O governo Americano está em processo de aprovação de um novo programa conhecido como Startup Visa que abriria as portas para empreendedores internacionais com boas ideias de ir para os Estados Unidos começar uma startup e obter capital.  O programa pode levar os empreendedores a obterem o desejado green card depois de 5 anos de visto.

O programa atualmente está em discussão no Congresso Americano, e a expectativa é que a aprovação saia no fim de Outubro e que o programa venha a vigorar até o fim desse ano.  Esse programa vem em resposta ao reconhecimento das dificuldades de empreendedores com ótimas ideias de entrar nos Estados Unidos para obter capital, desenvolver suas empresas e gerar empregos para vários americanos.

De acordo com Dennis Rodrigues da EB5 Investimentos, essa é uma ótima oportunidade para empreendedores brasileiros, já que o Brasil não tem um tratado bilateral com os Estados Unidos, o que elimina a possibilidade de obter o visto EB-2, restando somente o EB-5 que requer um alto investimento.

O programa trará duas possibilidades de investimento.  A primeira requer um investimento mínimo de US$345 mil que podem ser levantados com investidores provados nos Estados Unidos. A segunda opção seria um investimento mínimo de US$100 mil por meio de arrecadações de instituições federais, estaduais, ou entidades governamentais locais.  Ambas opções requere uma participação mínima de 15% na startup.

“É a primeira vez que o empreendedor brasileiro pode vir para os Estados Unidos sem ter que entrar pelo programa de visto tradicional”, disse Rodrigues.

O Startup Visa requer a abertura de uma empresa societária nos Estados Unidos, além de requerer um consultor e um advogado americanos.  É preciso também fazer uma petição ao governo americano alegando que o investimento mínimo foi atingido e que possui 15% de participação.

De acordo com Rodrigues, o empreendedor terá um período de dois anos para levantar os recursos da empresa, e se tudo der certo, pode estender a estadia por mais três anos, e depois de cinco anos pode se candidatar ao green card.

“O programa abre a oportunidade de ter uma empresa na maior economia do mercado, permitindo o acesso a várias formas de capital que podem investir no seu empreendimento ou até comprar a sua empresa no futuro”, diz Rodrigues.

Fonte:  InfoMoney

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz