELEÇÃO: (PREENCHIMENTO DO APPLICATION DEFINITIVO DO INSTITUTE OF INTERNATIONAL EDUCATION – SETEMBRO.

Os finalistas preencherão o application definitivo do Institute of International Education – Esta fase corresponde à última etapa de seleção no Brasil.

PLACEMENT: (COLOCAÇÃO DOS ESTUDANTES SELECIONADOS PELO IBEU, NAS UNIVERSIDADES NORTE-AMERICANAS) – DE SETEMBRO ATÉ MARÇO DO ANO SEGUINTE.

As providências para o placement serão tomadas pelo Institute of International Education – IIE. Não é permitido que os candidatos entrem em contato direto com as universidades, nem com o IIE. Todas as comunicações serão feitas através do IBEU/RIO.

Redação BNEU

Nós somos a equipe Brasileiros nos Estados Unidos ponto com. O nosso objetivo é prover uma série de informações e facilidades para a comunidade brasileira nos Estados Unidos e para os brasileiros que querem saber mais sobre a vida nos Estados Unidos.

49
Deixe um comentário

avatar
49 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
29 Comment authors
JoãoGeorgiaJefersonolegario raihorowe wrairoCarol Recent comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Marcos Martins
Membro

Angelica, Voce esta perguntando o resultado da Loto. E’ dificil responder. O seu visto continua valido, certo? Se o seu visto e’ para entradas multiplas (e acredito que sim, pois a maioria dos vistos para turista brasileiros sao deste tipo) entao “tecnicamente” voce pode entrar e sair multiplas vezes ate o visto (de 5 anos) expirar. A Imigracao “geralmente” nao controla a pessoa quando sai dos EUA, somente quando entra. Entao, baseado nestes fatos, voce tem boas chances de poder voltar para os EUA. Mas, no caso de alguem resolver investigar e descobrir que voce ja esta aqui ilegalmente, entao… Read more »

Angelica
Visitante
Angelica

Nao sei se pra eu fazer um pergubta seria neste espaco,porem gostaria de saber se vcs podem me aconselhar e se sabem fatos como o meu e claro que obtiveram sucesso.
A prgunta eh a seguinte,eu moro nos estados unidos a dois anos e minha permanencia ja venceu,meu visto e de cinco anos ,tenho uma filha que nasceu aqui e eu estou querendo ir no brasil com ela ,vcs sabem qual e chance que eu tenho pra conseguir voltar novamente .
desde ja obrigada

Dário Jr. Rezende
Visitante
Dário Jr. Rezende

Olá todos! Gostaria de tirar algumas dúvidas.
Como funciona a seleção de bolsista por este sistema ?
Eles sorteião ? Dão bolsas aos que tirarem melhores notas ?
As pessoas com uma baixa renda familiar ?

Como funciona isso ? O que contribui para nosso sucesso em ganhar esta bolsa ?

Obrigado!
Desde já, agradeço. Abraços.

Eva
Visitante
Eva

Eu curso Gastronomia aqui no Brasil,eu gostaria de saber se eu posso ganhar bolsa nos EUA mesmo cursando aqui?

Everton
Visitante
Everton

quero conhecer brasileiras que queiram
algo serio moro no Rio de janeiro
erkiton@hotmail.com

Davidson
Visitante
Davidson

As universidades que o aluno pode ser encaminhado variam de acordo com as notas?(visto que o aluno tem 70/% das notas do ensino médio).
E se o aluno não tiver os 12 mil dólares no momento mas ter alguém para financiá-lo durante o tempo que elé passará lá,ele vai para lá de todo jeito ou ele será rejeitado por não possuir os 12 mil dólares em sua conta bancária?

sandy
Visitante
sandy

acho que nao soube me expressar direito. A prima da minha mae mora nos EUA, eu eu tenho a oportunidade de ir para lá, para fazer o high school que com certeza é muito melhor doque o ensino medio do Brasil. O problema é que eu nao acho que sei o bastante para enfrentar um colegio nos EUA, e eu ja tinha ouvido falar que existe colegios (high school)americanos, com o mesmo ensino de qual quer escola publica americana, só que esta seria para alunos de outros paises, como eu, que teriam alguma duvida quanto a língua inglesa. Gostaria de… Read more »

sandy
Visitante
sandy

eu andei pesquisando, e descobri que existe escolas (high school)para pessoas que vem de outros paises. Vc saberia me dizer se é verdade isso? E teria alguma ideia sobre o high school no exterior (EUA), é que eu poderia ir para lá com uma prima de minha mae, mas nao acho que teria um ingles fluente para estudar la.

Obrigado!

sandy
Visitante
sandy

os 12.000 dolares que eu devo ter em maos é para apenas um ano ou para os 4?
eu terei que arrumas esse valor todo o ano? e poderei trabalhar la ou como serei estudante nao posso trabalhar nos EUA?

sandy
Visitante
sandy

gostaria de saber se essas “BOLSAS ESCOLARES” sao apenas para um ano?
nao entendi muito bem. E se eu conseguisse eu teria que pagar exatamente o que? vc poderia me fazer uma base de preços?
Estou recem na 8ª serie do ensino fundamental, ate eu terminar o ensino medio algumas coisa podem mudar? tambem fiquei um pouco em duvida quanto aos cursos que posso escolher, quero me formar como professora de ingles, lá seria letras né?

kerolayne
Visitante
kerolayne

Eu gostaria de saber se eu terminar meu ensino médio até o final desse ano, como eu poderei mandar o meu histórico escolar completo, sendo que ainda estou cursando o 3º ano?
E para candidatos de outros estados como é o modelo da carta? Queria muito saber!

Felipe
Visitante
Felipe

BEM ACHO QUE ESSA ”BOLSA DE ESTUDOS” E APENAS PARA PESSOAS BEM FINANCEIRAMENTE PORQUE PRA TER 12,000,00 DÓLARES!!!!!!!!!SORTE AI GALERA

Dayane
Visitante
Dayane

Poxa não vou conseguir porque minhas notas do 1º ano não foram tão bacanas.
Bem sorte a todos