PROGRAMA DE BOLSA DE GRADUAÇÃO IBEU / IIE – Inscrições abertas de 1 a 30 de abril

O IBEU vem patrocinando, desde 1938, como parte de sua meta para o constante desenvolvimento das relações culturais entre o Brasil e os Estados Unidos, um programa de Bolsas para Cursos de Graduação, em universidades nos Estados Unidos, com seleção anual, em nível nacional.

O Exame TOEFL é requisito para inscrição, portanto, não poderemos aceitar candidatura no concurso de Bolsas IBEU/IIE, se não recebermos o score oficial do exame de inglês TOEFL. Registro online: http://www.ets.org.

REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:

1.        Ter cidadania brasileira – candidato com dupla cidadania, BRASILEIRA/AMERICANA, não será aceito.

2.        Ter idade de 17 a 21 anos. O candidato que completar 22 anos durante o ano da inscrição não será aceito.

3.        Concluir o Ensino Médio até dezembro de 2010.

4.        Apresentar histórico do Ensino Médio com excelente aproveitamento acadêmico.

5.        Encaminhar, através dos códigos 8185 e 2326, o resultado do exame de Inglês TOEFL – score oficial (pontuação mínima: Computer-based 213 pontos, Internet-based 80 pontos, Paper-based 550 pontos).

6.        Comprovar, através de carta de banco, que dispõe de um MÍNIMO de US$ 12,000 (doze mil dólares) para pagamento de despesas pessoais durante o ano (livros, seguro de saúde, manutenção e parte da anuidade da universidade).

7.        Ser solteiro (a).

8.        Optar por qualquer área de estudo, exceto DIREITO, MEDICINA, ODONTOLOGIA E VETERINÁRIA. (Veja a justificativa no item 6 em Informações Gerais).

9.        Permanecer, obrigatoriamente, no Brasil, durante todo o processo de candidatura e seleção.

INSCRIÇÃO: DE 1 A 30 DE ABRIL

A data limite para a inscrição é 30 de abril de cada ano – sem prorrogação.

As inscrições são feitas com um ano de antecedência. Candidatando-se num ano, o bolsista, caso selecionado, viajará no ano seguinte (agosto ou setembro).

CANDIDATOS DO RIO DE JANEIRO:

Devem fazer a inscrição, pessoalmente, no Serviço de Orientação Estudantil e Assistência ao Bolsista do IBEU – RJ, munidos dos seguintes documentos:

·          UMA FOTO 5X7;

·          CÓPIA AUTENTICADA DA CARTEIRA DE IDENTIDADE (DENTRO DO PRAZO DE VALIDADE);

·          CÓPIA AUTENTICADA DO HISTÓRICO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO;

·          TAXA DE INSCRIÇÃO NO VALOR DE R$ 100,00 (cem reais).

·        CARTA DE BANCO

O Exame TOEFL é requisito para inscrição, portanto, não poderemos aceitar candidatura no concurso de Bolsas IBEU/IIE, se não recebermos o score oficial do exame de inglês TOEFL. 

CANDIDATOS DE OUTROS ESTADOS:

Devem solicitar a inscrição por carta, que deverá ser escrita com letra legível, ou digitada, e devidamente assinada pelo candidato (essa solicitação não implica inscrição, o candidato deverá aguardar resposta com instruções para a concretização da mesma).

Na carta, com pedido de inscrição ao concurso, devem constar as seguintes informações do candidato:

1.        Nome e endereço completos;

2.        Telefone, e-mail e fax; Declaração afirmando preencher todos os requisitos exigidos para participar do concurso.

Devem ser anexados à carta de solicitação de inscrição os seguintes documentos:

1. CÓPIA AUTENTICADA DA CARTEIRA DE IDENTIDADE (DENTRO DO PRAZO DE VALIDADE)

2. CÓPIA AUTENTICADA DO HISTÓRICO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO.

3   CARTA DE BANCO

O Exame TOEFL é requisito para inscrição, portanto, não poderemos aceitar candidatura no concurso de Bolsas IBEU/IIE, se não recebermos o score oficial do exame de inglês TOEFL.

LOCAL:

INSTITUTO BRASIL-ESTADOS UNIDOS – RIO DE JANEIRO

SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO ESTUDANTIL E ASSISTÊNCIA AO BOLSISTA

Av. Nossa Senhora de Copacabana, 690 – 10º andar – sala 1004

Copacabana, Rio de Janeiro – RJ – 22050-001

Telefone: (21) 3816- 9445 – e-mail: neidemonteiro@ibeu.org.br

Horários de atendimento ao público, pessoalmente e por telefone: (das 9 às 18 horas).

