Fonte:  Comunidade News

Artistas brasileiros foram escolhidos entre outros 35 de vários países.

A contratação de dois artistas brasileiros para pintar um mural no aeroporto internacional de Denver, no Colorado, está causando polêmica entre a comunidade artística local.

Três artistas de “street art”, mais popularmente conhecido no Brasil como grafiteiro, foram contratados por $300.000 depois de serem escolhidos entre outras 35 pessoas de 17 países.

Entre eles está Sam Flores, que vive na Califórnia e Rafael Pierri, conhecido como “Highraff”, que mora no Brasil. Flores recebeu $135.000 e Pierri $75.000 pela pintura de um painel de 30 metros de comprimento.

O terceiro artista, David Choe, de Los Angeles, também recebeu $75.000 pelo trabalho.

No caso de Pierri, a administração do aeroporto responsável pela contratação do artista, ainda gastou outros $9.000 em honorários de advogados para trazer o pintor até os Estados Unidos.

Entretanto, grafiteiros de Colorado ficaram descontentes pelo fato de nenhum artista local ter sido selecionado.

“Eu diria, aonde está minha parte”, pergunta o artista local Ratha Sok, 22, natural de Denver e que trabalha pintando murais. “Nós precisamos ter preferência em nosso próprio quintal’, reclamou.

Sok disse que ele não cobra muito pelo trabalho. Em um trabalho feito para uma empresa de Denver, ele recebeu como pagamento latas de tinta e ingressos para jogos de basquete do Nuggets. O artista disse ainda que faria a pintura no aeroporto cobrando entre $5.000 e $10.000.

A escolha dos três artistas não foi feita por acaso. Segundo Jenny Schiavone, porta-voz do aeroporto, eles eram os melhores dos melhores no ramo. “Nosso comitê de seleção não escolheu nenhum artista de Colorado. Eles sentiram que os três que criaram o trabalho eram a nata de todos que participavam da seleção”.

A administração do aeroporto disse que metade das artes públicas são criadas por artistas de Colorado, mas para este projeto nenhum deles foi escolhido entre os 36 convidados a participar da seleção. Dois dos convidados eram do Colorado. Outros eram de diferentes partes dos Estados Unidos e de 17 outros países.

“Nós sempre desejamos artistas locais envolvidos”, disse Schiavone. Mas neste caso, a seleção favoreceu grafiteiros além das fronteiras do estado. Os membros do painel de seleção artística decidiram que Pierri, Choe e Flores eram as melhores escolhas, completou.

Os murais criados pelos artistas serão usados como painéis de separação para as reformas que no aeroporto pelos próximos cinco anos. O aeroporto é obrigado a gastar 1 por cento em arte.

Segundo Schiavone, a lei obriga que, em todo projeto de melhoria superior a $1 milhão, 1 por cento deve ser separado para gastar em arte.

 

Reproduzido com permissão e em parceria com a Comunidade News.

Deixe um comentário

2 Comentários em "Aeroporto de Denver Contrata Artistas Brasileiros e Desagrada Locais"

avatar
Redação BNEU
Admin

Mariana,

Existem vários serviços de procura de pessoas na internet que você pode usar. Aqui vai um exemplo: http://www.peoplefinders.com/

Mariana
Visitante

Olá, moro no Brasil e procuro minha madrinha que foi há mais ou menos 29 anos para USA.E tb fazem 29 anos que não nos vemos, acabamos por perder o contato… Até onde sei ela mora em Nova Iork, gostaria de achá-la , vcs poderiam me ajudar? Muito obrigada

wpDiscuz