De acordo com uma reportagem no Wall Street Journal, um número recorde de pessoas desistiu da cidadania americana no terceiro trimestre de 2013.  O Departamento do Tesouro americano publicou o nome dos 560 americanos que renunciaram sua cidadania nesse período.

O advogado Andrew Mitchel, que faz o acompanhamento desses dados, indicou que 2.369 pessoas já renunciaram a cidadania americana esse ano.

A grande maioria das pessoas que desiste da cidadania americana o faz por questões fiscais.  O sistema de impostos americano requer que o cidadão pague imposto de renda indiferente de onde a fonte de renda é obtida.  Para quem tem cidadania dupla e mora permanentemente fora dos EUA, ter que pagar imposto de renda americano é um grande problema, e portanto estamos vendo uma tendência cada vez maior da desistência da cidadania americana.

Vários famosos estão na lista de pessoas que desistiram da cidadania americana, incluindo o co-founder do Facebook, o brasileiro Eduardo Saverin, como reportamos aqui.  Mais recentemente a cantora Tina Turner assinou o “Statement of Voluntary Relinquishment of US Citizenship” na embaixada americana em Bern, na Suíça, para onde ela se mudou em 1995. Natural do Tennessee, Tina Turner obteve a cidadania suíça no começo do ano, e decidiu cortar as ligações com os Estados Unidos.

Enquanto muitos brasileiros sonham em obter a cidadania americana, vários americanos estão desistindo deste privilégio.  O que vem mostrar que os sonhos de uns são os pesadelos de outros.

Deixe um comentário

2 Comentários em "Número Recorde de Americanos Desiste da Cidadania"

avatar
Graziella
Visitante
Bom dia, gostaria de tirar algumas dúvidas sobre estudos e trabalho nos EUA. Eu e meu marido queremos morar nos EUA, mas primeiramente desejamos estudar inglês por alguns meses. Temos um casal de amigos americanos quem moram em Highland Mills, NY, eles vêm ao Brasil 1 vez ao ano pois tem negócios e apartamento aqui. Em 2013 fomos á NY na casa deles, temos visto de turismo B1/B2. Para conseguir visto de estudante para nós dois é fácil pois a minha amiga já conseguiu escola e nos ajuda com documentos. Até aí tudo bem. A questão é que queremos, posteriormente,… Read more »
wpDiscuz