É bom ter dinheiro e as coisas que o dinheiro pode comprar.

Mas é bom verificar de vez em quando se não estamos

perdendo as coisas que o dinheiro não pode comprar.

George Horace Lorimer

Quer ser dar um presente especial no futuro. Comece a prepará-lo hoje. Agora!

Quer presente melhor que uma vida tranqüila? Não ter que se preocupar com as contas vincendas? Principalmente quando você estiver numa idade, digamos, “avançada”, isto é uma benção.

Pois é. Este é um presente que você pode e deve se dar.

Sabemos que quase ninguém – raríssimas pessoas conseguem ser determinadas a guardar um dinheirinho, nem que seja um real por dia para aplicações, poupança etc.

Todos sabemos que devemos, mas quem disse que fazemos. Precisa ter uma dose extra de persistência. Mas um dia você verá que valeu muito a pena.

Pode ser uma boa solução, fazer seu plano de previdência. Para isso, você deve procurar uma instituição financeira sólida para não ter surpresas desagradáveis e transformar seu presente num “mico”.

Depois poderá escolher entre os tipos de fundo de investimento que o Plano de Previdência oferece, qual o melhor para você. Provavelmente vão te oferecer um fundo mais Conservador, para um perfil tradicional, um fundo com risco Moderado e um com perfil mais Arrojado. Neste último caso, significa que tem mais títulos de renda variável e, portanto, representa maior risco de perda de capital investido. Você deverá escolher, como uma roupa, o que lhe cai bem.

E, como é um presente para você, não se deixe enganar, se você não gosta de vestido florido ou uma camisa “havaiana”, não deixará que te empurrem um. Da mesma forma não deixe que te convençam a entrar em fundo de perfil Arrojado, se você não gosta de correr riscos.

Outros benefícios podem ser agregados ao plano principal, como pecúlio, renda por invalidez, pensão para a família etc. Estes são adereços que vão incrementar seu presente. Escolha bem.

Um plano de previdência normalmente permite que você tenha total liberdade de movimentar seu dinheiro. Mas você tem que observar duas coisas: prazos de carência previstos no regulamento do plano e que os valores destinados aos acessórios (pecúlio, pensão etc.) serão ou não devolvidos. Só os valores destinados à previdência poderão ser movimentados.

Se você precisar interromper temporariamente as contribuições, não há problema, o valor já depositado continuará rendendo e será seu quando quiser regatar. Ou se quiser voltar a contribuir, também pode.

Vejamos um exemplo: se você depositar R$ 100,00 mensais a partir de 30 anos e projetar receber seu presentes (aposentadoria) aos 60 anos, você terá uma renda média mensal aproximada de R$ 2.100,00, se considerarmos para o cálculo uma taxa de 12% ao ano.

Considerando que vivemos cada vez mais – a expectativa média de vida do brasileiro é hoje 72 anos, é bom pensar em manter um padrão de vida quando parar de trabalhar. Se não, para que viver tanto – é ou não é?

Sim. Dê-se este presente. Você merece.

=========================== 

Se você é escritor, colunista ou simplesmente tem algo interessante para dizer e procura um espaço para alcançar a comunidade brasileira nos Estados Unidos, participe enviando o seu artigo para info [arroba] brasileirosnosestadosunidos.com.

Deixe um comentário

1 Comentário em "O Seu Presente para o Futuro"

avatar
Leonel
Visitante

Os problemas nos “states” começaram quando liberaram casamento gay entre clérigos na Igreja Episcopal,mesmo que os “states” sempre tiveram problemas de tudo que é forma.O nosso DEUS é um DEUS que não se deixa escarnecer.Só JESUS mesmo prá esse povo se converter verdadeiramente!

wpDiscuz