Ser Estratégico é Saber Dizer Não

Vivemos momentos caóticos onde estamos sendo bombardeados constantemente com informações vindo de todos os lugares.  Não conseguimos nos concentrar em uma só coisa por mais de alguns minutos sem sermos interrompidos por alertas, sons, imagens, mensagens e tudo mais que nos tiram a atenção no mundo moderno.

Achamos que vamos conseguir lidar com tudo isso fazendo o “multi-tasking” mas na verdade não temos a capacidade de fazer duas coisas ao mesmo tempo a menos que uma delas esteja automatizada em nossa mente, mas mesmo assim, a nossa atenção fica dividida.

Sem concentração, acabamos não completando nada de real valor.  Podemos fazer centenas de pequenas tarefas corriqueiras ao longo do dia, checando email e mensagens, respondendo, atendendo ligações, etc.  Mas um trabalho rico, criativo, e de valor, requer uma concentração total por pelo menos algumas horas do dia.

O grande problema que impede com que muitas pessoas consigam produzir resultados que lhes tragam grande realização e satisfação é que elas não são estratégicas.  A nossa tendência é dizer sim para tudo, talvez por medo de perder uma oportunidade, ou simplesmente para evitar conflitos.  É muito fácil dizer sim.  Mas o pensamento estratégico requer que você diga não.

Se você disser sim para tudo vai acabar ficando sobrecarregado e estressado, elevando o nível de cortisol e adrenalina no seu sistema nervoso e impedindo com que você entre no estado mental necessário para produzir o seu melhor trabalho.  Trabalhos criativos, bem-feitos, e de impacto, requerem um estado mental de “flow”, onde você está completamente concentrado e imerso naquilo que você está criando.  Justamente o oposto do que muita gente está vivenciando em seu dia a dia.

Portanto é fundamental que você elimine tudo que você estiver fazendo que não seja essencial.  Diga não às tarefas supérfluas e corriqueiras de forma implacável.  Pergunte-se se aquela tarefa que parece ser urgente é realmente tão urgente assim.  Que diferença ela trará para a sua vida ao longo prazo?

Tenha bem claro em sua mente o que realmente é prioritário.  Faça uma lista de suas prioridades e concentre-se em executar essas tarefas somente.  Ao resto diga não, ou postergue.

“A arte da liderança é dizer não.  É muito fácil dizer sim” – Tony Blair

Seja estratégico e aprenda a dizer não.

Estamos torcendo por você!

 

Redação BNEU

Nós somos a equipe Brasileiros nos Estados Unidos ponto com. O nosso objetivo é prover uma série de informações e facilidades para a comunidade brasileira nos Estados Unidos e para os brasileiros que querem saber mais sobre a vida nos Estados Unidos.

guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x