Com base no êxito obtido na experiência com a comunidade brasileira no Japão, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), antigo Supletivo, está sendo expandido para outros países de concentração de brasileiros no exterior. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) tenciona realizar a aplicação do ENCCEJA, em maio de 2014, nas seguintes localidades: Lisboa, Bruxelas, São Francisco, Boston e Caiena, além do Japão.

O Encceja para brasileiros residentes no Exterior é um exame de certificação no nível de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, ofertado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os seus estudos na idade apropriada. O exame objetiva garantir aos brasileiros radicados no exterior a possibilidade de receber diploma de ensino fundamental ou de ensino médio e continuar seus estudos no Brasil por ocasião de seu regresso.

A oferta do Encceja Exterior insere-se na política governamental para as comunidades brasileiras no Exterior, especificamente, nos termos do inciso IV do art. 1º do Decreto nº 7.214, de 15 de junho de 2010. As provas são elaboradas e aplicadas em Língua Portuguesa, devendo os participantes demonstrar domínio da norma culta, fazendo uso das linguagens matemática, artística e científica.

A expansão do ENCCEJA para os Estados Unidos, América do Sul e países da Europa é passo fundamental no sentido de beneficiar comunidades e capacitar brasileiros para futura inserção no mercado de trabalho no Brasil e no exterior.

Informações adicionais sobre o ENCCEJA podem ser acessadas pelo endereço eletrônico: http://encceja.inep.gov.br/exterior

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz