Imigração

Tratamento Médico Para Brasileiros Indocumentados

Um dos maiores desafios para brasileiros e outros imigrantes sem documentos nos Estados Unidos é como pagar um tratamento médico no caso de uma doença ou de um acidente.  O custo de um tratamento médico nos Estados Unidos é caríssimo.  Se uma operação for necessária, o procedimento pode custar dezenas de milhares de dólares, um custo que a grande maioria dos imigrantes não consegue arcar.

Para lidar com este tipo de risco, a grande maioria da população americana tem seguro médico.  Porém somente 41% dos imigrantes sem documentos possue este tipo de seguro.  Então o que deve fazer o imigrante brasileiro sem documentos e sem seguro no caso de uma emergência que requeira um tratamento médico que vai além de suas condições financeiras?

É importante notar que o imigrante brasileiro, mesmo sem documentação, tem o direito de receber tratamento médico em caso de emergência, através do Medicaid, o programa federal e estadual para pessoas pobres e com desabilidades.  Porém se não for uma emergência, o imigrante não irá receber tratamento a menos que pague.

Existe hoje um grande debate político a respeito dos direitos dos imigrantes sem documentos.  Devido ao fato deste assunto ser de grande controvérsia, os políticos preferem não expressar nenhuma posição definitiva em referência ao assunto.  Por exemplo, os planos de reforma do sistema de tratamento médico nos Estados Unidos propostos pelos Democratas, que tendem a ser mais flexíveis com os imigrantes, não incluem os imigrantes sem documentos.

Em vários estados, novas leis e procedimentos estão sendo propostas que limitam ainda mais os direitos de tratamento médico do imigrante sem documentos:

  • No Texas, onde se é estimado que o custo do tratamento médico de imigrantes sem documentos chega a 1,3 bilhões de dólares, a Universidade do Texas em Galveston está considerando negar tratamento de câncer a tais imigrantes.
  • Em Oklahoma uma nova lei proíbe que a maioria dos benefícios públicos seja disponível aos imigrantes sem documentos.  Em Nebraska estão tentando passar uma lei parecida.
  • Em Indiana, uma lei está sendo introduzida que obriga os hospitais a informarem quanto gastam com imigrantes sem documentos.
  • Ao nível nacional, o Senado introduziu novas regras que não permitem com que crianças sem documentos façam parte do programa estadual de seguro médico para crianças.

Porém, outros estados e cidades são mais tolerantes:

  • Os estados de New York, Illinois e Washington, e vários municípios na California cobrem o tratamento médico de crianças imigrantes sem documentos com fundos públicos. 
  • Desde 2003, em San Mateo, na California, dinheiro proveniente de impostos locais, dos hospitais, e de outros grupos são usados para cobrir o seguro médico de crianças de baixa renda, sem considerar a situação legal da criança. 
  • Em San Francisco até os adultos estão cobertos por seguro médico pago por fundos públicos locais.

Um dos problemas mais agravantes da situação atual é que muitos imigrantes estão evitando ir ao médico com medo de serem deportados, e preferem sofrer com suas aflições do que procurar ajuda, até que o problema se torne crítico.

Se possível, o imigrante brasileiro sem documentos deve tentar obter um seguro médico para cobrir os custos de um possível tratamento.  Mas mesmo se isso não for possível, é aconselhável procurar a ajuda de um médico se houver sintomas de uma potencial doença.  Muitos imigrantes procuram os centros de tratamento médico comunitários que são parte de uma rede de mais de 4.000 clínicas bancadas pelo governo federal.  Em 2006, 6 milhões de pacientes sem seguro médico receberam tratamentos através destas clínicas.

É importante tratar da saúde e não deixar com que o medo da deportação faça com que o imigrante ignore os sintomas, o que pode levar a um problema mais sério.  Isso poderia criar uma situação ainda mais perigosa do que a deportação.  Sem a saúde, o sonho americano não se torna realidade.

Redação BNEU

Nós somos a equipe Brasileiros nos Estados Unidos ponto com. O nosso objetivo é prover uma série de informações e facilidades para a comunidade brasileira nos Estados Unidos e para os brasileiros que querem saber mais sobre a vida nos Estados Unidos.

Subscribe
Notify of
guest

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

28 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Patricia
Patricia
9 anos atrás

Olá
Estou viajando em dezembro para Atlanta nos EUA retorno ao Brasil em março. Estou grávida de 15 semanas se meu bebe vir a nascer lá existe esta possibilidade de ser atendida no serviço gratuito ?! Eles fazem partos?! Obrigado

Vagner
Vagner
9 anos atrás

Olá pessoal, alguém conhece algum hemofilico que receba ajuda do governo americano para o tratamento?

Viviane Metzker
Viviane Metzker
10 anos atrás

Boa noite.Estou presizando de fazer uma endoscopia.A duas semanas tem algu em minha garganta que tem mim encomodado muito.Eu moro em Newark NJ.Se souber de algum medico que possa mim ajudar.Desde de ja agradeco.

larisse
larisse
7 anos atrás

boa note voce tem algum email para que possamos conversar talvez estou indo moar em new jersey e quero uma opinião

Tanya
Tanya
11 anos atrás

Ola, eu sou residente nos EUA ha mais de 5 anos e gostaria de fazer a minha cidadania, tenho um filho de 15 anos que veio comigo, e brasileiro e tambem residente, como fazer para pegar a cidadania para os dois? me disseram que a de meu filho seria automatica quando saisse a minha,mas eu iria precisar pagar uma taxa e preencher um formulario, poderia me explicar como seria , quais os formularios q vou precisar e qual a taxa? Obrigada

Fabio
Fabio
11 anos atrás

Ola…
Gostaria de saber sobre brasileiros com HIV em NY.
Fui informado que posso comprar remédios em farmácias, mas preciso de uma receita de um medico de NY.
Vocês poderiam me informar como proceder ou indicar algum infectologista em NY. Vocês sabem informar algum plano de saúde que cubra esse tipo de necessidade?
Obrigado.

Carlos Felipe
Carlos Felipe
7 anos atrás
Reply to  Fabio

Desde 2012, o Obama expandiu o acesso ao tratamento de hiv. Ate imigrante sem documentacao tem facil acesso a atendimento de primeira e tratamento por equipes bem competentes. Procure pelo AHF. Voce so vai precisar procurar um plano de saude se voce ganhar mais de 48 mil dolares por ano, ou seja, um salario mensal de 4 mil dolares. Ai no plano de saude, voce comeca a pagar por uma fracao do tratamento, equivalente a quanto voce ganha, mas é bem justo.

Bernardo
Bernardo
12 anos atrás

Oi, meu nome é bernardo e moro no brasil e tenho dores e crises no estomago ja fui em muitos e muitos medicos aqui no brasil tanto na rede publica quanto particular e nenhum consegue achar um tratamento eficaz, tenho amigos em CT que aconselharam a fazer tratamento nos EUA.Seria isso possivel? e oque eu precisaria fazer?

vagner rosario
vagner rosario
12 anos atrás

Olá sou hemofilico e recebi uma proposta de trabalho nos EUA, para uma agencia de publidade sou fotografo profissional, a agencia banca tudo passagens etc etc etc mas não vão me registrar vou trabalhar com free mas sómente para esta agencia. Alguem sabe me dizer como é o tratamento para hemofilicos nos EUA. Ja perguntei na federação americana de hemofilia me falarão que não é de graça eu preciso de um seguro que cubra esse tratamento. Alguem conhece algum seguro ou algum hospital que forneça o tratamento com desconto ou até mesmo de graça??? a agencia fica em myrtle beach… Read more »

Rodrigo Tupinambá
Rodrigo Tupinambá
12 anos atrás

Pegando o gancho do comentário do Winny, turistas podem utilizar os serviços de pronto socorro normalmente ou é cobrada alguma taxa etc? Uma amiga está neste exato momento precisando de atendimento.

Winny
Winny
13 anos atrás

Se eu precisar de um atendimento de emergência, no caso de muita dor por conta de uma hérnia de disco, por exemplo, onde posso procurar atendimento em Nova York? Grata, Winny.

Alessandra R. Patterson
Alessandra R. Patterson
13 anos atrás

Moro em Carlsbad, Califórnia. Estou precisando de um bom médico ginecologista e obstetra, especializado em Reprodução Humana, que atenda em San Diego e proximidades.Se for brasileiro, tanto melhor, mas o importante mesmo é que seja um excelente médico!

Obrigada!!!

Karine Glass
Karine Glass
13 anos atrás

Ola estou precisando de um médico ginicologista/obstetra em San Mateo na California , Urgente ….

Obrigada

aline
aline
14 anos atrás

estou precisando de um medico ginecologista/obstetra q seja brasileira ou portugues em new york ou new jersey…sabe de algum p/ indicar> obrigada

juna souza
juna souza
14 anos atrás

ola,
preciso muito de uma informacao porque estou buscando um medico endocrinogista que fale portugues aqui na area de newark,north bergen,jersey city,belleville,karny,enfim.gostaria de contar com sua ajuda.
muito obrigado,

junia souza

28
0
Would love your thoughts, please comment.x