A artista plástica brasileira Marina Mourão estará apresentando a Obra ” Francis III ” na Feira Internacional ARTEXPO NEW YORK de 26 de Fevereiro a 2 de Março.  A Feira que está na sua 31ª edição é a maior feira de artes do mundo, com um fluxo de cerca de 30.000 pessoas.

Sobre a Artista Marina Mourão

Marina Mourão nasceu na cidade de Águas Formosas, Brasil, em 1964, no seio de uma família numerosa. Sua mãe, senhora de uma enorme capacidade criativa, modista de alta-costura, alimentou o “caldo” cultural onde Marina foi “beber” toda a sua formação estética: na loja de sua mãe, cedo começou a entrar em contato com tecidos, bordados, lantejoulas, rendas, e todos os materiais belos e nobres que sua mãe utilizava para criar “vestidos de sonho”. E apaixonou-se para sempre por esse mundo de beleza e fantasia.

Cedo, ainda na escola básica, Marina demonstrou as suas tendências artísticas fazendo escultura, pintura decorativa e cartazes para as professoras. Um pouco mais tarde começou uma colaboração estreita com a mãe, fazendo decoração de vitrines e desenhando os modelos exclusivos, que a mãe executava. Fez um curso de artes decorativas, estratificando desse modo todas as tendências estéticas herdadas da mãe e por ela fomentadas, mas acabou por ir para a Universidade em Belo Horizonte fazer o curso de Odontologia. Algum tempo mais tarde, quando uma das irmãs conseguiu, por artes e manhas, convencer o pai a autorizá-la a estudar Belas Artes, Marina “fez” o curso com a irmã, pedindo-lhe em casa que ensinasse e transmitisse tudo o que ia aprendendo na Faculdade.

Mas com o “bichinho” da arte nas entranhas, até com a sua formação acadêmica Marina soube ser criativa, ligando o curso técnico às suas tendências artísticas: para ela as técnicas das próteses ainda é como fazer escultura (“É um mundo de fazer beleza“), e o que aprendeu nas aulas de Anatomia serve-lhe hoje para representar, nas suas pinturas, o corpo humano em toda a sua perfeição física.

Hoje, a viver em Portugal com a família que aqui formou, Marina é uma artista plástica multifacetada. Desenvolve uma pintura figurativa contemporânea, utilizando várias técnicas e vários materiais. Parece-nos claro que a artista quer, nas suas pinturas, fazer uma síntese de tudo em que tocou ao longo da sua vida criativa: as colagens, as sobreposições, os dourados, as pedrarias, os tecidos nobres, as cores vibrantes. Há uma necessidade evidente de se apropriar de todos os materiais e de todas as técnicas aprendidas na sua infância, e aglutiná-las, apreendê-las, aprisioná-las nas suas pinturas, num processo criativo original (para que as memórias não se dissolvam, diz ela). Também utiliza materiais dentários para compor suas obras, como por exemplo: os gessos, acrílicos e materiais de impressão.

Por tudo isto, sua pintura nos convocam para um mundo de alegria e extroversão, de originalidade, mas também de continuidade, simultaneamente de tradição e inovação.

Neste nosso tempo de globalizada “cinzentez” e alguma tristeza, conseguimos encontrar na pintura de Marina Mourão, inteiros, o sonho e a espontaneidade, o mundo da infância e da atualidade, o olhar essencial em suma.

Isto, se quisermos olhar e ver.

Maria José Dias Rodrigues,(Escritora)

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz