Os Estados Unidos foram construídos pelos imigrantes.  Ao longo dos anos milhões de pessoas vieram, e continuam vindo para os Estados Unidos em procura de uma vida melhor.  Desde liberdade religiosa, à oportunidades econômicas, ou até mesmo para procurar um novo lugar para recomeçar a vida, todos os imigrantes vêm com um certo propósito.  Em alguns casos, os imigrantes procuram somente uma oportunidade para acumularem algum dinheiro e voltarem para sua terra natal com uma situação econômica um pouco melhor, mas isso parece ser a minoria dos casos.

Muitas comunidades de imigrantes se organizam, se ajudam e se congregam em certas regiões.  Chineses, Judeos, Italianos, Irlandeses, Mexicanos, Indianos, e muitas outras comunidades fazem presença por todos os Estados Unidos.  Alguns locais onde essas comunidades se concentram parecem até uma versão miniatura do país de onde vieram.  Do bairro Chinês à pequena Itália, essas comunidades trazem uma grande diversidade cultural ao país das oportunidades.

Nós Brasileiros viemos aos Estados Unidos com propósitos diversos.  Nossas comunidades estão concentradas nas regiões de Boston, Nova Iorque e Flórida.  Temos até mesmo a famosa Little Brazil em Nova Iorque.  Porém, existe algo distinto em nossa comunidade que nos diferencia dos Mexicanos, Italianos, Chineses, e muitos outros.  Muitos dizem que os Brasileiros não são unidos e que falta liderança em nossa comunidade.  Mas por quê?

Um fato interessante que pode explicar a nossa “falta de união” como comunidade é que muitos de nós sequer nos consideramos imigrantes.  Dizem até que os Brasileiros se incomodam com essa identificação de imigrante e sentem vergonha de serem caracterizados assim.  A maioria dos Brasileiros se diz estar somente de passagem pelos Estados Unidos, sem a intenção de fazerem desse país sua nova residência.  Será essa a razão da nossa comunidade não ter a mesma força e personalidade distinta como têm as comunidades Mexicanas, Italianas e Portuguesas?

Qual foi o seu propósito ao vir para os Estados Unidos?  Você veio apenas procurando uma oportunidade econômica temporária?  Ou seja, veio somente para juntar um dinheirinho para poder voltar para o Brasil com uma condição econômica melhor?  Ou você veio para ficar?  Você considera os Estados Unidos o seu novo país, a sua nova residência? 

Por favor deixem os seus comentários.  Compartilhe com a nossa comunidade a sua opinião sobre o que faz a comunidade Brasileira nos Estados Unidos ser tão diferente das demais comunidades de imigrantes deste país.

Deixe um comentário

1 Comentário em "Qual o Seu Propósito nos Estados Unidos?"

avatar
Viviane Aparecida de Araujo
Visitante
Não acho que os brasileiros que aí se encontram estejam só atrás de um dinheirinho, mas sim de uma oportunidade que não nos é dada aqui no Brasil e também acho que deveriam se transformar em um comunidade para que possam dar conforto uns aos outros e aos que desejam ir daqui do Brasil para aí. Beijos, para todos e espero que alguém me dê uma luz para que eu possa ir para os EUA. Viviane
wpDiscuz