As universidades americanas estão estruturadas um pouco diferente das do Brasil.  Existem universidades particulares e estaduais, mais não existem universidades federais.  Todas as universidades são pagas, mas geralmente o preço da universidade estadual é bem mais barata do que a particular, desde que você seja residente do estado onde fica a universidade.

Assim sendo, o custo das universidades americanas para estudante estrangeiros é bem caro porque, como eles não têm residência,  não há a possibilidade de pagar o preço mais baixo nas universidades estaduais.  A única opção para baixar o custo é tentar uma bolsa de estudo.  As bolsas de estudo permitem que os alunos obtenham fundos para a sua educação e, normalmente, são concedidos por empresas, organizações ou as próprias universidades.

As bolsas têm uma variedade de critérios, tais como o seu país de residência , sua, idade, e seu campo  de estudo.  O processo de aplicação para uma bolsa de estudos normalmente requer que você preencha um formulário com sua informação pessoal e acadêmica. O processo de aplicação provavelmente também irá requerer que você escreva uma redação que fale um pouco sobre você mesmo e os seus objetivos profissionais e acadêmicos.

Muitos estudantes internacionais não fazem a aplicação para bolsas de estudo porque não querem gastar o tempo necessário para o processo de candidatura, ou muitas vezes porque não sabem que há bolsas disponíveis, ou não acreditam que tenham a chance de ganhar.  Para aumentar as suas chances, além das boas notas, é importante você demonstre atividades de liderança e participação comunitária.

Além disso, você deve preparar sua redação com bastante cuidado. Geralmente as redações são bastante influentes na decisão da comissão de bolsa de estudos. Existem vários estilos de redação que podem variar de país para país. Por exemplo, no Brasil , a subjetividade , a criatividade, e o uso de palavras e frases complexas são muito valorizadas .

No entanto, nos EUA , as comissões de bolsa querem  ver redações bem estruturadas e objetivas, indo direto ao ponto.  Tente não desviar do tópico da redação, e assegure-se de que a gramática está correta.  Peça para seus professores de inglês, e se possível amigos americanos, fazer uma revisão para você.  Eles podem detectar pequenas falhas em seu inglês que talvez não sejam óbvios para você mas que podem fazer uma grande diferença na interpretação de um americano.  Tudo isso leva tempo e muitas revisões, de forma que você não deve esperar até o último minuto, pois isso irá afetar negativamente a qualidade da sua redação.

As bolsas de estudo nos Estados Unidos são bastante competitivas, especialmente para estudantes internacionais, já que a maioria das bolsas disponíveis são voltadas para os estudantes americanos, e as poucas bolsas para as quais os estudantes internacionais se qualificam são muito disputadas.  Porém, vale a pena se dedicar, pois uma bolsa de estudos nos Estados Unidos pode abrir muitas portas para o seu futuro.

Clique aqui para ver vários artigos com uma grande quantidade de informações importantes sobre estudar nos Estados Unidos.

Deixe um comentário

11 Comentários em "Como Obter uma Bolsa de Estudos nos Estados Unidos"

avatar
Aly
Visitante

No caso você esta em uma universidade pública e quer fazer um semestre lá fora mas o seu curso não esta no CsF..

Aly
Visitante

Caso o seu curso não esteja no CsF.. existe a possibilidade de terminar a faculdade ou terminar algum semestre em aluma faculdade no exterior? tipo o CsF só que por conta própria, pagando ou até mesmo conseguindo uma bolsa parcial??

Arthur Alves
Visitante

Hipoteticamente falando, se eu fosse admitido em uma certa universidade americana (pública), e provasse que eu e nem minha família tivesse condições de bancar, eu poderia receber uma bolsa, ou algum tipo de ajuda financeira?

Amanda Santos
Visitante

Bom, eu e minha amiga estamos pensando em morarmos, tentamos ver todos os tipos de assuntos, como política, dinheiro e etc… mas queremos fazer faculdade no Brasil e depois irmos trabalhar ou fazer outra faculdade nks Estados Unidos. Eu quero ser tradutora simultânea e não sei se tem como fazer este plano, o que vocês acham? Outra coisa, nas matérias você tem que tirar quanto mais ou menos para ganhar a bolsa? Quero muito morar lá, me responda o mais rápido possível por favor.

Danielle
Visitante
A grendessissima maioria dos estudantes americanos nao tem esse perfil da minha filha, com todos os achievements que ela teve (eu ainda esqueci, ela eh National Honor Society tb). Muito menos ganham o Questbridge, somente 1000 ganham por ano, no pais inteiro. E 24 mil nao eh por ano, sao 6 mil por ano, o que ainda torna um college de 42 mil/ano aqui completamente inviavel. Se voce nao eh Green Card Holder, repito, voce nao tem direito a praticamente NENHUMA bolsa previa, antes de entrar no 1o semestre. Os ilegais tem MUITO mais bolsas do que os legais, mas… Read more »
Danielle
Visitante

So complementando:
GPA 3.3 em high school americana
SAT 1970
SAT Fisica 740
SAT Quimica 770
SAT Matematica (Calculo) 730
8 APs durante a escola, 4 com nota 4, 4 com nota 5, State Scholar Award por causa dos APs
Questbridge finalist (www.questbridge.org) em 2011
STEP Program por 4 anos, apresentando trabalhos de Iniciacao Cientifica para senadores do estado de NY
Participou do Congresso da Black Engineers Society em 2011
Garota, queria estudar FISICA.

Danielle
Visitante
Isso eh besteira, sinceramente. Minha filha foi finalista do Questbridge.org, e por termos vistos F (ela era F2 na epoca), ela nao tinha direito a NENHUMA bolsa de estudo. NENHUMA. Na verdade, a UNICA bolsa que ela ganhou, foi a Computing Medal de 24 mil dolares no Rochester Institute of Technology, por causa do excelente desempenho dela na high school. E SO. Acabou escolhendo Stony Brook University pagando out-of-state tuition, mesmo com a gente morando 6 anos nos EUA (por causa do Ph.D. do meu marido). Isso que voces escreveram eh aplicavel pra quem ja eh Green Card holder. Nao… Read more »
wpDiscuz