INFORMAÇÕES GERAIS:

1.        O Programa de Bolsas IBEU/IIE abrange todas as universidades nos Estados Unidos, porém, ao fazer as escolhas das universidades, os candidatos deverão ser realistas com relação ao seu perfil acadêmico,  financeiro e levar em conta as notas alcançadas nos exames SATs e TOEFL.

2.        As universidades concedem as bolsas de estudo aos estudantes pré-selecionados pelo nosso Serviço de Orientação Estudantil e Assistência ao Bolsista.

3.        As bolsas são parciais, podendo atingir o percentual máximo de 80% do custo anual da universidade, dependendo do campo de estudo e da universidade em que o bolsista for admitido.

4.        A duração da bolsa é de 1 ano acadêmico, com possibilidade de ser renovada por todo o curso superior (4 anos).

5.        As inscrições, entrevistas, provas, etc., são feitas com 1 ano de antecedência, período considerado necessário para a avaliação dos estudantes nas diversas universidades norte-americanas.

6.        DIREITO, MEDICINA, ODONTOLOGIA E VETERINÁRIA: A formação universitária nessas áreas é bem diferente do Brasil. Nos Estados Unidos, o estudante só inicia um desses cursos se já tiver curso superior completo. Assim, para tentar admissão nas áreas de MEDICINA, ODONTOLOGIA E VETERINÁRIA, o candidato já deverá estar formado em algum curso relacionado à área biomédica, como, por exemplo, Biologia ou Química. Em DIREITO, o candidato deverá ser formado em Ciências Políticas, Relações Internacionais, etc.

7.        EXAME TOEFL:

O registro para o exame TOEFL deve ser solicitado ao ETS, nos Estados Unidos, pelo seguinte telefone: 001+443-923-8160 ou online: http://www.ets.org.

A providência para o registro deve ser tomada com bastante antecedência, visto que o resultado do exame é liberado pelo ETS, nos Estados Unidos, num prazo de 3 a 4 semanas. Para que o IBEU receba o score oficial do TOEFL, indique os códigos: 8185 e 2326.

CRONOGRAMA DO PROGRAMA DE BOLSAS IBEU / IIE

EXAME DE INGLÊS TOEFL – DE JANEIRO ATÉ MARÇO.

O TOEFL deve ser realizado no período prévio à inscrição, visto que o resultado do exame é liberado pelo ETS, nos Estados Unidos, num prazo de 3 a 4 semanas .

1ª. FASE DE SELEÇÃO: INSCRIÇÃO NO CONCURSO – ABRIL

Após o Serviço de Orientação Estudantil e Assistência ao Bolsista do IBEU receber o score oficial do exame de Inglês TOEFL.

2ª. FASE DE SELEÇÃO: (PREENCHIMENTO DO STUDY AMERICA UNDERGRADUATE APPLICATION) – ABRIL/MAIO

Inclui lista com os documentos que são solicitados, para análise da vida acadêmica dos candidatos e os formulários que deverão ser preenchidos.

O candidato terá um prazo estabelecido na respectiva lista de documentos para a devolução do STUDY AMERICA UNDERGRADUATE APPLICATION ao Serviço de Orientação Estudantil e Assistência ao Bolsista do IBEU, devidamente preenchido.

SAT REASONING – MAIO

SAT SUBJECT – (3 SUBJECT TESTS) – JUNHO

As informações referentes aos exames SATs, assim como instruções para registro e pagamento dos exames, poderão ser adquiridas no site: www.collegeboard.com. Para que o IBEU receba os “scores” oficiais desses exames, indique nossos códigos: 3859 e 2326.

ATENÇÃO:

Os scores de todos os exames (SAT REASONING , SAT SUBJECT TEST e TOEFL) devem ser enviados diretamente ao IBEU através dos códigos (SATs 3859 e  2326 – TOEFL 8185 e 2326) pelas instituições que administram os exames. O IBEU não aceitará scores enviados pelo candidato.

Após análise dos documentos apresentados e dos resultados dos exames SATs, serão selecionados os candidatos que passarão para a 3ª fase de seleção. A relação dos candidatos aprovados será divulgada em nossa homepage (www.ibeu.org.br).

3ª. FASE DE SELEÇÃO: ENTREVISTAS INDIVIDUAIS – AGOSTO

Realizadas só aos sábados, nas dependências do IBEU – Auditório Ney Carvalho, Av. Nossa Senhora de Copacabana, 690 – 11º andar, Copacabana, Rio de Janeiro – RJ – 22050-001

Obs.: Os custos com passagem e estada no Rio de Janeiro, para os candidatos de outras cidades chamados para a entrevista, ficarão sob responsabilidade do próprio candidato.

O resultado das entrevistas individuais será divulgado na terça-feira subseqüente, em nossa homepage www.ibeu.org.br.

4ª FASE DE SELEÇÃO: (PREENCHIMENTO DO APPLICATION DEFINITIVO DO INSTITUTE OF INTERNATIONAL EDUCATION – SETEMBRO.

Os finalistas preencherão o application definitivo do Institute of International Education – Esta fase corresponde à última etapa de seleção no Brasil.

PLACEMENT: (COLOCAÇÃO DOS ESTUDANTES SELECIONADOS PELO IBEU, NAS UNIVERSIDADES NORTE-AMERICANAS) – DE SETEMBRO ATÉ MARÇO DO ANO SEGUINTE.

As providências para o placement serão tomadas pelo Institute of International Education – IIE. Não é permitido que os candidatos entrem em contato direto com as universidades, nem com o IIE. Todas as comunicações serão feitas através do IBEU/RIO.

Deixe um comentário

49 Comentários em "Inscrições para Bolsas de Estudo nos Estados Unidos pelo IBEU / IIE"

avatar
João
Visitante

Cara o IBEU praticamente so paga a passagem. Além de termos que dar 12.000 dólares temos que pagar 80% da bolsa. Acho que isso não é recomendado para pessoas de baixa renda. pois é muito dinheiro. Estava animado mais quando li esta página vi que ta difícil realizar esse sonho. Será que não tem como ganahr uma bolsa integral. Seria bom. Desde já agradeço.

Georgia
Visitante

Olá, tenho 3 perguntas a fazer:
1. Quantos canditatos sao selecionados para ir para os eua?
2. Sobre as SATs, a IBEU providencia ou temos que ir atras?
3. Que cursos estão disponiveis para cursar lá?

Jeferson
Visitante

Olá,

Meu sobrinho tem 12 anos atualmente, joga basquete e tem excelentes
notas na escola e já fala inglês. Gostaria de saber como faço pra ele ganhar bolsa em universidades americanas. O basquete pode ajudar? Desde já agradeço a atenção.

olegario raihorowe wrairo
Visitante

eu sou indio mora na aldeia meu preferi fazer faculdade administração mais não como fazer, não como entra problema dinheiro.

Carol
Visitante

Gostaria de saber o que acontece se a pessoa não conseguir renovar sua bolsa para os outros anos

Gustavo
Visitante

OI Alunos de escolas Publicas no brasil tem mas chances de entrar?

Isabelle
Visitante

Bem, então se a pessoa não for formada na area de ciencias, ela não pode começar a fazer medicina ? Eu digo, entrando sem ser bolsista nem nada, mas pagando tudo, nem assim ? E quais faculdades tem medicina, não contando com pos-graduação, mas sim o curso em si ?

Gabriela
Visitante

Gostaria de saber se, pessoas de outros estados podem se candidatar? E se tiver alguma habilidade com esportes?

ilanio de moura rodrigues
Visitante

eu quero ir paraos estados unidos para estudar

daniela texeira jonas
Visitante

eu gostaria de saber qual é a edia das notas para consiguir uma bolsa?porque eu pricisso mesmo mi farmar e dar orgulho ao meu pais.

Tayná
Visitante

Eu gostaria de saber qual é a media das notas para conseguir uma bolsa? E se tem jornalismo de moda e se todos os custos com alojamento e passagem são de graça ?

Rafael
Visitante

Tenho duas questões.
Primeiro: Gostaria de cursar cinema na UCLA, mas o curso de cinema não é um BA, mas sim um “tecnológo” com duração de 2 anos. Esse curso se enquadra nos critérios para a bolsa?
Segundo: Tenho 19 anos e estou na metade do curso de comunicação em uma faculdade particular aqui no Brasil. Isso interfere (negativamente) de algum modo no processo de seleção para a bolsa?

wpDiscuz